Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

INTERBAIRROS – TAÇA SANTOS BENITO


Centro vence o ABC por 2x1 e é o grande campeão de 2013
Na preliminar, a equipe de Santa Isabel sagrou-se 3ª colocada ao vencer a equipe do bairro Vidal pelo placar de 2×0.

Já na final, disputada as 15hs e 30min, tivemos um jogo equilibradíssimo onde a equipe do Centro venceu o bom time do bairro ABC pelo placar de 2×1.








Resumo Final:
 Campeão – Centro
Vice-campeão – ABC
Terceiro lugar – Santa Isabel
Quarto lugar – Vidal
Goleador – Teteu
Goleiro menos vazado -  Wilian
Relatório de cartões.
107 cartões amarelos, 8 cartões vermelhos.
Em média 4.6 cartões amarelos por partida.
Foram 23 jogos com 104 gols, em média de 4.5 gols por partida.
A seleção do campeonato será premiada no jantar que acontecerá dia 5 de Outubro, na SSMAG.

 Candidatas a Musa do Campeonato (Blog AG ESPORTES)


CAPA DO CADERNO ESPECIAL

Semana Farroupilha

A cobertura da grande Festa dos Gaúchos

O Jornal MERIDIONAL encartou na edição do dia 27 de setembro o CADERNO ESPECIAL, com OITO páginas, apresentando uma grande cobertura dos Festejos Farroupilhas em Arroio Grande. Acompanhe, a seguir, este trabalho jornalístico que repercutiu muito na comunidade, página à página.


APROVAÇÃO TOTAL!
Público prestigiou os shows de artistas locais e de nomes consagrados na música gaúcha

CADERNO ESPECIAL / PÁGINA 2

EDITORIAL
Compromisso realizado!


As grandes realizações são como os sonhos, precisam ser compartilhados para que se tornem possíveis. A Maior Festa dos Gaúchos promovida em Arroio Grande é fruto de uma semente plantada lá no início do ano, quando se começou a pensar nas viabilidades econômicas e de logística para que o município pudesse oferecer as condições necessárias para realizar a sua Semana Farroupilha.
O advento da distribuição da Chama Crioula à 21ª Região Tradicionalista em Arroio Grande era mais uma atribuição que necessitava de mobilização ainda maior, afinal de contas, estaríamos recebendo Gaúchos e Gaúchas de outras Querências e a hospitaleira Cidade Simpatia precisava se preparar à altura para recepcionar seus visitantes.
Semanas se passaram... Reuniões, troca de ideias, sugestões e uma certeza: seria necessário muita criatividade, trabalho e soma de esforços do Poder Público, das Entidades Tradicionalistas e da iniciativa privada. Esse seria o caminho para que o sonho fosse realiado, já que não havia verba à disposição dos organizadores para cobrir os custos desde o deslocamento para busca da Chama, para infraestrutura às delegações que se hospedaram aqui e o necessário investimento para viabilizar o Parque Farroupilha e toda sua programação.
 O Executivo Municipal de Arroio Grande deu exemplo de responsabilidade com o dinheiro público. Nunca escondeu a situação financeira em que se encontra não podendo contrair gastos extras, mas o prefeito em nenhum momento cogitou a hipótese de não realizar a Semana Farroupilha. E sem nenhuma experiência no Movimento Tradicionalista, Luis Henrique Pereira, teve a humildade de declarar à imprensa, tão logo acabou a primeira reunião no CTG Tropeiros da Querência, com o MTG e entidades tradicionalistas, que a “Semana Farroupilha será promovida porque quem estará à frente das ações são os conhecedores da causa, os Tradicionalistas e a prefeitura dará todo o respaldo de infraestrutura necessário”.
Uma grande parceria foi consolidada e a Terra de Mauá manteve a tradição de realizar a Semana Farroupilha.
Fala-se muito em lealdade. O sentido deste valor na política riograndense é absoluto. Lealdade é não trair compromissos. É não decepcionar. É não frustrar os que depositam fé em nosso trabalho. É fazer o que foi prometido. É estar junto sempre e dar oportunidade para que o objetivo maior seja alcançado, independente de quem o faça desde que atinja o bem comum.

E este trabalho jornalístico, além de registrar a força do Nosso Tradicionalismo e toda a sua importância, será, também, uma forma de agradecimento a todas as entidades, empresas, colaboradores e comunidade em geral que contribuíram para que a Semana Farroupilha, com a distribuição da Chama Crioula, Acampamento Farroupilha, Desfile do Dia 20 de Setembro e Rodeio do CTG Tropeiros da Querência, pudesse ter alcançado total êxito.  


Uma Festa Tradicionalista marcada pela integração

O que se viu durante os preparativos e durante a Semana Farroupilha foram pessoas preocupadas com o objetivo maior: a organização do evento. Inúmeras reuniões discutiram quais seriam as iniciativas e ações que permitiriam ao município promover a maior Festa dos Gaúchos, sem dispor de recursos públicos, diante da realidade econômica em que se encontra.
A iniciativa do Executivo Municipal em buscar parcerias, inicialmente, junto às entidades tradicionalistas e, posterior, o apoio da iniciativa privada para a cobertura dos gastos, foi louvável e fundamental para que Arroio Grande realizasse de forma tão magnífica a sua Semana Farroupilha.
Mas, antes, é preciso que voltemos um pouco no tempo para entender melhor o quanto a união de forças se faz necessário quando todos têm o mesmo objetivo.  
O trabalho de mobilização para a Semana Farroupilha de 2013 em Arroio Grande começou no mês de abril quando se reuniram no CTG Tropeiros da Querência integrantes do MTG, Prefeitura e Tradicionalistas locais. Sob coordenação de Afonso Reys, tiveram início as primeiras tratativas para a organização do recebimento e distribuição da Chama Crioula pelo município.
Todo o esforço valeu a pena! Assim resumiu-se o intensivo trabalho deste grupo de pessoas que se integrou e não mediu esforços para que se buscasse a Chama Crioula na longínqua Santa Vitória do Palmar e se distribuísse aqui a Centelha aos demais municípios da 21ª Região Tradicionalista.
Os Patrões do CTG Tropeiros da Querência, Jandir Salaberry, e do Piquete Lanceiros de Mauá, Francisco Cortês, com o Presidente da Comissão da Busca da Chama Crioula, Afonso Reys Garcia, juntamente com o prefeito Luis Henrique Pereira, Deputado Catarina e os representantes do Legislativo Municipal vereadores Casca Silva e Nero Caetano, ostenta a Bandeira de Arroio Grande, na saída da Chama Crioula de Santa Vitória do Palmar.

Delegações de vários municípios aguardaram a chegada da Chama Crioula

A Chama Crioula em Arroio Grande chegou por volta das 13 horas de sábado, 7 de Setembro, na Sede Campeira do CTG Tropeiros da Querência, onde autoridades e lideranças tradicionalistas se manifestaram às rádios locais que cobriam o momento.
O presidente da Comissão responsável pela busca da Chama, Afonso Reys, destacou o companheirismo, que foi essencial para que a missão de conduzir a Chama Crioula fosse cumprida. Ele agradeceu o apoio de todo o grupo que se irmanou para que o município pudesse oferecer infraestrutura e condições de acolher as delegações dos municípios que montaram acampamento no Parque Guilhermino Dutra (Sindicato Rural) e no Ginásio Municipal de Esportes.
Após o encerramento das comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro, imediatamente, a rua Dr Monteiro foi tomada pelos Cavaleiros que conduziram a Chama Crioula até o Monumento do MTG.
No local, o vice-coordenador e diretor de eventos da 21ª Região Tradicionalista, Claudiomar Pinto de Oliveira, apresentou o protocolo que comandou a distribuição (expansão) da Centelha da Chama Crioula para os demais municípios integrantes da 21ª RT.
O cerimonial contou com a presença dos prefeitos de Pedro Osório, Cesar Britto ‘Cebinho’, de Cerrito, Flavio Vieira de Vieira, de Canguçu, Gerson Nunes, de Pinheiro Machado, José Felipe da Feira, e representantes das demais prefeituras dos municípios presentes; Patrões e Prendas de várias Entidades Tradicionalistas da região; o coordenador da 21ª RT, Jackson Pereira e integrantes da 26ª RT. Além de autoridades locais, tradicionalistas e populares.

CADERNO ESPECIAL / PÁGINA 3

Melhorias na estrutura para conforto e segurança aos participantes da grande Festa Gaúcha 

Trabalho que se estendeu há mais de 30 dias para que o Parque Farroupilha atendesse todas as normas de segurança exigidas.
Funcionários públicos, lideranças tradicionalistas e secretários municipais integraram-se com o propósito de realizar obras de melhorias para que o popular Acampamento Farroupilha abrigasse com conforto e segurança as famílias tradicionalistas que, praticamente, ocupam durante a Semana Farroupilha os ranchos nas tradicionais Rondas da Chama Crioula.
Foi construída uma nova rede elétrica atendendo os padrões de segurança. Colocação de extintores de combate ao fogo nos ranchos e nos galpões do Parque, assim como uma caixa d’água de 15 mil litros.
A Arena de Rodeios Dolival Costa recebeu atenção especial e foi totalmente reformulada, com perceptível aumento da segurança para os ginetes e conforto para o público.







A importância das parcerias para a realização do evento


O comércio local deu um exemplo de comprometimento com a sociedade arroiograndense no momento em que atendeu o chamado para fazer parte do acontecimento que tem um significado histórico, social, lúdico e capaz de dissipar diferenças. Não é possível festejar o sucesso desta semana sem destacar as importantes empresas que patrocinaram e dessa forma deram credibilidade para a realização de cada um dos eventos que a  constituem. Parabéns a todos os lojistas, muito obrigado pelo apoio. O seu esforço será, com certeza, recompensado com gratidão!
 






 


 

 

 
 

 





CADERNO ESPECIAL / PÁGINA 4

Artistas exaltam a tradição gaúcha com belos shows no Parque Farroupilha

Uma das atrações mais esperadas dentro da programação do Acampamento Farroupilha, são os shows artísticos e este ano não foi diferente. Artistas de renome estadual e nacional estiveram no palco junto com os nossos talentos da terra levando um grande público da cidade e da região a prestigiar a boa música gaúcha. Os expoentes da música como Cristiano Quevedo, João Chagas Leite, o conceituado Daniel Torres, a apresentadora do programa Galpão Crioulo - Shana Muller, assim como os talentos de Marcelo Oliveira, Lisandro Amaral, Giordan Gomes e Tarciane Tebaldi, e os nossos Saninho, Alexander Ferreira, Maicon Paiva e Rodrigo Garcia abrilhantaram as noites ora chuvosas, ora frias de setembro. No dia 20 - o dia do gaúcho - a tarde bueníssima com a Mateada Munaia do Beto Lisboa e à noite “fechou o fandango” com os shows da Trilha da Vanera e Alemão Preto com participação do trovador Marzinho. Uma programação que tão cedo, não sairá da memória dos que foram prestigiar e se divertir.









CADERNO ESPECIAL / PÁGINA 5

Garantindo o futuro do Tradicionalismo! 

“A valorização do jovem e da criança, possibilitando a sua consciência fraterna com adultos e idosos, tem favorecido a assimilação de um sentido mais consistente de vida, idealizado no companheirismo e na amizade, na compreensão e no dialogo, na convivência e no amor. Essa nova maneira de encarar o mundo mostra o jovem tradicionalista uma ótica diferenciada ante os problemas contemporâneos de violência, tóxicos e promiscuidade.”



 O jovem, cada vez mais vem se destacando no seio tradicionalista, por suas ideias e atitudes valorosas, são exemplo para as crianças, assim como os mais experientes servem de inspiração para nós. Através das invernadas e grupos de danças, nossa gurizada marcou presença com alegria e comprometimento nas tardes do Acampamento Farroupilha.
















 




Grupo Chamamento recebe justa homenagem
     Por indicação do vereador Joaquim Vandré Brasil Vieira (PP) no dia 15 de setembro, dentro dos festejos da Semana Farroupilha, o Grupo Chamamento foi justamente homenageado pelos relevantes serviços prestados em benefício do tradicionalismo.
    Vandré destaca que no início da década de 80, sob olhares desconfiados, jovens tradicionalistas inovaram e marcaram de forma positiva em nossa região a história do povo gaúcho. Destaque na criação da PAYADA - Festival Nativista que teve 6 edições e trouxe a Arroio Grande os maiores nomes da música gaúcha e latino americana. Fundadores do Grupo receberam a Menção Honrosa no palco do Acampamento Farroupilha das mãos do autor e de autoridades.