Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SANTA ISABEL

Travessia no São Gonçalo está liberada
                                                                    Foto arquivo da reunião na SPH

Estado e prefeituras aguardam instalação da balsa



O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Portos e Hidrovias (SPH) autorizou em reunião no dia 9 de dezembro de 2013, a implantação de travessia por balsa entre as cidades de Arroio Grande e Rio Grande, no Canal São Gonçalo em Santa Isabel.
O trajeto da balsa será de 170 metros de extensão, no canal São Gonçalo. O novo percurso encurtará um trecho rodoviário de 120 quilômetros e eliminará o pagamento de duas tarifas de pedágio. "A região é um polo no cultivo de arroz, soja e madeira, e grande parte desta produção é levada até o porto de Rio Grande. Por isso a SPH foi objetiva em autorizar esse serviço", disse, na época, o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar.
O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, revelou que a ligação aquaviária era um sonho tão antigo que a população já não tinha mais esperanças. "Mobilizamos diversos segmentos da Região Sul para obter a balsa para essa travessia e não houve quem contestasse, mas o envolvimento da SPH, Secretaria de Infraestrtura e Logística e de todo Governo do Estado foi determinante para essa conquista."
A travessia irá beneficiar outros municípios da região, como Jaguarão, Pedro Osório, Cerrito e Herval. A união de forças políticas da região junto ao Governo Estadual e Ministério Público Estadual surtiu efeito positivo, entretanto, a situação continua inalterada.
-“A parte burocrática para operacionalidade da travessia cumpriu todos os tramites legais. Estamos aguardando, apenas, que a empresa vencedora da licitação para executar o serviço instale os equipamentos de funcionamento da balsa”, explicou o prefeito de Arroio Grande.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, declarou após a liberação da travessia de que no máximo em 20 dias a balsa estaria em funcionamento. "O governador deu ordem clara para darmos atenção a essa reivindicação, pois a população estava há uma década esperando por isto", afirmou ele na oportunidade.
O sub-prefeito de Santa Isabel, José Guingo, comentou que empresários ligados a Usina Eólica Sangradouro que estudam viabilidade de instalarem-se no Distrito estão preocupados com a demora da travessia.
- “Santa Isabel voltará a crescer economicamente com o retorno da balsa. A luta foi grande, mas agora não depende mais de força política é uma questão meramente funcional da empresa ganhadora da licitação”, acrescentou o sub-prefeito do Distrito.
Autoridades e comunidades interessadas aguardam com expectativa uma solução rápida para o antigo problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário