Atenção senhores pais!
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
JERGS em ARROIO GRANDE
Nesta
Terça-Feira, 20 de agosto, Handebol Regional em Arroio Grande
Tudo pronto para a fase regional
dos Jogos Escolares – JERGS/2013, modalidade Handebol, que será sediado em
Arroio Grande, nesta terça-feira, 20 de agosto.
Cerca de 430 estudantes estarão
participando do encontro que acontece simultaneamente nos Ginásios Gitão, AABB
e Max Center.
Os Jogos Escolares do Rio Grande
do Sul completam 43 anos em 2013, caracterizando-se como o maior evento
colaborador no desenvolvimento do esporte educacional gaúcho e terceiro maior
em âmbito nacional. Têm por finalidade estimular a prática esportiva nas
escolas públicas da rede federal, estadual e municipal de ensino, e mobilizar a
comunidade escolar.
A execução dos JERGS visa fomentar
nos alunos da rede pública escolar a prática do esporte educacional, reforçando
sua cidadania, direcionando-os à construção de um mundo melhor, livre de
quaisquer tipos de discriminação, através da compreensão mútua, fraternidade,
solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico
vivenciado nas escolas.
E a expectativa está voltada para
Arroio Grande nesta terça-feira quando as delegações de vários municípios da
região estarão aqui. Todos convidados!
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
NOTÍCIAS DO CRAS - PROJETO DE VIDA
CRAS
participa da V Conferência Municipal de Idosos em Pelotas
O Estatuto do
Idoso é considerado uma das maiores conquistas relativas aos direitos da
terceira idade no Brasil. Tornado lei em 2003, o estatuto é um instrumento de
realização da cidadania no país, que garante os direitos à liberdade,
dignidade, integridade, saúde e educação, cabendo à família em primeira
instância, ao estado e à sociedade como um todo zelar pelo cumprimento destes
direitos e garantir aos mais velhos uma qualidade de vida.
O
Conselho Municipal do Idoso realizou no dia 13 de agosto a 5ª Conferência
Municipal do Idoso, cujo tema foi "A Pessoa Idosa e o Protagonismo nas
Transformações Sociais". O evento aconteceu no Auditório D. Antônio
Zattera- UCPEL.
Realizada a cada dois anos, a
Conferência oportunizou uma reflexão sobre o tema, avaliar a execução de ações
do poder público e da sociedade e propor políticas públicas para melhor atender
os idosos.
Arroio
Grande marcou presença
O Centro de Referencia de
Assistência Social- CRAS e Conselho Municipal de Idosos de Arroio Grande se fez
presente na V conferência Municipal de Idosos do município de Pelotas cujo tema
foi: “Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais”, onde estavam
presentes várias instituições ligadas ao idoso.
No evento foram abordados vários
assuntos pertinentes ao processo de envelhecimento que tem ocorrido em nossa
sociedade, observando-se a necessidade emergencial de serem aplicadas políticas
públicas direcionadas à 3º Idade a fim de proporcionar melhor qualidade de vida
e exercício de cidadania aos mesmos. Entre os objetivos desta Conferência
estava a reflexão e discussão sobre a intersetorialidade como estratégia na
garantia de direitos da pessoa idosa, nas áreas de saúde, educação, assistência
social, segurança, habitação, trabalho, turismo, cultura, esporte, lazer o que
demonstra a necessidade de toda a sociedade estar envolvida com o processo de
envelhecimento.
Equipe do CRAS – Projeto de Vida - Museu Oceanográfico em Rio Grande
Na tarde de sexta-feira (02/08/2013) o Grupo de Crianças e Adolescentes do CRAS visitou o Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" na cidade de Rio Grande, que mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
O objetivo do passeio foi proporcionar às crianças e adolescentes uma tarde de cultura e lazer.
Porém, a atração das crianças e dos adolescentes foram os Pinguins de Magalhães e o Ipirelo Mascote do Museu, um leão-marinho que encantou a todos.quinta-feira, 15 de agosto de 2013
CONSULTA POPULAR CIDADÃ
Saúde, Desenvolvimento Rural e Educação são as áreas
mais votadas pelos arroiograndenses na Votação de Prioridades
O resultado da Consulta Popular e Cidadã confirmou, mais uma vez, a preocupação dos arroiograndenses em
participar das decisões do município. A Votação de Prioridades, processo que
decide investimentos para o Orçamento do Estado 2014, destacou em Arroio Grande
Saúde, Desenvolvimento Rural e Educação como às áreas mais votadas pelos 1.093
eleitores que votaram nas urnas. A participação do público foi considerada muito boa, diante da situação climática.
Acompanhe os números:
Consulta Popular e Cidadã Orçamento Estadual 2104
Resultado Final da votação presencial do Município de
Arroio Grande
Projetos Votos
01Cultura e Inclusão digital – 16
02Cultura
e Inclusão digital/ Quiosque /artesanato-A.G 236
03 Desenvolvimento Econômico- 5
04 Desenvolvimento Econômico- 15
05 Desenvolvimento Rural- 44
06 Desenvolvimento
Rural/Patrulha Agrícola A.G- 575
07 Saúde –Equipamentos UBS/
A.G- 862
08 Saúde –Equipamentos UBS/
A.G- 558
09 Segurança pública –
Viatura leve /A.G- 282
10 Segurança pública- 54
11 Irrigação- 20
12 Irrigação – Açudagem /A.G- 335
13 Cidadania Justiça e
Direitos Humanos- 33
14 Cidadania Justiça e
Direitos Humanos /A.G- 296
15 Esporte Lazer e Turismo –
Reforma Gitão /A.G- 334
16 Esporte Lazer e Turismo –
Galpão do Carnaval/A.G- 77
17 Habitação Desenv. Urbano e
Saneamento- 90
18 Habitação Desenv. Urbano e
Saneamento- 42
19 Educação Básica profissional e Técnica / A.G- 419
20 Educação
Básica profissional e Técnica- 79
Prioridades Regional Votos
21
Saúde- 823
22 Educação Básica - 427
23 Segurança Pública-votos- 238
24 Desenv. Rural- 508
25 Irrigação -votos- 163
COMUDE de
Arroio Grande
Total de Votantes: 1.093
PRESIDENTE COMUDE: JOÃO
CARLOS CALDEIRA
COORDENAÇÃO
MUNICIPAL: DAVID JOSUE CAETANO, MARIA JOSÉ G. SOARES, LUIZ FERNANDO LACKMAN
SEC.
AGRICULTURA: RAFAEL CHRST
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA
Arroio Grande implanta novo sistema de coleta do lixo
a partir desta segunda-feira, dia 19
A Secretaria de Agricultura Desenvolvimento
Econômico e Meio Ambiente avisa a toda comunidade de Arroio Grande que dia 19
de agosto, próxima segunda-feira, começa a coleta seletiva solidária. A
cooperativa dos catadores de materiais recicláveis RECICLAR irá realizar a
coleta dos materiais orgânicos e recicláveis e as operações no aterro sanitário
municipal. Cada cidadão terá a responsabilidade de separar o seu lixo da
seguinte forma:
Lixo Orgânico: restos de
alimentos, erva-mate, pó de café, cascas e resíduos de frutas, cascas de ovos,
galhos, ramos, folhas e talos, papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos.
Lixo Reciclável: metais
(ferro, alumínio e latão), vidros, plásticos, papéis, papelão e madeira.
Os caminhões coletores estarão identificados nas
cores verde para coleta de lixo reciclável, e marrom para a coleta de lixo
orgânico e passarão nas ruas juntos.
A rota será a mesma já existente de coleta de lixo.
Atenção para os dias e turnos da coleta nos bairros:
Vidal, Silvina, Theobaldo Link, Lauro
Ribeiro, Mirabeu Baltar, Branco Araújo e Getúlio Vargas – Segunda, Quarta e
Sexta no turno da manhã;
Promorar, Novo Milênio, Carlos Vasquez, São
José, Santana e São Gabriel – Terças, Quintas e Sábados no turno da manhã.
Centro e Cohab Leste – De segunda a sábado
no turno da tarde.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
AS DOENÇAS DO INVERNO
![]() |
| Enfermeira Padrão, Patrícia Muller Barros |
Chegada do frio aumenta
atendimentos no Plantão Médico
O número de atendimentos no
Plantão Médico de Arroio Grande teve um aumento considerável especialmente no
mês de julho, segundo o último levantamento divulgado pela enfermeira padrão,
Patrícia Muller Boijink Barros, que concedeu entrevista à reportagem.
Ela salientou que a procura de
pacientes foi maior mesmo nas semanas anteriores devido às doenças do frio, que
são comuns nesta estação do ano, que tem sido marcada por dias de inverno
rigoroso com temperaturas baixas, em alguns casos com a aplicação do remédio
Tamiflu.
De acordo com as suas
estatísticas do primeiro semestre do ano, referente a consultas e enfermagens,
foram os seguintes índices registrados em janeiro - 5.437; em fevereiro -
5.119; em março - 5.251; em abril - 5.433; em maio - 5.310; em junho - 5.300; e
em julho - 6.100.
