Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A SAÚDE EM DEBATE


4ª Conferência Municipal discutiu Regionalização e Atenção Básica-ESF
  
“As conferências de saúde são espaços democráticos para discussão das políticas públicas de saúde, oportunizando a manifestação de todos os segmentos, decidindo os rumos da saúde em cada esfera de Governo”.  Com essa introdução deu-se início um dos mais importantes eventos ligados à saúde municipal, na última sexta-feira, no Centro de Cultura Basílio Conceição. A 4ª Conferência Municipal da Saúde discutiu dois temas primordiais: a saúde básica da família e a regionalização do SUS.
A mesa oficial foi composta pelo prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, presidente da Câmara de Vereadores, Idimar Furtado da Silva, secretário municipal da Saúde, Inácio de Souza Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Carlos Caldeira, vice-presidente da Comissão de saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado, Deputado Pedro Pereira e os palestrantes Dr Tarço Pereira Teixeira e Ilda Hainner.
O fato negativo do encontro foi a baixa presença de público. O secretário municipal da Saúde, Inácio Lima, inclusive lamentou a ausência dos vereadores, tanto de Oposição quanto da bancada do próprio Governo, e do representante do Ministério Público. Vale lembrar que, além da divulgação nos órgãos de imprensa locais, foram emitidos convites para todos os segmentos da comunidade.
O prefeito Luis Henrique destacou que a conferência municipal da saúde servirá como bússola para as ações da Administração no sentido de atender as demandas do cidadão, mediante suas próprias sugestões, contribuindo para que na prática a saúde no município tenha o máximo de qualidade.
Entre os temas propostos pela conferência, a ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE, foi bastante abordado pelos gestores municipais. Foi citado como exemplo o Programa Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde, lançados pelo Governo Federal em 1993, e que até hoje Arroio Grande não implantou.
-“Nossa Administração, através da competente equipe da secretaria municipal da Saúde, não está medindo esforços para que este importe programa se torne realidade. O projeto Saúde da Família de Arroio Grande já foi analisado pela Coordenadoria Regional, passará, agora, por alguns ajustes e ficará na dependência da aprovação da Secretaria Estadual da Saúde... Fomos contemplados com recursos Federais para a construção de unidades básicas de saúde e vamos, sim, implantar políticas sérias e de resultados na Atenção Primária da Saúde.Queremos que os cidadãos dos bairros tenham segurança no atendimento prestado nestas unidades, com equipes multi-profissionais”, garantiu o prefeito.
Outro tema discutido na conferência foi a regionalização do SUS. A posição geográfica de Arroio Grande é privilegiada por estar no centro de uma micro região e este aspecto foi defendido pelo secretário Inácio Lima, uma vez que existem rumores de que o município de Jaguarão seja contemplado, por exemplo, com a regionalização no atendimento de partos.
-“Através da Rede Cegonha, está sendo estudado a regionalização dos partos. Diante desta possibilidade, entendemos que Arroio Grande é o município melhor localizado para a regionalização deste serviço. Não abrimos mão desta condição e, juntamente, com a Santa Casa e o Conselho Municipal da Saúde, já estão sendo tomadas as medidas para que Arroio Grande venha ser contemplado. A Santa Casa oferece todas as condições de infraestrutura para a regionalização dos partos. Todos os alvarás estão em dia, bem como as áreas técnicas e físicas. Esperamos que a decisão seja tomada com coerência e não por força política”, declarou o secretário Inácio.
Estudantes de escolas municipais e estaduais montaram estandes no hall de entrada do Centro de Cultura abordando temas como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, drogas e alcoolismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário