Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RECICLAGEM

Coleta seletiva pode ser estendida às comunidades do interior 


O município de Arroio Grande implantou o sistema de Coleta Seletiva do Lixo há cerca de um mês e meio, através da Cooperativa RECICLAR. A coleta é realizada diariamente na zona urbana e semanalmente no Distrito de Santa Isabel.
 “Para qualquer tipo de atividade a mudança exige um tempo para que aconteça a adaptação. Estamos convictos de que esta aposta vai dar certo porque o comprometimento é mútuo e, aos poucos, a comunidade vai assimilar e contribuir para o sucesso da coleta seletiva”. A declaração do prefeito Luis Henrique Pereira no dia 19 de agosto, quando se deu início o novo sistema, se comprova na prática. E tanto a comunidade quanto as próprias autoridades sabem que será necessário um determinado tempo para que os serviços de limpeza pública atinjam com sucesso seu objetivo.
E já se pode observar evolução no trabalho. O Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente, Rafael Crhist, informou que começam as tratativas para estender o sistema de coleta seletiva, também, para as comunidades do interior.
No sábado, 28 de setembro, aconteceu uma reunião na comunidade da Palma (foto) onde o assunto foi discutido. A ideia inicial seria aproveitar o caminhão que recolhe o lixo de Santa Isabel e efetuar a coleta ao longo do trajeto já percorrido.
-“Estamos estudando com os moradores da comunidade a melhor forma para implantarmos o serviço na zona rural. Quem sabe num futuro próximo outras comunidades do interior possam vir a fazer parte do projeto de coleta seletiva do lixo”, comentou Rafael Crhist.
É, sem dúvida, uma boa notícia. Por mais emblemática que seja a adaptação deste serviço de coleta seletiva do lixo, é a mais viável e os municípios não poderão fugir desta responsabilidade.
Arroio Grande deu um passo importante e saiu na frente ao implantar o sistema através de uma cooperativa. Todos estão ganhando com isso e, muito em breve, as críticas que se ouvem agora se transformarão em aplausos de reconhecimento, pelo menos dos que pensam o município de forma positiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário