Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

CANAL ABERTO/20 de maio

ESPORTES

Campeonato Municipal resgatando o futebol de campo


-Domingo aconteceu a quarta rodada da fase de classificação

Quem não se lembra dos memoráveis clássicos entre Sacy e Caturrita nas tardes de domingos ou dos jogos envolvendo o município contra equipes de diversas cidades gaúchas, na disputa do tradicional Campeonato Estadual de Amadores.
Com o encerramento das atividades esportivas da Dupla arroiograndense, restaram as emoções do Campeonato Varzeano, organizado pelo Sidnei “Rato”, realizado no Campo do Palmeiras. Competição esta que muitos jogadores revelou e muitos títulos foram conquistados, mas que, também, foi extinta pela falta de apoio diante dos altos custos para ser organizada.
A atual Administração Municipal, ainda na campanha política, comprometeu-se em resgatar a história do futebol de campo em Arroio Grande, investindo num local próprio. Não foram medidos esforços para tornar realidade a construção do Complexo Esportivo e Recreativo Ary Coelho Rodrigues, com quadra de futebol de sete e pista atlética. A inauguração parcial do complexo aconteceu no final de abril e deu-se início ao Campeonato Municipal com a participação de 8 equipes, divididas em dois grupos.
Para alegria dos desportistas e dos organizadores, desde a primeira rodada da competição as tardes dos domingos em Arroio Grande têm outra opção de lazer, o futebol. Muita gente tem prestigiado os jogos desta fase de classificação apresenta um alto índice de disciplina e de técnica.
O prefeito Henrique garantiu que o Complexo Esportivo e Recreativo que homenageia um ícone do esporte local, receberá uma atenção especial de seu Governo, entendendo ele que o futebol é um instrumento de grande poder positivo na formação do cidadão. “O esporte comprovadamente é capaz de transformar de forma positiva a sociedade. Nossa juventude é carente de espaços específicos para prática das mais variadas modalidades esportivas e os gestores públicos têm a obrigação de dar atenção especial e mudar esta realidade... Aqui no Complexo Esportivo Municipal começou a ser desenvolvido um importante projeto sócio-educativo através do futebol. Este é o primeiro passo e nossa administração vai olhar com muito carinho tudo o que se relacionar com o presente e o futuro dos jovens arroiograndenses”, garantiu Henrique.
Localizada às margens da BR 116, entrada da cidade, a área do complexo irá contemplar, ainda, o Centro do Idoso e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Confira os resultados da quarta rodada: Transpertur 5x0 DNA e Cootriba 2x6 Laçador.




RURAL

Município vai recebe Patrulhas Mecanizadas por Termos de Cooperação
-Convênio foi assinado com o Governador Tarço, em Esteio

Na presença de prefeitos e secretários municipais, o governador Tarso Genro entregou, na quarta-feira (14), em Esteio, 28 máquinas e equipamentos para a recuperação de estradas, bueiros e construção de açudes em projetos de assentamentos da reforma agrária em 23 municípios, no valor de R$ 7,89 milhões.
            A entrega faz parte da primeira fase de um convênio, no valor de R$ 18,2 milhões, sendo R$ 18 milhões na forma de repasse do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e R$ 200 mil de contrapartida do Governo Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo.
            O governador afirmou que a entrega é resultado do fluxo de comunicação com as prefeituras para melhorar a resolutividade das demandas de obras nesses municípios. 
             O secretário municipal de Agricultura de Arroio Grande, Guto Pereira, acompanhado do Chefe de Gabinete Claudio D’Avila, representaram o prefeito Henrique no cerimonial.
Os 28 aparelhos completam seis Patrulhas Mecanizadas, que são compostas de seis retroescavadeiras, seis escavadeiras hidráulicas, seis caminhões, dois tratores de esteira, dois tratores agrícolas, dois caminhões rebocadores, duas caçambas (carrocerias), um rolo compactador e uma camioneta.
            As patrulhas serão repassadas aos municípios beneficiários por meio de Termos de Cooperação, e as prefeituras disponibilizarão os operadores das máquinas, o combustível e os lubrificantes. Além disso, deverão elaborar projetos e materiais para a recuperação das estradas, conforme levantamentos de demandas realizados pelos representantes das prefeituras, assistentes técnicos e assentados.
 Municípios contemplados:
 • Região Sul – Canguçu, Piratini, Herval, Arroio Grande e Pedro Osório.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

ENTREVISTA

Asfalto na Avenida da Saudade

Prefeito Henrique busca recursos junto ao Deputado Hamm, em Brasília

quinta-feira, 15 de maio de 2014

MARCHA EM BRASÍLIA:

