Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A GRANDE FESTA VOLTOU!

Município vai receber turistas de todo o estado

Quando menos esperamos o carnaval já está em nossa porta. A festa onde os brasileiros dão um tempo nos seus problemas e por dias vivem a fantasia de que são muito felizes e despreocupados.
 A grande festa dos arroiograndenses começa nesta sexta-feira com o ensaio geral na Passarela do Samba, a partir das 20h. É o momento derradeiro de acertar o compasso para os desfiles das escolas adultas e da escola mirim (Amigos do Pipoquinha que vai debutar em 2014). Esta é a ordem do desfile técnico:
20h– Escola de Samba Mirim Amigos do Pipoquinha
20h30min – Escola de Samba Unidos do Promorar
21h– Escola de Samba Acadêmicos do Grande Arroio
21h30min – Escola de Samba Samba no Pé
22h– Escola de Samba Unidos da São Gabriel
O Poder Executivo, a Liga das Escolas de Samba e a Comissão de Carnaval estão otimistas com o Reinado de Momo deste ano. E o termômetro para essa previsão é a procura por locais de hospedagem na cidade, indicando que Arroio Grande está recuperando o título de Melhor Carnaval do Interior.
A estrutura da Dr Monteiro (a Passarela do Samba) está recebendo os retoques finais para que tudo funcione com total qualidade. Não é diferente com relação à segurança do público. Tanto que foi promovida uma reunião na manhã desta quarta-feira, na prefeitura. Além do prefeito Henrique e secretários municipais, estiveram presentes a Promotora de Justiça Cristiane Scholl Levien, o Delegado Jaimes Santos Gonçalves, o Tenente Coimbra da Brigada Militar, Sargento Sandro Lemos.
A vistoria final das arquibancadas e camarotes, que será feita pelos bombeiros, está prevista para a sexta-feira. Após o incidente de 2012, foram tomadas as precauções de deixar ao lado das arquibancadas

 acesso para agilizar os serviços da polícia e de ambulâncias, se houver necessidade.

 Ficarão circulando pelo carnaval, efetivos 19 homens da Brigada Militar que fiscalizará, principalmente, menores com bebida alcoólica que foi fixado pela Promotora de Justiça Cristiane, que pediu a colaboração das demais autoridades, para que haja um rígido policiamento neste tópico. Foi informado ao Prefeito e aos Secretários presentes também, que a Delegacia e a Promotora estarão de plantão, para quaisquer imprevistos que aconteçam. Foram contratadas 70 pessoas de apoio, que serão distribuídos entre a corda, e a segurança dos camarotes, que foi reforçada.

ABERTURA OFICIAL DO ANO LETIVO 2014

Evento reúne professores e funcionários de escolas do município
O Centro de Cultura Basílio Conceição recepcionou professores e funcionários das escolas do município, bem como autoridades em uma solenidade que marcou o início do Ano Letivo 2014. O evento se deu no dia 27 de fevereiro e contou com a presença do Palestrante e Professor Dr. Ricardo Antônio Rodrigues, licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia e Psicologia. Especialista em Metodologias de ensino, UPF. Mestre em Filosofia na área de ética e filosofia social, UNIS/SINDS. Doutor em filosofia pela PUC/RS. Pós-Doutor em filosofia peça IFPEL, na área de ética e filosofia política. Professor adjunto do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA.
Foram convidados para fazer a abertura do evento, alunos da Escola de Ensino Fundamental Santa Isabel em uma apresentação do Projeto Escola Aberta, em seguida a Senhorita Arroio Grande, Revelyn Peter também fez sua apresentação musical.
Compunham a Mesa de Autoridades o Exmo. Sr. Prefeito Municipal Luiz Henrique Pereira da Silva; Sr. Secretário Municipal de Educação Professor Leonardo Vieira; Senhora Presidente do Conselho Municipal de Educação Professora Maristela Garcia Pores; Representando as direções das Escolas Municipais Diretora Lea Vergara; Representando as direções das Escolas Estaduais Diretora Giovana; representando as direções das Escolas Privadas Diretora Aida Borges e Vereador José Cláudio Ávila da Silva (Casca).
Tomando primeiramente a palavra, professor Leonardo Vieira, fez seu discurso falando sobre o lema da Secretaria de Educação “Ressignificar saberes” que busca a permanente qualificação e valorização pessoal. Ainda falou sobre as conquistas adquiridas para a Educação Municipal. Em seguida Prefeito Luiz Henrique fez uso da palavra, parabenizando o excelente trabalho da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2013 e expondo suas metas para a educação arroio-grandense para este ano.
Na ocasião houve o relançamento da Revista “Fragmentos: Photos e Poemas”, que tem por idealizador Fabrício Gonçalves Cruz, trabalho este desenvolvido através da ideia de estimular a  literatura, com fotos do município e poemas sobre as mesmas. As fotos são de autoria do idealizador e os poemas de Sidney Bretanha e Bruna Evelin da Cruz. Este material teve seu lançamento oficial na XI Feira do Livro de Arroio Grande.
            Fabrício diz que a intenção real de se “lançar“ este material foi de que, através destes primeiros exemplares professores possam trabalhar em sala de aula  estimulando seus alunos a escrita e ao desenvolvimento de múltiplos olhares sobre nosso município, podendo assim, quem sabe, neste ano de 2014 lançar uma segunda edição da revista, porém com fotos e poemas dos próprios alunos.
Professora Lea Vergara ainda recebeu das mãos de Fabricio uma quantidade simbólica de revistas, que serão distribuídas pela Secretaria de Educação para as escolas do município.
O evento seguido até seu término com a palestra de Ricardo Rodrigues que ao final deixou sua mensagem de motivação à todos professores presentes.









OBRAS

DOBIL inicia o asfaltamento na cidade




O tão sonhado asfalto da empresa DOBIL começa a se tornar realidade. A história todos conhecem, mas sempre é bom relembrar que por incompetência e irresponsabilidade da Administração do ex-prefeito do PDT, que tentou ludibriar o povo com a contratação da empresa DOBIL, determinando o inicio da preparação de várias ruas simultaneamente para o asfalto, às vésperas da eleição municipal, causando transtornos aos moradores que ficaram mais de um ano convivendo com as obras inacabadas à frente de suas residências.
Ao assumir o Governo, o prefeito Henrique comprometeu-se em concluir as obras deixadas pelo seu antecessor. Entretanto, não foram só buracos e escavações herdadas. Ficaram dívidas com a empresa e irregulares. Foi preciso paciência, seriedade e responsabilidade entre o Poder Público e empresa contratada para que, finalmente, as obras fossem reiniciadas, sob uma nova ótica administrativa e a certeza de que a comunidade iria desfrutar do asfalto.

Na manhã de terça-feira, com a presença do Engenheiro Luiz Viana e de toda a equipe da DOBIL, o prefeito Henrique e o vice-prefeito Ivan Guevara foram chamados para acompanhar o início do asfaltamento na rua Máximo Pereira e uma quadra da rua Francisco de Paula Alves.






EVENTO

Arroio Grande marca presença na abertura da colheita do arroz



O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, esteve no ultimo sábado, 22 de fevereiro, na 24 ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz, realizada no município de Mostardas (RS).
De acordo com o secretário, mais da metade da safra brasileira do grão começa a ser colhida no Rio Grande do Sul com preços valorizados e com consolidação de mercados externos. “O arroz é um dos principais pratos dos brasileiros, e com a população crescendo, o aumento da demanda estabilizou o mercado e deu maior competitividade ao setor, tendo também o governo fornecido o suporte necessário para os produtores com a garantia do preço mínimo” ressaltou Neri Geller.
Para o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o governo está estabelecendo uma tendência de equilíbrio para o mercado de arroz no Brasil, atribuindo isso ao menor estoque público em uma década – em torno de 600 mil toneladas. Com preços entre R$ 33 e R$ 39 a saca de 50 quilos, o governo provavelmente não terá de intervir para regular o mercado daqui para frente. Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expansão da área em 4% na comparação com o ano passado, chegando a 1,1 milhão de hectares, é a justificativa por preços estáveis e expansão das exportações.
O município de Arroio Grande marcou presença com o prefeito Luiz Henrique Pereira, o chefe de gabinete Cláudio D’ Ávila  e uma delegação de produtores que se deslocaram para prestigiar o evento, nas presenças de Cláudio Pereira, chefe do escritório do Irga, Rômulo Romeu Ribeiro Neto, presidente da Associação de Arrozeiros, Marcelo Silveira, presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande, assistentes técnicos e parceiros do agronegócio em nossa cidade.

O Governador Tarso Genro, foi representado pelo secretário estadual de Agricultura  Luiz Fernando Mainardi que usou a tribuna para falar dos avanços da política do governo do Estado e Federal que mantiveram a estabilidade dos preços de comercialização do arroz neste inicio de colheita, assegurando rentabilidade ao produtor.

EM PORTO ALEGRE...

Reunião na FEPAM discute liberação de jazidas


O prefeito Henrique, acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, Rafael Christ, participou de reunião na FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), dia 20/2, com o Diretor Presidente Nilvo Luiz Alves da Silva, onde tratou de assuntos relacionados a liberação de jazidas. Participaram do encontro a Dep. Estadual Miriam Marrone, o Presidente da Azonasul e Prefeito de Herval Ildo Roberto Sallaberry, o Prefeito de Pedro Osório César Roberto Couto de Brito, e a secretária de meio ambiente de São Lourenço, Andréa Citrini.
 O tema tem sido muito debatido nas reuniões dos prefeitos da região sul, já que o saibro a ser retirado destas jazidas é o principal material para os reparos das estradas do interior para o escoamento da produção agrícola. As intensas chuvas das últimas semanas deixaram as estradas sem condições de trafegabilidade. Arroio Grande, inclusive, teve decretado pelo prefeito situação de emergência em consequências das enxurradas.

Também foi pautada a energia eólica, que de acordo com o Presidente da FEPAM, todos os encaminhamentos referentes aos projetos de parques estão em dia.

TRABALHANDO JUNTOS

Produtores reivindicam melhorias nas estradas

Um grupo expressivo de produtores reuniu-se com o Prefeito Henrique Pereira para discutir as condições das estradas do interior. Relataram as dificuldades que terão no escoamento, já que as condições atuais de trafegabilidade são precárias.
O Prefeito garantiu empenho na melhoria das estradas e foi pessoalmente acompanhar o início dos trabalhos de restauração nas localidades de piores condições.
Henrique ratificou o agradecimento pela parceria entre prefeitura e produtores visando sempre o bem coletivo. Disse que reuniões periódicas deverão acontecer entre os representantes dos produtores e o Poder Público Municipal, já que o setor agrícola é a principal fonte de arrecadação do município e que o atendimento as reivindicações tem que ser priorizado. 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

RESULTADOS DAS DECISÕES DO BEACH SOCCER

São Gabriel, Vidal e Casa do Vidro são os campeões do Balneário da Ponte




As decisões das categorias de base e da categoria livre aconteceram no último sábado, 22, no Balneário da Ponte, na modalidade Beach Soccer. Confira os resultados e os destaques individuais:

Categoria Sub-12:
SÃO GABRIEL 5 X 2 CENTRO (A grande Final)            
CAMPEÃO: SÃO GABRIEL
 VICE: CENTRO
GOLEADOR:  WEULER (VIDAL)
GOLEIRO MENOS VAZADO: THOMAZ (VIDAL)
VIDAL 5 X 1 PROMORAR (Decisão do 3º lugar)                    
3° VIDAL                                         
4° PROMORAR      

Categoria Sub-15:
VIDAL 2 X 1 COHAB LESTE (A grande Final)                   
CAMPEÃO: VIDAL                      
VICE: CENTRO 
GOLEADOR: CRISTIAN (PROMORAR) 
GOLEIRO MENOS VAZADO: CLAUDINHO (VIDAL)
PROMORAR 7 X 3 SAO GABRIEL (Decisão do 3º lugar)           
3° PROMORAR        
4° SÃO GABRIEL 

