Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

SANEAMENTO BÁSICO

Município realiza a 2ª Audiência Pública para elaboração do PMSB


   Todas as cidades brasileiras deveriam elaborar, até dezembro de 2010, os seus planos de saneamento básico. É o que determina a Lei nº 11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes gerais e a política federal de saneamento básico.
Um dos princípios fundamentais dessa lei é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequados do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.
Os planos são instrumentos indispensáveis da política pública de saneamento básico e obrigatório para a contratação ou concessão dos serviços.
A grande maioria dos municípios brasileiros ainda precisa iniciar esse processo.
A elaboração do Plano de Saneamento Básico é uma oportunidade para toda a sociedade conhecer e entender o que acontece com o saneamento da sua cidade, discutir as causas dos problemas e buscar soluções. Juntos, população e poder público estabelecerão metas para o acesso a serviços de boa qualidade e decidirão quando e como chegar à universalização dos serviços de saneamento básico.
O saneamento básico é definido por lei como o conjunto dos serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana.
A relação entre esses serviços é muito grande: o esgoto sanitário sem tratamento e disposição inadequada contamina corpos d’água (rios, riachos, lagos, entre outros); depósitos de resíduos sólidos em locais e condições inadequadas podem contaminar as áreas de mananciais, prejudicar a captação e demais usos da água, favorecer a ocorrência de enchentes por obstruir as redes de drenagem, além de promover a proliferação de vetores;
A melhoria das condições do saneamento básico tem também impactos diretos na promoção da saúde humana e na qualidade de vida. Comprovadamente a adequada coleta de esgotos domésticos reduz a ocorrência de doenças intestinais causadas por parasitas.
De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB), os municípios que não tiverem seus projetos concluídos até dezembro de 2013 ficarão inviabilizados de receber recursos do governo federal para a área.
O município de Arroio Grande realizou na segunda-feira, 29 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores a sua 2ª Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Representantes de diversos segmentos marcaram presença e acompanharam a audiência que tinha como tema: Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, trabalho elaborado pelos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
A abertura do evento ficou a cargo do Assessor de Contratos e Convênios da Agência da Lagoa Mirim, EliasLisboa dos Santos (UFPel).
Palestraram Daiane Casarin – engenheira sanitária ambiental; Gustavo Bracher – engenheiro sanitário ambiental; Anderson Decker – gestão ambiental.



POLÍTICA

Deputado Afonso Hamm visita o município nesta quinta-feira

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) cumpre agenda nesta quinta-feira em Arroio Grande.
O parlamentar do Partido Progressista destaca-se como sendo uma das principais lideranças em defesa dos interesses da Metade Sul do Estado. Hamm vem realizando visitas a vários municípios a fim de conversar com integrantes da sua legenda (PP) e ouvir reivindicações comunitárias.
O deputado gaúcho, que muito já realizou pelo Município, através de liberação de verbas para aquisição de tratores para as Patrulhas Agrícolas, para pavimentação de ruas, saúde, educação, entre outros, será recepcionado pelo Prefeito Luis Henrique Pereira, pelo Diretório do PP e por amigos na sede central do SSMAG.
O prefeito Luis Henrique não escondeu a alegria de poder receber o deputado em Arroio Grande. “O Afonso é um amigo particular. Um exemplo de político sério e comprometido com as causas populares, uma liderança que muito tem ajudado o nosso município e é sempre muito bom poder recebê-lo aqui”, comentou o prefeito.
Recentemente na estada do Chefe do Executivo arroiograndense em Brasília, Afonso Hamm encaminhou emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil para ser aplicada em infraestrutura no município.  

CULTURA

SARAU NOVOS TEMPOS
 
A secretaria municipal de cultura realizou no sábado (27) o Sarau Novos Tempos. Segundo a titular Liziane Duquia, o evento vem complementar a iniciativa do “Música na Rua” – momentos que fizeram muito sucesso durante o verão. “- Com o frio, o Música na Rua fica inviável, então organizamos o Sarau para que não haja lacunas nos encontros culturais da comunidade”, enfatiza a secretária.
O encontro artístico aconteceu no Hall de entrada do Centro de Cultura Basílio Conceição e teve as apresentações musicais de Esther Conceição Bonneau, Gregory Santos, Maicon Paiva, Luiza Martins, Valdir Amaral e Sidney Bretanha.

O público atento a todos os estilos de apresentações, também pode apreciar os produtos oferecidos no bar a cargo das professoras da Escola de Educação Infantil Elisa Messon. 







 





EMENDA PARLAMENTAR

         Deputado José Otávio Germano destina 300 mil para a Saúde Municipal



Em reunião realizada no gabinete do prefeito Luis Henrique Pereira, o chefe de gabinete Mauricio Peres e o assessor Vitor Mottin, do deputado Federal José Otávio Germano (PP), oficializaram a emenda de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), para a Secretaria Municipal de Saúde.
              Estiveram presentes o vereador Casca Silva, que em visita ao gabinete do deputado juntamente com o prefeito Luis Henrique e o secretario de Saúde Inácio Lima haviam solicitado os recursos ao Parlamentar pepista.
              O prefeito agradeceu a parceria com o deputado e reiterou a importância da emenda, principalmente numa área que precisa de investimentos e gestão eficiente.
Já para o vereador Casca Silva, a presença efetiva dos deputados se faz necessário sempre, para que se possam implementar as políticas públicas, principalmente na área da saúde. Casca Silva fez um agradecimento especial ao deputado pela destinação dos referidos recursos para o município.

            Participaram do encontro os secretários municipais Ivan Nunes (Planejamento), Inácio Lima (Saúde) e Alaor Cardoso (Assistência Social). Representando a secretaria de Turismo, Igor Antunes.

IMPORTANTE!

 Votação da Consulta Popular e Cidadã Regional


Chegou hora do cidadão de Arroio Grande priorizar quatro demandas na Cédula de Votação do orçamento 2014 do Governo do Estado, no dia 7 Agosto de 2013, das 8 horas às 17 horas, sendo que na SSMAG a votação se estende até 21 horas com Urnas nas Associações de Bairros, Prefeitura, Pronto Atendimento, Policlínica, Secretaria Agricultura, Brigada Militar, Santa Isabel, Urnas Itinerante Rural/Cidade. E no dia 6 de agosto de 2013 você vota pelo www.participa.rs.gov.br.

Obs: Na mesma Cédula campo 02 você escolhe 2 prioridades regional na área da Saúde,  Educação, Segurança, Desenvolvimento Rural, Irrigação.
           No Campo 03 você pode votar em uma Opção na Consulta de Pesquisa da Reforma Política.
           No Campo 04 você Escolhe Duas opções.
Projetos priorizados pelo cidadão de Arroio Grande para você escolher quatro prioridades e votar. Importante: Traga seu Titulo no dia da votação!

Projetos nº
2.            Cultura  –                              Construção Quiosque P/ Artesanato
6.            Desenvolvimento Rural -     Patrulha Agrícola
7 e 8.      SAÚDE  -                             Equipamentos p/ UBS
9.            Segurança -                           Viaturas leve
12.          Irrigação -                              Açudagem
15 e16   .Turismo -                      Reforma do Gitão e Construção do Galpão do Carnaval
19.         Educação -                              Escola Dionísio aquisição de Mobiliário


terça-feira, 30 de julho de 2013

MEIO AMBIENTE EM DEBATE

Conferência Municipal supera expectativas

 
Atendendo a proposta do Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Arroio Grande em parceria com a secretaria municipal da Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente promoveu a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.

O objetivo do evento foi debater a política nacional de resíduos sólidos, através da votação de cinco ações prioritárias de âmbito local para cada eixo temático: Produção e Consumos Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; Educação Ambinetal.  
O presidente da Conferência, Hilário Sória, avaliou positivamente o encontro promovido em Arroio Grande que contou com um bom número de participantes, realmente, preocupados em discutir a questão ‘Meio Ambiente’.
Na abertura, após os pronunciamentos das autoridades e convidados, foi apresentada pelo Técnico Ambiental, Guilherme Nunes, a Lei nº 12.305/10 que “Instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na sequência, palestraram Samuel Rodrigues Rutz – EMATER/RS de Canguçu- (com o tema Produção e Consumo Sustentável); Afrânio das Neves Costa Filho – FEPAM – (falou sobre a Redução dos Impactos Ambientais); e Franciele Gonçalves Noda – UNIPAMPA, acompanhada pelas bolsistas Léticia, Priscila, Sandra e Talita – (com o tema Educação Ambiental).
A segunda parte da Conferência começou às 14 horas e proporcionou aos participantes a elaboração das ações prioritárias de âmbito local. Foram apresentadas 20 ações, debatidas e votadas pelos presentes. Confira:

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
PROPOSTAS  
1.Educação ambiental nas escolas voltada para produção e consumo sustentáveis; 
2.Implementação de políticas públicas para área rural;         
3.Incentivo à produção e consumo local. Feira do produtor;
4.Incentivos e recursos financeiros para pequenos produtores, para abastecer o município;           
5.Promover o cooperativismo – diversificação de culturas na propriedade. 

REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
PROPOSTAS  
1.Recursos financeiros para recuperação de áreas degradadas por resíduos sólidos;           
2.Incentivo a cursos de capacitação para a comunidade direcionados à agro ecologia, utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis;       
3.Campanhas ambientais voltadas para o recolhimento de resíduos sólidos como resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha;    
4.Implantação efetiva dos acordos setoriais no município e inserção de prazos na lei n.°12.305/2010 para que a iniciativa privada cumpra-os; 
5.Infraestrutura básica, capacitação e fiscalização voltados para licenciamento ambiental nos três entes federativos (união, estados e municípios).           

GERAÇÃO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA     
PROPOSTAS  
1.Coleta seletiva realizada por cooperativas ou associação de catadores;
2.Formação de um grupo de educadores ambientais para atuar de forma sistemática na coleta seletiva junto às associações de bairros, escolas e outras representações da comunidade;     
3.Proposta de formulação de um projeto lei que discipline a forma de cobrança da coleta e destinação final dos resíduos da construção civil com inserção de cooperativas ou associações de catadores no processo;       
4.Política de fiscalização ambiental municipal nas áreas de saúde, meio ambiente e urbanismo;
5.Estruturação e capacitação da cooperativa para a realização de outros serviços como: podas, arborização e limpeza de praças e logradouros públicos.;

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROPOSTAS  
1.Criar a brigada ecológica em que cada escola organizará um grupo de estudantes e professores; 
2.Campanha municipal permanente sobre resíduos sólidos envolvendo secretarias, escolas e a comunidade;        
3.Educação ambiental nas rádios e redes sociais para alcançar o meio rural;           
4.Apoio do fundo municipal de meio ambiente para projetos ambientais para escolas do município - prêmio para a escola ambiental;       
5.Seminário anual sobre resíduos sólidos organizado pelo conselho e cooperativa de catadores.
O prefeito arroiograndense, Luis Henrique Pereira, destacou que as diretrizes deliberadas na Conferência Municipal foram resultados de um amplo debate. “Isso é importante por duas razões: primeiro porque é na vida cotidiana das cidades que as ações são executadas; depois, reforça a participação de toda a população para o bom resultado das Políticas de Resíduos Sólidos”, declarou o prefeito.

A Conferência Municipal que teve apoio do Fundo Municipal do Meio Ambiente; Instituto Rio-Grandense do Arroz – IRGA – e Floricultura Casa Germinal, escolheu, ainda, dois Delegados e dois suplentes para a Conferência Estadual que será realizada em Porto Alegre, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Delegados:
Titulares:
  • Guilherme Machado Nunes (Prefeitura Municipal de Arroio Grande – Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - Departamento Municipal de Meio Ambiente);
  • Fábio da Cunha (Grupo Ecológico Amantes da Natureza – GEAN).
Suplentes:
  • Maristela Garcia Pires (Conselho Municipal de Educação);
  • Maria Amélia Caetano Aspir (Presidente do bairro Carlos Vasquez).
    




Delegados Guilherme e Fábio, e suplentes Maristela e Maria Amélia



segunda-feira, 29 de julho de 2013

SEMANA FARROUPILHA!

Uma festa para ficar na história do município



Este ano o acendimento da Chama Crioula será no município de Santa Vitória do Palmar e a distribuição regional da Centelha acontecerá em Arroio Grande, tendo como data confirmada para 8 de setembro, a partir das 14 horas, no Monumento do MTG.
O evento está sendo aguardado com muita expectativa pelas autoridades municipais e pelos tradicionalistas da Terra de Mauá. A preocupação é montar uma infra-estrutura que ofereça conforto e tranquilidade para as delegações que buscarão a Chama Crioula em Arroio Grande.
O presidente da Comissão responsável pela busca da Chama, Afonso Reys, disse que a parceria com o Poder Público e com outras entidades do município, como o Sindicato Rural, por exemplo, dá a certeza de uma grande festa tradicionalista. “Estamos nos organizando de forma integrada para que tudo possa ocorrer dentro da normalidade. Temos o apoio incondicional do prefeito Luis Henrique Pereira, do MTG, do Sindicato Rural e de outras entidades o que nos remete a certeza de promovermos em Arroio Grande um evento histórico”, declarou Reys.

Confira o convite para as festividades tradicionalistas da semana Farroupilha em Arroio Grande:

FUTSAL





NESTA SEGUNDA-FEIRA

AUDIÊNCIA PÚBLICA!



quarta-feira, 24 de julho de 2013

ESPORTES

Trabalho intenso para que o Campo Municipal de Futebol torne-se realidade


Os coordenadores do Departamento de Esportes de Arroio Grande, estão trabalhando incessantemente na reforma e recondicionamento da estrutura do Campo Municipal de Futebol (antigo Palmeiras), que ficará anexo à construção do Centro do Idoso.
Nesta terça-feira, 23 de julho, Pedrinho Bittencourt e Hérris Medeiros estiveram mais uma vez analisando a evolução das melhorias já feitas no local, acompanhados do Prefeito Municipal, Luiz Henrique Pereira da Silva.
O Prefeito Henrique, aliás, ficou otimista com o que viu e ouviu, já que essa é uma etapa de projeções e paciência, quando o período climático exige tranquilidade na rotina de melhorias do Campo Municipal.
"Em breve, os apaixonados por futebol terão condições de praticar o esporte aqui, num campo municipal, o trabalho está sendo bem conduzido pelo Departamento de Esportes e já é possível ver uma evolução satisfatória." Salientou, Henrique Pereira.

A labuta continua por lá e a equipe do Departamento de Esportes segue trabalhando também em outras frentes, além da continuidade do interbairros 2013, já existe um planejamento do municipal de futsal e um projeto social com artes marciais.

PRODUTOS PRIMÁRIOS

Feira da Agricultura Familiar terá duas edições por mês

A Emater, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, convida:
Depois do sucesso da primeira edição, neste sábado tem mais uma Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, no Quiosque da Pracinha dos Camelôs, a partir das 9 horas.
Venha desfrutar momentos agradáveis e adquirir gêneros primários frescos, saudáveis e diferentes da nutrição diária, como por exemplo, hortaliças, panificação caseira, pescado e produtos de artesanato.
A feira da agricultura familiar acontecerá sempre no primeiro e terceiro sábados de cada mês.

Feira da agricultura familiar e reforma agrária no quiosque da pracinha dos camelôs, neste sábado a partir das 9 horas.

terça-feira, 23 de julho de 2013

MEIO AMBIENTE

Conferência Municipal acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 26 de julho, a partir das 8 horas, no Centro de Cultura Basílio Conceição, será realizada a I Conferência Municipal de Meio Ambiente/Resíduos Sólidos de Arroio Grande.
O evento terá como objetivo a discussão dos temas contemplados na Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo para a implementação da mesma com foco nos eixos:  Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental. Momento de estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil contribuindo para que o município solucione os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos.

O Programa CANAL ABERTO da Rádio Difusora AM entrevistou, na manhã desta terça-feira (23) representes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da Secretária Municipal da Agricultura e do Departamento Municipal do Meio Ambiente. (Click em cima da imagem para melhor visualizar): 




BAIRRO NOVO MILÊNIO

Corsan e Prefeitura firmam parceria

O superintendente regional da CORSAN, Ricardo Freitas, o Donga, acompanhado da Gerente local Léia Costa, esteve reunido com o prefeito Luis Henrique Pereira, juntamente com o secretário municipal da Saúde, Inácio Lima, e o representante do Planejamento, Luis Carlos Brum, (foto no Gabinete)  para traçar o cronograma de obras no Bairro Novo Milênio.
Os serviços consistem na realização de redes de distribuição e conexões domiciliares adequadas. Atualmente, a distribuição da água no Novo Milênio é feita em precárias condições, sendo que o material utilizado são mangas comuns e nos finais de tarde muitas residências ficam sem o abastecimento.
O referido bairro é composto por famílias de baixa renda e o pagamento das contas de água à CORSAN é efetuado pela prefeitura municipal. Mesmo com as obras de melhorias na distribuição de água potável no Novo Milênio, o prefeito garantiu que, desde que não ajam exageros no consumo, o Poder Público Municipal continuará pagando as respectivas contas.
Pela parceria, a prefeitura de Arroio Grande disponibiliza uma retroescavadeira para a execução da obra e a CORSAN fornecerá o material a ser utilizado.

Na tarde desta terça-feira (23), o prefeito Luis Henrique Pereira e secretário municipal de Obras, Guto Mendes, acompanharam o gerente em exercício da Unidade local da CORSAN, Adalberto Machado, observando o início das obras no Novo Milênio.


CASAS POPULARES

CREHNOR visita obras do Loteamento Novo Tempo

Com as presenças do Coordenador Regional da CREHNOR, Ivandro Carlos Zatti, e Anderson Cunha da Rosa, responsável pela Construtora do futuro loteamento Novo Tempo, no bairro Silvina Gonçalves, aconteceu mais uma reunião com objetivo de agilizar o início das obras.
No local está sendo realizada a terraplenagem e estes serviços foram fiscalizados na tarde de quinta-feira pela equipe da CREHNOR. O projeto contempla 30 residências populares e precisa cumprir várias etapas. 
Participaram da reunião, ainda, o prefeito Luis Henrique Pereira, o vice-prefeito Ivan Guevara, os secretários municipais Fernando Monteiro (Finanças), Alaor Cardozo (Assistência Social), Luiz Carlos Brum, do Planejamento, a Assistente Social, Kelly Ramires, e a Psicóloga, Isabel Cunha, além do Chefe de Gabinete Claudio D’Avila.






segunda-feira, 22 de julho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA


EDITAL

            A Prefeitura Municipal de Arroio Grande avisa ao público em geral, bem como às entidades representativas da sociedade civil, instituições públicas e privadas, de todas as naturezas e razões sociais, e também, quaisquer pessoas interessadas que, no dia 29 de julho, às 18h30min, no auditório da Câmara Municipal de Arroio Grande, situada à Rua Dr. Monteiro, neste município, promoverá audiência pública com a finalidade de colher subsídios para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme Lei de Saneamento Básico – n° 11445/07. (WWW.arroio.rs.gov.br)

            Resumo do Regulamento:

            A audiência pública terá, em síntese, o seguinte roteiro e regulamento:
           
a)    A coordenação dos trabalhos caberá à PMAG, cujo porta-voz, na abertura da sessão, reapresentará a metodologia dos trabalhos;

b)    As organizações sociais participantes que pretenderem direito a voz, o farão por meio de um representante inscrito, no tempo máximo de 03 (três) minutos por subitem;

c)    As autoridades públicas, as concessionárias de saneamento básico e resíduos sólidos, que atuam no município e, outras autoridades cuja participação seja, por consequência, convite dos organizadores, reconhecendo-lhes expertise nos assuntos pertinentes ao evento, terão o tempo máximo de 10 (dez) minutos, cada uma, para sua explanação;

d)    O Regimento Interno da Audiência Pública – REGIMENTO INTERNO DA 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE ARROIO GRANDE – será publicado até 05 (cinco) dias úteis, após a divulgação deste Edital.

                                   
                                             Arroio Grande, 22 de julho de 2013.


Luís Henrique Pereira da Silva
Prefeito Municipal


  

CIDADANIA

MDA entrega documentos



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – autarquia ligada ao MDA – efetuaram a entrega de aproximadamente 1000 documentos confeccionados gratuitamente através do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora e do Trabalhador Rural (PNDTR) em Arroio Grande, na terça e na quarta-feira em Santa Isabel e na quinta-feira no Gabinete do Prefeito.
O programa tem como principal objetivo promover a inclusão social dos trabalhadores rurais por meio da emissão de documentos. Desde que foi criado, em 2004, o PNDTR já beneficiou milhares de cidadãos no Brasil inteiro, mudando a vida de mulheres e homens do campo, assentados da reforma agrária, acampados, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e atingidos por barragens.
Para o prefeito Luis Henrique Pereira, o programa é determinante para muitos arroiograndenses que tiveram a oportunidade de receber sua documentação. “Com essas ações, as pessoas passam a se inserir nos programas sociais, a ter direito ao Bolsa Família, a fazer o CADúnico no município e a existir enquanto cidadão”, declarou o prefeito. Ele acrescentou que este tipo de parceria é que realmente conta. “Após 30 dias de terem feito a solicitação, sem nenhum custo, o cidadão está recebendo o seu documento, isso faz a diferença”, completou Luis Henrique.
Documentos de graça
Criado em 2004, o PNDTR faz um forte trabalho de inclusão social. Com documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de trabalho, as mulheres rurais obtêm a cidadania de maneira formal, além de esclarecer as beneficiárias sobre o uso da documentação. Com isso, as trabalhadoras podem participar de políticas públicas voltadas para sua condição, tais como acesso à terra e créditos produtivos.
Participaram da entrega da documentação Giselda Terezinha Machado e Bruno Ferreira Britz, ambos integrantes do INCRA. Os documentos que não foram entregues ficam a disposição no escritório do SINE, em Arroio Grande. 



quinta-feira, 18 de julho de 2013

SANTA ISABEL

TAC permitirá retomada da balsa
Travessia entre Santa Isabel e Rio Grande pode ocorrer antes de licitação da concessão

O Ministério Público Estadual (MPE-RS) deve redigir nos próximos dias um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitirá a retomada da travessia entre a localidade de Santa Isabel e o município de Rio Grande. O anúncio foi feito em reunião na sede do MPE, em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira.
A expectativa do escoamento das safras de grãos e até mesmo insumos e madeira pelo canal São Gonçalo é um anseio partilhado pelos produtores dos municípios da região há cerca de oito anos. Atualmente, para conseguir transportar a produção até o Porto rio-grandino é necessário percorrer cerca de 123 quilômetros, apesar  de Santa Isabel estar a 38 quilômetros de Rio Grande pela rota cortada pelo canal.
Neste ano a luta pela reativação do transporte capaz de encurtar o trajeto em torno de 65 quilômetros foi intensificada e após produtores de vários municípios, liderados pelo prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, se unirem em protesto no mês passado ganhou apoio dos deputados estaduais Miriam Marroni (PT) e Catarina Paladini (PSB).
O MPE informou na reunião de quarta-feira o avanço na agilização da travessia da balsa. Na semana passada, também em reunião no MPE, o prefeito Luis Henrique recebeu a sinalização positiva através do subcobrador-geral de assuntos institucionais, Marcelo Dornelles, de que poderia ser autorizada a retomada imediata da balsa. Agora o MP confirmou que vai encaminhar este documento à Procuradoria Geral do Estado e às outras instituições envolvidas, que darão o aval para a contratação do serviço.
O assunto vem sendo debatido com o Mistério Público desde junho em reuniões com a participação das prefeituras interessadas, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), da Secretaria da Infra-estrutura e Logística (Seinfra), da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Controladoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE). Após a análise e assinatura do TAC pelas instituições deverá ocorrer a retomada temporária do serviço, até que o processo de licitação (que já esta em andamento) seja finalizado.
Relembre
No dia 8 de junho aproximadamente 150 pessoas bloquearam a BR-116 em frente ao trevo de acesso ao Distrito de Santa Isabel, em Arroio Grande. O protesto contou com o apoio de diversos prefeitos e da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Se voltar a funcionar a rota que liga a BR-116 à RS-473 irá beneficiar diretamente produtores de Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedro Osório, Cerrito e Pedras Altas.

A expectativa das comunidades é conseguir junto ao governo do Estado recursos para construir uma ponte sobre o canal, mas enquanto isso não acontece reivindicam o restabelecimento do serviço hidroviário o mais breve possível.

EDUCAÇÃO

Parceria para qualificar profissionais da Educação Física



O município acaba de firmar uma parceria com o Instituto ANA MOZER (consagrada jogadora de Volei) e PETROBRÁS proporcionando Curso de Formação de Professores de Educação Física, tanto para os profissionais da rede municipal quanto estadual. Uma vez por mês os professores são levados até a cidade do Rio Grande onde acontece o Curso. O município oferece o transporte para que estes profissionais busquem, cada vez mais, a qualificação.
Na segunda-feira o secretário de Educação Leonardo Vieira recebeu a visita da  representante do Instituto, professora Ana Paula (foto).

PADEL

Atletas de AG destacam-se na região


Mesmo não podendo sediar jogos do Fronteirão por não dispor de quadras suficientes, Arroio Grande marca presença com sucesso nesta competição regional. Os atletas Jarlã Salles e Lucas Marzullo acumulam vários títulos e colecionam muitos troféus disputando Padel.
Em 2013 foram disputadas duas das cinco etapas que compõem o Fronteirão. Em Santana do Livramento a dupla conquistou o vice campeonato e na etapa de Bagé, Jarlã e Lucas, ficaram com o título da 3ª Categoria. Eles ocupam o primeiro lugar no ranking regional, na respectiva categoria.
Em 2012, também, brilharam com os títulos na Copa ISA/Pelotas, Copa Pelotas e etapa Uruguaiana do Fronteirão.
 O que é o Fronteirão?
O nome oficial é: Circuito Região da Fronteira de Pádel. Este certame foi criado com o objetivo de unir os padelistas da região da fronteira e campanha  do Rio Grande do Sul - com cidades geograficamente próximas e afastadas da capital - em torno desta prática esportiva muito difundida na região: o Pádel.
Como iniciou?
A idéia de formar um circuito que unisse a região da fronteira talvez existisse há muito tempo na mente de várias pessoas que dirigiram e/ou dirigem o pádel na região. Porém, no ano de 2007 começaram a acontecer frequentes encontros de padelistas das cidades de Alegrete, Bagé e Uruguaiana nos torneios em Livramento. Assim começou a se formar um círculo de amizades e interesses comuns, que culminou, mais adiante, na formação do circuito.

Fica aqui o registro e os cumprimentos aos atletas arroiograndenses que nos orgulham com o seu talento e suas importantes conquistas. Ao mesmo tempo, esperamos que continuem motivados e que se fortaleçam com uma grande parceria patrocinadora.