Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

CIDADE

Obra de limpeza no “CANALÃO”

Secretário de Obras Guto Mendes...
...mostrando, antes e depois, a situação do canal
O canal de escoamento das águas pluviais que margeia os bairros São Gabriel, Santana e São José, pela rua Silvio Carlos Ferreira, tem uma extensão de aproximadamente 1.500 metros.
A preocupação da atual Administração, neste primeiro momento, é realizar obra de limpeza para facilitar o escoamento das águas e minimizar os transtornos com o mau cheiro e ploriferação de insetos com a sujeira no local.
Atendendo exigência da Caixa Econômica Federal – como pendência do antigo projeto do Centro do Idoso – serão colocados canos de um metro de diâmetro na quadra correspondente a futura obra do centro do idoso. Serão três fileiras de canos numa extensão de 50 metros.
Para se ter uma ideia do quanto estava obstruído o referido canal, mais de 150 caminhões/caçambas deverão ser retirados com entulho e lixo.
Uma parceria com o produtor rural, Antônio Carlos Borges, que forneceu uma máquina escavadeira poclain, permitiu a agilização do serviço de limpeza do canal.
O prefeito Luiz Henrique Pereira, em entrevista à imprensa, enfatizou a importância das parcerias para a realização de obras de cunho coletivo. Ele agradeceu ao apoio do produtor Antônio Borges.






             



                             



INTERIOR                             


Parceria entre Prefeitura e DAER 
visa atendimento na estrada de Santa Isabel

Trecho da BR-116 até a Vila tem trafegabilidade intensa no período de escoamento da safra

Em reunião no início da semana envolvendo a Prefeitura Municipal de Arroio Grande e o DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens) voltou a ser discutido o velho problema da falta de conservação da RS-473 – trecho que liga a BR-116 à Vila de Santa Isabel.
O engenheiro Luiz Antônio e mais um assessor do DAER foram recebidos pelo Prefeito Luis Henrique Pereira, com a participação dos secretários municipais de Obras, Guto Mendes, e de Planejamento e Urbanismo, Ivan Nunes Gonçalves, o Procurador Geral do Município, Luiz Cesar Vilella, e do responsável pelo Departamento de Estradas, Zito Gonçalves da Silva, e do vereador Casca Silva, quando se encaminhou a parceria entre Executivo Municipal e a Autarquia.
Neste período de escoamento da safra, a referida estrada tem aumentado o trânsito, principalmente, de veículos pesados. A responsabilidade da manutenção do trecho é do Estado, entretanto, a parceria com o município viabilizará condições permanente de trafegabilidade. “As duas esferas governamentais, evidentemente, querem o melhor para a comunidade. Se a parceria com o DAER vai agilizar os serviços e proporcionar qualidade para os usuários daquele trecho, vamos firmá-la”, garantiu o prefeito.
Luis Henrique agradeceu a forma como os representantes do DAER atenderam a solicitação para o encontro, demonstrando a preocupação do Governo Estadual com a situação.

****************************************************************************************************

Asfaltamento
Reunião discutiu situação da Máximo Pereira  

Em recente reunião no Gabinete do Chefe do Executivo arroiograndense foi discutido o futuro da obra de asfaltamento da rua Máximo Pereira, especialmente, o trecho compreendido entre as ruas Baltazar Chagas e Joaquim Manoel Soares.
O encontro a convite do prefeito Luis Henrique Pereira foi altamente positivo, já que permitiu aos moradores da rua Máximo Pereira, principais prejudicados pelos transtornos com a não conclusão da obra no prazo contratado, serem informados da real situação e opinarem sobre o assunto.
O prefeito não escondeu sua preocupação e indignação com os problemas causados com o atraso da obra. Explicou os trâmites do contrato firmado pelo governo anterior com a empresa responsável pelos serviços e de sua tentativa em resolver a situação com o Termo de Ajustamento realizado com o Ministério Público para que a obra fosse concluída até o final do mês de fevereiro.
Na oportunidade, Luis Henrique Pereira relatou que com o Termo de Ajustamento firmado, foram necessários novos investimentos da prefeitura como aquisição de areia e canos para reparar erros na própria obra e que isso elevou consideravelmente o custo da mesma para o município.
Os moradores de forma unânimes decidiram que o município deveria seguir o contrato com a referida empresa para que a obra possa ser entregue à comunidade antes do início do inverno. Ficou acordado, também, que qualquer problema que possa surgir após o asfaltamento, o Poder Público Municipal buscará a solução de forma individual.





segunda-feira, 25 de março de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Um domingo inesquecível!


A Data Magna da Terra de Mauá, 24 de março, foi comemorada com uma grande festa popular

Superou as expectativas a festa de encerramento da semana de aniversário dos 140 anos de Arroio Grande, no domingo, dia 24 de março. O evento contou com a mateada da solidariedade, com sorteio de brindes arrecadados nas empresas locais para quem doasse um quilo de alimento.
Muitas brincadeiras para a criançada, música ao vivo, coelhinho da Páscoa antecipado, palhaço pipoquinha, entre outras atrações. Mas, o grande momento da festa foi a pernada esportiva que contou a participação de 26 competidores. Lideranças dos mais variados segmentos correram o percurso de 50 metros livres, na Dr Monteiro, e divertiram o grande público que se concentrou para prestigiar a disputa.
Há exemplo do que aconteceu em outras atividades da programação de aniversário do município, a pernada esportiva, também, teve seu caráter beneficente, já que as treze duplas receberam apostas, sendo que 50% deste valor ($2,00) cada cartão, será destinado para uma entidade filantrópica e o percentual restante foi dividido entre os quatro acertadores. Cada um recebeu R$ 61,00.
Depois da pernada, foi cantado o parabéns para o Arroio Grande e distribuído bolo aos presentes. Às 18 horas foi celebrada a Missa Alusiva aos 140 anos da Terra de Mauá e as comemorações encerraram-se com a final do campeonato de Padel, no Padel Shop.
A Unidade Móvel do SINE – da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – esteve durante todo o dia na Praça Central prestando serviço gratuitamente à comunidade. Inclusive a Senhorita Arroio Grande/2013, Revelyn Serpa esteve visitando a Unidade do SINE.
Foram nove dias de intensas festividades que destacaram tradicionalismo, humor, dança, teatro, palestras, cinema, documentários educativos e muito esporte. O diferencial nas comemorações do aniversário da Cidade Simpatia ficou por conta da união de esforços das secretarias municipais que integradas ao Gabinete da Primeira Dama, realizaram uma programação variada e sem grandes gastos para os cofres públicos.
O prefeito Luis Henrique Pereira agradeceu a participação da comunidade em geral que atendeu ao chamamento da Primeira Dama, Eliane Antunes, e proporcionou um fato novo para o município: unir festa e solidariedade. Quase uma tonelada de alimentos foi arrecadada com as promoções, durante a programação dos 140 anos de Arroio Grande.













Confira as principais imagens da Pernada Esportiva:












































 






















-----------------------------------------------------------
Deputado Marroni visita Arroio Grande



O prefeito de Arroio Grande Luis Henrique Pereira (PP), recebeu nessa segunda-feira, dia 25 a visita do deputado federal Fernando Marroni (PT).
O deputado acompanhado de sua comitiva cumpriu agenda nos municípios da região. Falou de seu apreço por Arroio Grande, por ser esta a terra natal de seu pai, “por pouco não nasci aqui na cidade simpatia” declarou o deputado.
No encontro estavam presentes os secretários, Guto Mendes - Obras, Dr. Inácio Souza - Saúde, Ivan Nunes - Planejamento, além dos representantes do Partido dos Trabalhadores no município, os dirigentes Cristopher Silva e Zezinho.
Marroni destacou que seu apoio vai além de siglas partidárias e que seu papel como deputado é o de representar a região sul. O prefeito Henrique relatou as dificuldades nesse início de mandato, mas que com o apoio de seus secretários estão buscando as soluções necessárias, visando o bem estar dos cidadãos arroio grandenses. O secretário de planejamento prof. Ivan Nunes, pediu verbas para a área do Parque Verde. O local precisa de investimentos para revitalização e obras de infra-estrutura. O secretário da saúde Dr. Inácio pediu ao deputado que auxilie nos trâmites dos projetos enviados a Brasília referente às Unidades Básicas de Saúde (UBS), haja vista a necessidade da instalação destas unidades em nossa cidade. O prefeito destacou que as portas da prefeitura estarão sempre abertas aos deputados, quando for em beneficio da comunidade, independente de partido, e que esses receberão em troca o reconhecimento e gratidão por seus atos.
Fernando Marroni visitou a área do Parque Verde e também a Creche Nova, como é chamada a Escola Municipal de Educação Infantil Governador Leonel de Moura Brizola onde conheceu as salas de aula e cumprimentou os funcionários. Disse que irá informar a presidenta Dilma Rousseff, que ali se faz um bom trabalho na educação.




Prefeito Luis Henrique participa de encontro do Corede/Sul

O encontro promovido pela comissão de Ciência e Tecnologia do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede/Sul) definiu estratégias e ações para a execução do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos da Região Sul. A reunião, realizada na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas, integrou representantes de diversos segmentos para discussões sobre o projeto. Entre as deliberações, ficou confirmada a inserção de um representante da Azonasul como membro do Comitê Gestor.
O APL é uma articulação entre empresas, trabalhadores, governos e instituições, colocados em regime de colaboração, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas correlatas. Ele age sobre uma mesma região e estimula vínculos de produção, interação e aprendizagem. A proposta da Região Sul na área de alimentos teve aprovação pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), uma vez que agregou empresas, agricultores, trabalhadores, universidades e prefeituras no intuito de incrementar a capacidade produtiva regional, gerando emprego, renda, desenvolvimento e inovação.
Conforme o supervisor de Inovação e Propriedade Intelectual da Embrapa Clima Temperado, uma das gestoras da APL, Daniel Aquini, a APL Alimentos Região Sul é apoiada pelo Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul e tem como principal característica combinar tradição e inovação na produção e processamento de produtos da agricultura familiar. Estão incluídas no projeto 60 agroindústrias de variados portes que agregam valor aos produtos de 34 mil famílias de agricultores familiares. Segundo ele, o programa de desenvolvimento deverá ser assinado neste ano e, a partir de então, terão início os repasses previstos no edital, na ordem de 4 milhões de reais, que serão aplicados em ações nos próximos quatro anos.
O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira (PP), defende a integração de forças dos setores privado e público, sindicatos e de instituições, como forma de se colocar em prática os grandes projetos. “Não podemos imaginar outra forma de desenvolvimento regional de não nos organizarmos no sentido de integrar forças. Este encontro do Corede/Sul deixou claro o sentimento união comungado pelas lideranças da nossa metade sul”, comentou o prefeito arroiograndense.
FORMAÇÃO – Gestores regionais também discutiram a elaboração de um projeto para formação de uma nova APL na região visando aproveitar a abertura de editais. As propostas cercam áreas como turismo; saúde e pólo naval.