Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Problema Minimizado!

Limpeza nas galerias são concluídas

O secretário municipal de Obras, Igor Antunes, comemorou com sua equipe a conclusão das obras de limpezas de galerias em locais considerados críticos em períodos de fortes chuvas.
Por coincidência, o final do trabalho de desobstrução das galerias foi marcado por uma forte enxurrada no início da noite de terça-feira. As primeiras informações dão conta de que o problema dos alagamentos foram minimizados com a possibilidade de vazão natural das águas pelas galerias limpas, de onde foram retirados vários caminhões de areia e objetos.
Em recente entrevista à imprensa local, Igor Antunes, pediu paciência e compreensão para a população atingida pelos transtornos das obras. Disse o secretário: “É um trabalho que exige paciência e muito cuidado. Sabemos dos transtornos que esta obra vem causando para os moradores das ruas onde as galerias estão sendo limpas. Como diz o velho ditado: é um remédio amargo, mas tem como objetivo minimizar o velho problema dos alagamentos na cidade”.

A medida não irá resolver totalmente os problemas de alagamentos na cidade, disso a Administração Municipal está consciente, mas vale ressaltar a iniciativa de, pelo menos, evitar transtornos maiores.


VACINAÇÃO EM CADELAS E GATAS

Nesta quinta-feira a campanha será no bairro Silvina Gonçalves

A Prefeitura de Arroio Grande, juntamente com as secretarias municipais da Saúde e da Agricultura, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, está promovendo Campanha de vacinação anticoncepcional para cadelas e gatas com objetivo de controle populacional, principalmente de animais de rua. A campanha teve início no segundo semestre de 2013.

A cidade possui muitos animais na rua, por isso a necessidade de iniciar a conscientização dos proprietários desses animais sobre a guarda responsável, tal como manter o animal em casa, bem alimentado e recebendo cuidados médicos. A mobilização para aplicação de anticoncepcional em cães e gatos tem intuito, também, de reduzir o problema de saúde pública no Município, relacionada à zoonose, que passa dos animais aos humanos. Raiva, verminoses, sarnas, bicho geográfico, leptospirose e leishmaniose são as mais comuns.
Em entrevista às emissoras de rádios locais, tanto o secretário de Agricultura Guto Pereira, como o Veterinário Rafael Tonieto falaram a respeito do polêmico assunto na tentativa de sensibilizar aos proprietários para que participem da campanha vacinando seus animais e evitando que fujam para as ruas.

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, profissionais das secretarias de Saúde e de Agricultura, estarão efetuando a vacina em cadelas e gatas, no bairro Silvina Gonçalves, no pátio da escola.

Pedimos aos proprietários de animais que compreendam a importância desta campanha e participem! 
Na foto, os veterinários Dr Rafael Tonieto e Drª Silvane Brum, coordenadores do projeto.

VACINAÇÃO EM ANIMAIS

Campanha retoma ações nos bairros
Quinta-feira na Silvina Gonçalves

A Prefeitura de Arroio Grande, juntamente com as secretarias municipais da Saúde e da Agricultura, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, está promovendo a Campanha de vacinação anticoncepcional para cadelas e gatas com objetivo de controle populacional, principalmente de animais de rua, reduzindo o problema de saúde pública no Município, relacionada à zoonose.
Nesta quinta-feira, a partir das 9h, profissionais das secretarias de Saúde e de Agricultura, estarão efetuando a vacina em cadelas e gatas, no bairro Silvina Gonçalves, no pátio da escola.
Pedimos aos proprietários de animais que compreendam a importância desta campanha e participem!

domingo, 20 de julho de 2014

FIM DA POLÊMICA

Laudo comprova a qualidade da madeira para a Ponte Carlos Barbosa

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio Grande recebeu o laudo técnico a respeito da madeira adquirida para a reforma da ponte, conforme segue:

“IWR Comércio e Serviços Ltda – Canela/RS:
Para dar tranquilidade e segurança ao Sr. Prefeito Municipal, como também a toda a comunidade de Arroio Grande, estamos anexando uma DECLARAÇÃO, assinado pelo Diretor da Empresa Turella Indústria e Comércio de Madeiras Ltda – ME, ATESTANDO que a madeira fonecida é eucalipto vermelho e foiu aplicado tratamento realizado em autoclavado, com produtos impregnantes a base de CCA (Arseniato de cobre cromatado) K 33C, o mais usado no Brasil para tratamento de madeiras atendendo os padro~eos AWPA, AS e ABNT, através das NBRs 8456,7511,9480 e 7190”.


O documento é assinado por Luiz Antonio Rodrigues. E ainda consta o convite para o Prefeito Municipal e os Vereadores, assim como qualquer cidadão, visitar a indústria fornecedora para verificar o processo de corte e tratamento da madeira.

PONTE CARLOS BARBOSA

Começou a sonhada reforma
-Saiba o horário e o percurso de ônibus durante o período da obra

Mesmo depois das denúncias da bancada de Oposição na Câmara de Vereadores questionando a qualidade da madeira adquirida pela Prefeitura Municipal junto a empresa IWR Comércio e Serviços LTDA, vencedora da licitação/pregão, a secretaria municipal de Obras deu início na reforma da Ponte Carlos Barbosa.
Na segunda-feira, antes da reunião Ordinária, o presidente da Câmara, Itamar Botelho, juntamente com o vereador Leleco, ambos da Oposição, estiveram no Gabinete do prefeito Henrique tratando a respeito do assunto. Participaram também os vereadores da bancada do Governo na Câmara e secretários municipais.
Os vereadores foram informados das medidas que o Executivo está tomando para apurar os fatos. Neste primeiro momento o prefeito apresentou um laudo da empresa contratada onde comprova que o material é eucalipto vermelho, madeira seca e tratada em autoclave. Mesmo com a obra em andamento, um engenheiro florestal, nos próximos dias, fará avaliação técnica da madeira.
O prefeito falou ainda que, juntamente com o Secretário de Administração, Adilson Andrade, já manteve contato com a PRF para obter informações a respeito da não inviabilização dos maquinários que entram na ponte, já que com a interrupção os motoristas precisam utilizar à BR-116.
A reforma da Ponte Carlos Barbosa é um anseio da comunidade, que aguarda há muito tempo pela obra de reestruturação dessa importante via de acesso que liga os bairros Promorar, Novo Milênio e as demais localidades da margem direita do arroio.
Com a apresentação inicial do laudo da empresa responsável pelo fornecimento da madeira contratada na licitação, o prefeito Henrique decidiu dar início às obras de reforma, mesmo que, ainda, sejam apuradas as denúncias levantadas por vereadores da Oposição quanto a qualidade do produto para a reforma.
Na manhã de segunda-feira, acompanhado dos secretários Igor Antunes (Obras), Adilson Andrade (Administração) e Cesar Moura (Planejamento) foram tomadas as medidas de interrupção do trânsito na ponte.
Uma equipe de funcionários da própria prefeitura estão trabalhando em dois turnos. A previsão para conclusão total da obra de reforma da Ponte Carlos Barbosa é de 60 dias e o valor da madeira adquirida é de R$ 162.883,00.
TRANSPORTE COLETIVO – Em recente reunião com os moradores da margem direita do arroio foram definidos os critérios para deslocamento de pessoal para a sede do município e vice versa, durante o período da obra. Confira o horário e o percurso do ônibus:
Pela Manhã:
7 horas: saída da Comunidade Católica até o centro de Cultura Basílio Conceição, com paradas no Obelisco, Brigada Militar e Clube Caixeiral. O retorno para o bairro PROMORAR, a partir das 7 horas e 30 minutos, saindo do Centro de Cultura e cumprindo o mesmo trajeto;
8 horas e 30 minutos: saída da Comunidade Católica até o centro de Cultura Basílio Conceição, cumprindo o trajeto citado anteriormente com as respectivas paradas. O retorno para o bairro PROMORAR às 11 horas e 50 minutos.
Horário à tarde:
12 horas e 30 minutos: saída da Comunidade Católica até o centro de Cultura Basílio Conceição, com paradas no Obelisco, Brigada Militar e Clube Caixeiral. O retorno para o bairro PROMORAR, a partir das 17 horas, saindo do Centro de Cultura e cumprindo o mesmo trajeto.
17 horas e 30 minutos: saída da Comunidade Católica até o Centro de Cultura, respeitando o mesmo trajeto e as respectivas paradas.
OBS:. O transporte noturno continuará inalterado em relação aos horários. Cumprindo o novo trajeto estabelecido durante o período da obra de reforma da Ponte Carlos Barbosa.
A trafegabilidade para ciclistas e pedestres continua normal durante o período da obra.



 
 


 
 


quinta-feira, 17 de julho de 2014

CULTURA


FUTSAL

Município sediará fase regional e inter regional, nesta sexta-feira

Mais uma vez a cidade de Arroio Grande será sede dos JERGS 2014. No ano passado o município sediou a fase regional do Handebol, este ano faremos a Fase Regional e Inter Regional da modalidade FUTSAL.
Estaremos recebendo 16 equipes masculinas e 11 equipes femininas na categoria infantil no dia 18 de julho a partir das 8 horas. As partidas serão realizadas simultaneamente na AABB, GITA e MAX CENTER. A organização ficou a cargo da professora Giselle Esteves Agrello, Coordenadora Municipal da Educação Física.

Posteriormente divulgaremos as datas das Fases Regional e Inter Regional do mirim e juvenil (feminino e masculino) e da Fase Inter Regional da categoria infantil.  A categoria infantil esta sendo realizada separadamente, pois os vencedores participarão dos Jogos Brasileiros da Juventude.

SANTA ISABEL

Pescadores assinam contrato com Feaper

A Cooperativa de Pescadores de Santa Isabel (Copesi) realizou na sexta-feira (11/07), em Santa Isabel, uma reunião para assinaturas de contratos de financiamentos com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e reuniu a comunidade de pescadores, a Colônia Z 24, a Emater/RS-Ascar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Prefeitura de Arroio Grande, autoridades locais e instituições parceiras.
Os contratos assinados têm origem no Projeto do Programa de Agroindústrias - Sabor Gaúcho, sendo R$ 92,1 mil para equipamentos e instrumentos para finalização da agroindústria e R$ 45 mil para aquisição de um veículo utilitário para transporte refrigerado de pescado. Os recursos aos pescadores e comunidade de Santa Isabel foram destinados via programas da SDR, através de projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar.
O presidente da Coopesi, pescador Fábio Barbosa Machado, cumprimentou a comunidade por mais uma conquista. “Nós conseguimos um novo caminho e através dele, integrando forças, estamos mudando a realidade. Esses recursos chegam em boa hora, mas a luta da comunidade continua e agora precisamos da liberação do Cispoa” declarou Fábio.- (A Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal - Cispoa é o órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul responsável pela inspeção de produtos de origem animal que são comercializados dentro do estado). Fábio ratificou a participação da Prefeitura Municipal que não mede esforços para atender as demandas dos pescadores e do próprio Distrito.
. A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow salientou que a existência da cooperativa já é em si motivo de comemoração. Graças à estratégia da comunidade em agregar valor ao pescado é possível observar um crescimento em todos os setores.
Durante o ato de assinaturas, a representante da SDR, Joice Timm, destacou que os investimentos na cooperativa, superiores a R$ 160 mil, servirão para um avanço maior da Coopesi, uma das referências no Estado e que está entre as mais de duas mil agroindústrias cadastradas com o selo Sabor Gaúcho.
O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva, também elogiou o trabalho realizado na comunidade de Santa Isabel, que possui 90% da renda na atividade pesqueira. Para Henrique, o fortalecimento das parcerias entre o Poder Público Municipal com os demais segmentos é fundamental para o alcance dos objetivos. “A contribuição do setor pesqueiro para o desenvolvimento do município é indiscutível. Mas é preciso continuar buscando mais investimentos e a COOPESI, mostrando sua força e organização, permite que possam ser utilizados os instrumentos legais para acessar os recursos públicos”, disse o prefeito.
Também falou a respeito da situação da Balsa e o quanto o funcionamento permanente da travessia vai contribuir para o desenvolvimento de Santa Isabel e região. Entretanto, não escondeu a preocupação com relação às condições de trafegabilidade da ERS 473 – de responsabilidade do DAER – cuja empresa vencedora da licitação para recuperação do trecho entre a BR 116 e a sede do Distrito de Santa Isabel, a ENCOPAV tem o apoio da Prefeitura de Arroio Grande para aquisição de material a ser utilizado na estrada. “Juntamente com o Prefeito de Rio Grande estivemos reunidos com o DAER e a Secretaria de Infraestrutura onde tratamos exclusivamente deste assunto. Não adianta termos a balsa funcionando, e ela é fundamental, sem que a estrada de acesso não dê condições para trafegar. A recuperação da referida ERS é prioridade neste momento”, explicou Henrique.
Depois da reunião e do ato de assinatura dos contratos, as autoridades visitaram as dependências da COOPESI. Desde o ano de 2009, a cooperativa tem aumentado a comercialização de seus produtos, com a participação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, na Feira da Semana Santa de Arroio Grande, Feira da Agricultura Familiar no quiosque da praça da cidade, Expointer e participação com os pratos Delícias da Lagoa Mirim, composto por Moqueca, strogonoff de bochecha de traíra, posta frita, saladas de alface e tomate, arroz e batata-palha.




CAMPEONATO MUNICIPAL

Os Pereiras conquistam o título
O Futebol Amador em Arroio Grande – ou futebol varzeano, como queiram – recomeçou suas atividades no dia 27 de abril, com o Primeiro Campeonato Municipal de Futebol de Campo no Complexo Esportivo Recreativo Ary Coelho Rodrigues. O antigo campo do Palmeiras, agora, remodelado e transformado num complexo esportivo que irá contemplar, além do futebol de campo, uma quadra de sete com grama e uma pista de atletismo, abrigou as rodadas da primeira fase da competição, mas teve suas atividades interrompidas em virtude das obras de construção da pista atlética, fazendo que a prefeitura municipal, através do Departamento Municipal de Esportes, firmasse parceria com o G E Internacional para o empréstimo do campo até o final do campeonato.
A competição que contou com 8 equipes, teve sua conclusão no último domingo, 13, com o confronto entre Transpertur X Os Pereiras. Mesmo com o tempo ameaçando chuva, muitos expectadores ficaram em volta do campo em seus carros, sem falar nas duas charangas que animaram os 90 minutos do jogo.
Erris, Daniel e Eliévan
A prefeitura municipal agradece as equipes participantes, seus atletas, diretores e torcedores, sem os quais não seria possível a realização do municipal 2014. Fica registrado, também, os agradecimentos à diretoria do G E Internacional pela parceria que permitiu continuar a competição paralelamente as obras no Complexo Municipal. Aos meninos Daniel e Eliévan que voluntariamente trabalharam durante os jogos no Internacional.
Transpertur, vice-campeão
No final do cerimonial de premiação, vários dirigentes e atletas procuraram o Diretor de Esportes, Erris Medeiros, cumprimentando-o pela iniciativa de organizar a competição que marca o reinício do futebol de campo em Arroio Grande.
Representando o prefeito municipal, compareceu o vice-prefeito Ivan Guevara, acompanhado dos secretários Guto Pereira (Agricultura), João Fernando Canecão (Fazenda) e do Chefe de Gabinete Claudio D’Ávila Gadanha.
Com gol de Thayan, a equipe Os Pereiras venceram a Transpertur num jogo muito equilibrado e de alto nível técnico. Confira como ficou a premiação final:
Individual:
Revelação
Goleiro
Goleador
Atleta Revelação: Richer (Transpertur); Goleiro Menos Vazado: Vinícius “Pilha” – apenas um gol sofrido); Goleador: Odair (Transpertur – com 8 gols marcados).




Equipes:
4º lugar: DNA; 3º lugar: Santa Isabel ‘A’; 2º lugar: Tanspertur e 1º lugar: Os Pereiras.



4º lugar
3º lugar
Vice-Campeão
Arbitragem