Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Caps Arroio Grande na Luta Antimanicomial.

 "A Liberdade é Terapêutica" - CAPS/Arroio Grande
realiza caminhada da Luta Antimanicomial


Marcando o DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL, movimento celebrado nesta quinta-feira – 18 DE MAIO – o CAPS/Arroio Grande, com toda sua equipe técnica e usuários dos serviços de saúde mental, realizaram na tarde desta quarta-feira (17) uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Portando cartazes com frases e fazendo muito barulho, com tambores e apitos, o CAPS foi à rua defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.
“Eu cuido, não tranco”; “Liberdade é Terapêutica”; “Somos todos loucos uns pelos outros” ... foram algumas das mensagens transmitidas à comunidade arroio-grandense.
O que é o Movimento da Luta Antimanicomial?
ENTENDA:
O Movimento da Luta Antimanicomial nasceu no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, em Baurú, com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Denunciava-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.
Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos. Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, etc.
O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender a garantia dos direitos, a reabilitação e inclusão social rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios.
O Movimento tem núcleos em todos os estados do país, sendo todos autônomos, propositadamente sem uma hierarquia. Atualmente, o Movimento tem uma Secretaria Nacional Colegiada que se encarrega da articulação nacional e de projetos diversos. E de dois em dois anos realiza encontros nacionais que procuram reunir todos os militantes para deliberar, de forma democrática, seus princípios e ações.

Texto: Lizandro Araújo – RD

Fotos: CAPS/Arroio Grande


Nenhum comentário:

Postar um comentário