Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DESTAQUE NACIONAL!

Técnicos do Governo Federal visitam projeto da Coleta Seletiva Solidária


Nesta quarta-feira, 13, uma equipe do Governo Federal visitou Arroio Grande com objetivo de avaliar o projeto de coleta seletiva solidária, através da Cooperativa de Catadores, implantado pela atual Administração Municipal.
O prefeito Luis Henrique Pereira recebeu em seu gabinete a Engenheira Ambiental da secretaria Geral da Presidência da República, Thais Brito de Oliveira, e o Técnico do Ministério do Meio Ambiente, Pery Lima, juntamente com representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Grupo GEAN, Cooperativa Reciclar, EMATER/RS, Secretaria Municipal da Agricultura e Departamento Municipal do Meio Ambiente.
Na oportunidade, foi detalhado o Prêmio Cidade Pró-Catador instituído pelo Governo Federal em 2013 e recebeu a inscrição de 63 projetos de todo o país. Na primeira etapa do prêmio foram selecionados 10 municípios, entre os quais Arroio Grande.
-“Estamos aqui para relatar toda a experiência e enriquecer o projeto com informações porque, agora, a concorrência torna-se mais acirrada já que destes 10 projetos de implantação de coleta seletiva com inclusão dos catadores, quatro serão classificados e premiados”, comentou Thais.
O Prêmio será entregue em São Paulo pela Presidente Dilma Rousseff, em dezembro deste ano. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência escolhida - um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina.
O Prêmio tem como objetivos reconhecer e dar visibilidade às prefeituras cujas práticas com inclusão social e econômica de catadores possam ser referências para incentivar outros municípios a também implementarem suas iniciativas; aprofundar o conhecimento dos gestores públicos sobre políticas públicas de reciclagem, coleta seletiva e inclusão social e econômica de catadores e criar um banco de boas práticas.
O resultado final será conhecido até o dia 30 de novembro e a definição será efetuada por outra equipe de técnicos do Governo Federal, após avaliação dos dados colhidos junto aos 10 projetos concorrentes.
Em entrevista à imprensa local, o Técnico do Ministério do Meio Ambiente, Pery Lima disse ter ficado maravilhado com o que observou em Arroio Grande. Destacou a importância de a comunidade conscientizar-se que ela está inserida neste contesto como parte principal e, portanto, precisa contribuir para que o projeto evolua.
-“Iniciativas como a que está sendo feita em Arroio Grande mexe com a mudança de paradigmas, inclusive envolvendo a população de excluídos. Toda a comunidade precisa estar ciente da importância do projeto que tem enorme potencial para crescer cada vez mais”, acrescentou Pery.
Já o prefeito Luis Henrique Pereira fez questão de lembrar que os méritos desta conquista são de uma grande equipe que vem trabalhando para que a coleta seletiva solidária atinja seus objetivos em Arroio Grande.
Salientou que a atual administração municipal acreditou que o projeto seria viável e tratou de colocá-lo em prática. Além dos trâmites legais, foi preciso recuperar o maquinário e os caminhões que estavam se deteriorando sem utilização.

-“Independente do resultado final deste prêmio nacional, só o fato do projeto figurar entre os dez melhores do país, acredito que já é uma grande vitória para a comunidade arroiograndense”, comentou o prefeito.
Pereira lamentou, no entanto, que por irresponsabilidade de gestões anteriores, hoje a prefeitura está arcando com pagamento de multas por não cumprimento da legislação ambiental, em relação ao aterro sanitário do município.
Logo após a reunião no Gabinete do Executivo, os técnicos do Governo Federal foram conhecer o trabalho da cooperativa Reciclar.

Durante todo o dia acompanharam as etapas de recolhimento e separação dos resíduos na comunidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário