Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cidadania


Exército e Executivo Municipal numa Ação Cívico Social em Santa Isabel
Atendimentos na área de Saúde nos dias 28 e 29 de maio


As Ações Cívico-Sociais ou ACISO são atividades realizadas pelo Exército Brasileiro para prover assistência e auxílio a comunidades, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, no país ou no exterior, para resolver problemas imediatos e prementes.
O principal foco é realizar atendimentos voltados à saúde e responsabilidade cívica, porém, a administração municipal vai aproveitar o momento para ofertar outros serviços à população do Distrito de Santa Isabel.
O secretário municipal de Saúde, Inácio Lima, recebeu em seu gabinete a visita dos Tenentes Frederico Saueressig e Berenice Correa dos Santos, integrantes do Posto Médico do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada/Pelotas para as primeiras tratativas a respeito da promoção da Ação Cívico Social em Santa Isabel.
Conforme adiantou a Tenente Berenice, o trabalho no Distrito de Santa Isabel visará à prevenção nas áreas de Pediatria e Ginecologia. E a Ação acontecerá nos dias 28 e 29 de maio.

sábado, 11 de maio de 2013

Regional


Interiorização da FAMURS em Pelotas
A maioria dos municípios gaúchos não terá dinheiro para pagar o Piso do Magistério. O cumprimento da lei que estabelece o salário mínimo dos professores e de outras obrigações das prefeituras pode não ser atendido em função da falta de autonomia aos municípios. O assunto foi tema do painel de abertura do encontro de Interiorização 2013 da Famurs, realizado nesta sexta-feira (10/5). O evento reuniu cerca de 50 gestores municipais da Zona Sul do Estado no Salão Nobre da prefeitura de Pelotas.
De acordo com o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, a escassez de recursos e a falta de autonomia é um problema recorrente. "Não podemos ir atrás de soluções pontuais, senão estaremos sempre indo atrás de dinheiro. Precisamos de uma reforma política, tributária e fiscal", defendeu Vanazzi.
A falta de autonomia dos municípios se reflete no excesso de obrigações impostas pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas. Os prefeitos avisam que falta dinheiro para cumprir as exigências. Para o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Pedro Osório, César Roberto Couto, os órgãos de fiscalização não estão tendo sensibilidade com os gestores. Ele comenta que os prefeitos não terão verba para custear as novas despesas dos Conselhos Tutelares, cuja lei foi imposta aos municípios sem especificar fonte de financiamento e entra em vigor no ano que vem.
O Prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, juntamente com a secretária municipal da Cultura, Liziane Duquia – que cumpriu agenda num evento paralelo – acompanhou os painéis durante à tarde. Temas relacionados com segurança pública, meio ambiente e a situação econômica dos municípios estiveram na pauta.
Também participou do encontro a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Ela criticou a ausência de diálogo do governo federal com os prefeitos para debater a necessidade de isentar de imposto os carros. "Temos que enfrentar o constante problema de diminuição de receitas", lamentou Paula. A desoneração do IPI de veículos resultou numa renúncia de tributos que afetou a economia dos municípios.



**********************************

UTILIDADE PÚBLICA


Prefeitura Municipal de Arroio Grande


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME

PROJETO MULTIMÍDIA – CONSYSDATA


A Secretaria Municipal de Educação juntamente com o Projeto Multimidia – Consysdata, informa que o dia da aula inaugural do Curso de Informática Profissionalizante, foi alterado para dia 03 de junho de 2013, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental  Presidente João Goulart, devido a algumas providências necessárias para a implantação do mesmo.
Lembramos que no dia da aula inaugural o aluno deverá levar o recibo de inscrição para retirada do material didático.





sexta-feira, 10 de maio de 2013

Faça a sua parte!

 POR QUE SE IMPORTAR COM O LIXO?
A Lei n.° 12.305, de 02 de agosto de 2010 que “Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos” tem como um dos princípios o reconhecimento do resíduo sólido (lixo) reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania; 
O QUE É COLETA SELETIVA?
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora (empresas e residências) e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
QUAIS MATERIAIS DEVEM SER SEPARADOS?
Resíduos Orgânicos
Resíduos Recicláveis

Restos de alimentos
Erva-mate
Cascas e bagaços de frutas
Borra de café
Galhos e podas


Metais
Papéis
Plástico
Vidro

 Município prepara-se para implantar coleta seletiva do lixo

O Prefeito de Arroio Grande Luis Henrique Pereira, juntamente com o Departamento Municipal do Meio Ambiente, participou de reunião no Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária – DIFESOL, órgão ligado à Secretaria Estadual de Apoio à Micro e Pequena Empresa - com o intuito de buscar informações de como está organizada a Cadeia Solidária Binacional do PET, em especial o polo da região Sul do Estado, que contemplará também o município de Arroio Grande.
O Prefeito arroiograndense explicou, que hoje no município o trabalho de coleta é feito por uma empresa que gera 4 postos de trabalho, enquanto que se contratar uma cooperativa de catadores, além de gerar postos de trabalho para os munícipes, estará dando o destino correto a muitos resíduos que hoje vão para o aterro sanitário.
Os representantes do DIFESOL apresentaram as ações desenvolvidas junto às cadeias produtivas, visando sempre a disseminação de renda entre os trabalhadores com responsabilidade social ambiental e econômica.
O município de Arroio Grande está formando a Cooperativa de Recicladores - Reciclar. O sistema atual da limpeza pública é terceirizado e são gastos altos valores mensalmente para a prestação deste serviço.O prefeito Luiz Henrique Pereira destacou que as cooperativas de catadores no Brasil vêm se expandindo rapidamente podendo se tornar um negócio de futuro, e hoje são encontradas nas grandes e pequenas cidades do interior, e sua importância enquanto movimento social é cada vez mais reconhecida.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

REPERCUSSÃO


Editorial de Semanário local repercute na comunidade

Jornal Meridional desta quinta-feira compara os primeiros meses do Governo anterior com a atual Administração Municipal, em seu editorial. Acompanhe:

Um refresco na memória

Nas últimas duas semanas os pronunciamentos nos microfones e na tribuna têm sido contundentes, cada qual  “puxando lenha para o seu assado”. São vários temas que incluem as dificuldades e as primeiras ações de governo.
Na pauta: transporte escolar, Dobil, funcionalismo, contratações. Oposição aproveita para fazer as suas cobranças e desestabilizar os primeiros meses – que sempre são os mais difíceis para qualquer nova gestão. Tanto são difíceis que vale a pena lembrar alguns episódios ocorridos há oito anos, quando o governo pedetista (hoje oposição) assumiu seu primeiro mandato.
Em fevereiro de 2005, a câmara de vereadores reuniu-se em sessão extraordinária para votar sete projetos oriundos do executivo entre eles, a contratação emergencial de 141 cargos (professores, motoristas, zeladores, etc.), e uma super reforma administrativa. O vereador Itamar Capenga, defendeu o polêmico projeto da reforma – amplamente criticado pelo Sindicato dos Servidores pela urgência na qual foi votado impedindo melhor avaliação – e ainda deixou bem claro que considerou um absurdo as cobranças do funcionalismo que exigia ações imediatas da prefeitura com apenas 27 dias de governo afinal, “quantos anos faz que não tem aumento e agora já estão cobrando”.  Esta foi a maneira que o recém empossado governo pedetista tratou os funcionários públicos em 2005: trinta pila no vale alimentação e, em contrapartida, a criação de secretarias, departamentos e mais cargos.
No primeiro mês do governo pedetista, o então secretário de Administração Jarbas Scherer deixou o posto, e aos três meses, Farydo Salomão – da saúde – também deixou a pasta. E por falar em saúde, foi nesta época que a prefeitura teve a brilhante ideia de mudar o Pronto Atendimento para a Santa Casa, o que foi repudiado pelos presidentes de Associações de Bairro que, unidos, pediram então que fossem reforçados os atendimentos nos postos.
No carnaval daquele ano, a comunidade que pretendia um camarote para o carnaval precisou ficar até 17horas numa fila e passar a noite em frente à prefeitura.
No dia 4 de abril de 2005, o então prefeito foi à câmara de vereadores falar de seus primeiros cem dias de governo. Declarou que o orçamento foi “prejudicado pela estiagem” e em consequência disso não poderia cumprir suas promessas de campanha, aliás os MIL Ranchos ficariam para o segundo ano de mandato. Mesmo assim, afirmou que apesar das dificuldades era certa a construção da Usina de Asfalto na cidade.
Talvez uma das mais significativas quedas de braço aconteceu também no transporte escolar. Na época (2005) existia em Arroio Grande uma Cooperativa de Estudantes que gerenciava o transporte escolar para Pelotas – a COESAG. O governo municipal assumiu a responsabilidade pelo transporte, EXTINGUIU a cooperativa e passou os valores de R$60,00 para R$150,00 por pessoa, deixando vários estudantes sem recursos impossibilitados de utilizar o serviço.
Oito anos depois, o mesmo governo , imediatamente após ter perdido as eleições, iniciou um processo de DESCONSTRUÇÃO da administração pública. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, a prefeitura municipal tornou-se terra de ninguém; um grupo – o vencedor – ainda não possuía autoridade para assumir o comando; o outro grupo – o perdedor – tratou de tornar mais difícil a tarefa de começar uma nova gestão, tomando várias atitudes cujas consequências podemos sentir nos dias de hoje: prestação de contas não realizadas, contas em aberto, projetos abandonados, gavetas vazias...
No entanto, depois de algum tempo, tudo vai se encaixando nos seus devidos lugares e a desordem começa a ceder espaço para novos projetos, e passa a vigorar o plano de governo pretendido. Uma lástima é que, enquanto isso não acontece quem sofre, mesmo, de verdade...é a cidade.

HOMENAGEM ÀS MÃES


Festa em Homenagem as Mães reúne grande público no Centro de Cultura

A Prefeitura Municipal, através do Gabinete da Primeira Dama e secretarias municipais integradas, numa parceria com o comunicador Beto Lisboa – Rádio Difusora – promoveu uma festa antecipada para comemorar o Dia das Mães.
O evento aconteceu no Centro de Cultura Basílio Conceição, no final da tarde de quarta-feira, 8 de maio, e reuniu um grande público. Apresentações artísticas e prêmios marcaram o encontro das mamães, além de lindas mensagens e homenagens apresentadas pelo comunicador Lisboa e convidados.
Já na abertura da festa, uma linda homenagem:
“Mãe tudo que por ti fizermos, é pouco diante do que fazes por nós.
A força das águas, a imensidão do infinito, a beleza que se revela na natureza, nada é maior e mais forte que teu Amor por Teu filho, tua filha, sentimento que vem da alma, intransponível, absoluto, poderoso e eterno.
Realizar uma homenagem para Ti, é sublime e incrivelmente simples, porque tens o dom de te encantar, a singeleza que só uma mãe tem, a capacidade de sorrir e de chorar diante de um gesto de carinho. Ficas tão sensível e agradecida, porque sabes que cada apresentação que hoje assistires tem por trás, uma história de esforço e dedicação para te homenagear.Tens essa sensibilidade e compreensão, que é um Dom de Mãe.Te vendo assim, pareces frágil, mas a fortaleza humana, emocional, espiritual que possuis tem uma força e um poder imensurável, que vem do teu âmago ,desse Amor que te faz o Maior Ser do Universo, abençoado por Deus.
            Obrigado MÃE! Te amamos muito!
    Que os momentos hoje aqui vividos te façam Feliz! Isso é o que todos nós desejamos!”
Ficam os agradecimentos especiais às escolas, aos músicos e às entidades que contribuíram para a realização desta festa especial para as Mamães Arroiograndenses:
Escola Municipal de Educação Infantil Edgar Dutra Lisboa,
Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola,
Escola Municipal de Educação Infantil Elisa Paias Messon, C.T.G.Tropeiros da Querência, Grupo de Skina e Pagode
Escola Municipal de Ensino Fundamental Neir Horner da Rosa,
Invernada Artística da Escola Estadual de Ensino Médio “20 de Setembro” e o GDT  “20 de Setembro”,
Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvina Gonçalves,
Escola municipal de Ensino Fundamental João Goulart,
Kalila Templo de Danças, Academia Camerine, os artistas Gregory e Saninho.

Confira algumas imagens do evento:








Revelyn, Senhorita Arroio Grande