Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

LIMPEZA PÚBLICA

Cronograma estabelece dia para coleta de entulho e lixo na cidade  
-Quem não se adequar será multado

A lei que dispõe sobre o código municipal de limpeza urbana é de 2011, mas a comunidade parece desconhecer que ela existe e que, agora, o Poder Público vai fiscalizar e fazer cumpri-la. A Lei 2.606/2011 justificou-se pela necessidade de regulamentação legal de tarefas como coleta, transporte, destino final do lixo público, domiciliar e especial, além da regulamentação da coleta seletiva.
Há cerca de dez dias as emissoras de rádio locais estão veiculando vinhetas com o cronograma da coleta de resíduos da construção civil, podas de árvores e limpezas pátios. O objetivo é conscientizar para que as pessoas não coloquem entulho e lixo fora dos dias de recolhimento e quem não se adequar ao cronograma estará sujeito a multa.
Muitos estabelecimentos colocam caixas para serem recolhidas aos finais de semana, quando não acontece a coleta. Na maioria dos casos, o lixo fica espalhado pela calçada, impedindo a passagem dos pedestres. Outros casos são de moradores que, após perceberam que o caminhão já passou, insistem em deixar o lixo fora, sujando as ruas.
O secretário municipal de Obras, Igor Antunes, disse que será um processo de reeducação e que a iniciativa do cronograma só dará certo se houver conscientização de todos. “Admito que temos deficiências e que há muito para corrigir, ainda. Mas, se a população colaborar, teremos uma cidade menos suja, melhorando a nossa qualidade de vida e recebendo melhor nossos turistas”, acrescenta ele.

Confira os dias e os bairros do cronograma da coleta de resíduos da construção civil (entulhos):

Segunda-feira: Centro, Silvina Gonçalves e Teobaldo Link;
Terça-feira: Carlos Vasques, São José, São Gabriel e Santana;
Quarta-feira: Cohab Leste, Vidal, Mirabeau Baltar, Branco Araújo/Coca e BGV;

Sexta-feira: Promorar, Novo Milênio e Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário