Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Distrito de Santa Isabel quer criar legislação para controle indiscriminado da pesca.

TURISMO COM RESPONSABILIDADE
Distrito de Santa Isabel quer criar legislação para controle indiscriminado da pesca.

                Ao mesmo tempo em que se faz necessário divulgar o potencial turístico do Distrito de Santa Isabel, medidas legais e de investimento de infra-estrutura precisam, também, ser tomadas para que a atividade possa se reverter em fonte de economia para o próprio município e evitar que o contrário aconteça. Nesse sentido estão sendo estudadas ações legais que venham beneficiar o desenvolvimento da localidade.  
Recentemente, a comunidade de Santa Isabel recebeu a visita da turismóloga Fernanda Costa da Silva, Emater/RS, que realizou uma pesquisa de campo com o propósito de desenvolver e promover o turismo e a pesca artesanal no Distrito. No encontro com os moradores da Vila, Fernanda, que esteve acompanhada pela secretária municipal de Turismo e Desporto, Ivana Caldas, e por integrantes da Emater/Arroio Grande, ouviu sugestões e depoimentos de lideranças locais que avaliaram os aspectos positivos e negativos da intensificação do turismo na localidade. A preocupação é com a falta de fiscalização e de regras que normatizem a exploração do pescado no Distrito, já que a maioria dos visitantes utiliza-se da condição de turistas para pescarem discriminadamente na área utilizada pelos pescadores da COOPESI. A questão logística e de infra-estrutura para receber os turistas que não dispõem de residência própria na Vila foi tema de debate na reunião, remetendo ao poder público, seja através de parcerias com particulares, investir no setor.
A turismóloga Fernanda Silva visitou vários pontos turísticos nas limitações do Distrito e passeou de barco pelo Canal São Gonçalo. E após conhecer o funcionamento da Cooperativa dos Pescadores, degustou almoço com as riquezas deliciosas da lagoa mirim.
-“É uma surpresa agradável encontrar uma comunidade organizada e trabalhando com tanto amor e respeito as suas raízes. As reivindicações e preocupações são válidas. O Poder Público de mãos com a comunidade irá trabalhar para que o turismo em Santa Isabel venha agregar fonte de renda e desenvolvimento”, comentou Fernanda. A turismóloga irá retornar ao município antes do final do ano para novas reuniões.
Na comitiva que acompanhou a visita à Santa Isabel, estava o Turismólogo arroiograndense Adalberto Machado e a representante do CRAS, Simone Bertin. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário