Páginas

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Departamento Municipal de Meio Ambiente

AÇÃO “LIMPA ARROIO GRANDE”

Deste de o ano1972, no dia 5 de junho é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, destaca-se o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Visto que o descarte de lixo é um dos problemas ambientais que afetam de forma significativa o Município de Arroio Grande, no dia 30 de junho de 2017 a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento econômico e Meio Ambiente Secretaria Municipal de Agricultura, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente irá dar inicio a ação Limpa Arroio Grande, que iniciará com um evento que tem como objetivo a conscientização da população sobre a geração de resíduos sólidos domésticos, incentivando que os mesmos sejam separados a fim de terem uma destinação correta, à reciclagem. A separação inadequada dos resíduos prejudica e muitas vezes inviabiliza o processo de reciclagem dos materiais, devido à contaminação dos mesmos.
A reciclagem dos materiais acarreta uma série de benefícios ao meio ambiente como o aumento de vida útil dos aterros sanitários, redução do impacto ambiental para produção de novas matérias primas, redução da poluição do ar e água, devido aos processos de decomposição. Além dos benefícios ao meio ambiente também há a ampliação do desenvolvimento econômico pela geração de empregos na operacionalização dos materiais recicláveis.
O primeiro evento da Ação Limpa Arroio Grande ocorrerá no dia 30 de junho de 2017 das 9:30 as 16:30, na Praça Central. Durante o evento ocorrerão as seguintes atividades paralelas:

* Campanha de troca de materiais recicláveis: Essa atividade é aberta a toda população. Onde cada pessoa poderá trocar:
- 20 garrafas pet de 2 L (ou mais) ou 45 garrafas pet de 500 mL por uma ecobag em tecido PET, garrafas de volumes diferentes também serão aceitas, desde que respeitadas as equivalências;
- 15 itens recicláveis (garrafas pet, potes e embalagens plásticas, embalagens de papel e papelão, latas de metal) por uma muda de tempero ou erva de chá, a escolher conforme disponibilidade.

* I Gincana Ambiental Interescolar: A gincana ocorrerá entre as escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental.


* Feira de Adoção de Filhotes do Canil Municipal: Serão disponibilizados filhotes recolhidos pelo canil municipal. Os cães disponíveis para adoção já estarão vermifugados. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e portar documento de identidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário