Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Azonasul reúne-se em Pedro Osório

Deputados marcam presença no encontro realizado no dia 8

               O Parque do Sindicato Rural de Pedro Osório foi palco da 13ª Expofesta Regional da Melancia e da Agricultura Familiar e do 18º Terra & Cor da Canção Nativa, evento realizado de 7 a 9 de fevereiro.   
               No sábado (8), dentro da programação da festa, ocorreu a última reunião de trabalho da Azonasul dirigida pelo presidente e prefeito de Pedro Osório, Cesar Brito. Na pauta, a apresentação pela empresa Finagro, através do seu representante Afonso Bertucci, de um projeto Silvoindustrial. Houve ainda a apresentação do programa Verão Numa Boa, com representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Pelotas e o relato do presidente do Corede-Sul, Cássio Mota, sobre o Processo de Participação Popular e Cidadã 2014.
               Estiveram presentes, os prefeitos de Arroio do Padre, Leonir Baschi; Arroio Grande, Luis Henrique Pereira; Cerrito, José Flávio Vieira; Herval, Ildo Salaberry e de Candiota, Luís Carlos Folador, além dos vice-prefeitos dos municípios de Capão do Leão Édson Ramalho; Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga e de Turuçu, Ervino Ramm. Participou ainda o representante do governo do Estado, o secretário-adjunto do Gabinete dos Prefeitos, Adeli Sell; os deputados federais, Fernando Marroni e Afonso Hamm e os deputados estaduais Miriam Marroni e Pedro Pereira.
               Logo após a reunião da Azonasul, ocorreu uma cerimônia para abertura oficial do pavilhão onde é realizada a 3ª Feira Regional da Agricultura Familiar, organizada pela Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do RS (SDR) e prefeitura de Pedro Osório.

               A Rádio Clube AM (990Khz), mais uma vez, marcou presença em evento de interesse coletivo da metade sul do estado. Após a reunião, o repórter Fernando Oliveira conversou com os prefeitos Henrique de Arroio Grande e Ildo Salaberry de Herval, além do deputado Federal Afonso Hamm, quando discutiram interesses comuns da região. 




REPERCUSSÃO


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

RECUPERAÇÃO DE RUAS

ENCOPAV começa obras de asfalto na cidade
-Ruas Dr. Monteiro e Dr. Dionísio de Magalhães serão as primeiras a serem recuperadas    

Condições anteriores do asfalto
A empresa vencedora da licitação para efetuar obras de asfaltamento com recursos municipais, ENCOPAV Engenharia, deu início nesta quarta-feira aos serviços contratados no início de janeiro de 2014 com a atual Administração Municipal.
A recapagem do asfalto na Dr Monteiro tem previsão de ser concluído até sexta-feira, passando a concentração do serviço na rua Dr Dionísio de Magalhães que tem grande parte do calçamento com pedra irregular.
Muitos populares foram ver de perto o início da recuperação do asfalto onde fica situada a Passarela do Samba. Máquinas e homens deram um colorido diferente no centro da cidade, misturando-se às obras dos camarotes para o carnaval 2014.
A verba já havia sido destinada no final do ano passado com a devolução de recursos pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores, Idimar Furtado, para asfalto na Dr Dionísio de Magalhães. A empresa vencedora da licitação, mediante contrato com recursos próprios da prefeitura, também fará asfaltamento na Dr. Monteiro (recapagem), Coronel Otávio Esteves, entre outras ruas.
Trata-se de uma empresa qualificada e séria. A prefeitura não está colocando dinheiro público em obra eleitoreira ou para justificar gastos. São ações transparentes e sem comprometer orçamento ou contraindo dívida para o erário. E tudo foi previamente contratado, ou seja, não pode ser relacionado com as enchentes dos últimos dias.
Agora, que são necessários recursos, não há dúvidas – e aí eles têm que vir das esferas estadual ou federal, porque se tratam de altos investimentos – para construção de galerias que deem curso as águas sem comprometer as residências da região mais baixa da cidade.







AÇÃO CLIMÁTICA

Defesa Civil visita AG depois dos temporais
-Prefeito está em Porto Alegre e pode decretar Situação de Emergência a qualquer momento  

O município de Arroio Grande foi um dos mais atingidos na metade sul com os temporais e as chuvas das últimas semanas.
Os estragos causados nas zonas urbana e rural foram muitos e os prejuízos podem superar a marca de R$ 2,5 milhões.
No sábado (1º) e no domingo (2), o acumulado atingiu cerca de 150 milímetros, com chuvas rápidas e torrenciais, fato que contribuiu para a dificuldade no escoamento das águas, causando alagamentos nos bairros e no centro da cidade.
Os problemas no interior do município dão conta de que lavouras de soja e de arroz foram atingidas pelo granizo. Além disso, a preocupação com o reparo imediato nas estradas que ficaram em precárias condições de trafegabilidade em consequência da força das águas que ainda destruíram bueiros causando longas extensões de alagamento.
Os fortes ventos causaram destruição na praia do Pontal e na região da Palma. Escolas municipais na zona rural tiveram registro de danos em consequência dos temporais, sendo que a Escola Arlindo Martins, no Distrito da Palma, teve parte do telhado arrancado.
O prefeito Henrique promoveu reuniões com produtores rurais, especialmente, da chamada zona baixa do município, para juntos buscarem uma solução imediata.
-“A parceria da prefeitura com os nossos produtores tem feito a diferença e nos momentos críticos, como o que estamos vivenciando agora, esta união de forças é importante. Entretanto, o que se tem feito são ações paliativas, como conserto de bueiros e esgotamento das águas, mas os danos nas estradas necessitam, principalmente, da colocação de material e isso estamos impedidos de retirar no município porque as jazidas não estão liberadas”, explicou o prefeito.
Outra solução seria a compra do material fora do município o que economicamente está inviabilizado pelos altos custos. “A extensão de estradas é muito grande e a trafegabilidade na grande maioria destas vias está precárias”, completou Henrique.
Como a economia de Arroio Grande é baseada na produção primária, torna-se fundamental a conservação das estradas rurais que servem de acesso ao escoamento das safras. Os números finais do prejuízo causado pelos temporais serão conhecidos no início da próxima semana, quando se esgota o prazo máximo para que o prefeito possa decretar ou não situação de emergência no município.

Na tarde de terça-feira,4, representantes da Defesa Civil estiveram no município atendendo solicitação do prefeito Henrique. O Major Márcio Facin, Coordenador Regional da Defesa Civil, acompanhado do 1º Sarg. Gilson Caldas, tomaram conhecimento da realidade em que se encontra o município. O levantamento oficial ainda está sendo providenciado e o prefeito Henrique está desde quarta-feira em Porto Alegre onde cumpre agenda, tendo como principal pauta medidas para os estragos causados pelas chuvas.



















ESTÁ CHEGANDO A HORA!

Escolas recebem verba municipal




-Entidades carnavalescas foram contempladas com R$ 27 mil

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto em que a prefeitura libera um total de R$ 148 mil para cobrir custos do carnaval 2014. Deste valor, R$ 27 mil é destinado para cada uma das quatro escolas, o restante é repassado para a LIESAG - Liga Independente das Escolas - que ficará responsável pela contratação do som para a passarela, atendendo uma necessidade antiga das próprias escolas de samba.

O ato de entrega dos cheques aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença dos presidentes e representantes das escolas de samba e dos secretários municipais: João Fernando (Finanças), Sidney Bretanha (Turismo) e Rafael Furtado (Política de Governo).
Escola Acadêmicos do Grande Arroio Grande

Unidos do São Gabriel

Escola Samba no Pé

Unidos do PROMORAR



LARA EM ARROIO GRANDE

Secretário Lara visita Curso do Pronatec em Arroio Grande

-Encontro contou com a participação de lideranças municipais

O Secretário Estadual de Assistência Social Luis Augusto Lara (PTB) esteve em Arroio Grande no dia 31 de janeiro onde se encontrou com o vice-prefeito Ivan Guevara e com a secretária municipal de Cultura, Liziane Duquia, além de lideranças do PTB local, no Centro de Cultura Basílio Conceição.
Como o prefeito Henrique estava cumprindo agenda fora do município, coube ao “Prefeito da Saúde”, Ivan Guevara, atualizar informações da Administração e falar das demandas sociais ao Secretário Lara.
Logo após, a comitiva deslocou-se até a escola João Goulart onde estão sendo ministradas aulas de cursos do PRONATEC. Os alunos do curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico foram motivados por Lara a aproveitarem esta oportunidade gratuita de capacitação profissional disponibilizada no município e que continuem buscando novos cursos. Ele ratificou que Arroio Grande está habilitado a desenvolver diversos cursos ao longo de 2014, numa parceria do Executivo Municipal e PRONATEC.
Os alunos fizeram as aulas práticas na Escola Municipal João Goulart onde com as técnicas de revestimento em piso cerâmico diagonal, amarrado e alinhado foram feitas melhorias nos pisos de salas de aulas. Segundo a aluna Ieda Lacerda “O curso foi de grande proveito, para termos uma profissão e ingressar no mercado de trabalho.”
 “Estes cursos têm por objetivo alcançar a população de baixa renda a fim de capacitá-los profissionalmente ingressando assim no mercado de trabalho. Está sendo feita ampla divulgação dos cursos ofertados, havendo excelente aceitação por parte da população”, comentou Simone Bertin, coordenadora do CRAS.
O Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico (SENAT) foi ministrado pelo instrutor Vagner Strieder de Ávila. Para ele, o curso foi de grande valia para os alunos que na sua grande maioria nunca tiveram contato com cerâmica, estando todos aptos e qualificados para seguirem a profissão.

As pré-inscrições são feitas no CRAS de Arroio Grande no horário das 8hs às 12hs e das 13h30min às 17h30min. No momento estão abertas inscrições de Motorista de Transporte de Carga e Frentista pelo SENAT (até 27/02).


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MUNICÍPIO RECEBE CAMINHÃO

DMA efetua entrega de máquinas e caminhões na região

Ministro Pepe Vargas participou do ato de entrega de 13 caminhões e sete motoniveladoras para prefeituras da região sul do RS.
Prefeitos de todos os cantos da região estiveram na sexta-feira reunidos na sede da Embrapa em Pelotas para participar do ato de entrega de caminhões e máquinas pesadas compradas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e doadas sem custo para que as prefeituras possam realizar obras de melhorias em estradas vicinais em cidades com menos de 50 mil habitantes.

O Prefeito Henrique de Arroio Grande participou do ato acompanhado dos secretários Zito Gonçalves (Obras) e Rafael Cristh (Agricultura), na oportunidade em que o município foi contemplado com um caminhão caçamba.
-“Máquinas, caminhões, patrulhas agrícolas, enfim, todo e qualquer investimento dos governos Federal ou Estadual são sempre bem vindos e o nosso Governo não abrirá mão de nenhum benefício para a comunidade”, garantiu o prefeito arroiograndense.

Nesta etapa o programa destinou para todo o Rio Grande do Sul 27 caminhões e 27 motoniveladora. Para o sul foram destinadas 13 caçambas e sete motoniveladoras.