Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM ANIMAIS


Continua campanha de Vacinação anticoncepcional em cadelas e gatas



Nesta quinta-feira e amanhã sexta-feira o trabalho acontece no bairro São José

A Prefeitura de Arroio Grande, juntamente com as secretarias municipais da Saúde e da Agricultura, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, iniciou a Campanha de vacinação anticoncepcional para cadelas e gatas com objetivo de controle populacional, principalmente de animais de rua, reduzindo o problema de saúde pública no Município, relacionada à zoonose.
Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a partir das 9h, um veículo da Vigilância Sanitária com profissionais das secretarias de Saúde e de Agricultura, estará efetuando a vacina em cadelas e gatas, em frente ao prédio da Associação Comunitária do São José.
O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, acompanhado dos secretários de Política Rafael Furtado, de Saúde Inácio Lima e de Agricultura Rafael Crhist, visitou o local de vacinação.
Pedimos aos proprietários de animais que compreendam a importância desta campanha e participem!


O trabalho de vacinação é gratuito e tem coordenação dos veterinários Dr Rafael Tonieto e Drª Silvane Brum.


SAÚDE

Secretário presta contas na Câmara de Vereadores

O secretário da Saúde, Dr. Inácio Teixeira de Souza Lima (PP), compareceu na reunião desta segunda (04) do Legislativo de Arroio Grande, sob a presidência de Idimar Furtado da Silva (PDT).
Ele apresentou relatório do segundo quadrimestre de 2013, referente a maio, junho, julho e agosto, quando foram investidos cerca de R$ 2 milhões, atingindo percentual de 19.77% do orçamento.
Logo após o seu pronunciamento, o titular da pasta se colocou à disposição para responder aos questionamentos, momento em que destacou o trabalho dos parlamentares arroio-grandenses.
“Os vereadores têm tido uma atuação fundamental, seja fazendo críticas construtivas, encaminhando verbas através das suas representações ou até mesmo aprovando os nossos projetos”, enfatizou.
Ao ouvir as reivindicações de ambas as bancadas do PDT e do PP, o secretário prestou uma série de esclarecimentos a respeito dos atendimentos oferecidos através do SUS, fazendo projeções.
Quanto a Unidade Móvel, que até agora não entrou em funcionamento, afirmou que o problema é a contratação de médicos, por isso os deslocamentos devem começar apenas com enfermagem e odontólogo.
Acerca da Farmácia Básica junto ao Plantão, que abre de segunda à sexta, manhã e tarde, enfatizou que a intenção é ampliar o horário para o sábado, enquanto no domingo ficariam remédios de emergência.
Sobre as fisioterapias informou que são fornecidas 600 sessões mensais, sendo que há demanda reprimida de 200 pacientes aguardando. “Estamos analisando fazer um mutirão nesse fim de ano”.
Lembrou outras iniciativas que serão colocadas em prática como a implantação dos programas Saúde da Família e Agentes Comunitários em parceria com os governos Estadual e Federal.
“Este ano canalizamos em torno de R$ 2 milhões de recursos para a área, como os cerca de R$ 250 mil para ambulância, van e veículo, enviados pelo secretário Ciro Simoni, que é deputado”.
Nesse sentido, lembrou que independente de cores partidárias as lideranças do PDT, por meio do vereador Itamar B. da Silva (Capenga), têm exercido papel fundamental em prol da coletividade.
Inácio Lima ainda reiterou que dispõe de verbas para construção - Vidal e São José - e ampliação - Promorar - de unidades de saúde, favorecendo as famílias moradoras das imediações desses bairros.
Comentou, igualmente, os tratamentos relativos aos portadores de câncer e aids, a coleta de doadores para bolsas de sangue, assim como falou das consultas e exames de baixa, média e alta complexidades.
 Antes de encerrar, divulgou que nesta quinta (07) haverá uma nova Ação Cívico Social em Santa Isabel numa parceria com o Exército e no próximo dia 22 ocorrerá a Conferência Municipal de Saúde.

Fizeram uso da palavra na ocasião além do presidente Idimar, os vereadores do PDT Itamar B. da Silva, Luciano Peres Vieira, Oscar Schuster Neto e Alexandre Cardoso da Silva, e do PP, João Carlos Furtado, Vandré Brasil Vieira, José Cláudio Ávila da Silva e Nero Caetano. (fonte Rádio Difusora AM)

DESTAQUE NACIONAL

Coleta Seletiva Solidária de Arroio Grande é modelo no Brasil
Município está selecionado entre as 10 melhores propostas do país para o Prêmio Cidade Pró-Catador

Dos 63 municípios inscritos na primeira etapa do Prêmio Cidade Pró-Catador, dez foram selecionados na primeira etapa. São eles: Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE), Itaúna (MG), Lavras (MG), Manhumirim (MG), Novo Hamburgo (RS), Ourinhos (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Tibagi (PR).
No dia 13 de novembro Arroio Grande receberá uma comissão de técnicos do governo federal que irá escolher as quatro que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis. O Prêmio será entregue em São Paulo durante o Natal da Presidenta com os catadores de materiais recicláveis e população de rua, em dezembro de 2013. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência escolhida - um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina.
Os critérios utilizados para a seleção das dez iniciativas finalistas, realizada nos dias 29 e 30/10, foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.
O Prêmio têm como objetivos reconhecer e dar visibilidade às prefeituras cujas práticas com inclusão social e econômica de catadores possam ser referências para incentivar outros municípios a também implementarem suas iniciativas; aprofundar o conhecimento dos gestores públicos federais, estaduais e municipais sobre políticas públicas de reciclagem, coleta seletiva e inclusão social e econômica de catadores e criar um banco de boas práticas.
Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prêmio visa reconhecer as iniciativas de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis – RECICLAR - agradecem a toda comunidade que colabora com a coleta seletiva solidária, pois o sucesso desta iniciativa depende da participação de todos.

RECORDANDO: Recentemente, a Cooperativa de Catadores – RECICLAR – foi destaque no Programa Jornal do Almoço da RBS TV, numa reportagem que mostrou o trabalho desenvolvido em Arroio Grande e os reflexos positivos que a coleta seletiva já está introduzindo na vida dos arroiograndenses. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Chegou sua vez!!!

SALA DO EMPREENDEDOR

Visite a Sala do Empreendedor! Um local que serve como fonte de informação para os empreendedores locais e futuros empreendedores. Com o objetivo de orientar os empreendedores, simplificando os procedimentos de registro, alteração e baixa de Microempreendedor Individual.
Microempreendedor Individual que vem mudando a vida de muitos brasileiros. É a chance que o trabalhador autônomo tem de formalizar seu negocio de maneira mais simples e rápida, garantindo seus direitos e exercendo a cidadania sendo uma Política Pública Nacional de inclusão previdenciária, inclusão social e empreendedorismo.


Programa Gaúcho de Microcrédito

Você que tem um pequeno negócio e quer incrementá-lo, mas não tem dinheiro, procure o Programa Gaúcho de Microcrédito localizado na Sala do Empreendedor.
Oferece através de seus parceiros uma linha de microcrédito produtivo e orientado com juros de apenas 0,41 ao mês em até 24 vezes.

VISITE-NOS! A Sala do Empreendedor localiza-se na rua Dr. Monteiro, n° 199 – Prédio da Prefeitura Municipal.
Mais informações pelo tel. 32625000 ramal 226.




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CAMPEONATO MUNICIPAL

Futsal em alto nível na abertura da competição

Evento homenageia o Desportista Carlos Francisco Caetano “Cizico”


O campeonato municipal de futsal/2013 promete ser uma das mais fortes competições da categoria já realizadas em Arroio Grande.
Um dos fatores que contribuiu para a qualificação das equipes foi a não realização de competições em outros municípios neste período e da taça Zona Sul de seleções.
A edição deste ano em Arroio Grande reúne 5 equipes na série Ouro, verdadeiras seleções, o que nos remete a expectativa de jogos memoráveis no Gita, nas noites de sábados e domingos.
A série Prata, com oito equipes, também, está bastante qualificada e teremos acirradas disputas. O mesmo acontecendo com os craques que marcaram época no futsal regional, que desfilam nas 5 equipes da categoria Veteranos.
Enfim, vem aí muitas emoções no futsal arroiograndense. A primeira amostragem aconteceu na rodada de abertura, confira os resultados:
Veteranos: R. Global/M. Artes/ B. Pedro  2x2 Cotriba
Prata: Quitandinha 11x1 Manos da Cohab
Ouro: I. Laçador 6x5 JVR

O cerimonial de abertura do municipal de futsal/2013 recebeu autoridades e convidados ligados à família do homenageado. Na verdade, Cizico contava com duas famílias: a de sangue e a adotiva, a Família Costa.
         O protocolo destacou uma pouco da história de “CARLOS FRANCISCO COELHO CAETANO – CIZICO:
Filho de Enio Caetano e de Maria Madalena Coelho Caetano, nascido em 24 de janeiro de 1959, desde cedo demonstrava amor pelo esporte. Foi atleta do juvenil do Grêmio Esportivo Internacional, o Caturrita - uma de suas paixões - sendo campeão municipal treinado pelo saudoso "Casquinha", mais tarde integrou o segundo quadro - assim chamado na época - da mesma agremiação, onde inclusive marcou o gol do título do Torneio comemorativo ao centenário da cidade de José Pedro Varela, no país vizinho do Uruguay, um jogo histórico.
No decorrer da sua trajetória, tornou-se torcedor símbolo do G.E Internacional, participou ativamente de diversos clubes amadores da cidade, em campeonatos de futebol de sete, futebol de salão - hoje futsal -, tendo sido várias vezes campeão no cargo de massagista.
Gremista fanático, não deixava de assistir os jogos decisivos do seu Tricolor no estádio Olímpico Monumental, sendo chamado carinhosamente de "pé frio" pelos seus amigos.
Atuou ainda, como delegado da Federação Gaúcha de Futebol, por este motivo tinha trânsito livre na maior entidade do futebol Gaúcho.
Por fim, deu uma grande contribuição à seleção de futsal local, onde organizava excursões para todos os jogos do nosso time, e através desse tipo de atitude, acompanhados do seu carisma, simpatia e caráter, obteve sempre o carinho e respeito dos torcedores, jogadores, comissões técnicas e dirigentes, sem dúvidas, foi um grande amigo de todos e um grande campeão.
Obrigado, Cizico!”
         Após a manifestação de Paulo Ênio Caetano, irmão do homenageado, falou o prefeito Luis Henrique Pereira da Silva que teve a incumbência de dar o pontapé inicial, oficializando a competição municipal.



