Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

UNIÃO DE PREFEITOS

AZONASUL debate atraso no repasse de verba do governo estadual
Assembleia na Famurs discutirá possível paralisação das prefeituras no dia 25
         Uma série de ações foram discutidas na tarde desta sexta-feira (28/8/15) durante reunião entre os prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Entre elas, uma possível mobilização estadual no dia 25 de setembro, que irá paralisar as prefeituras como manifesto contra o atraso no repasse financeiro do governo do estado.
Os prefeitos da zona sul são favoráveis à paralisação, que será definida em assembleia da Famurs, na próxima quinta-feira (3/9/15), em Esteio.
Durante o encontro comandado pelo presidente da Azonasul, Eduardo Leite, os prefeitos da região apresentaram a situação financeira de seus municípios. Além do atraso nos repasses, também foram discutidas questões sobre o cancelamento dos desfiles farroupilhas na região devido à doença do mormo entre outros assuntos.

Foi definido o agendamento de reunião entre os prefeitos e promotores dos Ministérios Públicos da região, para esclarecer questões sobre a prestação de serviços das prefeituras e as dificuldades pelas quais passam nos últimos meses. Também será solicitada uma reunião com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, para que os prefeitos possam expor os problemas enfrentados na área da saúde na região sul.

EDUCAÇÃO


Audiência Pública debateu a possibilidade de instalar cursos da UERGS em Arroio Grande

A Câmara de Vereadores promoveu na noite de quinta-feira (27), uma audiência Pública para discutir a possibilidade de instalação de cursos de graduação, através da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em Arroio Grande.
A proposta da Audiência Pública foi feita pelo vereador Casca Silva, que coordenou o debate. Primeiramente, foi formado uma mesa de autoridades e representantes de setores da educação. Na oportunidade, o professor Vitor Manzke, da IFSul-Pelotas, fez um relato sobre os cursos oferecidos atualmente e as respectivas universidades da região. Salientou que buscar a instalação de cursos oferecidos pela UERGS em Arroio Grande seria uma conquista e alternativa para a formação de jovens que não teriam que se deslocar para outros municípios.
Neste processo de mobilização de lideranças e comunidade para a instalação da Uergs, seria importante buscar um perfil da região, quanto as necessidades e opções de cursos de graduação que poderiam acontecer no município.
Todos os membros da mesa de autoridades puderam colocar a sua opinião sobre o assunto e se comprometeram a dar continuidade nesta mobilização.


Azonasul denuncia colapso financeiro de municípios

Nota da Azonasul

PREFEITURAS VIVEM VERDADEIRO COLAPSO FINANCEIRO
Redução de salários, aliada à proibição de pagamento de horas extras, além dos cortes em contratos, não têm sido os únicos problemas das gestões municipais em tempos de crise. Com a arrecadação em baixa, muitas prefeituras da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) enfrentam novos desafios para gerir as contas públicas e atender as demandas da população no que diz respeito ao transporte escolar, segurança, saúde e investimentos em infraestrutura.
Um deles diz respeito a obrigação de não ultrapassar em 54% o comprometimento da receita corrente líquida com a folha de pessoal, conforme manda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a maioria dos municípios têm dispensado seus funcionários. 
O problema, segundo o presidente da Azonasul, Eduardo Leite (PSDB), prefeito de Pelotas, é grave e afeta em níveis diferentes as 23 prefeituras da região.
Mais do que uma medida para conter gastos, os cortes no quadro de pessoal passaram a ser uma das saídas para driblar a queda na arrecadação provocada principalmente pelos repasses federais e estaduais que minguaram. 
As prefeituras também estão deliberando uma série de decretos para buscar o equilíbrio financeiro que vão desde a extinção de programas como o Primeiro Infância Melhor (PIM) e o Programa de Internação Domiciliar (PID) até as casas de abrigo para atendimento aos menores e proibição de uso de veículos. 
A maioria das prefeituras encontra-se com insuficiência financeira e já teme a chegada do mês de dezembro, quando o fechamento das contas de 2015 deverá ser apresentado aos órgãos regulamentadores e de controle.    
Pesquisa levantada pela  Azonasul aponta que o orçamento de muitas cidades já não comporta mais os salários de servidores contratados e vem forçando as gestões a extinguirem secretarias, cargos em comissões e funções gratificadas. 
O prefeito de Canguçu, por exemplo, admitiu que a Prefeitura não paga férias e licenças prêmios antes do vencimento de dois anos e que houve suspensão de nomeações. Os contratos de obras também não estão sendo renovados e as equipes que trabalham nas manutenções de estradas rurais foram obrigadas à redução de um dia de trabalho por semana com concentração da jornada de 44horas semanais durante quatro dias. 
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) calcula que só neste ano, em todo país, serão R$ 1,8 bilhão a menos de dinheiro repassado às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Um dos encaminhamentos do encontro prevê audiência na Secretaria Estadual de Saúde para tratar sobre atrasos nos repasses ao setor, bem como, a crise em hospitais Santa Casa. Os prefeitos também pretendem manter uma reunião com os promotores públicos para demonstrar a complexidade dos financiamentos públicos e os problemas causados com o bloqueio de contas.
           MORMO – A ameaça da proliferação do Mormo nos equinos, doença detectada em cavalos que pode atingir os humanos, tem feito com que desfiles farroupilhas programados para o dia 20 de setembro sejam cancelados nos municípios da Zona Sul. 

Até o momento, apenas três dos 23 municípios confirmaram a realização dos desfiles de cavalarianos: Pelotas, Canguçu e Piratini. Os demais estão praticamente decididos pela não realização do evento.

COOPERATIVA RECICLAR

Dois anos de atuação
 



      A Cooperativa Dos Catadores De Materiais Recicláveis De Arroio Grande realizou no sábado dia 15 de agosto na Sede do Esporte Clube Arroio Grande almoço de comemoração aos dois anos de atividades junto a Coleta Seletiva e também Divisão de Sobras; Estiveram presentes Diretoria da Cooperativa, Associados da Cooperativa, Secretario da Agricultura Flávio Augusto Pereira e Prefeito Luis Henrique Pereira, que no seu discurso parabenizou esta Cooperativa pelo excelente trabalho e falou da importante inclusão social, salientou a importância da participação da comunidade para que este trabalho tenha total êxito!

SEMANA FARROUPILHA

Tradicionalistas e Executivo Municipal reúnem-se
          
Na noite desta segunda-feira, em reunião aberta no Centro de Cultura Basílio Conceição, o coordenador da busca da chama Nero Caetano comunicou aos piquetes que, aqueles que apresentarem o exame de seus cavalos negativo para o Mormo, poderão participar da busca até a cidade do Cerrito.
       O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, em seu pronunciamento, revelou que até o presente momento tem feito inúmeras reuniões para ouvir opiniões técnicas que embasem a suas decisões. O prefeito afirmou que esteve em audiência com a secretaria de agricultura do Estado para saber o seu posicionamento e, teve como reposta que o governo apenas irá fiscalizar, mas que a decisão da realização ou não dos eventos é de responsabilidade dos gestores municipais. Além disso, em conversa com a promotora de Arroio Grande, esta declarou-se contra qualquer movimentação de cavalos no município. Também foram ouvidos veterinários e, na reunião desta segunda-feira, estavam presentes as veterinárias da secretaria de agricultura do Estado Michele e Sandra que deram seu parecer ao prefeito.
       Para a busca da chama, Nero Caetano esclareceu que serão tomadas todas as medidas necessárias para a fiscalização dos cavalos que farão parte deste movimento, tanto na saída da cidade, onde receberão um anel de identificação, quanto na chegada à cidade de Pedro Osório onde serão recebidos por uma equipe de fiscais que também farão a inspeção.
      Quanto aos desfiles do dia 20 de setembro, o prefeito deixou claro que tem 99% de chance de não acontecer, devido à falta de mão de obra suficiente para realizar a fiscalização. "O número de cavalarianos na Dr. Monteiro é muito grande, ultrapassando os 1.100. Então é muito difícil controlar quem tem o exame - e consequentemente o passe livre para desfilar - e quem não tem. Assim, é praticamente inexequível a organização do desfile”. Mas, ressaltou que ainda está aberto às sugestões que poderão vir de qualquer cidadão. Henrique deixou claro, no entanto, que a decisão final será sua, pois é de sua inteira responsabilidade qualquer problema que por ventura possa acontecer.

       Também ainda está em aberto a realização da gineteada no Acampamento Farroupilha. Essa é outra questão que precisa ser bem avaliada. Mas temos que esperar mais alguns dias para termos certeza da decisão que precisamos tomar.

CULTURA

2º Dança Arroio Grande - Um evento espetacular

Muitos espetáculos de dança, luz e som foi o que se viu nos dois dias deste evento que vem encantando visitantes e profissionais da área
A repercussão da realização da 2ª Edição do Festival Dança Arroio Grande tem sido bastante positiva. Logo no dia seguinte ao evento, inúmeras manifestações por parte de participantes, jurados e técnicos elogiando a organização, a agilidade e a qualidade de tudo que foi oferecido por parte dos organizadores.
Na sexta-feira, a Mostra de Dança, colocou no palco Zumba, Kalila, Camerini, GDT e Monteiro Lobato, que justificaram a realização de um evento de dança com essa magnitude no município. Arroio Grande tem um potencial para essa modalidade artística que merece realmente um grande festival.
Já no começo da manhã de sábado começaram a chegar os primeiros grupos para os ensaios e tudo estava pronto e organizado à espera dos bailarinos para que às 18horas fossem iniciadas as apresentações.

Dança de salão, dança contemporânea, dança livre, dança do ventre, jazz, dança de rua, foram as modalidades que se revezaram no palco com muito dinamismo. Ao final, na cerimônia de premiação, receberam os troféus as coreografias que se destacaram perante a avaliação dos jurados. O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva  saudou os participantes e o público, enfatizando que este é um evento que veio para ficar e já se tornou patrimônio de Arroio Grande. O secretário de Cultura Sidney Bretanha citou dois jovens bailarinos da cidade: CrisSwing Dance e Itamar Silva - como símbolos de que a dança e a arte podem mudar a vida das pessoas. As professoras Cátia Botelho (Kalila) e Verônica Corrêa (Camerini) coordenaram os trabalhos junto aos jurados e à direção de palco, utilizando toda a sua experiência em festivais.






segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOGO SIMBÓLICO

Na manhã desta quarta feira, dia 19 de agosto, às 9:30h, chegou em nosso município o fogo simbólico alusivo à Semana da Pátria. O fogo chegou conduzido pelo Sargento Barrichini e pelo capitão Neto que representam a Policia do Exército e foi recepcionado por uma representatividade dos alunos das Escolas Municipais João Goulart, Neir Horner da Rosa e Silvina Gonçalves.
         Posteriormente os alunos conduziram o fogo até a Brigada Militar de nosso município onde houve uma breve solenidade com a presença do Prefeito Municipal Luis Henrique Pereira Da Silva, do Comandante Lackman, da Brigada Militar e do Secretário Municipal de Educação José Roberto Hernandes Da Silva e professores e diretores da rede municipal.

O fogo permanecerá sob a guarda da Brigada Militar até o final de agosto e no dia primeiro de setembro será conduzido ao palanque Municipal para as festividades comemorativas da Semana da Pátria.



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AG

Prefeito Henrique reúne-se com IFSul e acerta detalhes
 Na terça-feira, 4, após palestrar em Simpósio local, o coordenador do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, professor Nelson Luis Reys Marques, a convite do Prefeito Henrique, reuniu-se na prefeitura de Arroio Grande para tratar da viabilidade do município sediar algum curso de pós-graduação – reportagem publicada na edição anterior do MERIDIONAL.

Já na sexta-feira, 7, portanto, três dias após o primeiro encontro a respeito do tema, o Chefe do Executivo Municipal é convidado pela Direção do IFSul/Pelotas para aprofundar as conversações.  
Agora, na sede do Pro NECIM, com a participação do Vereador Casca Silva e do Secretario Municipal de Educação José Roberto Silva, o prefeito arroiograndense foi recebido pelo Coordenador Geral professor Vitor Hugo Borba Manzke e pelo Professor Nelson Marques. Tanto o município quanto o IFSul/CAVG comungam da viabilidade e da importância da parceria para tornar realidade um sonho antigo da comunidade.
Em contato com nossa reportagem no fechamento desta edição, o Professor Vitor Hugo Borba Manzke falou com otimismo sobre a vinda do curso de especialização para Arroio Grande. “O curso já existe e a pro- reitoria entende como positiva a possibilidade, então, o percentual disso se tornar realidade é muito grande”, comentou. A mobilização do Executivo Municipal, também, foi ressaltada pelo coordenador.

