Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

SONHO ANTIGO!

Prefeito Luis Henrique recebe deputado Sperotto e lideranças de Santa Isabel na luta pela balsa


Intensifica-se a mobilização em defesa da liberação da travessia hidroviária de veículos (balsa), do Canal São Gonçalo, no Distrito de Santa Isabel. A semana foi marcada por reuniões entre o prefeito Luis Henrique Pereira, deputado estadual José Sperotto (PTB) e lideranças de Santa Isabel, entre as quais, o ex-sub-prefeito, Sérgio Almeida.
Recentemente o prefeito arroiograndense deu declarações fortes à imprensa que repercutiram na região. Luis Henrique não escondeu a indignação pela falta de ação concreta das autoridades estaduais para resolver a questão da reativação da balsa naquele Distrito. Ele usou a frase “chega de politicagem, o assunto é sério” ao se referir as diversas notícias veiculadas ao longo dos últimos anos, dando como certa a construção da sonhada ponte sobre o São Gonçalo, em Santa Isabel, enquanto a sete anos a travessia hidroviária de veículos foi interrompida, cujo retorno da atividade não terá custo nenhum para os cofres públicos.
-“Nosso Governo vai tratar deste assunto com a devida responsabilidade. Antes de anunciar qualquer possibilidade concreta da construção da ponte, queremos o funcionamento da balsa em Santa Isabel. A mobilização não terá bandeiras partidárias, mas vai envolver todos os segmentos e lideranças que estejam dispostas a lutar juntas”, declarou Luis Henrique.
O deputado estadual do PTB, José Sperotto, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa (CAM), que coordena várias Frentes Parlamentares na Assembleia Legislativa, esteve visitando o Executivo Municipal quando foi informado da luta para a reativação da balsa em Santa Isabel, ligando Rio Grande com Arroio Grande e aos demais municípios desta faixa regional.
Sperotto prontificou-se em viabilizar contato com lideranças do Governo Estadual, inclusive, em agendar reunião com o secretário estadual de Obras, Luiz Carlos Busato, para agilizar as tratativas sobre o assunto.
-“Estou solidário ao prefeito Luis Henrique nesta luta que representa importantes interesses de vários municípios da metade sul. Sou mais um a ingressar ao grupo por uma decisão em favor da balsa no canal São Gonçalo, em Santa Isabel”, afirmou o deputado Petebista.
O ex-sub-prefeito do Distrito de Santa Isabel, Sérgio Almeida, também, foi recebido pelo prefeito Luis Henrique. Para Almeida, a luta só será exitosa de a região, realmente, somar forças.
-“Estamos cansados de promessas. A força e o desejo da comunidade envolvida será mais forte do que os interesses ocultos que impedem a travessia do São Gonçalo. Contamos e estamos esperançosos que, desta vez, com novas lideranças à frente vamos encontrar êxito”, disse Sérgio Almeida.

Está agendado para a primeira quinzena do mês de junho um movimento no trevo de acesso a Santa Isabel, na BR 116, envolvendo prefeitos, lideranças regionais, produtores da região e populares na tentativa de sensibilizar os órgãos responsáveis para a liberação da balsa.  


TURISMO DE FRONTEIRA

Arroio Grande participa do I Encontro Binacional 


O secretário municipal de Turismo e Desporto, Sidney Bretanha, participou na ultima sexta-feira (24), do I Encontro Binacional de Turismo da Fronteira Brasil-Uruguai, na Biblioteca Municipal da cidade de Jaguarão (RS). Na oportunidade, fizeram-se presentes Prefeitos, Alcaldes e Intendentes, além de representantes de cerca de 17 cidades brasileiras e uruguaias. A coordenação do cerimonial ficou a cargo do Prefeito de Bagé e Presidente do Comitê Binacional de Fronteira, Dudu Colombo, representando a Secretaria Estadual de Turismo esteve no encontro a Diretora de Qualificação, Sinthia Mayer, fez-se presente também o anfitrião do I Encontro Binacional de Fronteira, o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins.
Prefeito Cláudio Martins e Sidney Bretanha
Na oportunidade foram debatidas as potencialidades turísticas da região fronteiriça, e deu-se inicio a formação de um Calendário de Eventos, o qual deverá ser finalizado até o dia 15 de junho, onde as cidades participantes devem fazer um compilado de seus eventos de maior relevância e com caráter binacional."A idéia é institucionalizar este calendário, de forma que através dele possamos potencializar o desenvolvimento turístico, econômico e cultural das cidades da faixa de fronteira, e, principalmente, para que os eventos sejam organizados de modo que possibilite aos governos Estadual e Federal, melhor distribuir os recursos e os investimentos públicos para os nossos eventos", explicou Dudu.
O Secretário de Turismo, Sidney Bretanha, expôs os eventos de Arroio Grande, indicando a inclusão do Acampamento Farroupilha no Calendário e também o evento “200 anos de Mauá”, que acontece este ano extraordinariamente. “Em Arroio Grande ainda não existe uma cultura de explorar nossos potenciais turísticos, estamos numa fase embrionária para impor tais necessidades, dentro e fora do setor administrativo. O que nos ajuda é que o Prefeito Luis Henrique Pereira compreende bem a importância de firmarmos uma política neste sentido e vem se esforçando para que o orçamento viabilize mais investimentos”, salientou Sidney, que ainda relatou a posição privilegiada do município de Arroio Grande para realizar eventos regionais.

Para o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, o encontro foi de extrema importância para impulsionar o desenvolvimento da faixa de fronteira e novas etapas deverão se realizar em outros municípios, inclusive no Uruguai.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

LIMPEZA PÚBLICA

Mutirão na Silvina é transferido, mas obras de limpeza estão sendo realizadas

O segundo mutirão de limpeza nos bairros, promovido pela Administração Municipal, que aconteceria neste final de semana no Bairro Silvina Gonçalves, foi transferido devido ao alto índice de umidade nas ruas.  
A ação inovadora teve início no mês de março, quando servidores da secretária de Obras, secretários, funcionários de Cargo de Confiança (CCs), integrantes do Gabinete da Primeira Dama e o próprio prefeito, literalmente, deram de mão nas ferramentas de limpeza para atender os bairros Promorar e Novo Milênio. A esta equipe juntaram-se alguns voluntários que executaram um grande serviço para as comunidades referidas.
A escolha do bairro Silvina Gonçalves se deu por determinação do Prefeito Luis Henrique Pereira, diante da situação precária em que se encontram as ruas e os acessos aos terrenos e residências, onde há muita sujeira.

-“Temos carência de maquinário para manter simultaneamente várias frentes de trabalho de conservação e limpeza da cidade. A saída é usar criatividade e unir todos nos mutirões que trazem resultados eficazes”, explicou o prefeito.
Ele justificou a transferência da ação dos funcionários e integrantes da atual Administração por causa da situação climática, enviando para o bairro trator com roçadeira, uma retroescavadeira para a limpeza das valetas e um caminhão para recolhimento do entulho.  Provavelmente, no início da semana o mutirão seja realizado. 
 Ele esteve, na tarde desta sexta-feira, acompanhando os trabalhos de limpeza no Bairro Silvina. Luis Henrique conversou com populares, ouviu sugestões e afirmou que serão concentrados serviços de melhorias no bairro, principalmente, nas condições das vias de acesso.



 


...depois


Antes...






 


quinta-feira, 23 de maio de 2013

PRIORIDADES!


É hora do cidadão participar!
Arroio Grande começa mobilização para elaboração do Plano Plurianual (PPA)


A primeira reunião para discutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA) foi realizada na terça-feria, no Gabinete do prefeito Luis Henrique Pereira, com a participação de secretários municipais e representantes de órgãos ligados à Administração Pública.
            Abrir uma nova era no planejamento do município, traçando diretrizes de Governo com objetivo de colocar Arroio Grande na rota do desenvolvimento e crescimento econômico foi o que defendeu o prefeito Luis Henrique neste primeiro encontro para tratar da elaboração do PPA.
 -“Nossa expectativa é que possamos estabelecer, entre outras metas, a igualdade de oportunidades, condições sociais mais equilibradas e a tão sonhada geração de empregos. Para isso, precisamos explorar a condição geográfica do município, como centro de uma micro região, incentivando investimentos da iniciativa privada em Arroio Grande”, explanou na abertura do encontro.
            Para Luis Henrique, a discussão do Plano Plurianual com a sociedade civil e os demais segmentos, vai mostrar o que pensa e o que quer o cidadão arroiograndense para o seu município. Mas, entende, também, que as demandas da comunidade só serão devidamente atendidas se houver recursos. “A nossa Administração trabalha em sintonia com o que o cidadão quer. Isso foi lema de campanha e é prática do Governo. No entanto, muitas vezes, ficamos reféns da falta de dinheiro e para mudar essa realidade econômica, não adianta só contar com os recursos das esferas estadual e federal, precisamos fazer com que o município seja, também, fonte de renda. Por isso, repito, as parcerias com a iniciativa privada serão incentivadas no nosso Governo”, comentou.
Entenda o PPA: O Plano Plurianual (PPA) tem como objetivo principal a orientação das políticas públicas e planejamento dos gastos orçamentários para os próximos quatro anos da gestão do Municipio de Arroio Grande. O PPA está sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo, em conjunto com todas as secretarias municipais e representantes da Sociedade Civil, com a promoção de duas plenárias que ainda não têm data confirmada.
Neste primeiro momento, o trabalho visa divulgar o PPA e mobilizar a comunidade, através dos meios de comunicações, para que participe de sua elaboração apontando prioridades.
A partir desta semana os jornais locais publicam um cupom onde o cidadão poderá sugerir melhorias para o município, nas mais diversas áreas. Uma forma de participação popular nas decisões e prioridades para o Arroio Grande que todos desejam (Cupom ao lado, arte de Fabrício Cruz, em todos os jornais da cidade).
Para o prefeito Luis Henrique Pereira a participação de todos os segmentos da comunidade é fundamental neste momento, votando nas demandas urbanas e rurais. A expectativa fica para as duas plenárias que serão promovidas nas próximas semanas. “Estes encontros visam também, à proposição de novas ações, na perspectiva de que os anseios e os interesses da comunidade sejam contemplados no Plano Plurianual, tendo como foco a retomada do desenvolvimento sustentável da nossa cidade, de forma transparente e democrática, respeitando a equidade e a participação social”, concluiu o prefeito.

Ação Solidária!

Farmácias Associadas e Gabinete da Primeira Dama

Aconteceu na quarta-feira, 22/05, nas Farmácias Associadas, uma grande promoção em parceria com o Gabinete da Primeira Dama, onde foram oferecidos serviços de cortes de cabelo, manicure e pedicure, com profissionais locais, bem como sorteio de brindes e a presença do Caminhão das Farmácias Associadas com muitas promoções. Para participar foi preciso, apenas, levar um quilo de alimento não perecível, que será doado à população carente pelo Gabinete da Primeira Dama.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENCONTRO REGIONAL


Prefeito Luis Henrique participa de Seminário da CEF
Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e a Caixa Econômica Federal realizaram, nesta quarta-feira, 22 de maio, em Pelotas, o Seminário de Capacitação de Gerente Municipal de Convênios e Contratos (GMC), às prefeituras da Região Sul. O treinamento ocorreu no auditório da Associação Comercial de Pelotas .
            Segundo o gerente regional da Caixa, Chagler Zandavalli, a atividade teve como finalidade orientar os prefeitos e gestores municipais sobre todas as fases que compreendem os contratos de repasse dos recursos federais e a utilização correta do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), agilizando o trabalho de parceria entre os entes. “São informações de suma relevância para agilizar os projetos municipais. Nosso interesse é capacitar agentes para o incremento de serviços das gestões”, disse.
            O Prefeito arroiograndense, Luis Henrique Pereira, acompanhado de Luiz Carlos Brum, funcionário da secretaria municipal de Planejamento e Urbanismo e do vereador João Carlos Furtado "Chorê", participou do seminário. Na oportunidade, manteve contato com lideranças regionais e com a Direção da Caixa Econômica Federal.
O curso é realizado frequentemente nas prefeituras de todo o país, ministrado por uma equipe técnica da Caixa Econômica. Os participantes são agentes essenciais que lidam diretamente com os contratos e convênios do Orçamento Geral da União e que alimentam e acompanham as informações sobre os contratos através do Siconv. 


CONVITE



                        A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – COMUDE convida os Conselheiros, os Representantes das Escolas Estaduais, a Brigada Militar, as Associações de Bairros, a Policia Civil e as Secretarias Municipais, para reunião que ocorrerá no dia 28 de maio do corrente ano às 10 horas na sede da Secretaria da Agricultura, para apresentação do orçamento da consulta popular cidadã de 2013/2014 e planejamento da assembleia pública municipal do dia 17 de junho de 2013.

Rafael da Silva Christ
Secretário SMADEMA

segunda-feira, 20 de maio de 2013

FESTA

Mães são homenageadas na Creche Leonel Brizola 

 
A E.M.E.I. Governador Leonel de Moura Brizola, realizou na tarde do dia 14 de maio uma movimentada festa para homenagear as mães da escola.
Pela manhã, durante os preparativos para a festa, a escola recebeu a visita da Primeira Dama do Município, Eliane Antunes e sua equipe.
A grande atração foi a apresentação dos alunos que, de variadas formas, falaram de amor com as mães, avós, tias...
Além das apresentações dos alunos, teve sorteio de muitos brindes oferecidos pelas professoras, atendentes, funcionários e também pelo comércio local.
Foi uma bela tarde onde ficou evidente o carinho e a troca de vivências entre escola e família.
Parabéns a todos que se fizeram presentes no evento, vamos continuar sempre assim unidos em prol da educação de nossas crianças.



EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA

                                                                                                 Edital 03/2013

O Município de Arroio Grande torna público para conhecimentos dos interessados, a abertura de Edital de Chamada Publica, para recebimento de propostas de preços e documentos para fornecimento de produtos da agricultura familiar, a serem utilizados na merenda escolar, conforme determina a Lei 11.947 de 16/07/2009. O Edital na integra poderá ser adquirido, gratuitamente junto a Secretaria Municipal da Educação, no Setor de Compras, à Rua Dr. Monteiro nº 951, CENTRO.  As propostas de venda serão recebidas e abertas no dia 29/05/2013, às 09h00min. Informações poderão ser obtidas junto a Secretaria Municipal da Educação, no Setor de Compras, sito à rua Dr. Monteiro nº 951, ou pelo fone 53 32623055.
                     
              Arroio Grande, 20 de maio de 2013.

  
Luis Henrique Pereira da Silva

                             Prefeito Municipal



CURSO


A Prefeitura Municipal de Arroio Grande tem o prazer em convidar todos os EMPREENDEDORES a participarem do curso “Atendimento ao cliente” realizado em parceria com o SEBRAE-RS.


OBJETIVOS:

Criar as condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletir criticamente sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua empresa.

RESULTADOS ESPERADOS:

Os participantes devem planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.

Conteúdo Programático:
 - Tratar bem ou atender bem?
- Superando as expectativas dos clientes.
- Como lidar com situações e clientes difíceis.
- A escada da lealdade.
- Diretrizes para o tratamento de reclamações.

Dias: 18, 19, 20 e 21 de junho
Horário: das 19 as 23 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Arroio Grande: Rua Dr. Monteiro, nº185
Carga horária total: 15 horas
Inscrições e informações: sala do MEI e Microcrédito, ou pelo telefone 5332625016
Falar com Luciara V. Gonsalves



Garanta seu lugar, vagas limitadas.

Em cada encontro, os participantes desenvolverão atividades dinâmicas e interativas, individuais e em grupo, planejadas especialmente com foco nas competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, ou seja, atividades que possibilitem a mobilização de conhecimentos/saberes, atitudes e habilidades/procedimentos.
É importante ressaltar que os três primeiros encontros serão predominantemente destinados a abordagem de aspectos comportamentais, onde serão tratados o papel e o perfil do profissional de atendimento e sua influência na satisfação do cliente. Nos dois últimos encontros o enfoque será mais operacional. Neles, serão apresentadas ferramentas e estratégias usualmente adotadas por empresas que buscam a excelência no atendimento.

PRÉ-REQUISITO: NÃO HÁ!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AGRICULTURA

Programa Troca-Troca de Milho tem inscrições até dia 25
O secretário da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rafael da Silva Christ, declarou que os interessados em participar do Troca Troca de Milho devem se inscrever até 25 de maio, em Arroio Grande.
Ele enfatizou que o programa desenvolvido em parceria com o Estado possibilita aos produtores adquirirem mais de um tipo de semente com subvenção do governo para o cultivo, em grande parte, para consumo próprio.
Pelas estimativas, devem ser pedidas cerca de 250 sacas, beneficiando em torno de 150 agricultores, que fazem parte da Agricultura Familiar - Pronaf, que poderão ter condições diferenciadas para o incentivo da produção própria.
“É importante agora que os produtores entrem em contato com a gente para que possamos a partir da demanda existente definir as quantidades necessárias com vistas ao começo do plantio em novembro”, justificou.
O secretário aproveitou ainda para informar que, apesar das dificuldades de deslocamentos para o interior, a Campanha de Vacinação contra a Brucelose está em andamento, abrangendo terneiras, com idades entre três e oito meses.
Acrescentou que embora essa imunização seja obrigação do produtor, o atual prefeito decidiu seguir com o trabalho que já era feito gratuitamente para aqueles que se enquadram, mas é preciso fazer o agendamento prévio.
Com relação à Patrulha Agrícola, disse que reuniões estão acontecendo com o Codesagro para atualizar o regulamento e que o serviço vem sendo executado dentro do possível nas propriedades com até dois módulos rurais.
            “Tanto eu, quanto a equipe, estamos à disposição em tudo o que estiver ao alcance para atender ao campo, que é uma prioridade da administração municipal para que sejam intensificadas as ações nessa área”, assinalou Christ.
Por fim, as encomendas de mudas de árvores frutíferas e ornamentais também já podem ser feitas na secretaria, de segunda à sexta, no horário das 7h às 13h, na Rua Júlio de Castilhos, 190, ou pelo telefone (53) 3262.5050. (Fonte: Rádio Difusora/AM)


Futsal/2013


Taça RBS começa ser discutida
Municípios terão que realizar adaptações nos ginásios de esportes



 Na quarta-feira, dia 15 do corrente mês, o Prefeito Municipal de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira e os representantes do Departamento de Esportes, Hérris Medeiros e Pedrinho Bittencourt, estiveram representando a cidade simpatia na primeira reunião visando a Taça Zona Sul de Futsal 2013. O encontro ocorreu na sede da RBS TV Pelotas e teve a coordenação do organizador da competição, André Boanova, que nesse ano tem a intenção de realizar à décima sexta edição da maior competição de futsal da zona sul do Rio Grande do Sul.

Essa primeira reunião serviu pra mostrar o interesse de 8 cidades que enviaram representantes, em disputar o certame e, ainda com o contato prévio de 2 municípios que embora tenham manifestado interesse não compareceram à assembleia na cidade Princesa do Sul.
Comentarista Fernando, Rádio Clube (PO) com prefeito Luiz Henrique  
O Corpo de Bombeiros esteve representando pelo Sub Comandante Tenente Garcia e, esse foi o ponto principal do plenário, onde muitas dúvidas foram dirimidas e um plano de ação com a orientação do Tenente Garcia foi elaborado pelas cidades que se fizeram representadas.

Ficou definido que as seleções deverão juntamente com o engenheiro da prefeitura fazer o projeto do ginásio, colocar extintores de incêndio, saídas de emergência com no mínimo duas portas com barras antipânico, iluminação e sinalização de saídas e também entregar um documento solicitando a vistoria do Corpo de Bombeiros. 





O município de Arroio Grande será com o Corpo de Bombeiros de Jaguarão, os municípios de Chuí e Santa Vitória do Palmar com o Corpo de Bombeiros de Santa Vitória do Palmar, os outros municípios com o Corpo de Bombeiros de Pelotas.

Ficou definido também que as prefeituras terão um prazo para poder fazer as melhorias nos ginásios e no dia 02 de julho às 14 horas na RBS ficou marcado a segunda reunião já com as definições dos participantes.