Juramento do Árbitro   

Juramento do Atleta





MARCHA DOS PREFEITOS

Luis Henrique participa da 3ª edição do evento

Prefeitos entregam reivindicações ao Governador Tarso Genro


Os prefeitos que participaram da 3ª Marcha Gaúcha na quinta-feira (31/10) saíram esperançosos com relação a um auxílio do governo para o fechamento da contas das prefeituras. De acordo com o presidente da Famurs, Valdir Andres, o discurso do governador Tarso Genro não satisfez os gestores municipais, mas também não os deixou descontentes. "Se você não recebe na hora um ‘ok’, isso cria um certo  desânimo. Mas, ao mesmo tempo, o governador disse que não está afastada a possibilidade de repassar uma cota extra do ICMS em dezembro", afirmou Andres. O encontro reuniu cerca de 600 pessoas de 476 municípios gaúchos no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
Após o evento, Tarso Genro recebeu os representantes municipais no Palácio Piratini e garantiu que o governo fará um esforço para ajudar os prefeitos no final do ano, atendendo a uma das 13 demandas que compõem a pauta municipalista da Federação. "Vamos pegar uma parte dos depósitos judiciais para ajudar os nossos prefeitos", prometeu. "A pauta é razoável, responsável, sólida e séria", avaliou o governador. Entre as reivindicações do documento, está o repasse de um socorro emergencial de R$ 200 milhões a ser pago no último mês deste ano. O valor corresponde à metade de uma parcela extra do ICMS das prefeituras gaúchas e serviria para amenizar a situação de crise financeira que amargam os municípios.
Os prefeitos reuniram em uma carta as principais revindicações, que foram entregues ao governador Tarso Genro no final da tarde. As revindicações foram as seguintes:
Acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar; Conclusão das obras de acesso asfáltico e recuperação da malha rodoviária estadual; Auxílio emergencial de R$ 200 milhões aos municípios; Pagamento integral dos valores atrasados da Consulta Popular e ampliação em 100% do orçamento para 2014; Constituição de força-tarefa para agilizar concessão de licenças ambientais; Aplicação de 12% do orçamento em Saúde; Passe Livre para os alunos de baixa renda de todos os municípios, sem distinção; Repasse de 50% das taxas ambientais aos municípios; Fim da cedência de servidores municipais ao Estado, União e Poder Judiciário; Pagamento imediato dos recursos da Assistência Social e ampliação dos valores para os próximos orçamentos; Assento fixo no Conselho Estadual de Cultura; Criação do programa de implementação do sistema trifásico no meio rural ; Apoio à pauta municipalista da CNM, em especial à ampliação de 2% do FPM e antecipação da 2ª parcela do AFM para dezembro.
Outro pleito que integra a carta é o transporte escolar. Com relação a este pedido, o dirigente da Famurs saiu frustrado. Andres lamentou que o governador não tenha anunciado o aumento dos recursos para o serviço. "Acho que ele perdeu uma boa oportunidade porque os municípios já estão deixando de fazer o transporte de alunos e, se não houver uma compensação financeira do Estado, isso pode crescer no próximo ano". A entidade reivindica o acréscimo de R$ 100 milhões em recursos do governo estadual para o transporte escolar. A verba equivale à despesa anual das prefeituras com a condução dos alunos do Estado.



RECURSOS PÚBLICOS


           O mês de outubro foi frustrante para o caixa das prefeituras gaúchas. O crescimento de 10% das receitas que era previsto pelo governo federal não se concretizou, e os municípios registraram outra queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foi a quarta redução nos últimos cinco meses. Ao todo, R$ 42 milhões deixarão de ser repassados às prefeituras até o final deste mês.
            O Fundo de Participação dos Municípios, em setembro, representou uma receita de R$ 259 milhões aos municípios gaúchos. Para outubro, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) previa uma alta de 10% em relação a setembro, totalizando um montante de R$ 284 milhões. No entanto, um cálculo mais atualizado da STN indicou nova queda nos repasses. Ao final deste mês, os municípios gaúchos terão recebido apenas R$ 242 milhões: redução de 6% e prejuízo de R$ 42 milhões em comparação à estimativa inicial do governo.
De acordo com o presidente da Famurs, Valdir Andres, esse resultado é frustrante para os municípios. "O mês de outubro geralmente apresenta uma melhora nas receitas porque em setembro ocorre uma queda nos repasses em função do grande lote de restituição do imposto de renda". Uma parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) constitui o bolo de receitas do FPM, que é transferido a cada dez dias pelo governo federal às prefeituras.
Conforme estudo da Área de Receitas da Federação, o Fundo tem apresentado sucessivas quedas em 2013. Foram quatro variações negativas em cinco meses: -6,5% em outubro, -17% em setembro, -29% em julho e -16,5% em junho. Somente agosto registrou alta, no valor de 30%.

No acumulado do ano, o FPM apresenta crescimento de 5,76% em relação a 2012. Entretanto, a previsão inicial da STN estimava uma elevação de 8% das receitas do Fundo. Essa redução significará um prejuízo total dos municípios de R$ 461 milhões em 2013. Nos últimos dois anos, foram R$ 974 milhões que a União prometeu, mas não repassou às prefeituras do Rio Grande do Sul.