Páginas

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Reunião sobre APL Turismo da Costa Doce em Pelotas

Reunião sobre APL Turismo da Costa Doce em Pelotas


 Na tarde de quarta-feira (19) no Salão Nobre da prefeitura de Pelotas, aconteceu à reunião do (APL) Arranjo Produtivo Local “Turismo na Costa Doce” onde na oportunidade se fez presente a Secretária de Desporto e Turismo Ivana Caldas. Cerca de 30 gestores e representantes das regiões sul e centro-sul participaram do encontro.
 O APL foi aprovado em 2016 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e aguarda a liberação de recurso de R$ 150 mil, a ser utilizado em sete ações previstas pelo grupo com prazo de 18 meses: contratação de gestor, aquisição de equipamentos de trabalho, estruturação de banco de dados, promoção de visitas de agentes de viagens e imprensa à região, criação do aplicativo Costa Doce Digital, atualização do projeto de Sinalização Turística, participação de eventos e capacitações a 160 profissionais do setor. O município de Arroio Grande foi contemplado na ação de numero sete, onde recebera capacitação para profissionais do setor de turismo.
          Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, o APL tem como função atuar como facilitador e articulador de 19 municípios, além de empreendimentos e instituições representativas da cadeia produtiva do turismo, em busca do desenvolvimento sustentável do setor na região da Costa Doce, que possui 234 empresas e produtores, entre serviços turísticos e de apoio.

          O APL é formado por Pelotas, Arambaré, Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Guaíba, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu. São 104 instituições e entidades participantes, dentre as quais Azonasul, Acostadoce, UFPel, UCPel, IFSul, Unipampa, Fundasul, Corede, Sebrae, CDL, Sindilojas, IBGE, Ecosul, Embrapa, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, Aeroporto Internacional de Pelotas, Superintendência de Portos e Hidrovias de Pelotas, Caixa Econômica Federal, entre outras.

         Na oportunidade foi realizado a composição das lideranças, a qual ficou composta da seguinte forma:

Coordenador geral região sul: Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Luis Carlos Citrini Braga

Coordenadora adjunta centro sul: Secretária de Turismo e Cultura de Guaíba, Cláudia Mara Borges

Representante Instituição Pública:Prefeita de São José do Norte, Fabiana Roig
Turismóloga da prefeitura de Rio Grande, Andreia Burguez

Instituição Privada: Associação dos Cavaleiros da Costa Doce (ACCD), através de Carlos Gonçalves
Sebrae, através de Jussara Argoud

Coordenador Financeiro:Azonasul, através de Henrique Feijó
Secretario de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Turuçu, Conceição Monhsan

Conselho Fiscal:Secretário de Cultura e Turismo de Jaguarão, Rodrigo Segovia
Secretário de Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude de Camaquã, Flávio Medeiros
Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, através de Selomar Blödorn

Organização:Sdet, através de Mariana Veiga e Lica Cardoso








          

Nenhum comentário:

Postar um comentário