Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SÁUDE

Atenção senhores pais!


                      A Secretaria Municipal de Saúde e a Policlínica II comunicam que a Campanha de Multivacinação para a atualização da caderneta das crianças de zero a menores de cinco anos começará neste sábado, dia 24, e se estenderá até o dia 30 de agosto.

JERGS em ARROIO GRANDE

Nesta Terça-Feira, 20 de agosto, Handebol Regional em Arroio Grande
 
Tudo pronto para a fase regional dos Jogos Escolares – JERGS/2013, modalidade Handebol, que será sediado em Arroio Grande, nesta terça-feira, 20 de agosto.
Cerca de 430 estudantes estarão participando do encontro que acontece simultaneamente nos Ginásios Gitão, AABB e Max Center.
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul completam 43 anos em 2013, caracterizando-se como o maior evento colaborador no desenvolvimento do esporte educacional gaúcho e terceiro maior em âmbito nacional. Têm por finalidade estimular a prática esportiva nas escolas públicas da rede federal, estadual e municipal de ensino, e mobilizar a comunidade escolar.
A execução dos JERGS visa fomentar nos alunos da rede pública escolar a prática do esporte educacional, reforçando sua cidadania, direcionando-os à construção de um mundo melhor, livre de quaisquer tipos de discriminação, através da compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas.

E a expectativa está voltada para Arroio Grande nesta terça-feira quando as delegações de vários municípios da região estarão aqui. Todos convidados!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DO CRAS - PROJETO DE VIDA

CRAS participa da V Conferência Municipal de Idosos em Pelotas

O Estatuto do Idoso é considerado uma das maiores conquistas relativas aos direitos da terceira idade no Brasil. Tornado lei em 2003, o estatuto é um instrumento de realização da cidadania no país, que garante os direitos à liberdade, dignidade, integridade, saúde e educação, cabendo à família em primeira instância, ao estado e à sociedade como um todo zelar pelo cumprimento destes direitos e garantir aos mais velhos uma qualidade de vida.
            O Conselho Municipal do Idoso realizou no dia 13 de agosto a 5ª Conferência Municipal do Idoso, cujo tema foi "A Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais". O evento aconteceu no Auditório D. Antônio Zattera- UCPEL.
Realizada a cada dois anos, a Conferência oportunizou uma reflexão sobre o tema, avaliar a execução de ações do poder público e da sociedade e propor políticas públicas para melhor atender os idosos.
Arroio Grande marcou presença
O Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS e Conselho Municipal de Idosos de Arroio Grande se fez presente na V conferência Municipal de Idosos do município de Pelotas cujo tema foi: “Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais”, onde estavam presentes várias instituições ligadas ao idoso.
No evento foram abordados vários assuntos pertinentes ao processo de envelhecimento que tem ocorrido em nossa sociedade, observando-se a necessidade emergencial de serem aplicadas políticas públicas direcionadas à 3º Idade a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e exercício de cidadania aos mesmos. Entre os objetivos desta Conferência estava a reflexão e discussão sobre a intersetorialidade como estratégia na garantia de direitos da pessoa idosa, nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança, habitação, trabalho, turismo, cultura, esporte, lazer o que demonstra a necessidade de toda a sociedade estar envolvida com o processo de envelhecimento.

Equipe do CRAS – Projeto de Vida - Museu Oceanográfico em Rio Grande



Na tarde de sexta-feira (02/08/2013) o Grupo de Crianças e Adolescentes do CRAS visitou o Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" na cidade de Rio Grande, que mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
O objetivo do passeio foi proporcionar às crianças e adolescentes uma tarde de cultura e lazer.
No museu eles puderam conhecer um pouco mais sobre algumas aves marinhas, como o Albatroz Viajante, os quais são um exemplo de família unida.

Porém, a atração das crianças e dos adolescentes foram os Pinguins de Magalhães e o Ipirelo Mascote do Museu, um leão-marinho que encantou a todos.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CONSULTA POPULAR CIDADÃ

Saúde, Desenvolvimento Rural e Educação são as áreas mais votadas pelos arroiograndenses na Votação de Prioridades

O resultado da Consulta Popular e Cidadã confirmou, mais uma vez, a preocupação dos arroiograndenses em participar das decisões do município. A Votação de Prioridades, processo que decide investimentos para o Orçamento do Estado 2014, destacou em Arroio Grande Saúde, Desenvolvimento Rural e Educação como às áreas mais votadas pelos 1.093 eleitores que votaram nas urnas. A participação do público foi considerada muito boa, diante da situação climática.
Acompanhe os números:

Consulta Popular e Cidadã Orçamento Estadual 2104
Resultado Final da votação presencial do Município de Arroio Grande


Projetos                                                                                                   Votos

01Cultura e Inclusão digital –                                                                          16

02Cultura e Inclusão digital/ Quiosque /artesanato-A.G                236

03 Desenvolvimento Econômico-                                                                   5

04 Desenvolvimento Econômico-                                                                15

05 Desenvolvimento Rural-                                                                            44

06 Desenvolvimento Rural/Patrulha Agrícola A.G-                          575
07 Saúde –Equipamentos UBS/ A.G-                                                        862
08 Saúde –Equipamentos UBS/ A.G-                                                        558
09 Segurança pública – Viatura leve /A.G-                                            282
10 Segurança pública-                                                                                        54
11 Irrigação-                                                                                                             20
12 Irrigação – Açudagem /A.G-                                                                   335
13 Cidadania Justiça e Direitos Humanos-                                              33
14 Cidadania Justiça e Direitos Humanos /A.G-                                  296
15 Esporte Lazer e Turismo – Reforma Gitão /A.G-                            334
16 Esporte Lazer e Turismo – Galpão do Carnaval/A.G-                     77
17 Habitação Desenv. Urbano e Saneamento-                                         90
18 Habitação Desenv. Urbano e Saneamento-                                        42
19 Educação Básica  profissional e Técnica / A.G-                              419
20 Educação Básica  profissional e Técnica-                                           79

Prioridades Regional                       Votos
21 Saúde-                                              823
22 Educação Básica -                         427
23 Segurança Pública-votos-          238
24 Desenv. Rural-                              508
25 Irrigação -votos-                           163

COMUDE de Arroio Grande
Total de Votantes: 1.093

PRESIDENTE COMUDE: JOÃO CARLOS CALDEIRA
COORDENAÇÃO MUNICIPAL: DAVID JOSUE CAETANO, MARIA JOSÉ G. SOARES, LUIZ FERNANDO LACKMAN
SEC. AGRICULTURA:  RAFAEL CHRST

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Arroio Grande implanta novo sistema de coleta do lixo a partir desta segunda-feira, dia 19


A Secretaria de Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente avisa a toda comunidade de Arroio Grande que dia 19 de agosto, próxima segunda-feira, começa a coleta seletiva solidária. A cooperativa dos catadores de materiais recicláveis RECICLAR irá realizar a coleta dos materiais orgânicos e recicláveis e as operações no aterro sanitário municipal. Cada cidadão terá a responsabilidade de separar o seu lixo da seguinte forma:
Lixo Orgânico: restos de alimentos, erva-mate, pó de café, cascas e resíduos de frutas, cascas de ovos, galhos, ramos, folhas e talos, papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos.
Lixo Reciclável: metais (ferro, alumínio e latão), vidros, plásticos, papéis, papelão e madeira.
Os caminhões coletores estarão identificados nas cores verde para coleta de lixo reciclável, e marrom para a coleta de lixo orgânico e passarão nas ruas juntos.
A rota será a mesma já existente de coleta de lixo. Atenção para os dias e turnos da coleta nos bairros:
Vidal, Silvina, Theobaldo Link, Lauro Ribeiro, Mirabeu Baltar, Branco Araújo e Getúlio Vargas – Segunda, Quarta e Sexta no turno da manhã;
Promorar, Novo Milênio, Carlos Vasquez, São José, Santana e São Gabriel – Terças, Quintas e Sábados no turno da manhã.
Centro e Cohab Leste – De segunda a sábado no turno da tarde.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AS DOENÇAS DO INVERNO


Enfermeira Padrão, Patrícia Muller Barros
Chegada do frio aumenta atendimentos no Plantão Médico

O número de atendimentos no Plantão Médico de Arroio Grande teve um aumento considerável especialmente no mês de julho, segundo o último levantamento divulgado pela enfermeira padrão, Patrícia Muller Boijink Barros, que concedeu entrevista à reportagem.
Ela salientou que a procura de pacientes foi maior mesmo nas semanas anteriores devido às doenças do frio, que são comuns nesta estação do ano, que tem sido marcada por dias de inverno rigoroso com temperaturas baixas, em alguns casos com a aplicação do remédio Tamiflu.
De acordo com as suas estatísticas do primeiro semestre do ano, referente a consultas e enfermagens, foram os seguintes índices registrados em janeiro - 5.437; em fevereiro - 5.119; em março - 5.251; em abril - 5.433; em maio - 5.310; em junho - 5.300; e em julho - 6.100.
"Ou seja, pelas médias preliminares tivemos um acréscimo de em torno de 20% a mais do que a capacidade normal de trabalho sempre ultrapassando as cem fichas distribuídas diariamente, justamente, para que a demanda fosse atendida", enfatizou Patrícia Barros.
Lembrou que o funcionamento do Pronto Atendimento é 24 horas com as fichas sendo entregues para os plantonistas nos referidos horários: 7h (10 fichas); 9h (10 fichas); 11h (15 fichas); 15h (15 fichas); 17h (15 fichas), sendo que às 18h são 35 fichas para a Drª. Luciane Teixeira.
"Temos fora a rotina as urgências e as emergências que ocorrem e estamos prontos para prestar socorro com as pessoas vindo diretamente na Rua Joaquim Manoel Soares, entre as Ruas Dr. Monteiro e Júlio de Castilhos, ou nos ligando para o telefone (53) 3262.1988".
Divulgou também os médicos que atendem Dr. Vagner Kopereck - Pelotas (segundas); Dr. Paulo Porciúncula - Pelotas (terças); Drª. Alice Nunes - Pelotas (quartas); Dr. Telmo Zanella - Pedro Osório (quintas); Drª. Sandra Mendes - Pelotas (sextas); Dr. Moacir Alves - Pedro Osório ou Dr. Carlos Madeira - Pelotas (sábados); Dr. Emir Squeff - Canguçu (domingos), além do reforço com a Drª. Luciane Iriart Teixeira (segundas as sextas pela manhã).
 Desde o começo do ano no cargo, a enfermeira disse que tem procurado melhorar cada vez mais, inclusive já informou à população que as trocas de receitas de uso contínuo estão sendo feitas nas terças-feiras, devendo ser deixadas até ao meio-dia para serem retiradas às 18h.

As doenças de inverno

A médica Drª. Luciane Iriart Teixeira, que atende tanto no Plantão, quanto na Santa Casa, confirmou que os problemas de saúde derivados do inverno têm aumentado bastante nos dois estabelecimentos de saúde.
Segundo ela, o público em geral tem sofrido, como as crianças e os idosos, que ficam mais vulneráveis, inclusive os fumantes tem lhe preocupado em função das crises de enfisema pulmonar nestes quadros.  
Recomendou ao aparecer os primeiros sintomas: dor no corpo, febre, tosse, que procurem o tratamento adequado até mesmo para a situação não se agravar para uma infecção respiratória ou pneumonia.
Quanto à prevenção e o tratamento propriamente, a orientação é para manterem alimentação saudável, vestir agasalho, fazer repouso, lavar bem as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir, ficar em ambiente arejado.

Transportes de urgência e emergência com ambulâncias

Responsável pelo setor, Beto Aquino, que assumiu no início do ano, declarou que as condições se encontram bem melhores atualmente. "Temos quatro ambulâncias e três motoristas de dia e dois de noite para qualquer eventualidade", explicou.
Salientou que a demanda é tanta nesta área que em um único dia movimentado os veículos da prefeitura chegam a fazer seis deslocamentos de urgência e de emergência para diversas cidades, como Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre, por exemplo.
"Fizemos o possível com a equipe removendo pacientes impossibilitados de se locomoverem por causa de problemas diversos, como fraturas, cirurgias, da cidade e do interior e em direção a outros municípios, seguindo as prescrições médicas."

Lembrou também que outro serviço disponível é o do SAMU, que deve ser acionado pelo telefone 192. "Quero agradecer pelo apoio e cumprimentar a todo o grupo de trabalho pela dedicação e mais uma vez me colocar à disposição", finalizou Beto. (Fonte: Rádio Difusora-AM).

terça-feira, 13 de agosto de 2013

INFORMÁTICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE
        SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

INFORMATIVO EDUCACIONAL


A Prefeitura Municipal de Arroio Grande através da Secretaria Municipal de Educação comunica a toda a comunidade arroiograndense que estão abertas as inscrições para os Cursos Básico e Avançado de Informática, nos turnos, manhã, tarde e noite. Os cursos serão ministrados no Telecentro Digital.

Portanto, a partir de Quarta-Feira, dia 14/08/2013 até 22/08/2013, ou enquanto houver vagas, estaremos recebendo inscrições. Para isso, o interessado deverá comparecer no Centro de Cultura Basílio Conceição, no horário das 8 horas até às 12 horas, de segunda a sexta-feira, com documento de identidade.