Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeito Henrique recebe confirmação de envio de viatura para Brigada Militar de AG
                                                                                              (Foto AZONASUL/Fonte Diário Popular)

Aconteceu nesta quinta-feira, 19, na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) reunião dos prefeitos com objetivo de definir os principais assuntos a serem tratados pelos chefes dos executivos municipais da região com o governador José Ivo Sartori (PMDB). O encontro com o governador ainda não tem data definida. A expectativa é de que ocorra na próxima semana. A intenção dos prefeitos é ganhar a adesão dos deputados estaduais da região para ampliar forças nas negociações. Entre as prioridades estão saúde e segurança pública. Os prefeitos vão cobrar repasses atrasados que já ultrapassam os R$ 200 milhões na área da saúde e a redução do déficit no efetivo da Brigada Militar (BM), escancarado com o enxugamento das horas extras.
            Participou da reunião o comandante do CRPO-Sul, coronel Elizeu Vedana. Na oportunidade ele anunciou o envio de 17 viaturas para a Brigada Militar na metade sul do estado, inclusive para Arroio Grande. Aliás, a notícia era aguardada com expectativa pelo prefeito Henrique já que recentemente esteve protocolando na Secretaria Estadual da Segurança Pública o pedido para que o município tivesse seu pleito atendido o mais rápido possível, devido a carência de viaturas para os serviços da BM local. A solicitação de viatura para a Brigada Militar havia sido aprovada no programa de Participação Popular Cidadã 2013.
            Sabatinado pelos prefeitos, o Coronel Vedana admitiu: "O que nos angustia é o efetivo, que tem uma defasagem histórica. A Brigada não parou, mas estamos fazendo das tripas coração para manter o serviço". Sem horas extras e diárias para lançar mão, difícil desencadear operações especiais, como as desenvolvidas, por exemplo, para combater o abigeato em cidades como Herval. Algumas vezes durante o debate desta quinta-feira, a palavra caos foi colocada na mesa.
Sonho antigo
O desejo de criar o Batalhão de Operações Especiais (BOE) voltou a ser defendido pelo coronel, que em 2012 elaborou inclusive Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a importância de a região concentrar uma unidade, assim como já acontece em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo. A estimativa é de que com 200 militares, o BOE poderia ser instituído. "Sabemos que esta não é uma pauta para agora. É pro futuro, mas fica para reflexão".

Secretário de Segurança entrega viaturas nesta sexta-feira em Pelotas
A sexta-feira deveria ser apenas de comemoração pela entrega das 17 viaturas que já poderiam estar rodando. Mas, não deve ser. A expectativa é de que as lideranças da Zona Sul aproveitem a presença do secretário estadual de Segurança, Wantuir Jacini, em Pelotas, no final da tarde, para apresentar parte das preocupações. Não é para menos. Dos 2.282 policiais que, pela previsão legal, deveriam atuar nas 27 cidades da área de cobertura do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Sul (CRPO-Sul), apenas 1.354 estão nas ruas. O vazio alcança os 40%.
Para onde vão as 17 viaturas
-Pelotas:6
-Santa Vitória do Palmar: 2
- Capão do Leão: 1
- Pinheiro Machado: 1
- Piratini: 1
- Chuí: 1
- Rio Grande: 1
- São José do Norte: 1
- São Lourenço do Sul: 1
- Arroio Grande: 1
- Jaguarão: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário