Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Sec. de Desporto e Turismo

Taça Solidaria em prol da atleta arroio-grandense Barbara Peres


Vem ai à 1ª Taça Solidaria, um campeonato de Futsal em prol da atleta arroio-grandense Barbara Peres. O campeonato é uma realização dos familiares e amigos de Barbara com o apoio total da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desporto e Turismo.
Com categorias veterano e livre a Taça Solidaria terá toda sua arrecadação destinada a custear a viagem de Barbara ao campeonato de Padel  2017. As inscrições e maiores informações serão prestadas pelos telefones 984.051.839 ou 984.156.126, as inscrições terão o valor de R$ 100 dando direito a cada time de inscrever 14 jogadores.
A Taça Solidaria será realizada junto ao Ginásio GITA cedido pela prefeitura para a organização do campeonato, dos dias 16 a 19 de março. Sendo a grande final do dia 19 anexa a programação oficial dos festejos alusivos aos 144 anos de Arroio Grande.
Barbara apesar de jovem já desponta no cenário esportivo do padel chamando atenção, conheça um pouco da trajetória desta atleta que carrega consigo o nome de nossa cidade a cada jogo que disputa.
Em 2015 depois da preparação durante o ano a atleta foi chamada pela COBRAPA (Confederação Brasileira de Padel) para participar de um campeonato realizado em Porto Alegre para ser avaliada,chegando até a etapa  final e se destacando entre as demais pela habilidade e pela idade .Sendo chamada posteriormente para vários testes onde sempre ficava nas primeiras colocações, Barbara Peres então passou por vários treinos em Novo Hamburgo, Porto Alegre e Bento Gonçalves até sua convocação para o México para disputar o mundial, foi convocada com 12 anos para Seleção Brasileira de Padel, onde enfrentou as seleções do México, Argentina, Espanha,Chile, Uruguai,Paraguai,Inglaterra e Estados Unidos. Com um jogo forte a equipe feminina conseguiu ficar em terceiro lugar conquistando a medalha de bronze.
Já em 2016 novamente depois de várias competições nas cidades de Pelotas, Rio Grande, São Gabriel, Santa Cruz, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santana do Livramento, Santa Maria e Uruguai, sempre chegando à fase final dos campeonatos e trazendo troféus para Arroio Grande colocando a cidade no mapa do Padel. Com a campanha de destaque Barbara ficou bem no ranking brasileiro sendo novamente convocada para o Pan Americano na Argentina onde manteve seu lugar na equipe sub 16 tendo apenas 13 anos de idade; neste ano enfrentou os mesmos países conseguindo ir para final do campeonato com os donos da casa a Argentina ficando medalha de prata.
Assim então desde 2015 a atleta Barbara conta com a ajuda da população realizando eventos, e com a parceria da Prefeitura Municipal de AG para que possa se manter treinando 3 vezes por semana em Pelotas. Barbara vem em busca de um patrocinador o que facilitaria na evolução e no destacamento da atleta, ela ganhará uma bolsa atleta somente quando completar 14 anos porem para participar da disputa deste ano que será realizada na Espanha em novembro, todos os custo ficam por conta da atleta tais como passagem, treinamentos, raquetes, tênis e as viagens em torneios pelo estado para se manter no ranking.
Conforme a Secretária de Desporto e Turismo Ivana Caldas sua pasta não medira esforços para apoiar Barbara, “Já coloquei a equipe de desporto a disposição bem como a infra-estrutura da prefeitura, temos o dever de impulsionar esse talento da nossa terra que com esforço vem se destacando no Padel mundial”, Ivana salienta ainda que o ideal para atleta seria o apoio de empresas privadas  que com certeza teriam retorno pois Barbara tem muito ainda que apresentar pois apesar de jovem jogo em alto nível e só tem a evoluir.

 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Educação



Transporte escolar.

