Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

ESPORTES

Campeonato Municipal de Futsal
As emoções estão de volta com a equipe de esportes da 104.9
O Campeonato Municipal de Futsal – Taça Cizico – está sendo transmitido pela Rádio Studio FM – 104,9, nas noites de sábado e domingo.
A competição deste ano tem reservado grandes confrontos nas três categorias, com alta média de gols por partida.

Confira os resultados até a quinta rodada e algumas imagens do Ginásio Municipal de Esportes.






IMPERDÍVEL!!!


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DESTAQUE NACIONAL!

Técnicos do Governo Federal visitam projeto da Coleta Seletiva Solidária


Nesta quarta-feira, 13, uma equipe do Governo Federal visitou Arroio Grande com objetivo de avaliar o projeto de coleta seletiva solidária, através da Cooperativa de Catadores, implantado pela atual Administração Municipal.
O prefeito Luis Henrique Pereira recebeu em seu gabinete a Engenheira Ambiental da secretaria Geral da Presidência da República, Thais Brito de Oliveira, e o Técnico do Ministério do Meio Ambiente, Pery Lima, juntamente com representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Grupo GEAN, Cooperativa Reciclar, EMATER/RS, Secretaria Municipal da Agricultura e Departamento Municipal do Meio Ambiente.
Na oportunidade, foi detalhado o Prêmio Cidade Pró-Catador instituído pelo Governo Federal em 2013 e recebeu a inscrição de 63 projetos de todo o país. Na primeira etapa do prêmio foram selecionados 10 municípios, entre os quais Arroio Grande.
-“Estamos aqui para relatar toda a experiência e enriquecer o projeto com informações porque, agora, a concorrência torna-se mais acirrada já que destes 10 projetos de implantação de coleta seletiva com inclusão dos catadores, quatro serão classificados e premiados”, comentou Thais.
O Prêmio será entregue em São Paulo pela Presidente Dilma Rousseff, em dezembro deste ano. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência escolhida - um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina.
O Prêmio tem como objetivos reconhecer e dar visibilidade às prefeituras cujas práticas com inclusão social e econômica de catadores possam ser referências para incentivar outros municípios a também implementarem suas iniciativas; aprofundar o conhecimento dos gestores públicos sobre políticas públicas de reciclagem, coleta seletiva e inclusão social e econômica de catadores e criar um banco de boas práticas.
O resultado final será conhecido até o dia 30 de novembro e a definição será efetuada por outra equipe de técnicos do Governo Federal, após avaliação dos dados colhidos junto aos 10 projetos concorrentes.
Em entrevista à imprensa local, o Técnico do Ministério do Meio Ambiente, Pery Lima disse ter ficado maravilhado com o que observou em Arroio Grande. Destacou a importância de a comunidade conscientizar-se que ela está inserida neste contesto como parte principal e, portanto, precisa contribuir para que o projeto evolua.
-“Iniciativas como a que está sendo feita em Arroio Grande mexe com a mudança de paradigmas, inclusive envolvendo a população de excluídos. Toda a comunidade precisa estar ciente da importância do projeto que tem enorme potencial para crescer cada vez mais”, acrescentou Pery.
Já o prefeito Luis Henrique Pereira fez questão de lembrar que os méritos desta conquista são de uma grande equipe que vem trabalhando para que a coleta seletiva solidária atinja seus objetivos em Arroio Grande.
Salientou que a atual administração municipal acreditou que o projeto seria viável e tratou de colocá-lo em prática. Além dos trâmites legais, foi preciso recuperar o maquinário e os caminhões que estavam se deteriorando sem utilização.

-“Independente do resultado final deste prêmio nacional, só o fato do projeto figurar entre os dez melhores do país, acredito que já é uma grande vitória para a comunidade arroiograndense”, comentou o prefeito.
Pereira lamentou, no entanto, que por irresponsabilidade de gestões anteriores, hoje a prefeitura está arcando com pagamento de multas por não cumprimento da legislação ambiental, em relação ao aterro sanitário do município.
Logo após a reunião no Gabinete do Executivo, os técnicos do Governo Federal foram conhecer o trabalho da cooperativa Reciclar.

Durante todo o dia acompanharam as etapas de recolhimento e separação dos resíduos na comunidade.  

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A FESTA!!!

I Baile Municipal da Melhor Idade


Vem aí mais um grande evento inédito em Arroio Grande.
É o Baile Municipal da Melhor Idade no dia 24 de novembro, a partir das 18 horas, no Clube Caixeiral.
Entre as atrações desta grande festa acontece a escolha da Rainha Municipal da Melhor Idade e das 1ª e 2ª Princesas. Além do concurso de dança em Bolero, Valsa e Tango.
Realização: Prefeitura Municipal e Conselho do Idoso.
Apoio: Grupo União da Terceira Idade e Clube Caixeiral.
Todos, com idade mínima de 30 anos, estão convidados.
Valor do Ingresso: R$ 5,00

"Um baile para ficar na história da comunidade e na sua memória! Não Percam!"

4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CONVITE
  
                            A  Secretaria de Saúde de Arroio Grande juntamente com o Conselho Municipal de Saúde tem a honra de convidar para a 4ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 22 de novembro de 2013, a partir das 08hs e 30min, no Centro de Cultura Basílio Conceição, sito a rua Drº Monteiro nº 951.

                               Contamos com sua presença.

Inácio de Souza Lima                                                        João Carlos Caldeira
   Secretário de Saúde                                                           Presidente do CMS

                                                                                                          



                                         PROGRAMAÇÃO


Sexta feira-  22 de novembro de 2013.

Manhã:
08:00hs- Recepção e Credenciamento
09:00hs- Abertura oficial da Conferência
09:30hs- Explanação da Secretaria Municipal de Saúde: A Saúde  e a Regionalização do SUS.
10:00hs- Coffe Breack 
10:30hs- Palestra “ Atenção Básica- ESF”-  Drº .Tarso Pereira Teixeira-médico  de ESF/Rio Grande/RS.
11:00hs- Horário reservado a perguntas e esclarecimentos ao palestrante.
12:00hs- Intervalo para o almoço.

Tarde:
13:30hs- Palestra com o grupo da 3ª Coordenadoria Regional  de Saúde-Pelotas- “Regionalização da Saúde.”
14:30hs- Horário reservado a perguntas e esclarecimentos aos palestrantes.
15:00hs- Coffe Breack
15:30hs- Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
16:00- Plenária com conclusão das propostas e moções da Conferência Municipal de Saúde.
18: Encerramento.




SANTA IZABEL

Seinfra anuncia retomada da balsa entre Arroio Grande e Rio Grande


O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues assinou o Termo de Referência para viabilizar a concessão da prestação de serviços de transporte aquaviário de veículos no Canal de São Gonçalo, entre os municípios de Arroio Grande e Rio Grande na localidade de Santa Isabel do Sul. A travessia possui 170 metros de extensão e é um segmento aquaviário da RS-473, que liga a BR-116 e a BR-471. A retomada do serviço, que estava desativado há 10 anos, deve acontecer na primeira quinzena de dezembro de 2013. A assinatura ocorreu na última quarta-feira (6/11), na Prefeitura de Arroio Grande, no gabinete do prefeito Luis Henrique Pereira da Silva (PP), com a presença dos deputados estaduais Miriam Maroni (PT) e Catarina Paladini (PSB); presidente da AZONASUL prefeito de Pedro Osório, Cesar Britto (PT); vice-prefeito de Rio Grande Eduardo Lawson; autoridades estaduais, secretários municipais, vereadores e lideranças de Santa Isabel.

A medida vai reduzir aproximadamente em 100 quilômetros a distância rodoviária entre os dois municípios, além de beneficiar a população dos municípios de Jaguarão, Herval, Pedro Osório, Cerrito e da Associação dos Municípios da Zona Sul.
“Essa é uma demanda central na vida da população da Região Sul há 10 anos, para a qual trabalhamos intensamente no último mês. Conseguimos destravar o processo após reunir com o Ministério Público Estadual, que nos autorizou a buscar uma solução para resolver o problema imediatamente, enquanto preparamos a contratação definitiva.” afirmou o secretário João Victor.
O edital terá validade de 12 meses, período em que serão coletados dados para a elaboração de planilha de custos, visando a realização de licitação para a contratação em definitivo da empresa.

Também será emitida uma Ordem de Início de Serviços celebrado entre a Superintendência de Portos e Hidrovias e a empresa Polar Inteligência em Meio Ambiente Ltda, para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico Econômico Ambiental (EVTA), um pré-requisito para a elaboração do edital definitivo da contratação da empresa que operará a travessia.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Qualificação Profissional

Município vai oferecer 690 vagas em cursos do PRONATEC

Em reunião promovida na tarde desta segunda-feira, 4/11, no Gabinete do Prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, com a equipe do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e Sistema Se com representantes de diversos segmentos da comunidade ficou definida a ampliação das ofertas de cursos para o município. O encontro reforçou as parcerias com as Unidades ofertantes dos cursos do PRONATEC para o desenvolvimento do programa de qualificação profissional em nosso município.
A equipe técnica do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – apresentou uma pesquisa onde foram ouvidas setores da comunidades, zonas urbana e rural, diagnosticando as demandas dos usuários para que realmente sejam ofertados cursos que venham de acordo com as necessidades e a qualificação especializada de anseio do aluno, oportunizando melhoria em sua formação e contribuição para inserção no mercado de trabalho.
 Os cursos do Pronatec Social destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.
O prefeito Luis Henrique Pereira comentou a importância dos cursos de qualificação profissional. “A comunidade em geral terá a oportunidade de participar de novos cursos a partir de 2014. Conforme ficou acertado, mais de 600 vagas serão oferecidas. Isso demonstra o conjunto de propostas implementadas através das políticas públicas para atender integralmente os pontos mais sensíveis da área social de Arroio Grande promovendo uma transformação social e mais qualidade de vida às pessoas”, comentou o prefeito.

Após a reunião de negociação e pactuação dos cursos a serem ministrados em 2014 no município, a Delegada da 17ª Regional (DRT), Kenia Pinheiro anunciou que o total de vagas é de 690, entre os cursos mais solicitados pela comunidade. (Acompanhe o áudio com entrevista sobre o assunto)