Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Memorial do Carnaval

Memorial do Carnaval de Arroio Grande inaugura nesta sexta-feira (03)

Inaugura nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, às 20 horas, no Museu Municipal Visconde de Mauá, o “Memorial do Carnaval de Arroio Grande” – um projeto-piloto de museu dedicado ao resgate, preservação e divulgação da história do carnaval da “Cidade Simpatia”, considerado um dos melhores da Zona Sul do estado e com uma tradição de mais de 100 anos.
PROJETO PIONEIRO
A história de Arroio Grande é composta por inúmeros acontecimentos importantes, sejam eles políticos, econômicos, sociais ou culturais. Dentre tantos acontecimentos que destacam o município perante a região e estado, como uma das identidades da comunidade arroio-grandense, está o "Carnaval" - considerado, há muitos anos, um dos melhor da Zona Sul, seja pelo brilhantismo dos desfiles e pela alegria dos foliões, como pela segurança que o evento proporciona para quem visita à Cidade Simpatia durante as quatro noites de Folia.
Nos últimos anos, o Carnaval (tanto o de Arroio Grande como de muitos outros municípios do Estado) vem sentindo o peso da crise financeira que vem atingindo o país há algum tempo. Em muitas localidades, a "Festa de Momo" vem perdendo espaço e, praticamente, caindo no esquecimento ou ganhando novos formatos que, muitas vezes, acabam descaracterizando a folia. Há alguns anos atrás, por exemplo, Arroio Grande possuía três clubes sociais tradicionais na realização de grandiosos bailes carnavalescos de salão - Clube do Comércio, Clube Guarany e Clube Caixeiral - com suas soberanas e animadas cortes. Hoje, estes bailes não acontecem mais neste formato e dois destes clubes estão fechados (Clube do Comércio e Clube Guarany). Somente o Clube Caixeiral continua ativo e realizando bailes carnavalescos, contando apenas com duquesinha.
Para que a história de Arroio Grande, como as do carnaval, não caiam no esquecimento, e proporcionando que as novas gerações possam conhecê-las também, o pesquisador, carnavalesco e professor de História Lizandro Araújo está desenvolvendo um projeto de resgate da memória carnavalesca do município. Intitulado "MEMORIAL DO CARNAVAL", o projeto tem por objetivo final a criação de um museu permanente para o carnaval de Arroio Grande, um local onde ficarão guardadas e expostas diversas relíquias, desde fantasias e vestidos de coroação de rainhas e duquesinha dos clubes sociais da cidade, de diferentes décadas, até recordações das escolas de samba, blocos burlescos e sociais, entre outros materiais.
Iniciado a quase um ano, o projeto "Memorial do Carnaval" já recebeu a adesão de inúmeras pessoas da comunidade ligadas ao carnaval, já contando com um acervo de mais de 120 peças e 4.000 fotografias.
"O Memorial do Carnaval, neste primeiro momento de exposição, será itinerante. Sempre que possível e houve local para expor o material, acontecerá, independente da época do ano. É um Museu! Será assim pelo menos, até surgiu um local fixo para o memorial - que não é meu, é de toda a comunidade arroio-grandense - apaixonada por carnaval", explicou professor Lizandro.
AGENDE-SE:
QUANDO? 03 de fevereiro de 2017 (sexta-feira), às 20 horas.
ONDE? Museu Municipal Visconde de Mauá, em Arroio Grande, na Rua Herculano de Freitas esquina da Rua Dr. Monteiro.
O QUE? Inauguração do “Memorial do Carnaval”
ENTRADA GRATUITA
Texto: Rádio Difusora AM

Fotos: Arquivo/RD

Nenhum comentário:

Postar um comentário