Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

1º SEMINÁRIO “AÇÃO E CIDADANIA PELAS ÁGUAS”












Evento reúne profissionais da área do Meio Ambiente para discussão sobre a preservação da água


        Fazendo parte das comemorações alusivas aos 141 anos de Arroio Grande, foi realizado o 1º Seminário “Ação e Cidadania pelas Águas”, que ocorreu na última sexta (21), nas dependências do Centro de Cultura Basílio Conceição, exatamente no Cine Marabá.
       O evento foi uma realização do GEAN (Grupo Ecológico Amantes da Natureza) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Departamento Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Arroio Grande, Secretaria Municipal de Cultura e CORSAN.
Com os objetivos de:
•Dinamizar o trabalho de biólogos, ecólogos e técnicos ambientais;
•Incentivar a participação da sociedade  neste ato de ação e cidadania pelas águas;
•Desenvolver atividades de preservação dos Recursos Hídricos do nosso município;
•Integrar a população nesta ação, num gesto público e coletivo, baseado nos princípios  da cidadania.
E a finalidade de promover a educação ambiental e a mobilização social em busca de revitalização do bem mais precioso e vulnerável do planeta -  Água. * Assuntos abordados e propostas discutidas
Foram abordados :
Na primeira palestra "Planos Municipais de Saneamento" com o Afrânio das Neves Costa Filho (FEPAM/Pelotas) a importância da elaboração do Plano Municipal de Saneamento, e sobre a Legislação vigente sobre o tema.
A segunda palestra "Áreas protegidas" com Luciano Soares (SEMA/Defap, Responsável pela Reserva Biológica do Mato Grande) explanou sobre a preservação das áreas de proteção permanente e nascentes, como a Mata ciliar do arroio Grande, abordou também sobre programas existentes em diversos Estados do Brasil - Bolsa verde, pagamentos sobre os usos ambientais e a conservação do ambiente natural.

Fizeram parte da mesa de autoridades: Rafael Christ - secretário municipal da agricultura; Hilário Sória - presidente do conselho municipal do meio ambiente; os palestrantes: Lea Costa - CORSAN Arroio Grande; Juliana Schlee - coordenadora do GEAN. Cidades participantes: Arroio Grande e Herval

BONS EXEMPLOS!

Empresas que incentivam o desenvolvimento da comunidade!

          A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Reciclar, juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e a equipe de coordenação da Coleta Seletiva Solidária prestam o devido reconhecimento as empresas: Por Menos, Total Casa e Conforto, JL Materiais de Construção e Açougue Modelo, por  colaborar com a limpeza da cidade e ajudar a preservar o meio ambiente através da entrega dos seus resíduos diretamente para a Cooperativa, assim gerando renda a um grupo de pessoas que até pouco tempo atrás eram invisíveis aos olhos da maioria da população e hoje estão inseridos na economia local e formam um grupo de agentes ambientais organizados.

           Portanto, cabe ressaltar que é muito fácil o restante do comércio fazer a sua parte, basta apenas separar os seus resíduos em orgânicos e recicláveis e entrar em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente pelo telefone: (53)3262 5050, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h ou pelo email cooperativareciclar@gmail.com, e solicitar que os resíduos sejam recolhidos diretamente no seu estabelecimento, evitando a colocação dos mesmos na rua fora do horário de coleta e ficando expostos aos cachorros e a outros catadores informais. Sendo assim, contribua para melhoria da limpeza da cidade e colabore com a Cooperativa Reciclar.

Sessão Solene




Prefeito diz que “políticos de bem” serão sempre bem vindos a Arroio Grande


A Câmara Municipal de Vereadores promoveu Sessão Solene, na quinta-feira, 27, comemorativa aos 141 anos de Arroio Grande. Com o plenário lotado, foram feitas várias homenagens com a entrega de Título de Cidadania e troféus de reconhecimento para lideranças por serviços prestados a construção da história do município.
            O prefeito Henrique, acompanhado da Senhorita Arroio Grande/2014, Skarlet Brum, participou da mesa oficial e teve oportunidade de se pronunciar durante o cerimonial. Também integrou a mesa, além das bancadas do PDT e do PP, o comandante da Brigada Militar Charles Luis Rosa da Silveira.
Receberam os títulos outorgados pelos respectivos vereadores autores das indicações Célida Burim da Silva, Wolnei Porcíncula Mendes, Volnei da Silva, Edson Faria Nunes, Maria Neiva dos Santos Oleiro, José Jesus da Rosa, Eva Petrona Araújo de Araújo, Silvério Fagundes Martins, Paulo Guilherme Almeida, Jaime dos Santos Gonçalves, Ângela Figueiró Stramar, Karla Dufau da Silva, Maria do Socorro Pereira da Silva, Odete Lima Novo, Fredolino Paulus, Vera Terezinha Rodrigues da Silva, e Ana Júlia de Britto Cunha.
As homenagens de reconhecimento começaram com o artista Juan Alberto Sanches, responsável pelas obras artesanais, as réplicas da locomotiva, símbolo da Terra de Mauá, que foram conferidas a Sergio Antonio Silveira Canhada, Olavo João Gasperin, Célio Lackman Caetano, Gisiane Vieira Añaña, José Darci Barros Gonçalves, Luciane Iriart Teixeira, Farydo Salomão Jr., Paulo Freitas, Ilá Rodrigues de Freitas, aos ex-prefeitos Flávio Pereira, Ermínio Braga Lucena, João Carlos Furtado e Jorge Luiz Cardozo, aos deputados Federal Giovani Cherini e Estadual Ciro Simoni.
Seguindo o protocolo após as distinções em meio aos hinos Brasileiro e Rio-grandense, o artista Saninho fez uma apresentação musical ao vivo, cantando o Hino do Arroio Grande.
Após a manifestação dos dois deputados que marcaram presença, o prefeito Henrique fez uso da palavra e teceu elogios ao Deputado Ciro Simoni que, na condição de Secretário Estadual da Saúde, também, destinou recursos para Arroio Grande, como fez para todas as regiões do estado. Mais uma vez, o Chefe do Executivo arroiograndense destacou a importância de valorizar as lideranças que lutam pelas causas coletivas, independente de cores partidárias.
-“O Gabinete do Prefeito está de portas abertas para os políticos de bem. Sou grato pelo apoio de deputados e de lideranças do PP, do PT, do PDT, do PSB, enfim, das mais diversas siglas, porque são parceiros da Administração Municipal. Agora, paraquedistas não terão vez”, completou o prefeito.

O cerimonial foi encerrado com coquetel para os homenageados.

quinta-feira, 27 de março de 2014

141 Anos de História

Parabéns Arroio Grande!

Uma tarde muito especial brindou os cidadãos e cidadãs de Arroio Grande na festa de aniversário do município, na segunda-feira (24).
Foram diversas atrações artísticas, culturais, artesanais e esportivas que envolveram centenas de pessoas na organização e participação do evento. A pernada esportiva foi muito concorrida e sempre cai nas graças do público. Teve tombos, empates e muitas gargalhadas.
Integrantes do grupo Toll alegraram a gurizada e tiraram milhares de fotos! Música gospel, samba, nativismo, música popular estiveram no palco abrilhantando a tarde. Rua do Artesanato e Artesanato Rural deram um colorido todo especial á praça Maneca Maciel.

As danças de Camerini e Kalila encantaram e encheram os olhos dos pais. Por fim, o bolo de comemoração aos 141 anos foi degustado com muito gosto pela comunidade presente! 
Participaram da cerimônia do corte do bolo o prefeito Luis Henrique Pereira, esposa Eliane e a senhorita Arroio Grande Skarllet Brum.

Confira as imagens do evento:
































PEGADA SOLIDÁRIA

Projeto aproxima cães de novos lares

No dia 24 de março, durante as comemorações de aniversário da cidade, o Departamento de Meio Ambiente juntamente com o CRAS, realizaram mais uma etapa do projeto “Pegada Solidária” - ação que visa a adoção de cães filhotes e adultos. Foram levados para a praça Maneca Maciel (onde acontecia o evento) vinte animais e o saldo foi mais que positivo: todos receberam um novo lar. O projeto não apenas tira os cães da marginalidade, como também oferece benefícios aos novos criadores:  durante o primeiro ano de adoção, a secretaria de agricultura oferece os serviços de consulta veterinária (com Rafael Tonieto), vermífugo, castração e vacinas. Em contrapartida, quem adota um desses animais assina um termo no qual se responsabiliza pela sua guarda. A “posse responsável” é um conjunto de atitudes que o proprietário deverá ter no decorrer de toda a vida do animal: cuidados com a alimentação, vermifugação, vacinação, proteção contra ectoparasitas (pulgas e carrapatos), higiene, lazer, assistência veterinária, dentre outras.

O projeto será levado para todos os eventos públicos que acontecerão e maiores informações podem ser adquiridas através do blog pegada-solidaria.webnode.com ou pelos telefones 3262 5050 (secretaria de agricultura) 3262 1616 (CRAS).

Missão Cumprida!

Cavalgada de Verão marca a tradição gaúcha na semana de aniversário do município
 
Depois de passar quatro dias entre estradas e acampamentos em fazendas, os bravos cavaleiros representantes da cultura tradicionalista da cidade, chegaram em Arroio Grande no final da tarde fria de sexta-feira, quando receberam as boas vindas do prefeito municipal e seus secretários e dos prefeitos da região, que estavam presentes na reunião da Azonasul.

O organizador da cavalgada Jadir Varzin, agradeceu a pareceria de todos, que enfrentaram chuva, frio e caminhos difíceis, e que marcaram com coragem a primeira de muitas que ainda virão. À noite, os cavaleiros foram recebidos com um grande jantar no CTG Tropeiros da Querência.














Arroio Grande pode ter prejuízo de mais de R$ 1 milhão
Verba para estradas no valor de R$1.275.000,00 enviadas ao município em 2010 estão sob investigação

Esteve em Arroio Grande entre os dias 18 e 21 de março o Engenheiro Civil Henrique Costa, realizando vistorias a serviço da Secretaria da Defesa Civil.
O objeto das investigações, são as obras constantes no projeto de recuperação de estradas vicinais e rurais, bem como a construção e reforma de pontes e bueiros, para as quais foi enviada ao município no ano de 2010 a verba no valor de R$1.275.000,00 (Um milhão, duzentos e setenta e cinco mil reais). O profissional buscou junto aos órgãos da prefeitura municipal documentos que comprovem onde foi gasto esse dinheiro, como o projeto, planilhas de orçamento, medições, memoriais descritivos e empenhos. Além disso, percorreu todos os pontos relacionados no projeto, verificando a efetiva (ou não) realização das melhorias.
Esse mesmo projeto já foi objeto de anotação pelo Tribunal de Contas do Estado, que julgou necessária a devolução da quantia de R$146.313,54 pelo ex-prefeito Jorge Cardozo, devido a irregularidades. Além disso, em 2012 a CGU - Controladoria Geral da União, desde 2012, também investiga a aplicação da referida verba.
A atual administração está preocupada e toma as medidas cabíveis para se resguardar porque, caso as obras sejam comprovadas irregulares bem como falha na aplicação dos recursos, o ex-gestor provavelmente será penalizado, mas o município também pode sofrer sansões e até a exigência da devolução integral da verba, o que seria de grande prejuízo para a cidade e sua comunidade.

A conclusão do trabalho do engenheiro resultará em relatório enviado ao Ministério das Cidades e Defesa Civil.