Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Relevantes temas para serem debatidos e repensados



Teve início nesta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a 1ª Semana Municipal do Meio Ambiente, que vai ser comemorada em Arroio Grande até o dia 6 de junho. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente através do Departamento Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal de Educação.
Neste período será realizado um ciclo de palestras nas escolas do município abordando o tema “Pensar no Futuro, é agir agora!” com objetivo de sensibilizar os estudantes a aderir à campanha da coleta seletiva solidária e a preservar o meio ambiente.
Uma exposição fotográfica “Teu Lixo Recicla Vidas”, no hall da biblioteca municipal, mostra o trabalho e o sucesso da cooperativa de recicladores – RECICLAR.
A palestra de abertura da Semana do Meio Ambiente de Arroio Grande, na segunda-feira, foi proferida pelo Dr. Charles Fóes e Anderson Decker, ambos da Agencia da Lagoa Mirim e UFPel. Com a presença do prefeito Henrique, secretários municipais da Agricultura Guto Pereira, da Administração Adilson Andrade e de Obras Igor Antunes; da Promotora de Justiça Cristiane Levien; do vereador Nero Caetano; do representante da Cooperativa RECICLAR, Rozinei Lima de Barros; do Técnico Ambiental Guilherme Nunes; representando a CORSAN, Leia Macedo Costa, além de estudantes e professores do Instituto Aimone Carriconde.

O PROTOCOLO DESTACOU: A importância da conscientização da população em relação à preservação do meio ambiente. O meio ambiente tem que ser considerado todos os dias. Este trabalho que estamos fazendo na semana de comemoração é rotineiro. Além disso, é preciso educar os jovens sobre a necessidade de preservação.
         Meio ambiente é nossa casa, nossa rua, nosso bairro. É importante pensar nas futuras gerações. Esta semana serve como reflexão sobre o que nós queremos deste mundo no futuro.
O meio ambiente sadio e equilibrado é um direito e um dever de todos. Estamos no meio de uma crise ecológica e é indispensável que cada um tenha uma atitude positiva para reverter esta situação.
PLANEJAMENTO: Os debates sobre o PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS mostrou a conscientização do Governo Municipal que está trabalhando para cumprir a lei federal 12.305 de 2010, que estabelece a Política Nacional de resíduos sólidos. Plano este composto por quatro itens:
Abastecimento de água potável;
Coleta e tratamento de esgoto sanitário;
Drenagem Pluvial;
Coleta e tratamento de resíduos sólidos.
O prefeito Henrique disse que é preciso planejar o Arroio Grande para curto, médio e longo prazo e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento se dará com a participação de toda a comunidade, seja através de iniciativas como Semana do Meio Ambiente ou através de audiência públicas.

-“O município vive hoje uma situação nova com a implantação da coleta seletiva, atendendo a questão ambiental e a questão social em Arroio Grande. Basta olharmos a transformação que houve na vida dos nossos cooperados, num processo que é exemplo, reconhecido nacionalmente e internacionalmente”, destacou Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário