Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

ESPECIAL!

CRAS homenageia Dia das Mães

Realizou-se no dia 05 de maio  na sede campestre da SSMAG a grande festa do CRAS em comemoração ao Dia das Mães, onde  estiveram  presentes a 1ª Dama Eliane Antunes, representando o Prefeito Henrique, o Secretário da  Assistência Social  Veríssimo de Britto Cunha, o Vereador Casca Silva.
Neste evento houve apresentações de dança e música com o grupo de adolescentes  orientados pelo instrutor de música Alexsander  Rodrigues Soares, e a reunião do Programa de Atenção Integral à Família- PAIF, com a psicóloga Rudiéle Brum, onde todas as mães presentes  foram  merecidamente homenageadas e presenteadas com  brindes pelo seu dia, que será no próximo domingo.  Também houve a participação especial de Marquinhos e Banda com um pagode todo especial que alegrou o evento.
A equipe do CRAS agradece pela participação das 328 famílias referenciadas no  Centro de Referência de Assistência Social  em todos os eventos.  












































FESTA DO TRABALHADOR



Prefeitura comemora o 1º de Maio com festa para o Funcionalismo Municipal

O “Dia do Trabalho”, 1º de maio, foi comemorado com almoço festivo oferecido pela Prefeitura de Arroio Grande para o funcionalismo público municipal. A confraternização foi no CTG Tropeiros da Querência que esteve lotado com a presença de funcionários de todos os setores, secretários e vereadores acompanhados de seus familiares.
O presidente do SSMAG, Jesus David, e o prefeito Henrique fizeram uso da palavra, saudando a todos pela passagem da data dos trabalhadores.
Henrique agradeceu a presença de todos e destacou a importância do trabalho e a valorização do funcionalismo municipal em todas as áreas da prefeitura. Ele reiterou ainda que os servidores têm fundamental importância para a prestação de serviços qualificada à população em geral. "Nosso reconhecimento e valorização", expressou.

Durante o evento foram sorteados diversos prêmios e a animação foi com música ao vivo com Indio do Umbu e Banda. Ao meio-dia, foi servido o almoço a base de churrasco e saladas.












PAVIMENTAÇÃO

Prefeitura assina autorização de serviço para as ruas Gomercindo Saraiva e Severo Feijó

Na manhã desta quarta-feira, 29, o Prefeito Henrique assinou a autorização para o início das obras de pavimentação em trechos determinados nas ruas Severo Feijó e Gomercindo Saraiva, a pavimentação proposta atende uma demanda antiga dos moradores dos Bairros Coca e Branco Araújo. Os trechos correspondentes interligam as quadras das ruas Salvador Soares e Dr Campos, que sofrem com a retirada de material de capeamento destas vias pela erosão causada pelas chuvas. Conforme informações da secretaria municipal de Obras, a pavimentação será com blocos de concreto intertravados tipo unistein sobre colchão de areia.
Por exigências do Governo Federal o projeto precisou ser readequado contemplando além da pavimentação das referidas vias, drenagem, acessibilidade, pavimentação de calçadas e sinalização. Com isso a área inicialmente prevista será reduzida. Confira as quadras que receberão a pavimentação: Severo Feijó: trecho entre Salvador Soares e Adalberto Ribeiro; Gomercindo Saraiva: quadras compreendidas entre as ruas Salvador Soares e Dr. Campos.
A obra está orçada aproximadamente em R$ 400 mil, recursos federais, mais a contrapartida do município e a previsão é que tenha início na próxima segunda-feira, 4 de maio.

Entre os representantes da empresa vencedora da licitação, TREIN Pre-Moldados e Metalurgica, assinou a documentação juntamente com o prefeito o empresário Pedro Ervino Trein-me.

REGIÃO INTEGRADA

Diretor da SDR reúne-se com prefeitos em AG


Representantes dos municípios de Arroio Grande, Herval, Piratini e Pedro Osório estiveram reunidos dia 22 de abril, com o diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ricardo Núncio. O encontro foi coordenado pelo prefeito Henrique e contou com a participação de lideranças das administrações destes municípios e também de assentamentos rurais.
Na pauta principal, a liberação de maquinários da Patrulha Mecanizada do Estado que se encontra em Piratini há cerca de um ano atendendo demandas daquele município. As demais prefeituras pleitearam a distribuição das máquinas permitindo que os serviços possam ser realizados simultaneamente, de acordo com cada realidade.  Depois das lideranças debaterem a situação e o Diretor da SDR demonstrado o interesse do Governo Estadual em encontrar uma solução que beneficiasse as comunidades envolvidas, ficou acordado que a Patrulha ficará por mais dois meses exclusivamente em Piratini e depois será deslocada para a realização de obras de recuperação das estradas e acessos das propriedades dos pequenos produtores das demais prefeituras.
O diretor Ricardo Núncio salientou que estes municípios devem agora protocolar junto ao Estado, um convênio especificando o plano de trabalho e seu cronograma para a prestação dos serviços. A cedência será em forma de rodízio seguindo um calendário a ser confirmado após a assinatura dos convênios.
Também foi prometido pelo Diretor da SDR o envio de uma retro-escavadeira hidráulica para trabalhar junto aos assentamentos na construção de pequenos açudes com o objetivo de incentivar a piscicultura nestes locais, assim como a produção e comercialização.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

PESCA

Município adquiri caminhão para a COOPESI
 -Veículo chega no momento em que pescadores conquistam o registro no CISPOA



A semana iniciou com boas notícias para o Distrito de Santa Isabel, especialmente, relacionadas ao setor pesqueiro. Depois de ter confirmado o registro no CISPOA – Sistema Sanitário da SEAPA/RS, uma conquista esperada por muitos anos pela Cooperativa dos Pescadores de Santa Isabel – COOPESI – fato que permitirá a comercialização do pescado não só para o mercado gaúcho como fora do estado, a Prefeitura Municipal de Arroio Grande confirmou a aquisição de um caminhão com câmara frigorífica com grande capacidade de armazenamento.
O prefeito Henrique, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Guto Pereira e do funcionário João Carlos Caldeira ‘Cacaio’, participou de reunião na Superintendência do Ministério da Pesca em Porto Alegre na oportunidade em que foi recebido pelo superintendente Gilmar Coelho, confirmando a liberação do veículo para o município nas próximas semanas.
Principalmente porque a COOPESI conquistou o registro no CISPOA, Sistema Sanitário da SEAPA/RS, o que permitirá vender seu produto  no Estado do Rio Grande  do Sul, Podendo participar dos licitações Publicas a nível de governo Municipal Estadual e Federal, principalmente da Merenda Escolar, Vai  gerar  direto e indiretamente emprego e renda na comunidade  
Outra informação importante é que a secretaria municipal da Agricultura articulou junto a Universidade de Rio Grande – FURG-  apoio continuado com setor de Engenharia Mecânica, através do professor Oberdan Carrasco Nogueira para qualificar e orientar os profissionais da COOPESI que atuam na fábrica de gelo e na área de refrigeração da Agroindústria.
            CISPOA - Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal- é o órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul responsável pela inspeção de produtos de origem animal que são comercializados dentro do estado.

            Com este registro, a cooperativa de pescadores pode participar das licitações Publicas para atender os governos Municipais, Estaduais e Federal, principalmente no que se refere a Merenda Escolar, gerando mais renda  e emprego na comunidade.