Categoria Livre:
CASA DO VIDRO /ROGER GAMES 3 X 3 IMOBILIÁRIA LAÇADOR
Decisão nos Penaltis: CASA DO VIDRO/ ROGER GAMES 4 X 2 IMOBILIÁRIA LAÇADOR 
CAMPEÃO: CASA DO VIDRO /ROGER GAMES                                                      
VICE: IMOBILIÁRIA LAÇADOR
GOLEADOR: TETEU (LANCHERIA CUNHA) 
GOLEIRO MENOS VAZADO: OSCARZINHO (IMOBILIÁRIA LAÇADOR)
LANCHERIA CUNHA 8 X 2 QUITANDINHA (Decisão do 3º lugar)
3° LANCHERIA CUNHA

4° QUITANDINHA 


























ENTREVISTA

Equipe do CRAS é destaque no Canal Aberto, na Rádio Difusora
O Programa Entrevista do Dia desta terça-feira apresenta reportagem especial no espaço Canal Aberto, click e ouça:

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL EM ARROIO GRANDE


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Juiz de Direito de Arroio Grande divulga nota de esclarecimento sobre os festejos carnavalescos
Nota de Esclarecimento
O Juiz de Direito, titular da Vara Judicial da comarca de Arroio Grande, no uso de sua competência constitucional e legal, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos à população arroio-grandense a respeito dos últimos acontecimentos envolvendo festejos carnavalescos:
1º – Os bailes de carnaval em recintos fechados, públicos ou privados e desfiles dos blocos e escolas de samba em via pública não sofreram e não sofrerão qualquer alteração em relação aos anos anteriores.
2º – É garantido aos blocos e escolas de samba a realização de ensaios nos dias e horários costumeiramente praticados na cidade, sem embargo ao direito de qualquer pessoa manifestar seu inconformismo, segundo as normas legais em vigor.
3º – É garantido ainda o direito de as pessoas reunirem-se em suas casas ou recintos fechados, públicos ou particulares, para comemorar o carnaval, a despeito de prévia autorização de qualquer autoridade, assegurando-se àqueles que se julgarem prejudicados o direito de acionar a máquina estatal para tutela de seus interesses.
 4º – A Brigada Militar e a Polícia Civil já foram recomendadas a não interferirem nesses eventos usando a força pública, ressalvando-se o exercício das atribuições legais quanto a eventual lavratura de Termo Circunstanciado, observando o disposto no art. 5º, XI, da Constituição Federal.
Arroio Grande, 24 de fevereiro de 2014.
Nelson Dagmar de Oliveira Ferrer

Juiz de Direito

IMPERDÍVEL!!!

Secretário Municipal de Turismo participa de debate na Studio FM


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eleita nova diretoria da AZONASUL


O prefeito de Herval, Ildo Roberto Lemos Sallaberry (PP), assumiu ontem (18), a presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a gestão de 2014, que marca o ano do cinquentenário da entidade. A eleição ocorreu sem disputas, através da aclamação unânime da chapa de consenso apresentada pelos prefeitos com a participação de diversos partidos políticos. Para a vice-presidência da entidade foram eleitos os prefeitos de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara (DEM) e de Canguçu, Gerson Cardoso Nunes (PT). A assembleia também marcou o encerramento da gestão do prefeito de Pedro Osório, César Roberto Couto de Brito, que respondeu pela presidência durante o ano de 2013.
Sallaberry foi indicado ao cargo pelos outros três prefeitos progressitas: José Flavio Vieira, de Cerrito; Renato Martins, de Chuí e Luis Henrique Pereira da Silva, de Arroio Grande, os quais, conforme o acordo de rodízio partidário, estariam aptos a assumir o comando da entidade. O escolhido é um dos dez prefeitos reeleitos da região e declarou, em seu discurso de apresentação, estar orgulhoso em ter a oportunidade de assumir a liderança de uma importante entidade. “Estou assumindo o comando de uma associação com 50 anos de existência e que apresenta um vigor extraordinário. Assim, minha linha de trabalho buscará a continuidade de ações”, afirmou. 
O novo presidente ainda elencou como metas de sua gestão o trabalho pela modernização da estrutura da Azonasul com treinamentos para secretários municipais; a promoção de visitas aos municípios filiados; o estabelecimento de pauta regional permanente para ser encaminhada junto aos governos estadual e federal, assegurando, assim, ações voltadas à zona Sul gaúcha nos novos mandatos governamentais.  A gestão de Sallaberry também fomentará ações voltadas ao incremento do setor primário na região, como o desenvolvimento da bacia leiteira; articulações para melhoria da irrigação em pequenas propriedades rurais e novos investimentos no agronegócio.

Chapa eleita
Presidente – ILDO SALLABERRY (PP), Herval;
1ª Vice-Presidente: RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA (DEM), Morro Redondo;
2º Vice-Presidente: GERSON CARDOSO NUNES (PT), Canguçu;
1º Secretário: ALINE TORRES DE FREITAS (PTB), Santana da Boa Vista;
2º Secretário: JULIO CEZAR PINTOS (PMDB), Aceguá;
1º Tesoureiro: CLAUDIO VITÓRIA (PDT), Capão do Leão;
2º Tesoureiro: EDUARDO LEITE (PSDB), Pelotas
Conselho Fiscal:
Titulares:
- LUIZ HENRIQUE PEREIRA (PP), Arroio Grande;
- IVAN SCHERDIEN (DEM), Turuçu; 
- EDUARDO MARRONE (PT), Santa Vitória do Palmar;
Suplentes:
- ELIZEU VIEGAS ARAUJO (PMDB), Amaral Ferrador;
- CESAR ROBERTO COUTO BRITO (PT), Pedro Osório;

- JOSÉ FELIPE DA FEIRA (PTB), Pinheiro Machado;

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DECISÃO DO BEACH SOCCER

Muito futebol neste sábado no Balneário da Ponte

A temporada de esportes no Balneário da Ponte encerra-se neste sábado com a última rodada das categorias de base e livre.

Pela manhã, a partir das 10h, as decisões do terceiro lugares do Sub-12 e do Sub15. E, a partir das 14h serão conhecidos os campeões das duas categorias e a decisão do terceiro lugar e a grande final da categoria livre. Confira os resultados da competição e os finalistas da temporada:

                                                           (Fonte: Departamento Municipal de Esportes)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FOLIA 2014

AG elege sua Corte no Baile Municipal de Carnaval


A cidade de Arroio Grande já vive o clima da folia 2014. No sábado, no Clube Caixeiral com um grande público foi eleita a Corte do Carnaval, formada pela rainha municipal Luama Pires Ricardo (representante da escola de samba Unidos do São Gabriel); rainha da Liga Independente das Escolas de Samba, Midori Santos da Silva (escola de samba Acadêmicos do Grande Arroio); 1ª princesa Andressa dos Santos Cardoso (escola Unidos do PROMORAR); e 2ª princesa Natália Machado Oliveira (escola Samba no Pé). Soma-se as quatro eleitas o Rei Momo Tuíca.
O corpo de jurados avaliou as candidatas em dois momentos. Primeiro fizeram uma apresentação individual. Depois mostraram muito samba, simpatia e beleza na apresentação coletiva.
Nesta 25ª edição do Baile Municipal de Carnaval as baterias das escolas de samba que concorrem na Passarela do Samba deram uma pequena amostra do espetáculo que serão os desfiles em Arroio Grande.
A Corte Municipal de Jaguarão com a rainha Suleni, as princesas Suelem e Pâmela e o Rei Momo Magno, Marcaram presença. Também se apresentou a Corte Municipal da Melhor Idade com a rainha Ondina Maria e as princesas Santa Lemos e Santa Helena, esteve acompanhada das soberanas do Clube Caixeiral a rainha Letícia e a Duquesa Bruna.

A realização do baile foi da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Turismo em parceria da LIESAG e do Gabinete da Primeira Dama Municipal. A arrecadação da portaria foi destinada para as escolas de samba.