A Secretaria Municipal de Educação informa aos interessados que estará aberto até o dia 10/03 o cadastro do transporte escolar referente ao primeiro semestre de 2017. Atualmente, mais de 700 alunos fazem uso do transporte escolar em nosso município, com viagens diárias para Pelotas e Jaguarão. Para cadastro ou maiores informações, pedimos aos interessados ou responsáveis que compareçam na SMED, no Centro de Cultura Basílio Conceição, rua. Dr. Monteiro, 951.

A documentação inicial necessária para o cadastro é: RG, comprovante de residência (água ou luz) 2017 e uma foto 3x4. Pedimos a compreensão de todos para que não deixem para a última hora, para não gerar transtornos, impossibilitando assim inicio do ano letivo do aluno por falta de documentação.

ATENÇÃO


ATENÇÃO com cordas, correntes e cadeados na Dr. Monteiro.

O município de Arroio Grande solicita aos responsáveis pela colocação de correntes, cordas e cadeados, na via pública, calçadas e muros, por toda a extensão da Dr. Monteiro, na parte que serve de passarela do samba no período de carnaval, para que efetuem a retirada das mesmas. Tal retirada deve ser feita até as 12:00 de hoje dia 22 de fevereiro de 2017, visto que não há autorização do Poder Público Municipal para a demarcação de locais como a que vem sendo constatada, cujo único propósito é delimitar o local do espaço público para a colocação de cadeiras que servirão para que a população assista aos desfiles carnavalescos e que somente é permitida a partir das 19:00 horas do dia 24 de fevereiro de 2017. Informa ainda, que expirado o prazo, sem que os responsáveis realizem a retirada será a mesma realizada pelo município de Arroio Grande, o qual não será responsável pela manutenção, integridade e restituição do material recolhido aos seus respectivos proprietários. Alerta, ainda, à população em geral, que não é permitida a comercialização dos espaços públicos das calçadas ou de cadeiras colocadas nas mesmas, de modo que o aluguel de cadeiras não é permitido.
Tal medida restritiva é adotada pela Prefeitura Municipal por força de decisão judicial proferida nos autos dos processos nº 081/1.07.0000104-0, a partir de ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual no ano de 2007.

Assina a Nota a Administração Pública Municipal.

22 de fevereiro de 2017.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Luau Exploration Of Mind 3

Vem ai mais uma edição do Exploration Of Mind


A galera de Arroio Grande e região estão ligadas, vem ai mais uma edição do Luau Exploration Of Mind de volta a Praia do Pontal.
 Em sua 3º edição e agora ainda melhor com uma line de DJs da região e da capital para botar todo mundo pra dançar. O 3º Exploration vai ser aos mesmos moldes da última edição, só que agora com algumas melhorias.
A realização do evento é a cargo da Secretária de Desporto e Turismo que vem apoiando os eventos eletrônicos no município.Conforme a secretária da pasta Ivana Caldas “Este é uma evento que vem a cada edição tomando proporções que não imaginávamos são excursões vindas de Pelotas, Jaguarão e outras cidades da região para prestigiarem a festa.  Um evento que vim a conhecer quando assumi a pasta que sofre por parte de alguns que não conhecem muito bem um certo preconceito, pedimos a todos que compareçam nesse grande evento de Música Eletrônica da nossa cidade simpatia. A presença de cada um é MUITO importante para nós” finalizou a secretária.

A entrada e estacionamento são FREE.. Pode-se levar o que quiser pra comer e beber, haverá no local bares para melhor atender o publico. Conforme os organizadores a única coisa que  não pode ser levada para a Praia do Pontal são energias ruins e sentimentos de tristeza. Em sua pagina nas redes sociais a organização postou “NÃO TEM DESCULPA. Borá curti esse bailinho top aqui na nossa praia linda, que encantou a todos na última edição”.
Confira os Djs que estarão animando a festa-(LINE UP)-

Rather / ChrisPride / Die G Gun / SUBLIME / Lucas Andrade / Dopamine
/ Reaction / Bersek / Lisergic Soul

Os horários dos Djs ainda não foram confirmados por motivo logístico. Mas as feras são essas aí!

Evento: Luau Exploration Of Mind 3

Quando: 18 de fevereiro de 2017.

Local: Praia do Pontal (Arroio Grande)

Horário: 20h00min

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Informativo


Informativo

O Setor de Informática da Prefeitura Municipal após receber algumas reclamações quanto ao sinal de transmissão da RBS TV entrou em contato com o departamento técnico da mesma que informou:

“Foi realizado a substituição de um transmissor junto a Central (sua torre própria) acarretando em um sinal fraco em algumas cidades da região. A equipe da RBS TV informa ainda que na próxima semana o sinal estará normalizado." 

Saúde

Sec. de Saúde realiza palestra sobre Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde nesta sexta (10), realizou no auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição uma palestra sobre Vigilância Sanitária que contou com a presença de vários profissionais do ramo, autoridades e comunidade em geral.
            Estavam presentes no encontro comerciantes de Arroio Grande e cidades vizinhas. A palestra tinha como objetivo orientar, questionar, expor possíveis dúvidas e esclarecer ao público as novas normas para adequação para pequenos e grandes estabelecimentos comercias quem lidam com produtos alimentícios.
Dentre os palestrantes estavam: Silvane Brum(Diretora do Núcleo de Vigilância e Saúde), Samantha Ramos(Fiscal da Inspeção Municipal), Guilherme Machado(Técnico Ambiental do Município), Marco Antônio Santos – Guinter Sheumemann – Carlos Eduardo Soares Corvelo(Responsáveis pelo PATRAM – Brigada Militar), Capitão Michel Ribeiro da Rosa(Comandante da Brigada Militar) e Sandra Vieira de Moura(Fiscal Estadual Agropecuário).
            E por fim, enfatizou-se mais uma vez que: “Vigilâcia Sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos a saúde; e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. E que atua em três níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal.”



Educação

FNDE entrega livros para Secretaria Municipal de Educação


Foi entregue no dia 03/02/2017 na Secretaria Municipal de Educação uma grande remessa de livros escolares que serão repassados as escolas de nosso município para início do ano letivo.
Os livros, de 1º ao 9º ano com conteúdos diversos que são distribuídos pela FNDE a todos municípios da federação.
O ano letivo em nossa cidade inicia-se no dia 06/03 nas escolas Estaduais e Municipais. A procura por vagas é intensa e o numero de alunos matriculados é muito bom, o que satisfaz as metas estipuladas pelos coordenadores.
Apesar da alta procura, ainda restam vagas a serem preenchidas e as escolas estão com plantão as terças e quintas das 09h00 as 11h00 para melhor atender.
Como falta pouco tempo para alunos e professores voltarem a suas atividades, todos estão correndo contra o tempo para que tudo esteja dentro do planejado pela Secretaria Municipal de Educação Municipal.

Muamba Popular de Carnaval 2017

Muamba Popular de Carnaval sucesso de publico.

No dia 10 de fevereiro (sexta-feira), junto a Muamba Popular de Carnaval Arroio Grande elegeu sua nova Corte que ira reinar no Carnaval 2017.
A Muamba na Dr. Monteiro é a abertura oficial a maior festa popular de AG, uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura.
Como no ano passado a Muamba contou com a presença das escolas de samba apresentando seus sambas de enredo para este ano - "Samba no Pé", "Unidos do Promorar", "Unidos do São Gabriel" e "Amigos do Pipoquinha" mostraram ao grande publico que se fazia presente o quão viva a cultura do carnaval é em Arroio Grande. Já as candidatas a Rainhas e Princesas deram um show aparte de simpatia, samba e beleza.

A incumbência de escolher a nova corte ficou a cargo da Comissão Julgadora, que foi composta por Eliane Antunes - 1ª Dama do Município, pela Secretária Ivana Caldas da pasta de Desporto e Turismo, pelo Professor, Comunicador e Carnavalesco - Lizandro Araújo, pelo Colunista Social - Antônio Carlos da Conceição (Dé), pela Diretora do Bloco Carnavalesco "As Venenosas" - Vanderléia Lúcio (Deca) e pelo Empresário Cidiomar Mota Martins (Cid).

As candidatas fizeram uma apresentação individual e logo em seqüência uma apresentação em conjunto para a mesa julgadora, a corte 2017 ficou composta da seguinte forma:
Rainha do Carnaval - LOREN CARDOSO (repres. da E. S. Unidos do Promorar)
Rainha da LIESAG - MARIÂNGELA COSTA PINTO (repres. da E. S. Unidos do São Gabriel)
1ª Princesa - THAUÃNE FERREIRA PIO (repres. da E. S. Mirim Amigos do Pipoquinha)
2ª Princesa - DARIELE NUNES MACHADO (repres. da E. S. Samba no Pé)

Devidamente empossada a nova Corte fez sua primeira apresentação oficial junto ao Rei Momo "Tuíca".

Encerado o certame de escolha da corte a animação da Muamba ficou a cargo da Xavabanda, da Cidade de Pelotas que levantou o publico na Monteiro e deixou a galera empolgada para curtir o Carnaval de AG.


Em entrevista o Sec. de Cultura Cláudio D’Ávila declarou, “É lindo ver a Dr. Monteiro tomada por esse grande publico, com satisfação damos inicio a mais um carnaval as dificuldades existem sim, mas lavamos a alma quando com trabalho duro e em equipe vemos a concretização do plano de trabalho. Arroio Grande terá sim um lindo carnaval e hoje a Muamba foi à comprovação deque sabemos fazer festa de forma ordeira e com uma alegria única, como diz nosso slogan (A Festa Popular é Aqui!)” finalizou Cláudio.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Informativo:


ATENÇÃO:

A Secretaria do Planejamento informa que estará recebendo os documentos faltantes dos moradores do bairro Lauro Ribeiro, para regularização fundiária, até sexta-feira da semana que vem dia 17/02/2017.
A documentação devera ser entregue na Secretaria de Planejamento sito a Rua Dom Pedro II, nº 164 em horário de expediente das 7hs às 13hs, maiores informações pelos telefones: 3262.5032 ou 3262.5036

INFORMATIVO SEC. DE PLANEJAMENTO


ENTREGA DAS ESCRITURAS DO LOTEAMENTO OMAR BRETANHA

DATA: 13/02 (SEGUNDA-FEIRA)
HORÁRIO: 19H
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GOVERNADOR LEONEL DE MOURA BRISOLA
END: RUA LEONEL FAGUNDES, 1985

QUADRA A
Acacio Martins Cardoso
Adail Souza
Ana Cláudia Rodrigues
Angela Maria Silva dos Santos
Carmem Lúcia Nunes Lima
Carolina Oliveira Pereira
Elza Elert Volz
Fernando Coelho Areias
Gilson Eli Cardoso
Heloisa Feijo da Silveira
Hemerson Ribeiro Barragana
Iderli Garcia
Ilário Luis Maldaner
Jandira dos Santos Silva
José Antônio Correa
José Souza Cardoso
Joziane Souza Martins
Liliane Fernandes Rodrigues
Maria Tereza Toransa das Neves
Marlos Cardoso Campelo
Patrícia da Rosa Botelho
Sergio dos Santos Martins
Sirlei Costa
Tatiana Santana da Fontoura
Veronica Nunes Botelho

QUADRA B
Adalberto Vasques Aquino
Adriana Gonçalves Aguiar Ferreira
Adriana Machado Fernandes
Ana Maria Gonçalves Morales
Angela Maria Fraga Silva
Carla Gonçalves Pressa
César Augusto Chiaramonte Maciel
Ciro Duarte da Silva Pereira
Cláudia Miranda Garcia
Edneia Santos da Silva
Elizeu José Ferreira Caetano
Francisco Lima Pires
José Fernando Gonçalves
José Martim Gonçalves
Josiane Lapschies da Silva
Lourival Nelcy Botelho dos Santos
Luiz Carlos Farias Leal
Luiz Fernando Ferreira Garcia
Lutieli Araújo Leal
Maira Oliveira Noguez
Marinis Oliveira da Silva
Neiva Maria Araújo de Farias
Robson Borges Pinto
Taís Souza de Melo

QUADRA C
Ana Cristina Domingues Costa
Francisco de Assis Rodrigues Pereira
Jaqueline Vitória da Silveira Machado

Samuel Francisco Lourenço Barros

Saúde

PIM recebe bicicletas para auxiliar no atendimento.

   Nesta segunda 06 de fevereiro, ocorreu no Gabinete do Sr. Prefeito Luis Henrique Pereira a entrega de 8 novas bicicletas para o programa Primeira Infância Melhor(PIM).

   A doação destas bicicletas foi feita pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul a Secretaria de Municipal de Saúde de Arroio Grande, onde auxiliarão 13 visitadores em suas atividades do PIM.

  Atualmente cada visitador PIM atende 17 famílias com o objetivo de orientá-las a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os 6 anos de idade(0-6).

  O programa PIM existe desde 2009 em nosso município e para se cadastrar ou obter mais informações, basta ir até a Secretaria Municipal de Saúde e falar com Ana Paula Ribeiro e Carmen Fermino monitoras.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Edital de Leilão de Camarotes






Divulgado o Edital de Leilão de Camarotes do Carnaval 2017, a Secult Arroio Grande informa que a responsabilidade pelo leilão será da empresa vencedora do processo licitatório a qual será divulgada no próximo dia 14/02 e que apenas o cadastramento para o leilão esta sendo feito junto a secretaria sito a Rua Dr. Monteiro nº 129 anexo ao Museu Visconde de Mauá.






EDITAL DE LEILÃO DE CAMAROTES – CARNAVAL 2017
O MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE, entidade de direito público interno, com sua Prefeitura Municipal instalada na Rua Dr. Monteiro, nº199, em Arroio Grande/RS, inscrita no CNPJ sob o nº 88.860.366/0001-81, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, senhor Luis Henrique Pereira da Silva, inscrito no CPF/MF sob o nº 628.530.310-04, torna público para conhecimento dos interessados, que na data de 16 de FEVEREIRO de 2017, será realizado LEILÃO PÚBLICO DOS CAMAROTES PARA O CARNAVAL 2017, localizados na Dr. Monteiro em frente a Prefeitura Municipal, em conformidade com a Lei 8.666/93, sob as seguintes condições:
A realização do Leilão de Camarotes será de responsabilidade do vencedor da Licitação n° 001/2017, modalidade concorrência.
I - OBJETO DO LEILÃO: A cessão de uso de trinta e cinco camarotes públicos, por ocasião dos festejos carnavalescos, entre os dias 25 a 28 de fevereiro de 2017, localizados junto à Praça Mariz/Central, em frente ao prédio sede da Prefeitura Municipal.
II – DO VALOR DO LANCE MÍNIMO: O valor mínimo de R$1.100,00 (hum mil e cem reais), por unidade/camarote, não sendo admitida a oferta de lances subseqüentes, na concorrência por unidade, que seja inferior a R$100,00 (cem reais).
III - LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO: Centro de Cultura Basílio Conceição, localizado nesta cidade na Rua Dr. Monteiro, 951; dia 16 de fevereiro de 2017.
IV - HORÁRIO: 20:00hs.
V - DO CADASTRAMENTO PRÉVIO: A partir da publicação do presente Edital, para que sejam considerados válidos os lances ofertados, deverão os interessados realizar prévio cadastramento para a participação no certame até 60 minutos antes da abertura do leilão.
VI – LOCAL E HORÁRIO DO CADASTRAMENTO PRÉVIO: a) O cadastramento será efetuado a partir do dia 06 de fevereiro de 2017, na sede da Secretaria Municipal de Cultura – SMC, localizada nesta cidade na rua Dr. Monteiro, 129 no horário das 7:00h às 13:00h; b) Não será admitida a participação, no Leilão, de interessados que não estejam previamente cadastrados.
VII – DAS RESTRIÇÕES PARA O CADASTRAMENTO PRÉVIO: Não será admitido o cadastramento de menores de 18 anos de idade.
VIII - DA ORDEM DE REALIZAÇÃO DO LEILÃO DOS CAMAROTES: a) Os camarotes que integrarão o leilão público serão previamente numerados e terão sua localização determinada por meio de mapa ou outro meio eletrônico que estará à disposição dos interessados por ocasião da realização do certame; b) A ordem de Leilão dos camarotes, em relação a sua localização e numeração, será determinada previamente, por meio de sorteio, quando da realização do Leilão.
IX - DO PAGAMENTO: a) O pagamento correspondente a arrematação de cada unidade/camarote deverá ser realizado à vista, em sua integralidade.
X – UNIDADES REMANESCENTES: Em casos de inadimplência ou existência de unidades remanescentes, será realizado novo Leilão no dia 17 de fevereiro de 2017, às 20:00hs, no Centro de Cultura Basílio Conceição, na Rua Dr. Monteiro, 951, respeitadas as demais cominações integrantes deste Edital.
XI – OBSERVAÇÕES FINAIS - Serão aceitos lances dos interessados previamente cadastrados para o primeiro Leilão, bem como daqueles que se cadastrarem para o novo Leilão.

Arroio Grande, 30 de janeiro de 2017.





Luis Henrique Pereira da Silva                                                      Cláudio Luiz DÀvila
      - Prefeito Municipal -                                              - Secretário Municipal de Cultura -


Carnaval 2017



AG Folia 2017 nas redes sócias.
Com o intuito de manter a comunidade informada e seguindo a tendência atual das mídias sociais na internet a Secult Arroio Grande criou uma página virtual no Facebook  denominada AG Folia 2017.
Nesta página OFICIAL da Secretaria Municipal de Cultura, os foliões ficarão por dentro de tudo o que acontece na maior festa popular de AG!
Notícias, fotos, vídeos... as principais informações da folia 2017 estarão na página em primeira mão!
Segundo os administradores do AG Folia 2017 ainda esta semana serão postados os primeiros vídeos das vinhetas das escolas de samba, serão pré vídeos antecedendo o material final para dar o gostinho na galera que aguarda ansiosamente para assistir as vinhetas
Curta a página e não perca nenhum detalhe do melhor carnaval da Zona Sul!


Palestra Motivacional

Prefeitura oferece palestra motivacional a servidores.

A prefeitura de Arroio Grande promoveu uma palestra motivacional para servidores públicos  Municipais, na segunda-feira (06) a palestra foi realizada no Gabinete do Prefeito pela equipe UNIÃO Consultoria em Treinamentos que abordou os temas estresse e saúde.
Na ocasião, a equipe da UNIÃO falou sobre “como esperar que um colaborador esteja motivado e comprometido com seu trabalho, se por trás de seu crachá existe uma pessoa que não está bem ou sem saúde”. Divertida e informativa, a palestra retratou bem situações diárias em que o ambiente de trabalho se torna um peso na vida do trabalhador e ofereceu recursos para transformar este ambiente negativo em uma realização pessoal.
Com objetivo é trazer reflexões que promovam a humanização e ao mesmo tempo a motivação no ambiente de trabalho, alavancando as potencialidades dos colaboradores e promovendo na equipe a percepção de que nós somos aquilo que queremos ser, e que um ser humano que tem atitude tem tudo que precisa, e aquele que se propõe a ser melhor o será, desde que escolha um caminho de amor, de fraternidade e doação.
Foi abordado também o tema saúde visto que a mesma reflete diretamente no comportamento e na vida do colaborador, com dicas e informações descontraídas de como se alimentar e tratar enfermidades do dia a dia como o próprio estresse.
Para permitir um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados, serão feitas outras apresentações desta mesma palestra dividia pelos órgãos públicos de AG.
O palestrante conseguiu despertar os servidores para a importância da automotivação, da autoestima e das relações interpessoais, como sentimentos e atitudes para melhoria do clima organizacional e valorização da qualidade de vida para o sucesso profissional e pessoal.

O prefeito Luis Henrique Pereira que esteve presente fez questão de frisar que aprendeu muito com a palestra, para ele através da nossa autoestima e motivação, sairá ganhando a população, com atendimentos e serviços de qualidades prestados por todos nós, enfatizou o prefeito.

Memorial do Carnaval de AG

Inaugurado MEMORIAL DO CARNAVAL

No dia 03 de fevereiro (sexta-feira), foi aberto ao publico o MEMORIAL DO CARNAVAL uma iniciativa do professor e pesquisador Lizandro Araújo com o apoio da Secretaria de Cultura, a inauguração contou com a presença de autoridades e forte presença da comunidade carnavalesca, o espaço que é dedicado ao resgate e preservação das histórias do Carnaval de Arroio Grande ficara temporariamente nas dependências do Museu Visconde de Mauá.
O Memorial poderá ser visitado até o dia 23 de fevereiro de segunda a sexta no horário das 07h às 13h (horário de funcionamento do Museu). Já aos domingos, a visitação ocorre das 16h às 23h.
Com o intuito de transformar o Memorial em um Museu do Carnaval Lizandro conta hoje com um acervo com mais de 120 peças, desde fantasias de rainhas, duques, duquesinhas, blocos burlescos e sociais e escolas de samba,bem como um grande numero de fotografias, conforme o historiador são entorno de 4.000 imagens, entre outros itens.

Lizandro Araújo em sua rede social declarou “É momento de dizer MUITO OBRIGADO! Muito Obrigado por tudo, por todos, por todas que me ajudaram a realizar este sonho - agora realidade! Arroio Grande agora tem MEMORIAL DO CARNAVAL - um cantinho muito especial dedicado as lembranças, lindas recordações e histórias do Carnaval de nossa terra!” finalizou agradecendo a todos que fizeram doações e enfatizou que todo acervo não é seu e sim a comunidade que vê cada item como uma jóia uma parte da rica história de um dos mais belos carnavais do sul do estado.

Final do Bech Soccer 2017

Chega ao fim o Bech Soccer 2017 da Praia do Pontal

Com presença de grande público na Praia do Pontal, na tarde de domingo (05) de fevereiro chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Beach  Soccer de futebol de areia. Foram 11 equipes que se enfrentaram em 16 jogos acirrados e de alto nível até chegar à grande final.
Na decisão, a equipe do Roger Games levou a melhor e derrotou o time do Real Madri por 6x3 em um jogo empolgante.
Além das duas equipes finalistas disputaram a terceira e quarta colocação os times Milan e Bragantino, ao apito final do arbitro o jogo ficou em  7x3 para equipe do Milan que ficou na terceira colocação da competição 2017.
O Beach Soccer chegou com a seguinte classificação:
Campeão – Roger Games
Vice-Campeão – Real Madri
3º Lugar – Milan
4º Lugar – Bragantino
Defesa menos fazada – Roger Games
Goleadores – Glidison (Roger Games) e Hudisom (Real Madri)
Devido a uma desinteligência gerada por um jogador após o termino da competição a organização do evento a fim de manter o controle e zelar pela segurança dos atletas optou por não realizar a entrega das premiações no local, ficando a mesma agendada para o próximo dia 18/02 sábado junto à final do Campeonato do Balneário da Ponte.

A equipe de organização lamenta o ocorrido e informa que tal situação foi fora do jogo, porem com a entrega de troféus esta desinteligência poderia vir a se agravar por isto foi tomada a decisão de fazer a entrega das premiações em outro local. 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Memorial do Carnaval

Memorial do Carnaval de Arroio Grande inaugura nesta sexta-feira (03)

Inaugura nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, às 20 horas, no Museu Municipal Visconde de Mauá, o “Memorial do Carnaval de Arroio Grande” – um projeto-piloto de museu dedicado ao resgate, preservação e divulgação da história do carnaval da “Cidade Simpatia”, considerado um dos melhores da Zona Sul do estado e com uma tradição de mais de 100 anos.
PROJETO PIONEIRO
A história de Arroio Grande é composta por inúmeros acontecimentos importantes, sejam eles políticos, econômicos, sociais ou culturais. Dentre tantos acontecimentos que destacam o município perante a região e estado, como uma das identidades da comunidade arroio-grandense, está o "Carnaval" - considerado, há muitos anos, um dos melhor da Zona Sul, seja pelo brilhantismo dos desfiles e pela alegria dos foliões, como pela segurança que o evento proporciona para quem visita à Cidade Simpatia durante as quatro noites de Folia.
Nos últimos anos, o Carnaval (tanto o de Arroio Grande como de muitos outros municípios do Estado) vem sentindo o peso da crise financeira que vem atingindo o país há algum tempo. Em muitas localidades, a "Festa de Momo" vem perdendo espaço e, praticamente, caindo no esquecimento ou ganhando novos formatos que, muitas vezes, acabam descaracterizando a folia. Há alguns anos atrás, por exemplo, Arroio Grande possuía três clubes sociais tradicionais na realização de grandiosos bailes carnavalescos de salão - Clube do Comércio, Clube Guarany e Clube Caixeiral - com suas soberanas e animadas cortes. Hoje, estes bailes não acontecem mais neste formato e dois destes clubes estão fechados (Clube do Comércio e Clube Guarany). Somente o Clube Caixeiral continua ativo e realizando bailes carnavalescos, contando apenas com duquesinha.
Para que a história de Arroio Grande, como as do carnaval, não caiam no esquecimento, e proporcionando que as novas gerações possam conhecê-las também, o pesquisador, carnavalesco e professor de História Lizandro Araújo está desenvolvendo um projeto de resgate da memória carnavalesca do município. Intitulado "MEMORIAL DO CARNAVAL", o projeto tem por objetivo final a criação de um museu permanente para o carnaval de Arroio Grande, um local onde ficarão guardadas e expostas diversas relíquias, desde fantasias e vestidos de coroação de rainhas e duquesinha dos clubes sociais da cidade, de diferentes décadas, até recordações das escolas de samba, blocos burlescos e sociais, entre outros materiais.
Iniciado a quase um ano, o projeto "Memorial do Carnaval" já recebeu a adesão de inúmeras pessoas da comunidade ligadas ao carnaval, já contando com um acervo de mais de 120 peças e 4.000 fotografias.
"O Memorial do Carnaval, neste primeiro momento de exposição, será itinerante. Sempre que possível e houve local para expor o material, acontecerá, independente da época do ano. É um Museu! Será assim pelo menos, até surgiu um local fixo para o memorial - que não é meu, é de toda a comunidade arroio-grandense - apaixonada por carnaval", explicou professor Lizandro.
AGENDE-SE:
QUANDO? 03 de fevereiro de 2017 (sexta-feira), às 20 horas.
ONDE? Museu Municipal Visconde de Mauá, em Arroio Grande, na Rua Herculano de Freitas esquina da Rua Dr. Monteiro.
O QUE? Inauguração do “Memorial do Carnaval”
ENTRADA GRATUITA
Texto: Rádio Difusora AM

Fotos: Arquivo/RD