Enviado de Dilma é vaiado por prefeitos

Mais de quatro mil Prefeitos, segundo dados fornecidos pela CNM, participaram da abertura oficial da XVll Marcha Nacional de Prefeitos em Brasília, ocorrida na manhã desta terça (13), no auditório principal do Centro Internacional de Convenções da capital federal.
A abertura contou com as presenças dos Senadores Ana Amélia (foto ao lado), Euclides Melo, Valdir Raupp, Ângela Lacerda, Cassildo Maldaner e Eduardo Suplicy e do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Antes do início das falas, o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, entregou ao Presidente da CNM, Paulo Ziulkovski, um relatório sobre governança pública, estudo iniciado na marcha de 2013.
Foram escolhidos representantes das cinco regiões do país para discursar na abertura do evento.
 -“A crise brasileira está instalada nos municípios. O Prefeito é a autoridade pública mais cobrada deste país. Nenhuma política pública tem sucesso nesse país sem a participação e colaboração efetiva das Prefeituras. Só um novo pacto federativo pode nos apontar caminhos mais igualitários na partilha da arrecadação entre União, Estados e Municípios,” afirmou o presidente da CNM.
As Prefeituras não aguentam mais ter que arcar com as responsabilidades de execução e financiamento de projetos e programas aprovados em Brasília sem as devidas contrapartidas financeiras que as viabilize.
Outro ponto bastante abordado nas falas dos presentes foi as graves perdas financeiras sofridas pelos municípios com os diversos processos de desoneração fiscal. O Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou um estudo mostrando que as perdas chegam a casa dos 77 bilhões de Reais só nos últimos cinco anos.

O Governo Federal enviou como representante o subchefe para assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais, Gilberto Dominicci. Em sua fala, ele foi bastante vaiado, tendo, inclusive, o seu discurso interrompido pelo barulho. O que se pode apurar é que a revolta dos Prefeitos é com o que eles chamam de “desatenção”.

Representantes da AZONASUL apresentam projeto dos 50 anos da entidade na Caixa Federal em Brasília

         O superintendente nacional de promoção e eventos da Caixa Econômica Federal, Gerson Bordignon, recebeu na sede da Caixa Econômica Federal de Brasília, os representantes da Associação dos Municípios da Zona sul (AZONAUL), presidida pelo prefeito de Herval, Ildo Sallaberry. A audiência foi marcada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que estava presente na reunião. A reunião teve como pauta apresentar o projeto dos 50 anos da Associação, que serão comemorados durante jantar comemorativo, no dia 29 de agosto, em Pelotas.
         Sallaberry destacou que a reunião teve como objetivo buscar apoio da Caixa para a realização deste evento que irá destacar os 23 municípios que integram a zona sul e o trabalho que realizam em prol do desenvolvimento do Estado.
         Afonso Hamm, que é representante da região no Congresso Nacional, comentou sobre o trabalho que a entidade desenvolve em prol do crescimento dos municípios. Ainda destacou sobre o importante trabalho que a Caixa realiza com os municípios para efetivação das emendas, que resultam em diversas obras e ações nos municípios.
         Também estavam presentes na reunião o prefeito de Arroio Grande: Luís Henrique Pereira da Silva; de Cerrito, Flavio Vieira; de Turuçu: Ivan Eduardo Scherdien;; Secretário de Administração de Arroio Grande, Adilson da Rosa Andrade; Aceguá: Julio Pintos; vice-prefeito de Arroio do Padre, Luiz Carlos Lichtnow e a prefeita de Santana da Boa Vista, Aline Torres de Freitas.
Prefeito Henrique e Presidente da AZONASUL, Ildo Salaberry falam a Rádio Difusora. Confira o áudio:






quinta-feira, 8 de maio de 2014

OBRAS

Concentração de serviços na zona urbana
-Secretaria atuará em três turnos

Já no comando da secretaria municipal de Obras, Igor Antunes, explicou à nossa reportagem que toda a equipe está mobilizada na realização de várias frentes simultâneas de trabalhos na zona urbana.
O objetivo, segundo ele, é aproveitar o máximo as boas condições climáticas para efetuar as melhorias, principalmente, nos bairros. “Sabemos o quanto a população está sofrendo com as precárias condições em determinadas ruas da cidade. E este trabalho de recuperação destas vias públicas só é possível com as condições climáticas favoráveis”, justificou o secretário.
O trabalho de desobstrução das galerias está em fase de conclusão e a expectativa é que possa resolver os problemas das cheias ou, pelo menos, diminuir os transtornos causados com as fortes chuvas.
Estão sendo realizados ainda serviços no bairro Carlos Vasquez nas ruas Osvaldo Cruz, Salgado Filho e Geni Caetano, com valeteamento, colocação de canos e aplicação de saibro.
Na rua Flores da Cunha, acesso de empresas do setor primário do município, o desmoronamento de um boeirão chegou a interromper o trafego de caminhões por alguns instantes. Uma equipe da secretaria de obras trabalhou na recuperação do local e patrolamento da rua.

Na manhã de quarta-feira, 7, acompanhamos os serviços de limpeza e patrolamento em alguns bairros. E no fechamento desta edição foi confirmado que a secretaria de Obras se organizou para colocar em prática uma ação inédita no município: já está trabalhando em três turnos, sendo que o terceiro deles será exclusivo para o valeteamento e patrolamento das ruas. Ele funcionará das 17h às 22h. (Fonte Jornal MERIDIONAL).