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CURSO: Gestão da Educação Especial na
perspectiva da Educação Inclusiva
PÚBLICO-ALVO:
Gestores,
professores e funcionários da rede pública de Educação Básica
CARGA
HORÁRIA: 170H
(basicamente a distância – Conhecimentos básicos de informática são essenciais).
Os eventuais encontros presenciais acontecerão em Arroio Grande , aos
sábados, com exceção do encontro de abertura, que poderá acontecer no 05
de agosto, segunda-feira, (aguardamos confirmação da data pela UFPEL) sendo INDISPENSÁVEL a presença de todos.
PROFESSORA
RESPONSÁVEL: Dra.
Rita de Cássia Moren Cóssio Rodriguez
PROPOSITOR
e CERTIFICADOR:
Universidade Federal de Pelotas (Como projeto de extensão)
Distribuição das vagaS: Total 100 vagas
ARROIO
GRANDE: Escolas Estaduais = 3 vagas por escola
ARROIO
GRANDE: Escolas Municipais = 4 vagas por escola
ARROIO
GRANDE: APAE = 2 vagas
ARROIO
GRANDE: Secretaria Municipal da Educação = 06 vagas
HERVAL
= 10 vagas
CERRITO
= 10 vagas
PEDRO
OSÓRIO = 10 vagas
JAGUARÃO
= 10 vagas
Obs. Não há
necessidade de preenchimento das vagas oferecidas, portanto é necessário total comprometimento dos
cursistas.
OBJETIVOS:
Geral: Proporcionar a formação continuada de
gestores e professores da educação básica que possibilite a concretização de políticas,
programas e práticas que atendam a diversidade e a inclusão de sujeitos com
necessidades educativas especiais.
Específicos:
- Subsidiar a gestão dos
sistemas e a elaboração/execução de políticas que atendam a diversidade e
promovam a inclusão;
- Oportunizar aos gestores
das escolas à compreensão das políticas e práticas organizativas que
possibilitem à inclusão e as redes de apoio necessárias;
- Capacitar os professores
da educação básica nos aspectos gerais e específicos que estabelecem uma educação
inclusiva e permitam o atendimento à diversidade;
- Possibilitar a reflexão
sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação especial em um
contexto de inclusão;
- Oportunizar aos gestores
e professores à construção de estratégias pedagógicas, adaptações curriculares,
atendimentos especializados e possibilidades que permitam a concretização da
inclusão numa perspectiva de sucesso e avanço educativo aos sujeitos com
necessidades especiais;
- Favorecer a
caracterização das propostas inclusivas e emancipatórias das escolas, a partir
de propostas autônomas e locais que as referenciem;
- Possibilitar a
construção de material didático, que referencie as propostas e subsidie as
práticas posteriores ao curso.
Turma a distância:
Metodologia:
A formação será oportunizada através
de formação a distância, com momentos de atividades coletivas e individuais,
para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos
pelos sistemas e escolas de educação básica para a elaboração e concretização
de propostas inclusivas:
- Resolução de problemas a
partir de simulações do real; - investigação/reflexão por meio da criação,
aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- encontros virtuais de
estudo e reflexão;
- realização de atividades
nas escolas de atuação dos cursistas;
- postagem de tarefas para
realização à distância;
- aulas on line, postadas
através do sistema moodle, em vídeo;
- envio de material
instrucional para estudo e reflexão;
- participação nos chats e
bate-papo virtual;
- tutoria virtual
No decorrer da formação, os gestores e professores irão
elaborar programas inclusivos para os sistemas e escolas, bem como estratégias
de gestão, estratégias pedagógicas, adaptações curriculares, etc, que servirão
de subsídios para as suas execuções nas escolas.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será
elaborado pelos professores e
organizadores do curso material didático básico, com indicações de leituras
para aprofundamento.
EMENTA DO
CURSO:
Reflexão e debates sobre
as políticas nacionais de Educação Especial numa perspectiva Inclusiva;
caracterização das necessidades educativas especiais transitórias e
permanentes; gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva:
organização das escolas, projeto político-pedagógico, salas de recursos,
laboratórios de aprendizagem, adaptações curriculares, formas de apoio e
atendimento especializado; prática pedagógica inclusiva: a sala de aula, as
formas de acompanhamento e intervenção, criação de estratégias e recursos
pedagógicos, processos avaliativos; a escola especial e as demais instituições
apoiadoras: organização, gestão e parcerias.
TEMÁTICAS E
DETALHAMENTO DOS MÓDULOS
O trabalho de gestão
perpassa a totalidade dos módulos.
Os trabalhos entre um e
outro módulo se destinam as intervenções na escola, na construção do projeto de
inclusão, na reformulação dos PPPs, na construção de estratégias
didático-metodológicas que viabilizem a inclusão. Entende-se que, para que a
inclusão realmente se concretize, é necessário o trabalho intensivo e gradual
no interior das escolas, com a comunidade escolar, estabelecendo as práticas,
propostas e organizações que a possibilitem.
- Seminário
de Abertura “Inclusão: realidades
e perspectivas”.
Total: 10 h/a
- 1º Módulo
: Gestão
da educação especial numa perspectiva inclusiva: Políticas nacionais de
Educação Especial numa perspectiva inclusiva; O papel do gestor na organização
da escola
Turma semi-presenciais: 10 h/a
presenciais
Turma a distância: 10 h/a em EAD
- 2º Módulo:
Gestão
da educação especial numa perspectiva inclusiva: Caracterização das
necessidades educativas especiais transitórias;
Turmas semi-presenciais: 10 h/a
presenciais
Turma a distância: 10 h/a em EAD
- 3º Módulo:
Gestão
da educação especial numa perspectiva inclusiva: Atividades investigativas nas
escolas sobre problemas de aprendizagem e estratégias de intervenção e gestão da
escola inclusiva
Turmas semi-presenciais: 10 h/a
presenciais e 10 h/a em EAD
Turma a distância 20 h/a em EAD
- 4º Módulo:
Gestão
da educação especial numa perspectiva inclusiva: caracterização das
necessidades educativas especiais permanentes;
Deficiências Físicas, Auditivas,
Visuais, Transtornos de Desenvolvimento; A organização das interfaces sala de recursos, sala
inclusiva e a organização escolar
Turmas semi-presenciais:20 h/a
presenciais e 10 h/a a distância
Turma a distância: 30 h/a em EAD
- 5º Módulo:
Gestão
da educação especial numa perspectiva inclusiva: organização das escolas,
projeto político-pedagógico, salas de recursos, laboratórios de aprendizagem,
adaptações curriculares, formas de apoio e atendimento especializado
Turmas semi-presenciais: 30 presenciais
Turma a distância: 30 h/a em EAD
- 6º.
Módulo: prática
pedagógica inclusiva: a sala de aula, as formas de acompanhamento e
intervenção, criação de estratégias e recursos pedagógicos, processos
avaliativos
Turmas semi-presenciais: 10 h/a
presencias e 10h/a a distância
Turma a distância: 20 h/a em EAD
- 7º Módulo: A escola especial e as
demais instituições apoiadoras: organização, gestão e parcerias; o papel da
família no processo de inclusão e desenvolvimento do sujeito com NEE;
Turmas semi-presenciais: 10 h/a presenciais e 10 em EAD
Turma a distância: 20 h/a em EAD
- 8º Módulo :Articulações
teórico-práticas nas propostas de educação inclusiva;
- Acompanhamento das atividades
desenvolvidas nas escolas e da construção do projeto político-pedagógico para a
inclusão.
Turmas semi-presenciais: 10 h/a em EAD
Turma a distância: 10 h/a em EAD
- Seminário de encerramento : mesa redonda com
palestrantes do curso; apresentação das propostas elaboradas e desenvolvidas
pelas escolas
Turmas semi-presenciais – 10 h/a presenciais
Turma em EAD – 10 h/a em EAD
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