Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

MEIO AMBIENTE

AG presente em Conferência Nacional
Cooperativa RECICLAR, mais uma vez, mostra sua força e organização

A Conferência Nacional de Economia Solidária foi criada para promover políticas públicas voltadas a todos brasileiros priorizando acesso a créditos, conhecimento, qualificação, empreendedorismo e cooperativismo. Dessa conferência saem documentos que ajudam a implantar ou melhorar programas sociais voltados a economia solidária.
O objetivo principal é construir um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável.
Começamos no início de 2014 com a conferência regional em Rio Grande, com presença da Cooperativa Reciclar e município de Arroio Grande onde foram elaborados sugestões e também foram escolhidos representantes para a Conferência Estadual em Porto Alegre e lá foram eleitos Delegados Estaduais para a nacional em Brasília.
Arroio Grande obteve a eleição de dois representantes, um pelo empreendimento (o cooperado Flávio Sidnei Furtado) e outro como Gestor Público (Rosinei Barros).
A importância dessa conferência é que foram discutidos e elaborados planos de politicas sociais que irão ser aplicadas no decorrer no ano de 2015 e vários setores poderão ser beneficiados com melhores e menos burocráticas políticas públicas sociais e solidárias.
Arroio Grande estava representado no encontro que reuniu autoridades e empreendimentos de todo o Brasil e de alguns países convidados (Canadá, França, Itália, países latinos, africanos, além de representantes indígenas e de quilombolas) foram apresentados mostras culturais, shows e palestras variadas sempre apresentando a realidade do local.
A cada viagem que participamos, observamos e comprovamos a premiação recebida pelo município ano passado. Estamos muito a frente em matéria de economia solidária, promovemos cidadania e distribuição de renda com o projeto da Coleta Seletiva Solidária que foi muito elogiado nos mini plenários onde participamos. Muitos municípios sonham em implantar algo parecido e alguns até duvidam que estejamos trabalhando, coletando, reciclando e gerando emprego e renda com apoio do poder público.
A abertura do evento contou com a presença da presidenta Dilma Roussef que garantiu a implantação do que for discutido e aprovado na conferência.
Finalizando, o encontro mostrou ser de suma importância para os destinos futuros de vários setores não só cooperativista, mas setores da agricultura familiar, associações artesanais, pequenos e médios produtores rurais, empreendedores e outros segmentos que envolvem essa forte tendência que se consolida cada vez mais no país chamado de Economia Solidária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário