Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Retrospectiva da Educação Municipal


“Temos um grande time. Profissionais motivados e que estão preparados para oferecer um trabalho sério e inovador na educação municipal. Nada será feito de forma individual, a força da equipe é que fará a diferença no resultado...”

 A partir desta edição o JORNAL MERIDIONAL começará a publicar uma série de reportagens sobre os principais fatos que marcaram a Administração Municipal em 2013.
Nossa retrospectiva destaca nesta quinta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação, cujo comando foi alterado ainda no primeiro semestre, mas sem mudar os objetivos traçados pelo Governo Municipal, como nos garantiu o atual secretário Leonardo Vieira.

Abertura do ano letivo:
Após definir o nome de Ronaldo Costa para comandar a secretaria de Educação, o prefeito Henrique promoveu uma série de reuniões para traçar as principais metas que seriam implantadas já no primeiro ano de sua Administração, culminando com o cerimonial de abertura do ano letivo em 26 de fevereiro de 2013.
Com o auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição lotado, o encontro reuniu autoridades municipais, professores e comunidade em geral, tendo como palestrante o renomado educador paulista, Valter Maestro, abordando o tema “Como Educar os Filhos no Mundo Atual”.
Colocando em prática o desejo de administrar com um secretariado jovem, o prefeito orientou os titulares que, também, procurassem constituir a equipe de auxiliares com novos nomes. Não foi diferente na Secretaria Municipal de Educação. O experiente professor e Diretor de escolas, Ronaldo Canhada Costa, tinha como seu secretário-adjunto o jovem professor Leonardo Vieira.
As atividades escolares começaram em 4 de março, com aproximadamente1200 alunos matriculados na rede municipal de ensino. E uma frase dita no cerimonial de abertura resume o sucesso obtido pela educação municipal em 2013: “Temos um grande time. Profissionais motivados e que estão preparados para oferecer um trabalho sério e inovador na educação municipal. Nada será feito de forma individual, a força da equipe é que fará a diferença no resultado...”
O secretário Ronaldo Costa precisou afastar-se do cargo por problemas particulares ainda no primeiro semestre, mas a equipe permaneceu unida e trabalhando para que os objetivos fossem alcançados, sob o comando, agora, do professor Leonardo Vieira.

Acompanhe tópicos dos principais acontecimentos envolvendo a educação municipal em 2013:
    Transporte Escolar: Estudantes reuniram-se com o Executivo Municipal e ouviram as argumentações do prefeito Henrique quanto a impossibilidade de continuar gratuito o transporte de estudantes.
O município disponibiliza 9 ônibus, entre os dois turnos, transportando mais de quatrocentos alunos para cursos e faculdades em Pelotas. Ficou decidido que usuários que viagem duas ou três vezes por semana para Pelotas, pagarão uma taxa de R$ 50,00 por mês. Acima de três dias, a taxa a ser paga é de R$ 100,00 mensais. Estudantes cadastrados em programas sociais do Governo Federal ficaram isentos automaticamente.

Alfabetização na Idade Certa: Arroio Grande aderiu ao Programa PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC. Tendo como objetivo maior, garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Conferência: Com o tema “Planejar a Educação, repensar a diversidade e ressignificar saberes”, a Conferência Intermunicipal discutiu o momento da educação nas três esferas governamentais e apresentou preposições que serão analisadas dentro da realidade de cada município participante.
            O secretário municipal de Educação de Pelotas, professor Gilberto de Lima Garcia “Cachoeira”, foi o palestrante do encontro que, ainda, escolheu como Delegados para a Conferência Estadual, Leonardo Vieira - representando os Gestores Municipais - e Casca Silva, representante dos Trabalhadores em Educação.
A Conferência Intermunicipal de Educação, com a participação dos municípios de Herval, Pedro Osório e Cerrito, cumpriu calendário de encontros da fase regional da Conferência Nacional (CONAE) que acontecerá em 2014. Foi registrado recorde de público na região, ou seja, os profissionais da educação valorizaram este encontro. (Na foto o prefeito Henrique, o secretário Leonardo e o professor Cachoeira).


Qualificação Profissional: O município acaba de firmar uma parceria com o Instituto ANA MOZER (consagrada jogadora de Volei) e PETROBRÁS proporcionando Curso de Formação de Professores de Educação Física, tanto para os profissionais da rede municipal quanto estadual. Uma vez por mês os professores são levados até a cidade do Rio Grande onde acontece o Curso. O município oferece o transporte para que estes profissionais busquem, cada vez mais, a qualificação. Em outubro foi entregue um Kit de Material Esportivo a 13 professores de Educação Física da rede municipal e estadual (foto), professores estes que participam do Curso de Formação “Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional”.

Outras ações em 2013:
# Contratação de uma nutricionista para atender EXCLUSIVAMENTE as escolas municipais;
# A Secretaria Municipal de Educação colocou em prática a folga semanal para os professores efetivos da rede municipal, um direito adquirido por lei, assim como o pagamento do piso nacional para o magistério. Esta folga permite que cada professor possa utilizá-la com trabalho paralelo em casa como corrigir provas, efetuar pesquisas, enfim, um direito de cada mestre;
# O município adquiriu 255 classes e cadeiras novas, além de outros acessórios utilizados em sala de aula, e distribuímos para as nossas escolas municipais, inclusive, para o interior. Um exemplo é a escola Arlindo Martins, na Palma, onde foram substituídas todas as classes, cadeiras e quadros;
# Numa parceria com a Universidade Federal de Pelotas, o município realizou o Curso de Educação Inclusiva para professores das redes Estadual e Municipal. Foram disponibilizadas 100 vagas;
Informática: Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Vieira, a experiência com o primeiro Curso Gratuito de Informática foi altamente positiva. Ele destacou a grande procura pelo curso de 40 horas, dividido em duas turmas, sendo uma delas exclusiva para alunos do Distrito de Santa Isabel.
O Curso de Informática é dividido em dois níveis, o Básico e o Avançado. Nas aulas, os alunos aprenderam Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet. Para a Coordenadora professora Janice Silveira, essa é uma boa iniciativa da Prefeitura em oferecer às comunidades próximas um curso de informática gratuito, sem falar que beneficia também as pessoas da Melhor Idade.

Simpósio: De 5 a 7 de agosto foi promovido o Simpósio Municipal de Educação mostrou, mais uma vez, que os eventos promovidos pela secretaria municipal de Educação de Arroio Grande vêm proporcionando grandes momentos de aprendizagem aos profissionais que aqui atuam.
Com temas variados o Simpósio destacou três palestras: “A Educação na Contemporaneidade” – Com a Profª. Drª. Fabiane Tejada (Pró-Reitora de Graduação da UFPEL); “Educação Ambiental: abordagem disciplinar ou transdisciplinar?”  Com o Prof. Dr. Robledo Lima Gil (Instituto de Biologia – UFPEL) e a Profª Drª. Milene Conceição Lima (Esc. Municipal Neir Horner da Rosa); “Sexualidade e Gênero: abordagem disciplinar ou transdisciplinar?” Com a Profª. Amélia Terezinha Cunha (PPGE – UFPEL) e a ONG Gesto.

Semana da Pátria: As Escolas Municipais e Particulares de Arroio Grande homenagearam a Independência do Brasil, no desfile de 7 de Setembro na Dr. Monteiro com brilho e entusiasmo com o tema Nossa Cidade, Nossa História, com as potencialidades e vultos ilustres que foram destacados pelos alunos que portaram faixas, cartazes e maquetes valorizando a luta e o trabalho de conterrâneos históricos e personalidades que contribuíram no desenvolvimento de Arroio Grande.
O bicentenário de Visconde de Mauá comemorado este ano recebeu homenagens especiais. As bandas e coreografias foi um sucesso na tarde de muita ação cívica lembrando a independência do Brasil.

Fim do Drama: A E.M.E.I. Leonel Brizola, após um período fechada para reformas estruturais retomou suas atividades. O prefeito Henrique e a promotora de Justiça, Drª. Cristiane Maria Scholl Levien, vistoriaram o andamento das referidas obras.
O prédio do educandário que foi inaugurado a cerca de dois anos começou a apresentar sérios problemas de infraestrutura, fato que fez com que o atual prefeito determinasse a realização de uma ampla vistoria técnica.
Para surpresa das autoridades, foram apontados vinte itens que mostram claramente a baixa qualidade do material utilizado na obra e que não houve fiscalização do Poder Público durante o período da construção.
Isto levou o Corpo de Bombeiros a interditar a Escola até que os principais pontos falhos fossem reparados. Após este período de obras emergenciais, o Executivo Municipal e o Ministério Público, em coletiva de imprensa, anunciaram a liberação do prédio e a volta das atividades.

FENAE: A XI edição do Festival Nativista Estudantil (Fenae) promovido pela Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio CTG Tropeiros da Querência, do Clube Caixeiral e da Agrovete 3N, superou todas as expectativas.
Além, de resgatar os valores e a tradição gaúcha, através de um concurso nativista de dança, arte, música e culinária, o encontro reúne estudantes de todas as idades e permite revelar novos talentos.
-“A concorrência é bastante acirrada e assim como em edições anteriores, este ano o festival nos revelou gratas surpresas. Muitos dos nossos artistas locais que hoje fazem sucesso, foram revelados através da FENAE”, comentou o professor Wili Peter, secretário adjunto da educação.


   Prêmio Rui Vitória: Num jantar de confraternização promovido pela Secretaria Municipal de Educação destacou profissionais que atuam nas escolas municipais e o Prêmio Rui Vitória foi para o projeto “Medindo Monumentos Históricos de Arroio Grande, Através da Proporcionalidade”, do professor Maurício Mailan Lange. 
(Fonte da reportagem: Jornal MERIDIONAL).




Nenhum comentário:

Postar um comentário