Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

MARCHA EM BRASÍLIA:

Enviado de Dilma é vaiado por prefeitos

Mais de quatro mil Prefeitos, segundo dados fornecidos pela CNM, participaram da abertura oficial da XVll Marcha Nacional de Prefeitos em Brasília, ocorrida na manhã desta terça (13), no auditório principal do Centro Internacional de Convenções da capital federal.
A abertura contou com as presenças dos Senadores Ana Amélia (foto ao lado), Euclides Melo, Valdir Raupp, Ângela Lacerda, Cassildo Maldaner e Eduardo Suplicy e do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Antes do início das falas, o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, entregou ao Presidente da CNM, Paulo Ziulkovski, um relatório sobre governança pública, estudo iniciado na marcha de 2013.
Foram escolhidos representantes das cinco regiões do país para discursar na abertura do evento.
 -“A crise brasileira está instalada nos municípios. O Prefeito é a autoridade pública mais cobrada deste país. Nenhuma política pública tem sucesso nesse país sem a participação e colaboração efetiva das Prefeituras. Só um novo pacto federativo pode nos apontar caminhos mais igualitários na partilha da arrecadação entre União, Estados e Municípios,” afirmou o presidente da CNM.
As Prefeituras não aguentam mais ter que arcar com as responsabilidades de execução e financiamento de projetos e programas aprovados em Brasília sem as devidas contrapartidas financeiras que as viabilize.
Outro ponto bastante abordado nas falas dos presentes foi as graves perdas financeiras sofridas pelos municípios com os diversos processos de desoneração fiscal. O Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou um estudo mostrando que as perdas chegam a casa dos 77 bilhões de Reais só nos últimos cinco anos.

O Governo Federal enviou como representante o subchefe para assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais, Gilberto Dominicci. Em sua fala, ele foi bastante vaiado, tendo, inclusive, o seu discurso interrompido pelo barulho. O que se pode apurar é que a revolta dos Prefeitos é com o que eles chamam de “desatenção”.

Representantes da AZONASUL apresentam projeto dos 50 anos da entidade na Caixa Federal em Brasília

         O superintendente nacional de promoção e eventos da Caixa Econômica Federal, Gerson Bordignon, recebeu na sede da Caixa Econômica Federal de Brasília, os representantes da Associação dos Municípios da Zona sul (AZONAUL), presidida pelo prefeito de Herval, Ildo Sallaberry. A audiência foi marcada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que estava presente na reunião. A reunião teve como pauta apresentar o projeto dos 50 anos da Associação, que serão comemorados durante jantar comemorativo, no dia 29 de agosto, em Pelotas.
         Sallaberry destacou que a reunião teve como objetivo buscar apoio da Caixa para a realização deste evento que irá destacar os 23 municípios que integram a zona sul e o trabalho que realizam em prol do desenvolvimento do Estado.
         Afonso Hamm, que é representante da região no Congresso Nacional, comentou sobre o trabalho que a entidade desenvolve em prol do crescimento dos municípios. Ainda destacou sobre o importante trabalho que a Caixa realiza com os municípios para efetivação das emendas, que resultam em diversas obras e ações nos municípios.
         Também estavam presentes na reunião o prefeito de Arroio Grande: Luís Henrique Pereira da Silva; de Cerrito, Flavio Vieira; de Turuçu: Ivan Eduardo Scherdien;; Secretário de Administração de Arroio Grande, Adilson da Rosa Andrade; Aceguá: Julio Pintos; vice-prefeito de Arroio do Padre, Luiz Carlos Lichtnow e a prefeita de Santana da Boa Vista, Aline Torres de Freitas.
Prefeito Henrique e Presidente da AZONASUL, Ildo Salaberry falam a Rádio Difusora. Confira o áudio:






Nenhum comentário:

Postar um comentário