Páginas

domingo, 14 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO



II Seminário Municipal do PNAIC

O auditório do Centro de Cultura foi palco do 2º Seminário Municipal do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O projeto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
                    No Pacto, quatro princípios centrais são considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico, entre eles: a ludicidade e o cuidado com as crianças que são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
                    Na abertura do evento, a Coordenadora do PNAIC em Arroio Grande, Mari Rosani Modernel Pio, destacou que o 2º ano do PACTO em Arroio Grande alcançou total êxito. Este ano tratou sobre a matemática que encanta alguns e amedronta outros, e que também nos desafia o tempo todo. “Com certeza, aprendemos muito e principalmente entendemos que nossos alunos tem maneiras diferentes e hipóteses variadas com relação a resolução de problemas matemáticos... Tivemos algumas perdas no meio do caminho, mas chegamos ao final vitoriosas e com uma bagagem muito maior de conhecimentos. Estudamos geometria, álgebra, aritmética e derrotamos muitos monstros matemáticos que nos assombravam”, enfatizou Mari.
                    A coordenadora lembrou que nos encontros do PACTO foi possível refletir sobre a prática empregada e, com a troca de experiências, buscar o aperfeiçoamento no dia-a-dia, crescendo como profissionais na busca de uma educação mais atraente e eficaz. “Nesta busca a nossa grande Mestre é a professora Paola, a qual se dedica com grande profissionalismo e entusiasmo a nos transmitir os conhecimentos necessários. Ela é uma grande parceira e merece a nossa admiração e respeito”, concluiu.
                    O seminário realizado no dia 5 de dezembro teve início às 9 horas com apresentação artística da Academia Camerine e apresentações de alunos participantes do Ciclo de Alfabetização no município. Além da apresentação de trabalhos das professoras cursistas do PNAIC.
                    A Professora Mestre Rose Lemos de Pinto palestrou com o tema “Neurociência e a sua aplicação na aprendizagem matemática”. O seminário destacou, ainda, a Oficina “Som e Tom”, com as professoras Crissiane Tessmer Pereira e Laila Montini.
                    A avaliação final do PNAIC 2014 foi realizada pela professora Orientadora Paola Barros da Cunha de Carvalho.
                    Além da Coordenadora e da Orientadora do PNAIC no município, integraram a Mesa Oficial o Prefeito Henrique, o secretário de educação José Roberto de Souza, a Diretora Rosane Serpa Barros representando as escolas municipais e o Presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Maristela Pires. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário