Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OBRAS NO INTERIOR

Estradas do interior com permanente atenção do Executivo Municipal  

As atenções do Executivo Municipal tem sido voltadas atualmente para a conservação e melhorias da qualidade das estradas do interior.
São aproximadamente 2.000 quilômetros de estradas vicinais e muitas propriedades rurais distribuídas nas comunidades existentes no interior de Arroio Grande. Por ser tratar de um município essencialmente agrícola, a meta da administração é investir na melhoria de trafegabilidade destas estradas visando o escoamento da produção, além do transporte escolar e a movimentação dos produtores. 
O Município viveu um período chuvoso intenso nestes primeiros meses de 2013, fato que contribuiu no agravamento das condições das estradas que ficaram, em determinados pontos, intransitáveis.
Outro problema enfrentado pela atual Administração foi e está sendo os poucos maquinários que o Município tem em funcionamento, quando assumiu o prefeito Luis Henrique Pereira recebeu um parque de máquinas resumido a 2 patrolas e 2 retros-escavadeiras e 2 caminhões e muita sucata que não pode ser utilizado na prestação dos serviços, mas mesmo com todas estas dificuldades e sem receber recursos das esferas Federal e Estadual, o trabalho de recuperação das estradas, pontes e bueiros está em permanente execução.
A reportagem acompanhou o secretário municipal de Obras, Zito Gonçalves e pode registrar a preocupação do Executivo Municipal em oferecer as melhores condições de trafegabilidade. “A extensão de estradas é muito grande. Não temos maquinário para colocar simultaneamente duas ou mais frentes de trabalho. Procuramos priorizar os pontos Críticos e com condições climáticas favoráveis estender os serviços para todas as comunidades”, comentou Zito.

Pelas fotos dá para se ter idéia de como estava a estrada da Mauá, por exemplo, durante o período da chuva e o trabalho de recuperação realizado pela prefeitura. 

 

 



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SEMANA FARROUPILHA

Município se prepara para o maior evento tradicionalista da região

Chama Crioula será distribuída em Arroio Grande

No início da tarde desta quinta-feira (5), integrantes da Comissão responsável pela busca da Chama Crioula, juntamente com o CTG Tropeiros da Querência e o Piquete Lanceiros de Mauá partiram para o município de Santa Vitória, em um ônibus e carros particulares, para o acendimento da Chama Crioula. A Centelha será trazida para Arroio Grande de onde será distribuída para a 21ª Região Tradicionalista do Estado, no dia 8 de setembro.
            O Executivo Municipal, as Entidades Tradicionalistas e o Sindicato Rural estão integrados nos preparativos da Semana Farroupilha 2013. O evento está sendo aguardado com muita expectativa pelas autoridades municipais e pelos tradicionalistas. A preocupação é montar uma infra-estrutura que ofereça conforto e tranquilidade para as delegações que buscarão a Chama Crioula em Arroio Grande, a partir deste final de semana.
O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva (PP), está confiante na promoção de um grande evento, principalmente, pelas parcerias firmadas com as entidades tradicionalistas e com o Sindicato Rural. “A integração do Poder Público com os demais segmentos ligados ao Movimento Tradicionalista se faz necessário para que as festividades alusivas a Data Magna dos Gaúchos supere as expectativas em 2013. Vamos transformar a hospitaleira Terra de Mauá num grande palco para homenagear a cultura e a história do Rio Grande do Sul”, afirmou o prefeito.
Enquanto uma equipe de operários trabalha na reforma e nas novas estruturas do Acampamento Farroupilha, outras frentes estão mobilizadas nos preparativos para a Chegada da Chama e posterior distribuição das Centelhas e na organização das Rondas.
Uma reunião promovida pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas e com os representantes dos Piquetes e CTGs definiu o cronograma das rondas e o cadastramento das entidades tradicionalistas envolvidas na Semana Farroupilha.
Para o secretário municipal de Turismo, Sidney Bretanha, o Executivo Municipal, mesmo diante das dificuldades financeiras e estruturais, vai proporcionar uma grande programação porque conta com parcerias sólidas e comprometidas com o movimento. “É uma ação conjunta que fará essa festa acontecer”, comentou.
A chegada da Chama Crioula em Arroio Grande acontece na sexta-feira, 7, na Chácara do CTG Tropeiros da Querência. Ás 18h, encerrando as comemorações do Sete de Setembro em Arroio Grande, os Cavalarianos vão conduzir a Chama Crioula até o Monumento do MTG num desfile pelas principais ruas da cidade.
A programação reserva, ainda, Tertúlia Livre (21h) e Baile no CTG Tropeiros da Querência (23h). E distribuição da Centelha Crioula, dia 8 de setembro, às 16h.

                                                                                                                                                          
                





 

 


Delegação de Arroio Grande rumo a Santa Vitória


O representação do piquete Lanceiros de Mauá E CTG Tropeiros da Querência, sob a coordenação do patrão Francisco Cortês e Jandir Sallaberry receberam antes da viagem, a presença do prefeito Luiz Henrique Pereira, do secretário Sidney Bretanha, do chefe de gabinete Cláudio D´Ávila, para manifestar integral apoio ao piquete que estará levando o nome de Arroio Grande com a bandeira do município nesta solenidade, juntamente com outras comitivas, mostrando como cultivamos as tradições do nosso estado.









Novas caras no Governo Municipal

 Prefeito Luis Henrique elogia o grupo de trabalho e anuncia mudanças

Numa entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, o prefeito Luis Henrique Pereira da Silva (PP) reuniu o secretariado municipal e oficializou as trocas no Primeiro Escalão do Governo.
Iniciou elogiando o empenho do grupo que assumiu a responsabilidade de comandar os respectivos setores nestes primeiros oito meses da atual Administração. Luis Henrique explicou que as trocas se deram para atender ao pedido dos próprios titulares das pastas. Três deles por motivo de saúde e dois por compromissos profissionais.
Agradeceu aos secretários que deixaram o governo, citando as características e o trabalho individual deles que permitiram ajudar na organização da Administração Municipal. “Nosso Governo tem como marca a seriedade e a transparência administrativa. Somos um time onde cada um, dentro de suas características, tem igual importância na missão de fazermos um Governo que construa melhorias para o Arroio Grande”, comentou.
O prefeito justificou os remanejamentos entre algumas secretarias para não fugir muito do perfil do anterior titular. E declarou que sente que a equipe está muito mais confiante. “Não preciso repetir aqui o que herdamos do Governo anterior. Só o fato de terem destruído todo o arquivo e as informações dos computadores da prefeitura, obrigou os secretários e suas equipes há perderem muito tempo para reorganizar a Casa. Mas, hoje sinto que o trabalho começou a fluir normalmente e isso deixa todos mais confiantes”, completou Luis Henrique.
Com o secretariado de cara nova, ele encerrou o pronunciamento dizendo que se sente orgulhoso com a equipe que dispõe e que continuará contando com o apoio dos companheiros que deixaram os cargos. Confira as mudanças:
 Secretários que saíram: Alaor Cardozo (Assistência Social); Professor Ivan Nunes (Planejamento); Fernando Monteiro (Finanças); José Guilherme Muller (Secretaria de Governo);

Secretários que ingressaram: Guto Mendes – remanejado para a Assistência Social; Zitto Gonçalves – assumiu a secretaria de Obras; o Engenheiro Cesar Moura assume o Planejamento e Urbanismo; João Fernando Domingues “Canecão” – assume a Fazenda; Rafael Furtado – remanejado para a Secretaria de Governo; Adilson Andrade – assume a secretaria de Administração. No Jurídico: sai o Dr Luiz Cesar Vilella e foi convidado o Dr Alessandrini Ardizzoni Lima para assumir a Procuradoria do Município.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

EVENTO

Com estudantes, banda e autoridades, ato cívico abre a Semana da Pátria em AG



Dia 1º de setembro iniciaram em Arroio Grande as comemorações da semana do 191° aniversário da Independência do Brasil. Independência esta que se expressa na cultura do povo, na diversidade, nas conquistas, nos avanços e na democracia. Comemorar a independência significa ser responsável por ela, criando condições de que os interesses coletivos sobressaiam os interesses particulares; significa garantir os direitos e cumprir os deveres do cidadão pleno. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação realizou o ato cívico para comemorar a abertura da Semana da Pátria, com acendimento da Pira no Altar da Pátria, no centro da cidade, hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Municipal.
O cerimonial contou com a presença do prefeito Luis Henrique Pereira, vice-prefeito Ivan Guevara, secretários municipais, diretoras e professores das escolas municipais e Brigada Militar.

Semana da Pátria: uma semana nobre, de elevado significado para os brasileiros zelosos do nosso belo, imenso e promissor país!
Pátria... O que significa essa palavra que nos emociona e nos alenta tanto? Ela significa muito: é o país onde nascemos, mas não somente o solo que sentiu nossos primeiros passos, o lugar onde está o ar que respiramos, o céu que nos cobre, as matas, os rios ou os campos que engalanam o nosso território. O significado da palavra Pátria é muito mais amplo. A Pátria também se estende e palpita no idioma que falamos, nos costumes, no folclore, na música e nas mensagens das nossas canções; no sentimento do nosso povo, nas tradições e nas leis que nos governam. A Pátria é como a casa que nos abriga com maternal ternura; essa casa deve ser bem cuidada, honrada e defendida por todos que a amam.

A Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Educação, convida toda a comunidade para participar da programação da SEMANA DA PÁTRIA: “Nossa cidade, nossa história” de 1º a 7 de setembro de 2013.






 








QUALIFICAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Arroio Grande tem o prazer em convidar todos
   EMPREENDEDORES a participarem do curso “Atendimento ao cliente” realizado em parceria com o SEBRAE-RS.

 




Conteúdo Programático:
- A profissão de vendas, Ontem e Hoje;
- O quê e Para Quem vendemos;
- Entrevista com o cliente;
- Negociação em vendas e
- Fechamento e Pós Vendas.

  
Público-Alvo:
Empresários e líderes de equipes de trabalho que desejam ter a oportunidade de refletir sobre sua forma de atuação, de conhecer e praticar técnicas e estratégias para conquistar, manter e encantar o cliente, que é o início, meio e fim das ações das empresas.

  
Dias: 23, 24, 25 e 26 de setembro
Horário: das 19 horas às 22 horas
Local: Centro de Cultura
Carga horária total: 15 horas
Inscrições e informações: sala do MEI e Microcrédito, ou pelo telefone 5332625016


Inscrições até dia 15 de setembro.

Garanta seu lugar, vagas limitadas.

ARROIO GRANDE TE ESPERA TCHÊ!






segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SEMANA DA PÁTRIA 2013

A Prefeitura Municipal de Arroio Grande através da Secretaria Municipal de Educação convida toda a comunidade escolar para participar da programação da SEMANA DA PÁTRIA: “Nossa cidade, nossa história”de 1º a 7 de setembro de 2013.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
1º de setembro (domingo)
9h: Abertura Oficial da Semana da Pátria    2013
Desfile da BANDA MUNICIPAL
Chegada do FOGO SIMBÓLICO a cargo da Brigada Militar com acompanhamento de alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
Local: Praça Maneca Maciel
18h: Missa solene em comemoração à Pátria
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
2 de setembro (segunda-feira)
16h:  Apresentação da Banda Municipal
        Apresentação de E.M.E.F. Dona Margarida
3 de setembro (terça-feira)
16h: Apresentação de E.M.E.F. Presid. João  Goulart         
4 de setembro (quarta-feira)
16h: Apresentação de E.M.E.F. Neir Horner da Rosa
5 de setembro (quinta-feira)
16h: Apresentação de E.M.E.F. Visconde de Mauá
16:30h:  Apresentação da banda do I.E.E. Aimone Soares Carriconde  
6 de setembro (sexta-feira)
16h: Apresentação de E.M.E.F. Silvina Gonçalves
7 de setembro (sábado) FERIADO
MANHÃ
8h: Abertura dos desfiles com a Banda Municipal
      E.M.E.I. Edgar Dutra Lisboa
      E.M.E.I. Elisa Paias Messon
      Forças Vivas da Comunidade
PIM - Programa da Infância Melhor
         CRAS-Centro de referência da assistência social
9h:        E.M.E.F. Visconde de Mauá
             E.E.I. Gepequinho
            APAE
10h:       Apresentação da Banda Santa Cecília
              Grupo União da 3ª idade
              Rotary Clube
              Lions Clube
              Associação dos Pastores Evangélicos
              Assoc. dos Umbandistas de Arroio Grande
TARDE
13:30h:   E.M.E.F. Silvina Gonçalves
              E.M.E.F. Arlindo Martins
              E.P.E.F. Monteiro Lobato
 14:30h  E.M.E.F. Neir Horner da Rosa
              E.P.E.F. Barão  de Mauá
              E.M.E.F. Dona Margarida
15:30h: E.M.E.F. Presidente João Goulart
16:30h:  Escolas  Estaduais
17h : Apresentação da Banda Municipal
17:30h: Cerimônia de Encerramento e Arreamento dos Pavilhões Oficiais
18h: Desfile dos Cavalarianos com a chegada da Chama Crioula.