Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

FESTA JUNINA

Arraiá do CRAS

A equipe do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, realizou no dia 23 de junho uma grande festa junina em suas dependências.
Com objetivo de integrar profissionais, participantes das Oficinas e dos Grupos de Convivência, foram realizadas muitas brincadeiras como, “Pescaria”, “Dança da cadeira”, “Corrida do saco”, “Cama elástica”, música e muita comida típica.

Esteveram prestigiando o evento a Primeira Dama Eliane Antunes e o Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Roberto Veríssimo de Britto Cunha. A alegria tomou conta da festança e todos se divertiram muito!





EVENTO

AG presente na Conferência Regional


A Prefeitura de Arroio Grande, representada pela Nutricionista da SME Ana Lisbela Mendes, juntamente com representante da Emater A.G., extensionista Fábio Machado Ribeiro e da Agricultura Familiar  Sra. Ida Guadalupe, se fez presente na 3ª  Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional - Região Centro Sul I, dia 19 de junho 2015 no salão de eventos da CRESOL, em Boa Vista - 6º distrito de São Lourenço do Sul - RS.
A Conferência tem o objetivo de sensibilizar sobre o verdadeiro conceito de comida de verdade, um direito humano básico, que se concretiza na comida que comemos, no campo e na cidade, nas formas como comemos e no valor simbólico dos alimentos. As propostas resultantes desta conferência irão para VI CESANS -RS/2015 que realizar-se-á de 19 a 21 de agosto/2015, em Porto Alegre.

TEATRO

Convite: A secretaria municipal de Cultura  convida a comunidade para prestigiar  a Peça Teatral João Jiló em Sessões Especiais hoje,  dia 26 de junho, às 10 horas e às 15 horas no centro de Cultura Basílio Conceição. ENTRADA FRANCA.

 Com uma forma divertida de desenvolver a conscientização ambiental, o espetáculo aborda a temática utilizando uma linguagem diversificada: atores, bonecos de luva e vara e música ao vivo. 
João Jiló é uma personagem que tem uma relação "politicamente incorreta" com a natureza. Certo dia resolve sair para caçar passarinhos, nesta busca incessante percorre um caminho de diversos obstáculos até que encontra um passarinho encantado que vai ensinar-lhe uma lição. Através de gargalhadas e interatividade os personagens comunicam-se com a plateia. 
Durante o espetáculo as crianças são incentivadas a expressar suas opiniões. No final da trama, o momento de reflexão: "todos são convidados a construir um mundo sustentável". 
A peça tem duração de 40 minutos e terá uma segunda edição nesta sexta-feira, a partir das 15h.
A primeira apresentação aconteceu ontem, quinta-feira, com a presença de um grande público. Vale a pena conferir!



quinta-feira, 25 de junho de 2015

CIDADE

Prefeitura troca sistema de iluminação da Avenida Visconde de Mauá

Mudança proporciona melhor luminosidade e estética

Acessibilidade e segurança são dois fatores que tornam a iluminação pública tão importante em nossa rotina. Primeiro, para enxergarmos pavimentos e movimentação, o que parece quase impossível sem ela à noite; segundo, precisamos dela para nos sentir seguros. E a comunidade arroiograndense está comemorando o investimento com recursos próprios da Prefeitura Municipal no novo sistema de iluminação da Avenida Visconde de Mauá.
O novo sistema consiste na substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas de vapor metálico, passando o sistema de reatores subterrâneos para aéreo com tratamento galvanizado a fogo, garantindo maior resistência às intempéries. Além da sensível melhoria de luminosidade, o novo sistema contribui para a questão estética do principal acesso ao centro da cidade. As novas luminárias são de 250 w e de 400 w.

As lâmpadas de sódio possuem uma cor amarela forte e não fidelizam bem as cores originais dos objetos, pois seu índice de reprodução de cor é de aproximadamente 20, quando o aceitável é acima de 60. As lâmpadas metálicas produzem luz branca, possuem alto índice de reprodução de cor (maior que 65) e maior tempo de vida, além de serem mais em conta que os LEDs, por exemplo. Por tudo isso ela continua sendo uma excelente opção quando se fala de iluminação pública.







PRAÇA ZÉCA MACIEL

Quiosque será reformado
-Estrutura receberá concreto na base




Em contato com o secretário municipal de Obras, Luis Carlos Brum, recebemos a informação que a Prefeitura aguarda tão somente a liberação da CEEE para dar início na reforma da estrutura da cobertura do Quiosque das Feiras Livres na Praça Zéca Maciel – Pracinha dos Camelôs.

Além de soldas serão colocadas colunas de concreto na base dos pilares da estrutura. 
A expectativa é que o trabalho comece ainda na próxima semana.

SAÚDE

Agentes comunitários recebem material
-Trabalho é reconhecido pela comunidade
  
Os 17 agentes comunitários de saúde passarão a percorrer a zona rural e urbana do município com novos uniformes e materiais de trabalho. Além da bolsa, projetada de acordo com as necessidades das profissionais, o kit conta com jaleco, boné, prancheta, pasta e canetas. A entrega dos kits foi realizada nos bairros PROMORAR e Branco/Coca.
No dia 13 de Junho, na Unidade Básica De Saúde no Bairro Promorar foi entregue o material para os Agentes Comunitários de Saúde para realizar o trabalho na zona leste e sul do município. Participaram do ato o Prefeito Henrique, a Primeira Dama Eliane Antunes, o Secretario de Saúde Inácio Lima e o Secretario de Administração Adilson Andrade e a Doutora Sandra Milena.
Os Agentes Comunitários de Saúde responsáveis pela Zona Norte da Cidade, correspondendo aos bairros Branco Araujo/Coca, Vidal, Lauro Ribeiro e Getúlio Vargas, receberam o material no dia 22 de junho na presença do Vice Prefeito Ivan Guevara, do Secretario Municipal de Saúde Inácio Lima, da Coordenadora Geral Adriana Silva, da Enfermeira Padrão Paula Link e a Técnica de Enfermagem Neli Berneira.
Em Arroio Grande os Agentes comunitários de saúde, através do Programa ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, implantado em abril de 2015, atuam contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde, sendo 05 agentes na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Leste, 07 Agentes na UBS Zona Norte e 05 agentes na Zona Leste. As UBS, localizam-se nos seguintes bairros deste município:
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ZONA LESTE - Endereço: Rua Helminto Nunes Ferreira, na comunidade São José; Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira , das 8h às12h; das 13 às 17h. Os serviços oferecidos são:
Atendimento médico e de Enfermagem, Visitas Domiciliares, Exame de coleta de pré- câncer, Administração de medicamentos, Verificação de Pressão Arterial, Trocas de receitas e consultas médica de rotina, (as fichas são agendadas na segunda-feira), Nutricionista, Pesagem para o Programa Bolsa Família.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ZONA NORTE - Endereço: Rua Andrades Neves, 515, Associação de bairro Branco Araújo Coca. Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira , 8h ás 12h; 13h às 17h.Os serviços oferecidos são:
Atendimento médico e de Enfermagem, Visitas Domiciliares, Exame de coleta de pré- câncer, Administração de medicamentos, Verificação de Pressão Arterial, Trocas de receitas e consultas médica de rotina. . Nutricionista, Pesagem para o Programa Bolsa Família.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ZONA SUL - Endereço: Rua Felisbino da Silva Soares, 325. Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às12h; 13h às 17h. Os serviços oferecidos são:
Atendimento médico e de Enfermagem, Visitas Domiciliares, Exame de coleta de pré- câncer, Administração de medicamentos, Verificação de Pressão Arterial, Trocas de receitas e consultas médica de rotina. . Nutricionista, Pesagem para o Programa Bolsa Família, Grupo de Hipertenso, Grupo de Diabetes Mellitus.
POSTO DE SAÚDE SILVINA GONÇALVES: Atendimento Médico e de Enfermagem.
POSTO DE SAÚDE SÃO GABRIEL: Atendimento Médico e de Enfermagem e Nutricionista. Pesagem do Programa Bolsa Família. Na zona rural o trabalho é realizado cumprindo o roteiro da Unidade Móvel de Saúde.

A repercussão do trabalho realizado pelos Agentes de Saúde começa surtir efeito positivo. Se no começo algumas pessoas ficavam receosas em receber os profissionais, esta realidade está mudando à medida que o projeto começa a se tornar conhecido pela população.

DOAÇÃO DE MATERIAL

Alunos do município são beneficiados pela doação de cadernos e folhas de papel

A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu da empresa CMPC Celulose Riograndense Ltda. uma grande doação de cadernos e folhas de papel A-4, material distribuído às escolas Municipais, Estaduais e APAE.
 A CMPC é uma empresa gaúcha, presente no mercado internacional de celulose de fibra curta de eucalipto. Dispõem de uma unidade de fabricação de papeis com capacidade de gerar 60 mil toneladas por ano, que atende um mercado diversificado nos segmentos de impressão e escrita, conforme consta em seu site.
Esse projeto social é destinado a toda a rede pública do ensino fundamental de 42 municípios onde a Celulose Riograndense mantém seus plantios de eucalipto para abastecer sua unidade industrial em Guaíba. O total de material escolar distribuído pela iniciativa é de 200 mil cadernos.
 O direcionamento de recursos para projetos sociais faz parte de uma contrapartida que a Celulose Riograndense deve oferecer às comunidades, pelo impacto ambiental causado pelas suas atividades. Priorizam-se projetos nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Geração de Renda. No mês de outubro de cada ano é fechado o planejamento para os projetos que serão contemplados no ano seguinte.


ENTREVISTA

Encontro da Reciclar é avaliado positivamente

O Gestor de Cooperativa, Rosinei Barros, concedeu entrevista à Rádio Difusora nesta semana, fazendo uma avaliação do 1º Encontro do Reciclar, ocorrido na Semana Municipal do Meio Ambiente de Arroio Grande. Na sua avaliação, o encontro foi muito bem sucedido, contando com número superior a 130 pessoas participantes, onde foi proporcionado debates e conversas com a população a respeito do trabalho da Cooperativa a fim de garantir melhorias nos serviços que são oferecidos à comunidade.
Rosinei lembrou que o trabalho da Cooperativa divide-se em três setores: os coletores dos caminhões, os recicladores e os vigias e desmanche, tudo para que o lixo recolhido na cidade tenha um destino correto.
Explicou ainda sobre as chamadas "puxadas" que são feitas diariamente pelas ruas da cidade. Estas são aqueles amontoados de lixo que são feitos nas esquinas. Trata-se da separação dos lixos orgânico e reciclado que são feitos pela equipe de coleta que passa antes dos caminhões. Rosinei diz que esta ação é comum e normal em qualquer cidade que tenha este tipo de serviço e que o mesmo é necessário para que seja feita uma separação dos resíduos para que sejam recolhidos pelos caminhões.

Pediu a compreensão da população, mas é uma "maneira de garantir uma qualidade e melhor aproveitamento dos materiais recicláveis que são recolhidos diariamente em nossa cidade".

I ENCONTRO RECICLAR

Uma parceria da Cooperativa Reciclar e Comunidade


Perto de completar dois anos de atividades, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arroio Grande - RECICLAR, organizou o I Encontro Reciclar. A intenção da atividade foi manter interatividade com a comunidade em prol da melhoria da coleta seletiva solidária.
 NA oportunidade foi apresentado ao público, um vídeo institucional contendo a história da formação da Cooperativa, as conquistas, os prêmios, a forma de trabalho e as principais atividades. Fizeram uso da palavra o presidente Fernando, que agradeceu a presença da comunidade, o vice-presidente que apresentou um levantamento das principais queixas da população com relação à coleta. O prefeito Municipal Luis Henrique Pereira da Silva demonstrou orgulho por ter incentivado o processo de criação da Cooperativa e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelos trabalhadores.
Rosinei Lima, gestor da Reciclar, expôs dados importantes sobre a coleta, revelou que no ano de 2014 foram reciclados 25% do lixo produzido em Arroio Grande, número bem acima da média nacional. Mas, por outro lado, alertou que em 2015 esse índice deverá cair, principalmente porque a população está separando menos o lixo, impedindo o seu reaproveitamento por parte dos trabalhadores da cooperativa.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

CULTURA

              Academia Camerini além das premiações convencionais onde classificou duas coreografias em primeiro e todas as outras em segundo teve destaque como melhor composição coreográfica e destaque melhor grupo de Danças Urbanas e foi eleito o melhor grupo de Estilo Livre de todo o festival ganhando uma premiação em dinheiro.
A Escola Kalila Templo de Dança participou neste sábado do 13° Dança Bagé pelo 9° ano consecutivo, um dos maiores eventos de dança do estado, este ano levou 18 coreografias entre elas:  Dança do ventre, Dança de salão, Dança livre, Dança Cigana e Hip Hop, sendo todas premiadas. Trouxe 2 troféus de 1°lugar no solo de dança Cigana com a bailarina Claudia Gonçalves e 1° lugar com seu grupo de Hip Hop os Kalidances, 13 medalhas de prata e 3 de bronze. A kalila todo ano participa de vários eventos de dança, em várias cidades e estados, levando  a arte da dança em muitos  festivais,sempre trazendo premiações para o município, mostrando o nosso potencial.  Além das apresentações em Bagé o grupo kalila divulgou o 2° Dança Arroio Grande, que se realizará nos dias 14 e 15 de Agosto, a professora Cátia Kalila parabeniza seus alunos e agradece aos pais e a comunidade pelo apoio de sempre ao grupo.
Secretário de Cultura Sidney Bretanha esteve em Bagé a convite da coordenadora do Dança Bagé, Ana Carla Flores, prestigiando uma das noites do evento e levando material de divulgação do 2º Dança Arroio Grande, para distribuição entre o grande número de Academias, Escolas de Danças e bailarinos que se encontravam em Bagé.Também foi recebido pelo secretário de cultura daquela cidade, Silvio Nunes Machado e divulgou o material do Dança Arroio Grande junto ao ator da Globo Miguel Roncato - que fez show de dança no palco de Bagé.







ENTREVISTA

Secretário Roberto Veríssimo fala do trabalho desenvolvido no município  


O secretário municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social de Arroio Grande, Roberto Veríssimo de Britto Cunha, avaliou como positiva a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social realizada recentemente no município. Ele afirmou que foram muito importantes os debates e a participação das pessoas e entidades, que tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências nas áreas atendidas pela assistência social. Na oportunidade, também foram apresentadas e votadas proposições e moções que serão levadas na próxima etapa, que é a Conferência Estadual que deve acontecer no próximo semestre, pelos delegados que foram escolhidos na última sexta-feira (12), para representar o município.
Falando sobre os trabalhos da sua secretaria, informou que na semana passada, foi confirmado que Arroio Grande foi beneficiado entre os 24 municípios gaúchos, que terão a instalação de uma unidade do CREAS, através do Governo Federal. Destacou que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como, violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
Outra novidade, é a implantação do "Cartão Cidadão", que após um cadastramento, cada beneficiado recebe um cartão magnético, pessoal e intransferível, que propicia o acesso à diversos serviços dos benefícios sociais e transferência de renda do governo. O valor será de R$ 50 reais por beneficiado e será pago através da Caixa Econômica Federal e Banrisul. Convênio com a Caixa Econômica Federal e Banrisul neste sentido, já foi aprovado pela Câmara de Vereadores e a assinatura deve acontecer nos próximos dias.

A entrevista foi concedida a Rádio Difusora.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O CALÇADÃO DO POVO!

 Nas próximas semanas a prefeitura entrega mais uma obra à comunidade

 Entre as várias obras de melhorias na infraestrutura urbana em execução pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, a mais recente novidade é o calçadão na Rua Osmar Machado, margeando as quadras recentemente asfaltadas.
A obra se tornou realidade porque o Governo Municipal readequou os projetos de asfaltamento, cumprindo todas as pendências com a DOBIL, e exigiu da referida empresa, também, a conclusão de todas as etapas de obras contratadas com o município.

Após o asfaltamento, a Rua Osmar Machado se tornou um dos acessos ao Acampamento Farroupilha de maior utilização pela comunidade. Se a trafegabilidade é intensa, principalmente, nos períodos de realização de eventos no local, o calçadão permitirá ao pedestre segurança e melhor acessibilidade. 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

PROJETO EDUCAÇÃO 2015

Empresa doa materiais para a SME

A Secretaria Municipal de Educação – SME – recebeu do Projeto Educação 2015, da empresa CMPC Celulose Riograndense LTDA, folhas de oficio e cadernos escolares. 
      A SME convidou as direções das escolas Municipais, Estaduais e APAE para comparecerem nesta sexta-feira, 19, no Centro de Cultura Basílio Conceição, às 9h30min quando acontecerá a entrega do material. O Prefeito Henrique participará do ato.

CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO

Prefeitura inaugura novas salas em Escola de Educação Infantil
-Creche Edgar D. Lisboa recebe berçário e Lactário  



Mais uma importante obra ligada a educação municipal de Arroio Grande foi entregue à comunidade pela prefeitura municipal. A Escola Educação Infantil Edgar Dutra Lisboa, Creche do Bairro Promorar, dentro das comemorações dos 21 anos de fundação, a escola recebeu na manhã de quinta-feira, 11, autoridades municipais, diretores, pais, professores e a imprensa para um café festivo. Na oportunidade, foram inauguradas novas dependências, suprindo uma antiga demanda da comunidade local.
O Prefeito Henrique, juntamente com a Primeira Dama Eliane Antunes, Secretários e assessores, do novo espaço físico onde passará a funcionar o Lactário e o Berçário, com 11 berços, com capacidade para atender crianças de 0 a 4 anos de idade.
"Era uma carência muito grande do bairro, a existência de um berçário na escola", afirma o secretário José Roberto Hernandez. Serão prioritárias as vagas para crianças cujas mães trabalham e não tem onde deixar seus filhos, e aquelas crianças em vulnerabilidade social.

O Prefeito e a Diretora Almerinda Pimentel Feijó descerraram a placa comemorativa ao aniversário da Instituição.

DIREITOS DEFENDIDOS!

Conferência da Criança e do Adolescente mobiliza a sociedade

Arroio Grande promoveu no dia 10 de junho a 8ª Conferência da Criança e do Adolescente com o tema “Mobilizando, Implementando e Mobilizando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” no município. O encontro aconteceu na sede do SSMAG e contou com autoridades, conselheiros e entidades participativas.
A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um Fórum Municipal de debates sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, como instância deliberativa e paritária, entre governo e sociedade civil, convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Tem por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito municipal visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Objetivo geral da Conferência é mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no âmbito do município arroiograndense.
Na oportunidade, a invernada artística da Igreja do Evangelho Quadrangular fez uma linda apresentação. Foram escolhidos, também, os delegados que representarão o município na conferencia estadual.
ais, municipais e do Distrito Federal.

A Conferência Municipal abriu com uma apresentação artística do Grupo GET Sentinela, da Igreja do Evangelho Quadrangular, seguindo a programação que teve palestras e debates com os temas: "O SUAS que temos e o SUAS que queremos"; "APAE de Arroio Grande, 28 anos fazendo a diferença"; "EMATER - ASCAR, Trabalho Social Desenvolvido junto ao trabalhador do campo e "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026".
A Primeira Dama Eliane Antunes representou o Prefeito Henrique que cumpria pauta em Brasília. Participaram secretários municipais e o vereador Casca Silva (PP).

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos para estudo e proposições, onde, no decorrer da programação, foram apresentadas e votadas proposições e moções, assim como, eleição dos delegados que irão participar da conferência estadual.



SOCIAL

Conselho de Assistência Social promove sua Décima Conferência  
O Conselho Municipal de Assistência Social de Arroio Grande, promoveu na última sexta-feira (12), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento que aconteceu no Centro de Cultura Basílio Conceição, reuniu diversos profissionais da área de Assistência Social e funcionários públicos ligados à secretaria municipal de Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Saúde, APAE, alunos e professores de escolas.
O tema da conferência foi: "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026" o SUAS que temos o SUAS que queremos.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
A Conferência Municipal abriu com uma apresentação artística do Grupo GET Sentinela, da Igreja do Evangelho Quadrangular, seguindo a programação que teve palestras e debates com os temas: "O SUAS que temos e o SUAS que queremos"; "APAE de Arroio Grande, 28 anos fazendo a diferença"; "EMATER - ASCAR, Trabalho Social Desenvolvido junto ao trabalhador do campo e "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026".
A Primeira Dama Eliane Antunes representou o Prefeito Henrique que cumpria pauta em Brasília. Participaram secretários municipais e o vereador Casca Silva (PP).

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos para estudo e proposições, onde, no decorrer da programação, foram apresentadas e votadas proposições e moções, assim como, eleição dos delegados que irão participar da conferência estadual.



segunda-feira, 8 de junho de 2015

PAVIMENTAÇÃO

Obra na Severo Feijó

Na manhã desta segunda-feira, 8, registramos o reinicio dos trabalhos de pavimentação da Rua Severo Feijó, após o final de semana.
Simultaneamente ao calçamento com bloco einstein, chama a atenção a calçada com acessibilidade, respeitando o padrão contratado.


RURAL

Escritório da EMATER promove Café Solidário para comemorar os 60 anos da entidade
 

O escritório da Emater de Arroio Grande promoveu na manhã desta terça-feira(02), um "Café Solidário" para comemorar os 60 anos de serviços prestados ao meio rural gaúcho. Para comemorar, os funcionários locais promoveram o encontro, e convidaram parceiros, amigos e lideranças locais para participarem. Na ocasião, o agrônomo Daniel Feijó das Neves, chefe do escritório local, agradeceu a presença de todos, e destacou o trabalho que a entidade tem feito na região no meio rural, incentivando e melhorando a qualidade de vida, assim como, elaborando projetos que beneficiaram diversos produtores. Lembrou que no próximo dia 9 de junho, serão comemorados 37 anos da presença da Emater em Arroio Grande.
Entre os pronunciamentos das autoridades, o secretário municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Guto Pereira, destacou a parceria da Emater com a administração municipal no apoio ao desenvolvimento da agricultura, dando ênfase a agricultura familiar e a seriedade e credibilidade nos encaminhamentos e criações de diversos projetos. Para ele, a entidade faz parte da história de Arroio Grande, que tem recebido diversos profissionais nestes 37 anos de existência.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande também destacou a presença da entidade. João Cezar Larrosa entregou uma placa para a equipe local, numa forma de agradecer o trabalho que tem sido realizado nestes vários anos no município, principalmente no incentivo da agricultura familiar em diversos setores, desde a produção até a formação de cooperativas, como o caso da Coopesi (Cooperativa de Pescadores de Vila Santa Isabel) que hoje é uma realidade, graças ao apoio e acompanhamento do projeto.
Falando para a reportagem da Rádio Difusora, o presidente da Coopesi, agradeceu o apoio que a Emater tem feito na cooperativa. Fabio Barbosa lembrou da importância deste acompanhamento, e hoje, o peixe já é uma grande alternativa de renda aos pescadores, que já conquistaram o selo de qualidade e registro do Cispoa (Coordenadoria de Inspeção de produtos de Origem Animal), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que autoriza a comercialização em todo o RS.

Após os pronunciamentos, foi exibido um vídeo sobre a história da Instituição, com a mostra de fotos retratando a atuação extensionista na região. Em seguida, aconteceu a confraternização no "Café Solidário".  

PREVENÇÃO

2º Encontro de Urgência e Emergência em Arroio Grande

O Pronto Atendimento Médico de Arroio Grande promoveu o 2º Encontro de Urgência e Emergência. Em uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Cultura Basílio Conceição. Na quinta-feira (28), na programação, palestras e práticas, com a participação de alunos das escolas e comunidade, sobre: Primeiros-socorros; Infarto Agudo do Miocárdio e AVC - Previna-se, isso pode acontecer com você e Distúrbio mental decorrente do uso de álcool/drogas.
Na sexta-feira (29), em uma parceria com a ECOSUL, foram promovidos práticas em atendimentos nos casos de acidentes veiculares, com a participação de funcionários e pessoas da comunidade, que tiveram a oportunidade de simular resgates de vítimas, com o uso de equipamentos. Este treinamento foi realizado na rua Doutor Monteiro, bem em frente ao Centro de Cultura, envolvendo ambulâncias do SAMU, veículos acidentados e o uso de desencarceradores hidráulicos, utilizados para retiradas de vítimas das ferragens.
       Em os debates no encontro, foi destacado a importância do uso dos números de emergência, 193(bombeiros) e 193(SAMU), que devem ser acionados nos casos de acidentes e o repasse de informações sobre a situação das vítimas envolvidas.


EDUCAÇÃO

Escola Cândida Haubmann - 65 Anos de serviços prestados à comunidade escolar
 Uma das mais antigas e tradicionais escolas da zona rural do município, festejou recentemente seus 65 anos de fundação. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubmann, situada na localidade da Ayrosa Galvão, bem na divisa entre os municípios de Arroio Grande e Herval.
No último domingo (31), foi realizado um bingo para a comunidade escolar, comemorativo ao aniversário da escola. Igualmente, foi servido um almoço para todos que lá compareceram.
Em entrevista à Rádio Difusora, a atual diretora, professora Giovana Gonçalves da Silva, falou da gratificação que é coordenar os trabalhos deste educandário, especialmente pela longa história da instituição e pelos relevantes serviços prestados à comunidade escolar, em especial, a rural do município.  A diretora lembrou ainda dos diretores que lhe antecederam, da importância que cada gestor deve para a escola. Agradeceu ainda todo o apoio que recebe de pais, funcionários e alunos que estão sempre presentes quando a escola solicita.
A Escola Cândida Silveira Haubmann é referência entre as escolas rurais da região por possuir aulas em Tempo Integral.



sexta-feira, 5 de junho de 2015

EMPREENDIMENTO

Nidera Sementes reúne-se com Prefeito Henrique
 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 3, reunião entre os representantes da empresa Nidera Sementes, a multinacional que estuda instalar unidade de recebimento de grãos no município, com o Executivo Municipal.
A recepção no Gabinete do Prefeito Henrique teve a participação de Marco Antônio Portella e Leonardo Gregol Sayão, além do Consultor de Projetos Vinicius Machado Henriques. Participaram secretários municipais e vereadores. O encontro foi transmitido pelas rádios Difusora AM e Stúdio FM.
A Nidera Sementes foi fundada em 1920, na Holanda. Hoje a empresa está presente em mais de 20 países. Em 8 anos de Brasil, a Nidera Sementes já ocupa posição de destaque na comercialização de sementes de soja no país, com um trabalho focado em entregar produtos de alta produtividade somada a um pacote agrônomo seguro e estável para que o agricultor capture o máximo de oportunidade de sua lavoura nas mais diversas regiões do país.
Percebendo o potencial do mercado e as necessidades do agricultor brasileiro nas culturas de soja, milho e sorgo, a empresa vem investindo, ano após ano, em novas estruturas de pesquisa, produção e logística para que seu compromisso com o sucesso da lavoura de seus clientes seja plenamente atingido.
 Leonardo Sayão, em entrevista à imprensa local, agradeceu a receptividade do Executivo Municipal e disse que as negociações para que a empresa Nidera Sementes instale-se em Arroio Grande estão bastante adiantadas. Destacou a localização geográfica do município, como centro da microrregião, como um dos fatores positivos para concretização do empreendimento. Além do potencial de produção de Arroio Grande e da zona sul do estado.
O Prefeito Henrique garantiu que o município não está medindo esforços para que se confirme a instalação da primeira unidade da empresa no Estado em Arroio Grande. Para o Chefe do Executivo arroiograndense será uma nova oportunidade para a retomada do crescimento econômico local e regional, além da importância positiva para o setor agrícola ao se confirmar a vinda da Nidera Sementes. “Não podemos esquecer-nos do aspecto social que uma empresa desta natureza trará para o município que são as oportunidades de empregos diretos e indiretos; e se pensarmos no objeto a ser atingido pela multinacional, também, só têm aspectos positivos para apresentar, afinal de contas, o nosso produtor é hoje um dos mais bem sucedidos do estado porque está em sintonia com os avanços tecnológicos e a produção diversificada de grãos em Arroio Grande, dentro das condições climáticas normais, cresce a cada safra. Então, a expectativa é que em breve possamos anunciar oficialmente a instalação da Nidera aqui”, acrescentou Henrique.