terça-feira, 20 de maio de 2014
ESPORTES
Campeonato
Municipal resgatando o futebol de campo
Quem
não se lembra dos memoráveis clássicos entre Sacy e Caturrita nas tardes de
domingos ou dos jogos envolvendo o município contra equipes de diversas cidades
gaúchas, na disputa do tradicional Campeonato Estadual de Amadores.
Com
o encerramento das atividades esportivas da Dupla arroiograndense, restaram as
emoções do Campeonato Varzeano, organizado pelo Sidnei “Rato”, realizado no
Campo do Palmeiras. Competição esta que muitos jogadores revelou e muitos
títulos foram conquistados, mas que, também, foi extinta pela falta de apoio
diante dos altos custos para ser organizada.
A
atual Administração Municipal, ainda na campanha política, comprometeu-se em
resgatar a história do futebol de campo em Arroio Grande, investindo num local
próprio. Não foram medidos esforços para tornar realidade a construção do
Complexo Esportivo e Recreativo Ary Coelho Rodrigues, com quadra de futebol de
sete e pista atlética. A inauguração parcial do complexo aconteceu no final de
abril e deu-se início ao Campeonato Municipal com a participação de 8 equipes,
divididas em dois grupos.
Para
alegria dos desportistas e dos organizadores, desde a primeira rodada da
competição as tardes dos domingos em Arroio Grande têm outra opção de lazer, o
futebol. Muita gente tem prestigiado os jogos desta fase de classificação
apresenta um alto índice de disciplina e de técnica.
O
prefeito Henrique garantiu que o Complexo Esportivo e Recreativo que homenageia
um ícone do esporte local, receberá uma atenção especial de seu Governo,
entendendo ele que o futebol é um instrumento de grande poder positivo na
formação do cidadão. “O esporte comprovadamente é capaz de transformar de forma
positiva a sociedade. Nossa juventude é carente de espaços específicos para
prática das mais variadas modalidades esportivas e os gestores públicos têm a
obrigação de dar atenção especial e mudar esta realidade... Aqui no Complexo
Esportivo Municipal começou a ser desenvolvido um importante projeto
sócio-educativo através do futebol. Este é o primeiro passo e nossa
administração vai olhar com muito carinho tudo o que se relacionar com o
presente e o futuro dos jovens arroiograndenses”, garantiu Henrique.
Localizada
às margens da BR 116, entrada da cidade, a área do complexo irá contemplar,
ainda, o Centro do Idoso e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Confira
os resultados da quarta rodada: Transpertur
5x0 DNA e Cootriba 2x6 Laçador.
RURAL
Município vai recebe Patrulhas Mecanizadas
por Termos de Cooperação
Na
presença de prefeitos e secretários municipais, o governador Tarso Genro
entregou, na quarta-feira (14), em Esteio, 28 máquinas e equipamentos para a
recuperação de estradas, bueiros e construção de açudes em projetos de
assentamentos da reforma agrária em 23 municípios, no valor de R$ 7,89 milhões.
A entrega faz parte da primeira fase de um convênio, no valor de R$ 18,2
milhões, sendo R$ 18 milhões na forma de repasse do Instituto Nacional de
Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e R$ 200 mil de contrapartida do Governo
Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Pesca e
Cooperativismo.
O governador afirmou que a entrega é resultado do fluxo de comunicação com as
prefeituras para melhorar a resolutividade das demandas de obras nesses
municípios.
O secretário municipal de Agricultura de Arroio Grande, Guto Pereira,
acompanhado do Chefe de Gabinete Claudio D’Avila, representaram o prefeito
Henrique no cerimonial.
Os
28 aparelhos completam seis Patrulhas Mecanizadas, que são compostas de seis
retroescavadeiras, seis escavadeiras hidráulicas, seis caminhões, dois tratores
de esteira, dois tratores agrícolas, dois caminhões rebocadores, duas caçambas
(carrocerias), um rolo compactador e uma camioneta.
As patrulhas serão repassadas aos municípios beneficiários por meio de Termos
de Cooperação, e as prefeituras disponibilizarão os operadores das máquinas, o
combustível e os lubrificantes. Além disso, deverão elaborar projetos e
materiais para a recuperação das estradas, conforme levantamentos de demandas
realizados pelos representantes das prefeituras, assistentes técnicos e
assentados.
Municípios
contemplados:
• Região
Sul – Canguçu, Piratini, Herval, Arroio Grande e Pedro Osório.
segunda-feira, 19 de maio de 2014
ENTREVISTA
Asfalto na Avenida da Saudade
Prefeito Henrique
busca recursos junto ao Deputado Hamm, em Brasília
quinta-feira, 15 de maio de 2014
MARCHA EM BRASÍLIA:
Enviado de Dilma é
vaiado por prefeitos
Mais
de quatro mil Prefeitos, segundo dados fornecidos pela CNM, participaram da
abertura oficial da XVll Marcha Nacional de Prefeitos em Brasília, ocorrida na
manhã desta terça (13), no auditório principal do Centro Internacional de
Convenções da capital federal.
A
abertura contou com as presenças dos Senadores Ana Amélia (foto ao lado), Euclides Melo,
Valdir Raupp, Ângela Lacerda, Cassildo Maldaner e Eduardo Suplicy e do Presidente
da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Antes do início das falas, o
Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, entregou ao
Presidente da CNM, Paulo Ziulkovski, um relatório sobre governança pública,
estudo iniciado na marcha de 2013.
Foram
escolhidos representantes das cinco regiões do país para discursar na abertura
do evento.
-“A crise brasileira está instalada nos
municípios. O Prefeito é a autoridade pública mais cobrada deste país. Nenhuma
política pública tem sucesso nesse país sem a participação e colaboração
efetiva das Prefeituras. Só um novo pacto federativo pode nos apontar caminhos
mais igualitários na partilha da arrecadação entre União, Estados e
Municípios,” afirmou o presidente da CNM.
As
Prefeituras não aguentam mais ter que arcar com as responsabilidades de
execução e financiamento de projetos e programas aprovados em Brasília sem as
devidas contrapartidas financeiras que as viabilize.
Outro
ponto bastante abordado nas falas dos presentes foi as graves perdas
financeiras sofridas pelos municípios com os diversos processos de desoneração
fiscal. O Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou um estudo mostrando
que as perdas chegam a casa dos 77 bilhões de Reais só nos últimos cinco anos.
O
Governo Federal enviou como representante o subchefe para assuntos federativos
do Ministério das Relações Institucionais, Gilberto Dominicci. Em sua fala, ele
foi bastante vaiado, tendo, inclusive, o seu discurso interrompido pelo
barulho. O que se pode apurar é que a revolta dos Prefeitos é com o que eles
chamam de “desatenção”.
Representantes
da AZONASUL apresentam projeto dos 50 anos da entidade na Caixa Federal em
Brasília
O superintendente
nacional de promoção e eventos da Caixa Econômica Federal, Gerson Bordignon,
recebeu na sede da Caixa Econômica Federal de Brasília, os representantes da
Associação dos Municípios da Zona sul (AZONAUL), presidida pelo prefeito de
Herval, Ildo Sallaberry. A audiência foi marcada pelo deputado federal Afonso
Hamm (PP-RS), que estava presente na reunião. A reunião teve como pauta
apresentar o projeto dos 50 anos da Associação, que serão comemorados durante
jantar comemorativo, no dia 29 de agosto, em Pelotas.
Sallaberry destacou que
a reunião teve como objetivo buscar apoio da Caixa para a realização deste
evento que irá destacar os 23 municípios que integram a zona sul e o trabalho
que realizam em prol do desenvolvimento do Estado.
Afonso Hamm, que é
representante da região no Congresso Nacional, comentou sobre o trabalho que a
entidade desenvolve em prol do crescimento dos municípios. Ainda destacou sobre
o importante trabalho que a Caixa realiza com os municípios para efetivação das
emendas, que resultam em diversas obras e ações nos municípios.
Também estavam
presentes na reunião o prefeito de Arroio Grande: Luís Henrique Pereira da
Silva; de Cerrito, Flavio Vieira; de Turuçu: Ivan Eduardo Scherdien;;
Secretário de Administração de Arroio Grande, Adilson da Rosa Andrade; Aceguá:
Julio Pintos; vice-prefeito de Arroio do Padre, Luiz Carlos Lichtnow e a
prefeita de Santana da Boa Vista, Aline Torres de Freitas.
Prefeito Henrique e Presidente da AZONASUL, Ildo Salaberry falam a Rádio Difusora. Confira o áudio:
Prefeito Henrique e Presidente da AZONASUL, Ildo Salaberry falam a Rádio Difusora. Confira o áudio:
terça-feira, 13 de maio de 2014
quinta-feira, 8 de maio de 2014
OBRAS
Concentração
de serviços na zona urbana
-Secretaria atuará em três turnos
Já
no comando da secretaria municipal de Obras, Igor Antunes, explicou à nossa
reportagem que toda a equipe está mobilizada na realização de várias frentes
simultâneas de trabalhos na zona urbana.
O
objetivo, segundo ele, é aproveitar o máximo as boas condições climáticas para
efetuar as melhorias, principalmente, nos bairros. “Sabemos o quanto a
população está sofrendo com as precárias condições em determinadas ruas da
cidade. E este trabalho de recuperação destas vias públicas só é possível com
as condições climáticas favoráveis”, justificou o secretário.
O
trabalho de desobstrução das galerias está em fase de conclusão e a expectativa
é que possa resolver os problemas das cheias ou, pelo menos, diminuir os
transtornos causados com as fortes chuvas.
Estão
sendo realizados ainda serviços no bairro Carlos Vasquez nas ruas Osvaldo Cruz,
Salgado Filho e Geni Caetano, com valeteamento, colocação de canos e aplicação
de saibro.
Na
rua Flores da Cunha, acesso de empresas do setor primário do município, o
desmoronamento de um boeirão chegou a interromper o trafego de caminhões por
alguns instantes. Uma equipe da secretaria de obras trabalhou na recuperação do
local e patrolamento da rua.
Na
manhã de quarta-feira, 7, acompanhamos os serviços de limpeza e patrolamento em alguns
bairros. E no fechamento desta edição foi confirmado que a secretaria de Obras
se organizou para colocar em prática uma ação inédita no município: já está
trabalhando em três turnos, sendo que o terceiro deles será exclusivo para o
valeteamento e patrolamento das ruas. Ele funcionará das 17h às 22h. (Fonte Jornal MERIDIONAL).
Assinar:
Postagens (Atom)








