Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

“EXCELÊNCIA DE GESTÃO 2015”

Prefeito de Arroio Grande entre os melhores Gestores Público do Brasil
                                                (Foto arquivo -2013)
Em 2013, Arroio Grande foi agraciado com o Troféu Pro-Catador

-Município vai receber mais um prêmio nacional






O prêmio ANPV 2015 – “Excelência de Gestão” é concedido anualmente pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice Prefeitos da República Federativa do Brasil (ANPV), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com o apoio da Frente Parlamentar Mista de Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice Prefeitos (FREMAPREV), através de pesquisa de avaliação sócio administrativa para escolher as 100 cidades mais sustentáveis do Brasil – Ranking Oficial da ANPV. É um prêmio representativo, que vem como um indicador do empreendedorismo da atual gestão, pois sinaliza que a utilização dos recursos públicos em prol do desenvolvimento do município está no caminho certo, com ações que colocam a cidade num ranking de destaque dentro do cenário da gestão pública brasileira.
Para chegar aos resultados, inúmeros critérios foram levados em conta para as avaliações formuladas por técnicos, colaboradores e membros do comitê gestor, dentre eles: espírito de empreendedorismo do prefeito e seu dinamismo; eficiência e gerenciamento estratégico, com boas práticas; vocação educadora da administração do município; cumprimento de metas nas áreas da saúde e educação; controle efetivo de gastos e transparência na aplicação dos recursos; cumprimento à lei de responsabilidade fiscal e; implantação de redes sociais para benefícios dos mais humildes.
A premiação, assim conquistada pelo prefeito Municipal acaba por ser um mérito valioso para toda população arroiograndense, isso pelo fato de que o comitê da avaliação da ANPV realizou as devidas investigações junto aos recursos de controle de gestão pública para conferir ao município o referido título.


O cerimonial de entrega da premiação acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2015, em Brasília, durante o IV Encontro Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil. Este será o segundo Destaque Nacional concedido para Arroio Grande na atual Administração Municipal, em 2013 o município de Arroio Grande ficou entre os quatro vencedores do Prêmio Cidade Pró-Catador que visa reconhecer as iniciativas municipais de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e que promova a inclusão de pessoas de baixa renda. O Premio foi entregue pela Presidente Dilma Russeff, em São Paulo.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

PAVIMENTAÇÃO

Prefeito visitou obras na Severo Feijó

Por volta das 16 horas desta segunda-feira, 1, acompanhado do secretário de Administração, Adilson Andrade, do Chefe de Gabinete Claudio D’Ávila e do vereador Vandré, o Prefeito Henrique esteve visitando a equipe que está trabalhando na pavimentação da Rua Severo Feijó. 
Simultaneamente ao calçamento com bloco einstein, é realizada a obra de calçada com acessibilidade, respeitando o padrão contratado. Outro aspecto positivo é o fato de que a mão de obra utilizada é toda de Arroio Grande, apenas com supervisão dos engenheiros da empresa vencedora da licitação,TREIN Pre-Moldados e Metalurgica. 

Utilidade Pública

 
O Departamento Municipal de Meio Ambiente comunica que nesta terça-feira a coleta seletiva será realizada  somente no turno da manhã devido o encontro da Cooperativa Reciclar que acontecerá à tarde.

Na quarta-feira a coleta seletiva retorna nos dois turnos.


Interbairros 2015
Definidos os semifinalistas







Um domingo convidativo para assistir bom futebol! E não foi diferente no Estádio Silvio Carlos Ferreira que acolheu um grande público para assistir as duas últimas partidas das quartas de finais do Interbairros 2015.
No primeiro jogo, às 13 horas, São Gabriel e Bairros Unificados empataram no tempo normal em 2 x 2. Nos pênaltis São Gabriel venceu pó 4 x 1.

E às 15 horas, Santa Isabel venceu Branco Araújo/Coca pelo placar por 2 x 1. Com a rodada deste domingo ficaram definidas as semifinais: Vidal x PROMORAR e Santa Isabel x São Gabriel. 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

VOTORANTIM ESTÁ PRONTA PARA PRODUZIR CALCÁRIO EM AG

 
Prefeitura pede pressa na liberação de licença operacional
DISTRITO DE PEDREIRAS: Jazida promoverá geração
de empregos diretos e indiretos
Em 5 de março de 2015, o Prefeito Henrique recebeu em seu gabinete os representantes da Votorantim Cimentos, Ricardo Santoro e Nilson da Silva, quando a empresa anunciou a conclusão das obras operacionais da unidade localizada no Distrito de Pedreiras, dependendo somente da licença de operação para dar inicio a extração e produção de calcário município. Para isso, cumpriu todas as etapas exigidas na legislação ambiental, inclusive, retirando árvores das margens da jazida e replantando-as em locais seguros.
Secretário Guto Pereira
Esta semana o secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Guto Pereira, atendendo solicitação do Prefeito Henrique reuniu-se com o Assessor Técnico da Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SADS), Valdemir Goldmeyer, buscando justificativas para a demora na liberação na licença de operação, já que a empresa dispõe da licença provisória. Guto Pereira apresentou dados que comprovam a importância econômica para os produtores do município e da região a partir da produção de calcário na referida jazida. Atualmente, o produto utilizados nas lavouras arroiograndenses é adquirido em Caçapava do Sul, encarecendo a compra do insumo em razão do frete.
A Votorantim investiu cerca de R$ 6,5 milhões no empreendimento em Arroio Grande, empregando 35 funcionários, sendo que 17 deles ligados a própria empresa os demais das empresas terceirizadas. A política foi privilegiar mão de obra local e regional para que o investimento realizado se concentre na própria cidade, gerando receita e recursos para a economia municipal.
A previsão inicial anual é de 100 mil toneladas de calcário produzidos pela unidade do município de Arroio Grande, chegando às 230 mil toneladas num período aproximado de 5 anos. A Votorantim Cimentos atua no mercado de calcário agrícola desde 1970 e consolidou-se como um dos principais grupos deste segmento, tornando-se referência na qualidade dos produtos e no atendimento ao cliente.

Conforme o secretário Guto Pereira, a expectativa é que na primeira quinzena de junho a Votorantim receba a liberação de operação da jazida das Pedreiras. A secretária estadual do SADS, Ana Pellini, declarou que uma série de medidas visando dar mais celeridade e transparência ao trabalho da secretaria e Fepam vão entrar em operação com a ideia de agilizar a tramitação dos processos. 

EDUCAÇÃO

  
Conferência debate Plano Municipal de Educação


Na terça-feira, 25, foi realizada em Arroio Grande a 1ª Conferência (pré conferência) de aprovação do Plano Municipal de Educação, com representantes de diversos segmentos ( escolas estaduais e municipais, pais, escolas particulares, APAE, secretaria da educação, saúde e assistência, conselho tutelar...) foram debatidos os pontos que causaram divergência e pontos importantes que nortearão o que deve acontecer em termos de educação no município nos próximos dez anos.

Estavam também presentes os vereadores Casca Silva, João Carlos Furtado, Alexandre Cardozo da Silva e Idimar Furtado, além do Vice-prefeito Ivan Guevara, representando o prefeito municipal, o Procurador Alessandrini A Lima e os secretários Rafael Furtado e João Fernando Domingues.

O documento elaborado por uma comissão de educação foi lido e reajustado conforme os debates iam acontecendo. Em uma próxima fase haverá uma audiência pública, na câmara de vereadores para mais debates e uma conferência no inicio de junho para aprovação do documento final.