Ele explicou que o pedido do prefeito já está tramitando e será analisado pela pro-reitoria e enviado ao Conselho Superior para o parecer final. Vitor Hugo adiantou que se trata do Curso de Pós-Graduação, ao nível de especialização, voltado prioritariamente para professores do ensino básico de escolas públicas de Arroio Grande e região. Denominado: “Curso de Especialização Ciências e Tecnologia da Educação”.

FESTIVAL DE DANÇA

AG prepara-se para o grande espetáculo
Ingressos ao preço de R$ 5,00 + UM  quilo de alimento
Em reunião promovida na Secretaria Municipal de Cultura a Comissão Organizadora do “2º Dança Arroio Grande – Festival Binacional de Dança – que será promovido nos dias 14 e 15 de agosto no Centro de Cultura Basilio Conceição, discutiu os últimos detalhes do esperado evento. A previsão é que mais de 500 visitantes venham prestigiar a Mostra de Dança, na sexta-feira, e o Festival no sábado. Mais de 200 bailarinos foram inscritos e estarão no palco do Centro de Cultura.
A comissão deliberou que a portaria do auditório será aberta a partir das 17 horas. Ingressos ao preço de R$ 5,00 + UM quilo de alimento. Participaram da reunião o secretário de Cultura, Sidney Bretanha, Cátia Botelho (Kalila Templo de Dança), Verônica Camerini (Academia Camerini), Letícia Crhist, Fábio Ribeiro, Matheus Ávila, Anelize Carriconde, Francielen Matos e Fabrício Cruz.
Estão sendo efetuadas obras de reparos no prédio do Centro de Cultura para melhor receber os expectadores e os artistas deste espetáculo que promete muito.


AÇÕES POLÍTICAS

Prefeito Henrique cumpre extensa agenda em POA

Na última semana, dos dias 5 a 7, o Prefeito Henrique cumpriu extensa agenda em Porto Alegre na busca de recursos e programas para o município, além de cumprir pauta na defesa de demandas que permanecem tramitando junto aos órgãos e secretarias estaduais. O vereador Casca Silva, PP, participou dos encontros na Capital Gaúcha. Acompanhe o resumo desta agenda:
 SECRETARIA DE TRANSPORTES: Com o Secretário Adjunto dos Transportes e Mobilidade, Humberto Canuzo, que contou também com a presença do chefe de gabinete do DAER, Rogério Reis, o prefeito apresentou reivindicações no sentido de reparos RS-473, que dá acesso à balsa de Santa Isabel, principalmente, no trecho situado no município de Rio Grande.
Ficou agendada reunião na SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias, no dia 20 de agosto, com objetivo de efetuar aditamento do contrato com a atual empresa que tem a concessão de uso da balsa. O prefeito torce que a atual empresária, Dona Lúcia, siga executando o serviço da travessia, do contrário, será aberta nova licitação.         
AÇÃO SOCIAL: acompanhado do Assessor Parlamentar Vitor Mottin, do gabinete do Dep. José Otavio, foram recebidos pelo Ten. Cel. Alexandre Martins Chefe da Casa Civil. Na pauta, pedido do Prefeito Henrique para liberação de cobertores e colchões novos, além de donativos reciclados da campanha do agasalho/2015 e de alguns gêneros alimentícios.
METROPLAM: O diretor superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, recebeu na quinta-feira (06/08), na sede da fundação, o prefeito Henrique, o servidor Gilson Lemos de Paula e o vereador Casca Silva. Na pauta da reunião o programa Passe Livre.
SECRETARIA DE AGRICULTURA: Foi reiterado o pedido de apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, junto a FEPAM, para a liberação da jazida de calcário no município. Atualmente a empresa Votorantim dispõe, apenas, da licença provisória para exploração do local. Mais uma vez, o Prefeito Henrique insistiu na importância desta jazida na produção de calcário para as lavouras locais e regionais, já que os produtores estão comprando calcário pagando um alto preço, principalmente, pelo distante transporte.
          Ainda foram tratadas nesta reunião outras demandas do município ligadas à área da produção primária.

Segundo o prefeito Henrique, as audiências foram produtivas e muito importantes para a concretização projetos e atendimento de demandas para o município. De acordo com ele, esse é o momento de agregar esforços para gerar o desenvolvimento. “Não podemos esmorecer diante da crise que assola o estado e, até o país. Este é o momento de mostrar que continuamos trabalhando e lutando para superar as dificuldades e, mais uma vez, lembro que não cabem críticas para apontar culpados, é responsabilidades de todos nós mobilizarmos forças para voltarmos a crescer”, alerta o prefeito arroiograndense.  


NOVO COMANDO

Prefeito Henrique apresenta demandas à Direção da CEEE


O gerente regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sergio Danilo Abreu esteve em Arroio Grande na manhã de ontem, reunido com o prefeito Luis Henrique Pereira da Silva.
O encontro que aconteceu no gabinete do prefeito, também contou com a presença do vice-prefeito Ivan Antônio Guevara Lopes. Na ocasião, o gerente regional da CEEE trouxe informações sobre melhorias e investimentos que estão sendo feitos nas redes, buscando principalmente uma qualidade maior no fornecimento de energia elétrica no perímetro urbano e rural. O prefeito Henrique também reforçou alguns pedidos de melhorias em algumas áreas da cidade, como a iluminação pública e redes de energia. O gerente da CEEE solicitou que a prefeitura faça um relatório e destacou a importância de uma parceria na elaboração destes projetos, disponibilizando inclusive os trabalhos técnicos da empresa. Seriam projetos que teriam a participação da prefeitura nas obras de construção e melhorias destas redes.
Acompanhando o gerente, estava o engenheiro eletricista Paulo Renato Soares, que também disponibilizou o seu trabalho nesta parceria. Destacou que são pequenos reparos e novos equipamentos que trarão melhorias em diversos pontos da cidade.
O gerente regional Sergio Abreu, complementou no encontro, que Arroio Grande é umas das cidades da região sul da CEEE que tem condições de receber empresas de porte maior, pois, possui uma subestação que pode fornecer essa qualidade na energia elétrica.


Reunião


Direção Regional da CORSAN visita o Executivo Municipal 

Na terça-feira o Prefeito Henrique recebeu em seu Gabinete o Superintendente Regional Sul da CORSAN, Eduardo Bacigaluz Guimarães, acompanhado do Chefe do Departamento Comercial SURSUL, Claudinei Souza de Lima e Adalberto Machado da Agência local da estatal.
O encontro agendado pelo Executivo Municipal teve como objetivo apresentar ao novo comando regional as prioridades do município e ratificar a importância da parceria e CORSAN. “Nossa Administração tem se primado pelo cumprimento dos compromissos com os órgãos governamentais das esferas estadual e Federal. O município precisa que essas parcerias sejam sempre fortalecidas para que a coletividade possa usufruir das melhorias e ter suas demandas atendidas”, disse o prefeito ao se dirigir ao novo Superintendente da CORSAN.
Após a reunião no Gabinete, o prefeito acompanhou a Direção da Estatal até o Distrito de Santa Isabel onde foi cumprida agenda com lideranças daquela comunidade, visando atender as prioridades locais.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ATENÇÃO!

Secretaria de Planejamento e Urbanismo
Conforme Artigos 104 e 105 do Código de Postura do Município:
É PROIBIDA a permanência de animais em Vias e Logradouros Públicos, sob pena de APREENSÃO e MULTA.

Fica expressamente proibida a permanecia de animais na Área determinada como “Parque Verde” ao lado da creche Leonel Brizola.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SEMANA FARROUPILHA

Reunião dia 17 define busca da Chama Crioula



Em contato com o Coordenador Nero Caetano de Caetano, recebemos a informação que na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, acontecerá à reunião para definir a lista de entidades tradicionalistas e seus respectivos representantes que irão buscar a Chama Crioula 2015, em Cerrito, a exemplo dos demais municípios integrantes da 21ª Região Tradicionalista do Estado.
O encontro será promovido nas dependências do Centro de Cultura Basílio Conceição, a partir das 20 horas. Segundo o Coordenador Nero, será a oportunidade de acertar os últimos detalhes referentes ao grupo que irá buscar a Centelha da chama para Arroio Grande. Ele deixou claro que “a entidade que não comparecer na reunião, automaticamente, ficará excluída da busca da chama”.
Semana Farroupilha: O tema de 2015 dos Festejos Farroupilhas é "O CAMPEIRISMO GAÚCHO E A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL E CULTURAL".
O tema trás como objetivo a valorização do homem do campo e desta forma auxiliar na compressão das atividades sociais e culturais que envolvem o gaúcho. O tema “campeirismo gaúcho” permite compreender costumes, símbolos, valores, ideias e tradições, valorizando assim os diferentes aspectos que contribuem para a formação do gaúcho denominado campeiro. Para que possamos compreender estas práticas evidenciadas e reafirmadas pela tradição gaúcha, o segmento social escolhido é o peão campeiro. A identidade cultural do gaúcho dito campeiro também se resulta do cruzamento de várias etnias, que assim contribuíram para que hoje tenhamos estas características que são únicas do nosso povo. A contribuição social do peão campeiro também está presente nas formações de nossas cidades. Com o seu linguajar característico e diferenciado, devido a sua região de origem (serra, fronteira, planalto, campanha e litoral), tem contribuído sobre maneira para a formação do meio urbano.
Trabalhar o campeirismo é reconhecer a sua importância em todos os aspectos. É podermos estudar seus métodos de trabalho antiquíssimos e que em tempos atuais ainda são praticados, muitos mantendo a mesma essência e forma artesanal com que eram feitos. Espera-se com este modesto trabalho, contribuir para a compreensão, divulgação e valorização do gaúcho campeiro, figura esta que é parte importante no surgimento do que hoje se vivencia nas tradições de nosso estado.

Tópicos a serem trabalhados: Sugestões a serem trabalhadas durante os festejos são a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos, mãos gaúchas no couro, galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha.

CUMPRINDO AGENDA

Prefeito Henrique solicita melhorias na RS-473 de acesso a balsa de Santa Isabel

 

Em Porto Alegre, o Secretário adjunto dos Transportes e Mobilidade, Humberto Canuzo; recebeu na quarta-feira (05) o Prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva. O encontro, que contou também com a presença do chefe de gabinete do DAER, Rogério Reis; teve como objetivo apresentar algumas demandas da região. Entre as reivindicações está a má condição da RS-473, que dá acesso à balsa de Santa Isabel, ligando Arroio Grande ao Rio Grande. As condições da rodovia do lado do município de Rio Grande é de grande precariedade.

Segundo o Prefeito Luis Henrique, a estrada é a única alternativa para acessar o serviço. O secretário Canuzo afirmou que irá se reunir com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) no dia 20/08 para entregar a demandas para que a mesma possa regularizar a travessia da balsa. Acompanhou o Prefeito Henrique o vereador José Claudio.

sábado, 8 de agosto de 2015

RECICLAR

COOPERATIVA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ARROIO GRANDE – RECICLAR

Comunicado:
A Cooperativa Reciclar comunica que encontra-se a disposição da população seu escritório central p/ atendimento geral a rua Zeca Maciel nº 549 A – centro, de segunda a sexta das 14:00 as 17:00 horas.
Telefones p/ dúvidas, reclamações, atendimentos emergenciais e sugestões:
(53) 84681526 (escritório)
(53) 84750191 (Fernando – central de Reciclagem)

(53) 84580208 (Samuel – caminhões de Coleta)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO

Coordenadora do Positivo palestra no Simpósio de educação de Arroio Grande
Cidade é conveniada ao Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo


A professora Vanessa Zanoncini, coordenadora pedagógica regional da Editora Positivo, com o tema “Currículo e Planejamento: uma tarefa diária”, participou do III Simpósio municipal de Educação “Educação, Cidadania e Saberes”.
Segundo a supervisora pedagógica das séries finais da Secretaria de Educação de Arroio Grande, Karla Dufau, o simpósio ajuda a inspirar os professores no início do segundo semestre. “É como uma injeção de ânimo e ideias. Procuramos fazer sempre estes encontros no início e meio do ano para que os educadores estejam mais motivados e inspirados no início das aulas”, explica. 
Desde o início do ano os alunos até o quinto ano do Ensino Fundamental de Arroio Grande estudam com o material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, um produto da Editora Positivo desenvolvido para escolas da rede pública de ensino que oferece assessoria pedagógica, formação continuada para professores e o Portal Aprende Brasil, ambiente digital de conhecimento. “No ano que vem queremos incluir os alunos do sexto ano, e ir aumentando nos próximos para que os estudantes continuem se desenvolvendo com o mesmo sistema de ensino”, comenta a supervisora pedagógica.
SOBRE O APRENDE BRASIL – O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Editora Positivo desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. Aos conveniados, a solução educacional oferece Livros Didáticos Integrados da Educação Infantil ao Ensino Médio; o Portal Aprende Brasil, favorecendo a inclusão digital na educação dos municípios; Assessoria Pedagógica, que contribui para a formação continuada dos professores e implementação do sistema. Há também o SIMEB, que possibilita monitorar os resultados alcançados e desenvolver planos de ação; e o hábile, para realizar avaliações do desempenho dos alunos. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 2.800 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 490 mil alunos de mais de 230 municípios brasileiros.
SOBRE A EDITORA POSITIVO – Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e desenvolve livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários, com destaque para o Aurélio, o mais importante dicionário da língua portuguesa. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com os seus sistemas de ensino. Na base de produção conta com um centro de pesquisas próprio no qual centenas de especialistas, das mais variadas áreas do conhecimento, prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e novos produtos.


CONSULTA POPULAR

COMUDE divulga resultado em Arroio Grande


Na última segunda-feira (03), foi realizado em Arroio Grande, a Assembleia Pública Municipal para a escolha das propostas a serem apresentadas na Consulta Popular em 19 de agosto, de interesse do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (COREDE-SUL).
A votação foi coordenada pelo presidente do COMUDE, João Carlos Caldeira (Cacaio) e pelo vice David Josué Caetano e organizada por um grupo de voluntários. As urnas foram disponibilizadas na sede da na sede do Sindicado dos Servidores Municipais de Arroio Grande (SSMAG).
No total, foram 272 participantes, totalizando 1360 votos distribuídos entre as demandas escolhidas.
Na próxima sexta-feira (7), acontece uma nova reunião do COREDE-SUL em Pelotas para a apresentação das demandas escolhidas nos municípios da região e a montagem da cédula.
A votação da Consulta Popular 2015 - Orçamento 2016, será realizada no dia 19 de agosto em todo o Estado.
Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do COREDE correspondente. Os eleitores poderão votar em até quatro demandas incluídas na cédula de votação.
A votação pela internet estará disponível ininterruptamente das 7h até as 23h59min do dia 19 de agosto, no site: www.consultapopular.rs.gov.br.
Para votar nas urnas presenciais é necessária a apresentação do seu título de eleitor e/ou sua carteira de identidade. Na votação on-line é necessário o número do seu título de eleitor.

Confira as propostas eleitas em Arroio Grande:

Propostas Eleitas: Nº de votos
1. Proposta - 05 - Apoio aos Pólos Tecnológicos (Pesca, Alimentos, Indústria) - 263
2. Proposta - 09 - Apoio desenvolvimento Agricultura Familiar - 255
3.Proposta - 01 - Correção de solo - 249
4. Proposta -13 - Rede Cegonha - 194
5. Proposta - 10 - Qualificação de espaços escolares – aquisição de móveis e equipamentos Qualificação de espaços escolares - 182

Propostas: Nº de votos:
01. Correção de solo 249
02. Apoio a cadeia produtiva do leite 12
03. Apoio a cadeia produtiva da fruticultura 12
04. Fomento à pesquisa de desenvolvimento e inovação - FAPERGS 05
05. Apoio aos Polos Tecnológicos (Pesca, Alimentos, Indústria) 263
06. Apoio dos Arranjos Produtivos Locais - APLs 03
07. Apoio à Agroindústria Familiar- FEAPER (construções, reformas e aquisição de equipamentos) 08
08. Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar - FEAPER (aquisição de equipamentos setor de olericultura) 06
09. Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar - FEAPER (implantação de pomares, insumos e equipamentos) 255
10. Qualificação de espaços escolares - aquisição móveis e equipamentos 182
11. Revitalização de espaços escolares - aquisição móveis e equipamentos 87
12. Adequação de espaços escolares - aquisição móveis e equipamentos 06
13. Rede Cegonha 194
14. Rede de Urgência e Emergência 43
15. Rede de Atenção Básica de Saúde 35

Delegados Eleitos:
Vera Rodriguez 
Daniel Neves 
Inácio lima
Marilia Pio Pedra
Haílton Gonçalves
Votantes: 272 Votos : 1360

Dados: João Carlos Caldeira David Josué Caetano - Presidente e Vice-Presidente/COMUDE 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Chamada Pública n.º 02/2015, para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural conforme §1º do art.14 da Lei n.º 11.947/2009 e Resolução FNDE n.º 26/2013.
A Prefeitura Municipal de Arroio Grande, pessoa jurídica de direito público, com sede à Rua Dr. Monteiro, nº 199, inscrita no CNPJ sob n."88.860.366/0001-81, representada neste ato pelo Prefeito Municipal, o Senhor Luis Henrique Pereira da Silva, no uso de suas prerrogativas legais e considerando o disposto no art.14, da Lei nº 11.947/2009 e na Resolução FNDE nº 26/2013, através da Secretaria Municipal de Educação, vem realizar Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar/Pnae, durante o período de 01/08/2015 à 31/12/2015. Os interessados (Grupos Formais, Informais ou Fornecedores Individuais) deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de até o dia 20/08/2015, às 09 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada á Rua Dr. Monteiro, n° 951.

O Edital completo encontra-se na Secretaria de Educação de Arroio Grande.

Especialização

Coordenador do IFSul vê possibilidades para AG
 
No final da tarde desta terça-feira, 4, o prefeito Henrique, acompanhado do vereador Casca Silva e do secretário municipal de Educação, José Roberto da Silva, recebeu em seu gabinete o coordenador do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, professor Nelson Luis Reys Marques, para tratar da possibilidade do município oferecer, inicialmente, algum curso, através da Instituição.
O Chefe do Executivo arroiograndense argumentou ao coordenador que vem lutando junto as Universidades da região à formação de parceria para oferecer oportunidades de qualificação profissional no município. Henrique explicou que Arroio Grande é o centro da microrregião e que isso, por si só, está credenciado a sediar uma extensão ou um campus. “Temos clientela, principalmente, por nossa posição geográfica na metade sul do estado. Estamos atentos e permanentemente em contato com as instituições para que possamos tornar realidade este antigo sonho”, declarou o prefeito.
O Coordenador Nelson Marques mostrou-se interessado a solicitação do prefeito e colocou-se a disposição para defender o pleito arroiograndense junto ao IFSul. No entanto, antecipou que, inicialmente, seria viável a vinda de curso de especialização para ser ministrado aqui.
Novos encontros entre o Executivo Municipal e o Instituto serão agendados nas próximas semanas.  

INVESTIMENTO NO TRANSPORTE ESCOLAR


 Ainda destacando a Educação Municipal, o prefeito Henrique em entrevista ao Programa Canal Aberto – Espaço do Executivo Municipal, às 11h de terças-feiras na Rádio Difusora – noticiou com entusiasmo a chegada de mais veículos zero quilometro adquiridos para o transporte escolar interno. Em março havia chegado dois ônibus, este final de semana a prefeitura recebeu três micro-ônibus e no próximo dia 10 de agosto chegarão os dois últimos. Os sete novos veículos totalizam mais de R$ 1,2 milhão de investimento na qualificação e segurança para o transporte dos estudantes.



Segundo o secretário de Educação de Arroio Grande, no Rio Grande do Sul nenhum outro município investiu valores desta natureza com objetivo de qualificar os serviços de educação.