Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

SAÚDE

Agentes fazem curso de capacitação

A secretaria municipal de Saúde promoveu durante a última semana o curso de capacitação para os 17 Agentes Comunitários da Equipe da Saúde da Família que contempla, ainda, Técnico em Enfermagem, Enfermeiros e Médicos.
Na abertura do curso, na segunda-feira, 13/4, o Prefeito Henrique, juntamente com o secretário Inácio Lima e a Coordenadora Regional da Atenção Básica, Hilda Heinem, recepcionaram os agentes nas dependências do Cine Marabá, no Centro de Cultura Basílio Conceição.
Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Médicos Uruguaios em Arroio Grande, através do Programa Mais Médicos, e que a capacitação e integração dos agentes comunitários fará com que os serviços tornem-se, ainda, mais abrangentes. Henrique pediu sensibilidade aos agentes lembrando que ‘esta bandeira é do município e não tem cores partidárias, já que a escolha se deu por processo seletivo e que cada um dos agentes ocupa a vaga por merecimento’. 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

REDE MULTIPLICADORA – ESPORTE EDUCACIONAL

           Arroio Grande recebeu uma visita de trabalho da Coordenadora da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, Leontine dos Santos, a passagem da professora pela cidade simpatia teve inúmeros momentos, entre os quais, palestra para diretores das escolas contempladas com o projeto e para membros da administração municipal, exposição de resultados objetivos da Rede Multiplicadora, apresentação de novas oportunidades de beneficiamento escolar através de projetos sócio-esportivos-educacionais. 
         O projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional é uma parceria da Petrobras e o Instituto Esporte e Educação, que procura disseminar o esporte educacional, através da transferência de tecnologia e da parceria com outras instituições, entre elas a rede escolar municipal. 
          A Rede Multiplicadora já é realidade em Arroio Grande, e através da Coordenação Municipal da Professora Gisele Agrello, a situação do esporte educacional nas escolas municipais apresenta um quadro bem mais otimista no que tange aos trabalhos e resultados escolares, além do crescimento do aluno enquanto cidadão.

PIM RECEBE VISITA DE TRABALHO

         O Programa da Infância Menor – PIM – de Arroio Grande, recebeu recentemente uma visita de um grupo de representantes regionais e estaduais dos órgãos de saúde do Rio Grande do Sul, entre elas, Katia Rocha, da 3ª Coordenadoria de Saúde, Letícia Boeira, do Grupo Técnico Estadual e Lúcia Valente, da 5ª CRE, elas foram recepcionadas pelas monitoras do PIM Arroio Grande, Ana Paula Ribeiro e Carmen Firmino, além da Psicóloga Tarissa Brasil. 
          Após esse contato inicial, o grupo de visitantes foi levado pelo Secretário de Saúde, Dr. Inácio Lima, ao gabinete do Prefeito Municipal Henrique Pereira. 
          A reunião teve como pauta principal, a apresentação de ações do PIM Arroio Grande, assim como o acompanhamento das mesmas por parte das representantes dos órgãos regionais e estaduais.
          Foi salientada ainda a satisfação em relação a forma de trabalho da monitoras locais e a aprovação dos métodos adotados na cidade simpatia, além da apresentação da forma de trabalho e conduta das questões de saúde psicosocial dos órgãos competentes, em nível regional e estadual.

ARROIO GRANDE É EXEMPLO NA QUESTÃO DA RECICLAGEM DO LIXO

         
          No dia 16 de abril esteve presente em Arroio Grande uma comitiva de São Sepé, município da região central do estado.
Comandando esse grupo, estava o Prefeito Municipal, Leocarlos Giradello, acompanhado do Secretário de Agricultura, Edson Bagolin e alguns funcionários do quadro profissional daquele município. O Prefeito Henrique Pereira, estava cumprindo agenda em Porto Alegre e por este motivo não pode receber o líder do executivo de São Sepé, que então, foi recebido pelos Secretários Guto Pereira e Rafael Furtado, Agricultura e Governo, respectivamente, além do Procurador Jurídico do Município, Alessandrini Ardizoni.
          A pauta da reunião, foi o modelo arroio-grandense de coletar o lixo, através da Cooperativa Reciclar, que tem servido de exemplo para inúmeros municípios, pela qualidade do serviço e pelo pioneirismo da cidade simpatia em adotar esse sistema de recolhimento e reciclagem do lixo, de acordo com as normas e leis ambientais vigentes.
          Durante o encontro entre as administrações, várias questões foram abordadas, como o modelo e as questões funcionais da cooperativa, além da maneira de atuação, tanto na prática da labuta, como na parte estrutural e organizacional.
          Esse primeiro contato, serviu como um intercâmbio de ideias para implementação de um projeto de coleta de lixo em São Sepé, nos mesmos moldes do já executado por aqui, como também para aproximar gestões de municípios distantes fisicamente, mas que se equivalem em questões que envolvem a municipalidade.
Pra encerrar a visita do Prefeito de São Sepé, foi realizada “in loco” uma análise dos trabalhos da Cooperativa Reciclar e do apoio e infraestrutura concedidos aos cooperados por parte da Prefeitura Municipal de Arroio Grande.