Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

UNINDO FORÇAS!

Prefeituras não aceitam reajuste do IPE

               O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Ildo Sallaberry (PP), foi escolhido, entre mais de 80 chefes do Executivo gaúcho, para coordenar a comissão que vai negociar com o Instituto de Previdência do Estado (IPE) o aumento da alíquota cobrada das prefeituras nos planos de saúde dos funcionários municipais. O anúncio foi feito em Porto Alegre durante assembleia onde prefeituras protestaram contra o reajuste de 22% imposto pelo órgão estadual.
               Conforme nota veiculada pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em situação de crise financeira, as prefeituras gaúchas foram novamente surpreendidas com uma despesa extra não prevista no orçamento e a situação precisa ser revertida. Atualmente, 324 municípios possuem convênio com o IPE. "Aumentar de 13% para 22% é condenar o prefeito à forca. Fomos surpreendidos, e eu não sei o que fazer porque nosso orçamento já estava pronto. Isso é medida de empresário, não de órgão público", declarou o presidente Ildo Sallaberry. Os gestores municipais também afirmam que a correção do IPE é abusiva e discriminatória. Ao ser questionado pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, sobre a última atualização do cálculo atuarial do governo do Estado, o chefe de gabinete do IPE, César Bento, reconheceu que a alíquota paga pelo governo estadual não sofre reajustes desde 2004.
               Os prefeitos ainda alegam que estão bancando despesas provocados por gestões ineficientes do IPE e defendem a realização de uma auditoria nos atendimentos prestados pelo Instituto nos municípios para verificar a existência de possíveis fraudes. Entre as reivindicações dos prefeitos também está a representação dos municípios no Conselho de Administração do IPE e mais prazo (encerra em maio) para assinatura dos termos de reajuste aos contratos com o IPE em função da necessidade de adequar os orçamentos municipais
               Além de Sallaberry, a comissão de negociações será integrada pelos prefeitos:  Ulisses Cecchin (Ibiaça), Junaro Figueiredo (São Luiz Gonzaga), Paulo Bier (Santo Antônio da Patrulha), Gildo Bortolotto (Formigueiro), Carlos Jandrey (Ibirubá), Pedrolivio Prado (Jari) e Emanuel Hassen de Jesus (Taquari).

               MOVIMENTO – No último dia 11, durante a realização do movimento Lutas dos Municípios, que reuniu mais de 4mil pessoas na Praça da Matriz, em Porto Alegre, os prefeitos debateram o assunto e buscaram sensibilizar as comunidades com o fato. A manifestação, ocorrida simultaneamente em todo o País, foi avaliada positivamente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No RS, os gestores fizeram duras críticas aos parlamentares exigindo maior pressão em votações de pautas que beneficiem os municípios. A categoria seguirá mobilizada para participação na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 12 a 15 de maio, em Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário