Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DESTAQUE NACIONAL

Coleta Seletiva Solidária de Arroio Grande é modelo no Brasil
Município está selecionado entre as 10 melhores propostas do país para o Prêmio Cidade Pró-Catador

Dos 63 municípios inscritos na primeira etapa do Prêmio Cidade Pró-Catador, dez foram selecionados na primeira etapa. São eles: Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE), Itaúna (MG), Lavras (MG), Manhumirim (MG), Novo Hamburgo (RS), Ourinhos (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Tibagi (PR).
No dia 13 de novembro Arroio Grande receberá uma comissão de técnicos do governo federal que irá escolher as quatro que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis. O Prêmio será entregue em São Paulo durante o Natal da Presidenta com os catadores de materiais recicláveis e população de rua, em dezembro de 2013. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência escolhida - um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina.
Os critérios utilizados para a seleção das dez iniciativas finalistas, realizada nos dias 29 e 30/10, foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.
O Prêmio têm como objetivos reconhecer e dar visibilidade às prefeituras cujas práticas com inclusão social e econômica de catadores possam ser referências para incentivar outros municípios a também implementarem suas iniciativas; aprofundar o conhecimento dos gestores públicos federais, estaduais e municipais sobre políticas públicas de reciclagem, coleta seletiva e inclusão social e econômica de catadores e criar um banco de boas práticas.
Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prêmio visa reconhecer as iniciativas de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis – RECICLAR - agradecem a toda comunidade que colabora com a coleta seletiva solidária, pois o sucesso desta iniciativa depende da participação de todos.

RECORDANDO: Recentemente, a Cooperativa de Catadores – RECICLAR – foi destaque no Programa Jornal do Almoço da RBS TV, numa reportagem que mostrou o trabalho desenvolvido em Arroio Grande e os reflexos positivos que a coleta seletiva já está introduzindo na vida dos arroiograndenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário