Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Solidariedade


Um abraço ao Bairro Novo Milênio
A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana

Os moradores do bairro Novo Milênio receberam exclusiva atenção, o que aconteceu numa tarde na ultima sexta-feira, dia 26 de abril contando com a organização da equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e do gabinete da 1ª Dama do Município e mais a participação de algumas Secretarias Municipais, entre elas, Obras, Assistência Social, Saneamento, Planejamento, Saúde e Agricultura, todos concentrados com a qualidade de vida daquela população, o que devera surtir efeito se tivermos a participação consciente dos que ali vivem.
Foi realizada limpeza nas ruas, recolhimento de lixos e organização com colocação de tonéis para coleta. Foi feita uma quadra de futebol e praça de recreação para as crianças, recuperação dos brinquedos através de pinturas e construção de canteiros com material reciclado. Paralelo as transformação do Meio Ambiente foram realizadas visitas domiciliares nos moradores do bairro, sob a coordenação da equipe técnica do CRAS e atuações das estagiarias do Serviço Social da Unigran – FAGE.
Das forças vivas de nossa cidade, contamos com a participação integral do Grupo Mama Rosa, que realizou o seu trabalho á domicilio, levando orientação às mulheres sobre os cuidados preventivos com o câncer de mama e outros.
O Grupo de Teatro e Canto formado pelos jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular participou com a apresentação de uma mensagem antidrogas realizada de forma teatral.
Os trabalhos aconteceram ao ar livre, mas sonhamos em futuramente construir uma sede própria para que se tenha referencia para dar continuidade ao trabalho realizado junto à comunidade, através dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos.



Nosso especial agradecimento à Constrular – Materiais de Construção, que beneficiou aquela comunidade através da doação do material utilizado na reforma dos brinquedos da praça. Juntamente com o Sr. Prefeito Luís Henrique, consolidamos que a meta do CRAS será darmos continuidade a esse trabalho no bairro Novo Milênio, bem como fazer deste um projeto para levarmos a outras comunidades do município, seja em âmbito urbano como no rural.




segunda-feira, 29 de abril de 2013

FESTA DAS MÃES


Festa do Esporte


Começou o Interbairros “Taça Santos Benito”

Homenageado emociona-se no cerimonial de abertura


Iniciou-se neste domingo, 28, o campeonato Interbairros de Arroio Grande com 11 equipes participando. O evento em 2013 homenageia o senhor Santos Benito, um ícone do esporte arroiograndense. 
O protocolo do cerimonial destacou o Interbairros como o maior campeonato amador da região, senão pelo número de participantes, mas, pelo envolvimento de cada cidadão no seu respectivo bairro, pela disponibilidade de cada um em vir para o estádio, trabalhar gratuitamente para tornar realidade o interbairros, pelo verdadeiro amor dedicado ao futebol arroiograndense, promovendo cidadania e valorizando a nossa gente!
Na sequência da festa, foi prestada a homenagem ao senhor Santos Benito, com a entrega de uma placa pelo prefeito Luis Henrique Pereira. Acompanhe o que foi destacado:
“Todas as cidades têm seus personagens inesquecíveis no futebol. Umas mais, outras menos. Em Arroio Grande também não foi e nem é diferente. Quem reside, ou residiu por aqui nos anos 70, conhece bem a história deste ilustre cidadão e de seu eterno e glorioso time de futebol.
Um time respeitado e temido pelos adversários por sua tradição e pela garra de seus atletas. Um Gigante nas competições de final de semana!
E o interbairros/2013 presta uma justa e importante homenagem a um verdadeiro símbolo do futebol e do esporte local. Este ano a Taça que começou a ser disputada neste domingo, no estádio Silvio Carlos Ferreira – Casa do G E Internacional, leva o nome do SENHOR  SANTOS BENITO!
Vamos conhecer um pouquinho de sua história e do SANTOS FUTEBOL CLUBE:
O seu Santos Benito nasceu em 18 de novembro de 1924. Em 15 de dezembro de 1945, casou-se com sua primeira paixão, Dona Maria Clara Silva Benito. Por coincidência, tiveram 11 filhos (entre homens e mulheres, é claro, mas um número sugestivo para um homem ligado ao futebol). A grande família Benito continua crescendo. Hoje o seu Santos tem 20 netos e 14 bisnetos.
Se em 1945 o seu SANTOS casava-se com Dona Maria Clara, sua primeira paixão, em 1978, exatamente no dia 24 de março, tornava-se concreta a segunda paixão de sua vida a fundação do SANTOS FUTEBOL CLUBE.
A equipe disputou inúmeras competições na cidade e no interior do município. Na época áurea do futebol de granja, foi considerado o Bicho Papão, conquistando muitos títulos.
O Santos Futebol Clube não se apresentou só nos gramados arroiograndenses, consagrou-se, também, jogando nas cidades da região sul.
Em sua casa, Seu SANTOS ostenta uma galeria de troféus de dar inveja a qualquer clube grande. São mais de 200 troféus. Cada um com sua história de garra, luta e paixão pelo futebol.
Pelos SANTOS FUTEBOL CLUBE passaram mais de 250 jogadores. Uma equipe com vínculo familiar e de amizade muito grande.
A última competição disputado pelo SANTOS foi no ano de 2001.
Portanto, um pequeno histórico deste cidadão fundador de uma equipe futebol que muito orgulho o desportista arroiograndense. Nossa homenagem ao seu SANTOS BENITO. Muito Obrigado por sua dedicação e contribuição na história do esporte da Terra de Mauá!”
O Gabinete da Primeira Dama arrecadou 220 kg de alimentos e 30 peças de roupas, numa mobilização junto a comunidade que colaborou na entrada do estádio. A campanha da solidariedade prossegue nas demais rodadas da competição.
Confira os resultados da rodada inaugural:


Santa Isabel 2x2 São Gabriel
(Willian e Robinho, os gols de S. Isabel) e (Thaian 2 gols).
Cohab Leste 2x1 ABC
(Teteu, os gols da Cohab) e (Diego 1 o gol do ABC).

A arbitragem a cargo de Charles, Murilo e Fábio.

Próxima rodada no dia 5 de maio: Carlos Vasquez x São José e Promorar x BGV/Lauro Ribeiro






 

SAÚDE

Vacinação contra a gripe segue até dia 10

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que iniciou em 15 de abril de 2013 continuará intensificada até dia 10 de maio, em Arroio Grande, pois foi prorrogada.
No dia 20, houve a mobilização nacional com a imunização sendo realizada gratuitamente durante a manhã e a tarde, sem intervalo ao meio-dia.
Mesmo assim, a procura ficou abaixo do esperado na Policlínica II, onde as atividades foram concentradas, segundo a enfermeira responsável, Laís Gonçalves.
Ela enfatizou que devem ser atendidas no município em torno de 3.638 pessoas, entre crianças de 06 meses a 2 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Quanto aos doentes crônicos, alertou que precisam apresentar a prescrição médica e quem tem dificuldades de deslocamento pode manter contato.
Ressaltou que o atendimento a domicílio é feito sempre que necessário pelas equipes do posto, mediante agendamento prévio pelo telefone (53) 3262.1297.
“O trabalho permanecerá dentro dos prazos previstos para que os índices sejam alcançados e para isso contamos com a participação fundamental da comunidade em geral”, reiterou.
Laís, por fim, reforçou o chamamento informando a todos o horário de funcionamento do local, que é de segunda à sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. (Fonte: Difusora AM).


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Grande Oportunidade!


Prefeitura e SEBRAE oferecem oficinas

 
A prefeitura municipal de Arroio Grande em parceria com o SEBRAE-RS convida todos os EMPREENDEDORES a participarem de três oficinas que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios dos novos empreendedores, desde os primeiros passos, criando novas perspectivas de crescimento.
As palestras contemplam o cotidiano de qualquer empresa, com temas como: SEI Vender; SEI Comprar; SEI Controlar Meu Dinheiro.
A oficina “SEI Vender” mostrará que é necessário que o empreendedor pense sempre no seu negócio, adaptando-se às necessidades do mercado, preparando seus produtos e serviços para conquistar mais clientes e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão.
            O convite é extensivo às pessoas que possuam CNPJ e que participaram do programa gaúcho de microcrédito. Confira as datas e os horários das respectivas oficinas:

“OFICINA SEI VENDER” dia 07/05/2013 das 14:00 às 17:00 horas
“OFICINA SEI COMPRAR” dia 07/05/2013 das 19:00 às 22:00 horas
“OFICINA SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO” dia 08/05/2013 das 14:00 às 17:00 horas
Ministradas pelo consultor Cristiano Descovi Schimith
 

As inscrições serão realizadas pelo telefone 53 3262 5016 ou diretamente na sala do Microcrédito, de 22/04/2013 até dia 03/05/2013.
Garanta seu lugar, vagas limitadas.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Transporte Escolar


 Executivo e Estudantes reúnem-se

Na pauta: o valor a ser pago pelos usuários do transporte para Pelotas

A primeira de três reuniões envolvendo o Executivo Municipal e os usuários do transporte escolar para Pelotas aconteceu na terça-feira. O grupo de estudantes da  Universidade Anhanguera ouviu as argumentações do prefeito Luiz Henrique Pereira quanto a impossibilidade de continuar gratuito o transporte de estudantes.
O tema polêmico dos últimos dias foi abordado pelo prefeito com apresentação dos novos números da economia municipal. A queda brusca da arrecadação, diminuindo em quase 8 milhões o orçamento para 2013, inviabiliza, segundo ele, oferecer gratuitamente o transporte escolar para Pelotas a todos os estudantes.
Hoje o município disponibiliza 9 ônibus, entre os dois turnos, transportando mais de quatrocentos alunos para cursos e faculdades em Pelotas. Os cálculos apresentados dão conta de que o custo por estudante corresponde a R$ 210,00 e o município propõe pagar 50% deste custo individual. No entanto, o prefeito deixou claro que quem não tiver condições de arcar com o valor, mediante comprovação, terá o transporte gratuito.
Luis Henrique Pereira enfatizou a forma ordeira e responsável dos estudantes da Anhanguera ao enfrentarem a situação. Acrescentou que pode manter até agora o transporte gratuito e que não gostaria de ter que tomar esta atitude, principalmente, porque tinha sido uma promessa de campanha, mas que não há outra saída em consequência do momento econômico. “É nossa responsabilidade oferecer um transporte seguro e com qualidade para os nossos estudantes. O futuro de Arroio Grande depende de profissionais preparados e reconhecemos o esforço de cada um de vocês para alcançar essa meta. Neste momento o município não pode arcar com 100% do custo de cada aluno transportado e pedimos a compreensão dos nossos estudantes”, declarou o prefeito.
Ficou decidido que usuários que viagem duas ou três vezes por semana para Pelotas, pagarão uma taxa de R$ 50,00 por mês. Acima de três dias, a taxa a ser paga é de R$ 100,00 mensais. Estudantes cadastrados em programas sociais do Governo Federal ficam isentos automaticamente e quem não puder pagar terá que comprovar a situação financeira junto a secretaria municipal de Educação.
 Participaram da reunião com os estudantes o Procurador Geral do Município, Dr Luiz Cesar Gonçalves Vilela, o secretário municipal de Finanças, Fernando Monteiro, o secretário adjunto de Educação, Leonardo Vieira e o responsável pelo Departamento de Transportes Bena.

terça-feira, 23 de abril de 2013


 Prefeito cobra coerência da Oposição e afirma que o Governo vai cumprir suas metas
Luis Henrique concedeu entrevista nas duas rádios da cidade, nesta terça-feira 
 
Foi uma manhã em que a comunidade arroiograndense pode ouvir o prefeito Luiz Henrique Pereira em dois momentos, nesta terça-feira (23). Primeiramente na Rádio Stúdio FM, no Programa “No Ritmo da Cidade”, com Sylvio Luiz Ferreira, onde respondeu perguntas do apresentador a respeito das recentes ações da Administração Municipal. Depois, na Rádio Difusora, no “Canal Aberto”, com Jorge Américo Borges, apresentou um relatório das atividades políticas e administrativas.
Acompanhe o resumo dos temas tratados nas respectivas emissoras:
BRASÍLIA – Sobre os compromissos na sua segunda ida a Capital Federal, o prefeito foi muito otimista e disse que a luta não é só para recuperar recursos que, ainda, estão pendentes, mas, também, protocolar novos projetos que possam gerar investimentos no município. Detalhou as diversas visitas nos Ministérios e nos gabinetes dos Deputados Gaúchos, como por exemplo, emendas confirmadas: Deputado Afonso Hamm no valor de R$ 400 mil para infraestrutura urbana; Deputado José Otávio Germano recursos no valor de 400 mil para aquisição de um ônibus para a saúde a ser utilizado no transporte de pacientes para Pelotas; Deputado Jerônimo Guerger recursos para construção do prédio próprio do CRAS. O prefeito confirmou solicitação de emendas junto ao Deputado Vilson Covatti para reforma da Ponte Carlos Barbosa e do Deputado Fernando Marroni recursos para investimento no Parque Verde.
Ele também falou da visita ao Deputado Petista Henrique Fontana quando solicitou explicações para o fato de Arroio Grande não ter recebido, a exemplo dos demais municípios do Rio Grande do Sul, máquinas do PAC2 entregues na última semana em Porto Alegre pela presidente Dilma Russef. Conforme o prefeito Luiz Henrique, o parlamentar gaúcho foi enfático ao comprovar que em 11 de outubro de 2012, por solicitação do então prefeito municipal, Arroio Grande foi excluído do Programa.
-“A ação do Governo anterior em desistir das duas máquinas e de um caminhão caçamba, veículos zero quilômetro e de última geração, só prejudicou o nosso homem rural e quem reside na cidade. Por que os vereadores que hoje cobram patrolamento das estradas e das ruas e que eram da Situação na época não impediram a exclusão do programa? Esta é uma pergunta que eu gostaria fosse respondida à comunidade”, declarou o prefeito Luiz Henrique.
Acompanhado do Deputado Hamm, o Chefe do Executivo arroiograndense manteve audiência no Ministério das Cidades, solicitando liberação para a construção de 60 casas populares.
TRANSPORTE ESCOLAR – O tema polêmico dos últimos dias foi abordado pelo prefeito com apresentação dos novos números da economia municipal. A queda brusca da arrecadação, diminuindo em quase 8 milhões o orçamento para 2013, inviabiliza, segundo ele, oferecer gratuitamente o transporte escolar para Pelotas a todos os estudantes.
Hoje o município disponibiliza 9 ônibus, entre os dois turnos, transportando mais de quatrocentos alunos para cursos e faculdades em Pelotas. Os cálculos apresentados dão conta de que o custo por estudante corresponde a R$ 210,00 e o município propõe pagar 50% deste custo individual. No entanto, o prefeito deixou claro que quem não tiver condições de arcar com o valor, mediante comprovação, terá o transporte gratuito. O assunto está sendo discutido diretamente com os usuários do transporte escolar.
DOBIL – Sobre a empresa contratada ainda na gestão anterior para efetuar o asfaltamento em alguns pontos da cidade, Luiz Henrique esclareceu que a prefeitura não deve absolutamente nenhuma parcela de contrapartida para a Dobil e que a empresa só parou as obras porque não recebeu da Caixa Econômica Federal o valor devido.
-“Este foi outro contrato feito no grito pelo governo anterior. Obra sem planejamento adequado e que só trouxe consequências desastrosas para a nossa comunidade. Tão logo assumimos a Administração, cumprimos com as duas parcelas de contrapartida devida para a Dobil. Estamos em dia. Quem deve é o Governo Federal e mediante um acordo de, pelo menos, a empreiteira dar trafegabilidade para as ruas que ainda estão em obras, se resolveu suspender momentaneamente os serviços”, disse o prefeito.
Falou ainda das dívidas herdadas da Administração anterior e reclamou da falta de coerência e de comprometimento de determinados vereadores da Oposição, cujo objetivo é tentar desestabilizar o início do atual Governo. Mas, salientou várias vezes a forma responsável e ética na condução dos trabalhos do Legislativo por parte do Presidente vereador Idimar Furtado.
-“A crítica é necessário sim. Cobrar ações e fiscalizar é tarefa do Legislador, porém, o que não se pode admitir são atitudes politiqueiras, mesquinhas e irresponsáveis de determinados opositores ao nosso Governo”, enfatizou.
E ao encerrar, deixou um recado direto aos pedetistas ligados ao ex-prefeito que usam as redes sociais para fomentar a ideia de que ele renunciaria.
-“Eles não me conhecem mesmo! Perderam a eleição porque o povo não aguentava mais tanto descaso com o dinheiro público. Vamos cumprir nossas metas e vamos mostrar que é possível governar sem pisar nas pessoas, valorizando a ética, a seriedade e o respeito ao cidadão”, concluiu Luiz Henrique. 
Participaram das entrevistas o vice-prefeito Ivan Guevara e o secretário municipal de Administração, Rafael Furtado.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em Brasília!

Prefeito Luis Henrique é recebido no Ministério das Cidades

Na pauta, Projeto de Habitação Popular para o município




O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, recepcionou em seu gabinete na noite de quarta-feira, 17, o deputado federal Afonso Hamm (PP/RS). O parlamentar estava acompanhado do prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira, secretário de Planejamento, Ivan Gonçalves, o prefeito de Capão do Leão, Claudio Vitória e o secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Alex Sandro Quevedo.
O prefeito de Arroio Grande apresentou uma proposta já cadastrada na Carta Consulta de 2013, um projeto para Habitação, do programa Minha Casa Minha Vida, orçado em R$ 2,5 milhões. Pereira comenta que o município conta com 19 mil habitantes e tem como base da economia o setor agrícola, em especial o setor arrozeiro. “Apresentamos esta proposta com o objetivo de viabilizarmos projetos de habitação no município para oportunizar melhor qualidade de vida a população de baixa renda”, detalhou o prefeito arroiograndense.

Hamm destaca a importância dos municípios serem contemplados com estes investimentos, uma vez que estão situados na zonal sul, região que está crescendo consideravelmente, tendo em vista a instalação do polo naval. “Arroio Grande e Capão do Leão são municípios estratégicos para o desenvolvimento da região e precisam de melhorias”, complementa.
Na oportunidade, Afonso Hamm reforçou o convite ao ministro de visitar a zona sul para conhecer as obras já realizadas e as que estão em fase de concretização. “O convite foi feito durante audiência que trouxemos o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite e agora estamos reforçando porque queremos reunir todos os prefeitos da região”, conclui.

Prefeito Luiz Henrique acompanha Sessão na Câmara Federal


===================================================================================


Dia do Planeta Terra


Instituto Aimone e instituições promovem caminhada e reflexão sobre a saúde do planeta. Entrega de manifesto pede aos gestores o funcionamento da Coleta Seletiva. Várias atividades alusivas ao dia do Planeta Terra (22), o Instituto Aimone em parceria com outras instituições desenvolveram ações em prol da salvação do planeta, realizando uma caminhada em direção às margens do arroio e no local, um palco foi montado para manifestações e atrações musicais.
O Rotary Club, Gean, Escola Monteiro Lobato e o apoio da Prefeitura Municipal, Brigada Militar e a participação de todas as Escolas Estaduais e Municipais participaram da programação que consistiu além da limpeza do arroio, no plantio de árvores nativas, pequenas palestras e a reflexão sobre a poluição dos rios, as florestas desmatadas, o ar carregado, o lixo urbano e rural, a falta de saneamento e a qualidade da água que bebemos.
Sob a coordenação da professora Jussara Pereira, os músicos Saninho e Maicon Paiva executaram canções sobre a preservação do meio ambiente, com os pronunciamentos das entidades que participavam do ato.
O Grupo Ecológico Amantes da Natureza, o GEAN completou 15 anos de atividades, recebeu aplauso coletivo e parabéns pelos presentes. (Fonte Rádio Difusora AM).




Futebol

Interbairros vai acontecer no Internacional

Santo Benito será o homenageado em 2013


Santo Benito será homenageado
Doze bairros confirmaram participação
Por determinação do prefeito Luis Henrique Pereira, a secretaria municipal de desporto e turismo não mediu esforços para garantir a edição de 2013 do campeonato interbairros de futebol de campo. Em obras o campo do Arroio Grande não pode sediar a competição, e foi acionada uma reunião com os diretores do G. E. Internacional para a viabilização dos jogos no estádio Sylvio Carlos Ferreira, e ficou acertado que haverá jogos aos domingos da competição que este ano homenageará o desportista Santo Benito, por sugestão dos próprios bairros.
Na reunião desta última terça-feira com os dirigentes de desporto, houve presença total dos bairros que estão habilitados a disputa. Centro, Carlos Vasques, ABC, Vidal, São José, Santa Isabel, Presidente Getúlio Vargas, Lauro Ribeiro e Silvina Gonçalves, marcaram presença com seus presidentes e Cohab Leste, São Gabriel e Promorar enviaram dirigentes do esporte dos referidos bairros, e novamente 12 entidades participam da competição sendo que BGV e Lauro Ribeiro formaram uma única equipe.
A competição será dividida em três chaves, classificando 8 equipes para fase seguinte, onde começam jogos eliminatórios. Os vencedores avançam para fase semifinal e consequentemente os dois melhores decidem o título de 2013.
Os jogos serão realizados no estádio dos eucaliptos e o gabinete da Primeira Dama será o responsável por arrecadar alimentos na portaria, pois não haverá cobrança de ingresso.
A intenção do departamento de esportes é de iniciar a competição dia 28 de abril e o jogo de abertura será entre SANTA ISABEL (Campeã em 2012) e SÃO GABRIEL (campeã em 2011) equipes que no sorteio ficaram na Cave A.

Chave A
Chave B
Chave C
SANTA ISABEL
SILVINA GONÇALVES
CENTRO
SÃO GABRIEL
COHAB LESTE
CARLOS VASQUES
LAURO RIBEIRO/BGV
VIDAL
SÃO JOSÉ
PROMORAR
ABC

Classificam 3 equipes
Classificam 3 equipes
Classificam 2 equipes
Fonte Jornal Meridional



CAMPEONATO INTERBAIRROS 2013 - 
"TAÇA SANTOS BENITO"

DAS INSCRIÇÕES
ART. 1°. A competição será denominada CAMPEONATO INTERBAIRROS DE FUTEBOL DE CAMPO 2013 "TAÇA SANTOS BENITO", organizado pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, Secretaria Municipal de Desporto e Turismo, através do Departamento de Esportes, tendo o apoio das Associações de Bairros de Arroio  Grande, do Gabinete da Primeira Dama, do Conselho Municipal de Desporto e do Grêmio Esportivo Internacional;
ART.2°. O presente campeonato será realizado no "Estádio Sylvio Carlos Ferreira - Eucaliptos, estádio do Internacional (Caturrita);
ART.3°. Cada equipe poderá inscrever jogadores até a sexta-feira que antecede a última rodada da primeira fase, moradores no perímetro do bairro (conforme mapa em anexo), até o número máximo de 25 jogadores, mais 01 treinador, 01 massagista e 01 representante como membros da comissão técnica, para os integrantes da comissão técnica não será exigida a residência no bairro em que o mesmo atuará na competição;
ART.4. Será considerado morador todo atleta que resida no perímetro demarcado no mapa, em que esteja situada a sua Associação, ficando vedados artifícios de nomes em contas de água, luz, internet ou afins, como comprovante de residência;
a. Este critério deverá ser repassado ao atleta, pelo responsável do bairro, pois não será aceito argumento de desconhecimento da norma para fins de julgamento;
ART.5°. Bairros com área considerada pequena para formação de equipe poderão se unificar e ainda assinar conforme a necessidade atletas de outros bairros, desde que estes não sejam utilizados pelos bairros que residem e que recebam a liberação do representante do seu bairro de origem;
ART.6°.  As inscrições de jogadores serão realizadas até 48 horas antes da partida de forma gratuita e sempre no Ginásio Municipal de Esportes - GITA - local de trabalho do Departamento de Esportes do município, tendo como prazo final, a última sexta-feira que antecede o término da primeira fase do certame;
a.      Os jogos serão disputados sempre aos domingos e/ou feriados, salvo ocasiões especiais, onde poderão ocorrer mudanças de datas e horários
b.      Quando existir a necessidade de transferência da rodada por quaisquer que sejam os motivos, os participantes da rodada a ser transferida, assim como a comunidade em geral, serão avisados da transferência da rodada em questão no máximo até às 9 horas da manhã do dia do jogo;
c.       A rodada que for transferida, será automaticamente realizada no domingo subsequente, ou seja na rodada seguinte
ART.7°. Serão aceitas inscrições de atletas com dezesseis anos completos no dia da inscrição, com a devida autorização escrita e registrada por um responsável legal;
ART.8°. A inscrição será feita em ficha única e a esponsabilidade pelos dados e localização habitacional dos atletas é de inteira responsabilidade da respectiva associação de moradores e dos próprios atletas inscritos;

DAS EQUIPES E DOS EQUIPAMENTOS
ART.9°. É obrigatória a utilização de caneleiras por todos os atletas;
ART.10. A equipe deverá se apresentar no campo de jogo na hora marcada, com camisetas, calções e meias devidamente padronizados, sendo que o goleiro deverá atuas com fardamento próprio para a posição, sendo vedado o uso de moletons, blusões ou outras peças de roupa impróprias para a posição e para a prática esportiva;
ART.11. Todos os atletas poderão estar relacionados para atuarem, devendo estarem no campo de jogo até antes do início do 2° tempo, após o início da segunda etapa o atleta mesmo que relacionado não poderá mais fazer parte do jogo que está em andamento;
ART.12. Serão aceitas 08 substituições para cada equipe, mas só poderão haver 05 interrupções para esta finalidade;
ART.13. Cada equipe deverá apresentar uma bola em condições de jogo, antes do início de sua partida;
ART.14. Será concedido um período de 15 minutos de tolerância para o início da partida e após esse período, se uma equipe não estiver em campo e apta para começar a partida, será decretado o WO, que implica em derrota de 1 a 0 e este caso irá a julgamento pelo TJD e/ou CMD;
ART.15. Todos os atletas inscritos, o técnico, massagista e o representante da entidade poderão estar no banco de reservas e a entrada dos atletas respeitará o artigo 11;
ART.16. Na igualdade de fardamento, a equipe mandante, primeira listada no carnê dos jogos, terá a responsabilidade de efetuar a troca;

DA FORMA DE DISPUTA, PREMIAÇÕES E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
ART.17. O campeonato terá 3 grupos, divididos em Chave A, Chave B, Chave C, sendo que as chaves A e B serão compostas por 4 times e a chave C será composta por 3 times;
ART.18. Primeira Fase - Nas chaves A e B classificam-se os três primeiros colocados e na chave C classificam-se os dois primeiros colocados
ART.19. Critérios de desempate dentros das chaves
a. confronto direto entre duas equipes
b. maior número de vitórias
c. saldo de gols
d. número de gols feitos
e. menor número de cartões vermelhos
f. sorteio
ART.20. Classificam-se para a próxima fase, as três melhores equipes das chaves A e B e as duas melhores equipes da chave C;
ART.21. Após a definição de todos os times classificados na primeira fase, os confrontos da fase de quartas de final serão definidos pelo percentual de aproveitamento de cada equipe;
ART.22.  Com a definição dos oito classificados os confrontos serão confirmados entre o 1º e o 8°, o 2° e o 7°, o 3° e o 6° e o 4° e o 5° colocados;
ART.23. Os vencedores dos confrontos acima estarão diretamente classificados para a fase semi final, conforme a tabela de jogos, que segue em anexo;
ART.24. Os vencedores da semi final garantem classificação para a final da competição, conforme a tabela de jogos que segue em anexo;
ART.25. Os derrotados na fasse semi final, irão disputar o 3° lugar da competição
ART.26. A decisão do terceiro lugar será disputada na preliminar da grande final;
ART.27. As equipes com melhor campanha não terão qualquer tipo de vantagem nos jogos eliminatórios, seja na fase de quartas de final, semi final, decisão do terceiro e quarto lugares e  final;
ART.28. Em todas as fases eliminatórias, se os jogos terminarem empatados, os mesmos irão diretamente para a disputa de penalidades máximas;
ART.29. Todos os confrontos eliminatórios, desde a fase de quartas de final, até a grande final, serão disputados em apenas uma partida;
ART.30. Em anexo a este regulamento, se encontra a tabela de jogos da competição de 2013;
DA PREMIAÇÃO E SOLENIDADE DE ENTREGA DOS PRÊMIOS DOS DESTAQUES
ART.31. Serão premiados os quatro primeiros colocados, o goleador, goleiro menos vazado, equipe mais disciplinada, atleta revelação e a seleção do campeonato;
ART.32. Todas as associações de bairros receberão diploma de participação no campeonato;
ART.33. Cada equipe deverá indicar até a terceira rodada da competição a candidata que representará o bairro no concurso “Musa do Interbairros 2013”;
ART.34. Da terceira à penúltima rodada, a candidata poderá vender ingresso que valerá 1 ponto no somatório para o resultado final na escolha da Musa do Interbairros 2013;
ART.35. Cada ingresso será revertido para a associação de bairro a qual a candidata representa;
ART.36. Somar-se-ão aos pontos obtidos pelas vendas dos ingressos, as notas concedidas pelos jurados no desfile das candidatas, na noite da solenidade entrega das premiações, onde acontecerá também um jantar;
ART.37. O jantar de premiação acontecerá na primeira data disponível após o término da competição;
ART.38. Cada associação participante do certame ganhará ingressos para os atletas e dirigentes inscritos na competição. Estes ingressos são INTRANSFERÍVEIS;
ART.39. A organização do evento de premiação, jantar e musa do interbairros estará a cargo do Gabinete da Primeira Dama, com o apoio da comissão organizadora da competição e das associações dos bairros participantes no campeonato;

DA DISCIPLINA E COMISSÃO JULGADORA
ART.40. O Interbairros de Futebol de Campo 2013 “TAÇA SANTOS BENITO”, será regido pelas normas disciplinares do Conselho Municipal de Desporto, através de seu TJD;
ART.41. Todo atleta e associação de bairro terão direito de defesa, se ocorrem situações em que seja necessário o julgamento de algum dos participantes no certame, por infração no decorrer do torneio;
ART.42. Todo atleta impedido de atuar em competição oficial, por suspensão sumária, também está impedido de atuar no presente campeonato;
ART.43  Fica suspenso por um jogo todo atleta que levar um cartão vermelho;
ART.44. Fica suspenso por um jogo todo atleta que levar três cartões amarelos;
ART.45. Na mudança da fase de grupos para a fase de quartas de final, haverá suspensão da advertência de todo atleta que tiver 2 cartões amarelos, se na última rodada da primeira fase o atleta levar o terceiro amarelo, o mesmo terá que cumprir suspensão automática no jogo de quartas de final;
ART.46. Cada mudança de fase os cartões amarelos serão suspensos;
ART.47. Casos de agressões verbais ou físicas, nas dependências do “Estádio Sylvio Carlos Ferreira – Eucaliptos”, no horário do jogo ou fora dele, cometida por qualquer atleta ou dirigente, irá a julgamento com pena prevista de suspensão definitiva do campeonato, a ser votada pelo CMD, através do seu TJD;
ART.48. A arbitragem terá até 48 horas após o término da rodada, para entregar a súmula do jogo com o relatório da partida, se o mesmo se fizes necessário;
ART.49.Não será aceito veto a arbitragem
ART.50. Casos omissos neste regulamento serão apreciados e decididos pela comissão organizadora e se necessário repassados ao CMD.





Ação Política
Prefeito cumpre agenda junto aos Ministérios e com Deputados na busca de recursos

O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, está na Capital Federal, desde o início da noite de terça-feira, onde cumpre agenda política com parlamentares gaúchos e em alguns Ministérios.
Preocupado com a situação financeira do município, Luiz Henrique, quer o apoio dos deputados federais que representam os interesses da região sul para recuperar recursos e programas que ficaram com pendências, principalmente, após o resultado da eleição de outubro de 2012.
Na última sexta-feira (12), o prefeito arroiograndense esteve em Porto-Alegre onde participou de cerimônia com a presença de Dilma Rousseff, quando a Presidente entregou máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras, oriundas de recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Enquanto os demais municípios da região receberam os equipamentos que serão utilizados na manutenção e construção de estradas vicinais, Arroio Grande foi excluído do programa a pedido da administração municipal anterior.
-“Pior do que tentar prejudicar o nosso Governo, é não ter medido as consequências que esta atitude irresponsável e antidemocrática está causando para os arroiograndenses em geral. É contra esta política mesquinha que se instalou paralelamente a Administração Municipal é que estamos lutando também”, desabafou o prefeito após o cerimonial em Porto Alegre.
Agora em Brasília, Luiz Henrique, vai apurar detalhadamente por que o município deixou de ser contemplado com as máquinas que já estavam, inclusive, liberadas em outubro de 2012. “Nossos opositores foram derrotados pela vontade popular e isso servirá de combustível para não desistirmos nunca do que de direito Arroio Grande conquistou. A política séria se faz dentro e fora do Poder, do contrário, é mera politicagem e quem ainda se utiliza destes métodos irresponsáveis que só empobrece a coletividade precisa ser desmascarado”, completou.
Decidido a formar uma frente em defesa dos interesses do município, o prefeito manteve audiências com deputados federais de diversas siglas partidárias. Entregou reivindicações para os parlamentares gaúchos Henrique Fontana, Vilson Covatti, Afonso Hamm, Gerônimo Guerguer, Fernando Marroni e Senadora Ana Amélia Lemos.
No Ministério das Cidades, acompanhado dos Deputados Hamm e Marroni, o prefeito, juntamente com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Ivan Nunes, buscará informações sobre a liberação dos recursos para a construção de casas populares, cujo projeto foi entregue no Ministério na primeira visita do atual prefeito a Brasília. (Fonte Jornal Meridional, 18 abril).