"Ou seja, pelas médias
preliminares tivemos um acréscimo de em torno de 20% a mais do que a capacidade
normal de trabalho sempre ultrapassando as cem fichas distribuídas diariamente,
justamente, para que a demanda fosse atendida", enfatizou Patrícia Barros.
Lembrou que o funcionamento do
Pronto Atendimento é 24 horas com as fichas sendo entregues para os
plantonistas nos referidos horários: 7h (10 fichas); 9h (10 fichas); 11h (15
fichas); 15h (15 fichas); 17h (15 fichas), sendo que às 18h são 35 fichas para
a Drª. Luciane Teixeira.
"Temos fora a rotina as
urgências e as emergências que ocorrem e estamos prontos para prestar socorro
com as pessoas vindo diretamente na Rua Joaquim Manoel Soares, entre as Ruas
Dr. Monteiro e Júlio de Castilhos, ou nos ligando para o telefone (53)
3262.1988".
Divulgou também os médicos que
atendem Dr. Vagner Kopereck - Pelotas (segundas); Dr. Paulo Porciúncula - Pelotas
(terças); Drª. Alice Nunes - Pelotas (quartas); Dr. Telmo Zanella - Pedro
Osório (quintas); Drª. Sandra Mendes - Pelotas (sextas); Dr. Moacir Alves -
Pedro Osório ou Dr. Carlos Madeira - Pelotas (sábados); Dr. Emir Squeff -
Canguçu (domingos), além do reforço com a Drª. Luciane Iriart Teixeira
(segundas as sextas pela manhã).
Desde o começo do ano no cargo, a enfermeira
disse que tem procurado melhorar cada vez mais, inclusive já informou à
população que as trocas de receitas de uso contínuo estão sendo feitas nas
terças-feiras, devendo ser deixadas até ao meio-dia para serem retiradas às
18h.
As doenças de inverno
A médica Drª. Luciane Iriart
Teixeira, que atende tanto no Plantão, quanto na Santa Casa, confirmou que os
problemas de saúde derivados do inverno têm aumentado bastante nos dois estabelecimentos
de saúde.
Segundo ela, o público em geral
tem sofrido, como as crianças e os idosos, que ficam mais vulneráveis,
inclusive os fumantes tem lhe preocupado em função das crises de enfisema
pulmonar nestes quadros.
Recomendou ao aparecer os
primeiros sintomas: dor no corpo, febre, tosse, que procurem o tratamento
adequado até mesmo para a situação não se agravar para uma infecção
respiratória ou pneumonia.
Quanto à prevenção e o tratamento
propriamente, a orientação é para manterem alimentação saudável, vestir
agasalho, fazer repouso, lavar bem as mãos, proteger a boca e o nariz ao
tossir, ficar em ambiente arejado.
Transportes de urgência e emergência com
ambulâncias
Responsável pelo setor, Beto
Aquino, que assumiu no início do ano, declarou que as condições se encontram
bem melhores atualmente. "Temos quatro ambulâncias e três motoristas de
dia e dois de noite para qualquer eventualidade", explicou.
Salientou que a demanda é tanta
nesta área que em um único dia movimentado os veículos da prefeitura chegam a
fazer seis deslocamentos de urgência e de emergência para diversas cidades,
como Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre, por exemplo.
"Fizemos o possível com a
equipe removendo pacientes impossibilitados de se locomoverem por causa de problemas
diversos, como fraturas, cirurgias, da cidade e do interior e em direção a
outros municípios, seguindo as prescrições médicas."
Lembrou também que outro serviço
disponível é o do SAMU, que deve ser acionado pelo telefone 192. "Quero
agradecer pelo apoio e cumprimentar a todo o grupo de trabalho pela dedicação e
mais uma vez me colocar à disposição", finalizou Beto. (Fonte: Rádio Difusora-AM).
terça-feira, 13 de agosto de 2013
INFORMÁTICA
PREFEITURA
MUNICIPAL
DE
ARROIO
GRANDE
SECRETARIA
MUNICIPAL
DE
EDUCAÇÃO
INFORMATIVO
EDUCACIONAL
A Prefeitura Municipal de Arroio Grande através da Secretaria Municipal de Educação comunica a toda
a comunidade arroiograndense que estão abertas
as inscrições para os Cursos Básico e Avançado de Informática, nos turnos, manhã, tarde e noite.
Os cursos serão ministrados no Telecentro Digital.
Portanto, a partir de Quarta-Feira, dia 14/08/2013 até 22/08/2013, ou enquanto houver vagas, estaremos recebendo inscrições. Para isso, o interessado deverá comparecer no Centro de Cultura Basílio Conceição, no horário
das 8 horas até às 12 horas, de segunda a sexta-feira, com documento de
identidade.
Assinar:
Postagens (Atom)




