Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

RESUMO DA FEIRA DO LIVRO

Uma semana com muitas atrações culturais
                
Após uma semana de intensa programação, 11ª Feira do Livro de Arroio Grande foi encerrada no domingo, 14 de dezembro. Na sexta-feira foi promovido o debate que envolveu nomes destacados da literatura e da música, onde confrontaram ideias a respeito do homem do sul. No sábado, destaque para a apresentação teatral que encantou as crianças e os adultos: “Os contos da floresta encantada”. No domingo a tarde foi da criançada que se divertiu com os personagens infantis Pepa, Galinha Pintadinha e muitas pinturas faciais.
 Segundo o depoimento dos livreiros, a comercialização de livros superou as expectativas.
No domingo à tarde foi realizada na Praça Maneca Maciel a Feira de Adoção “Pegada Solidária”, onde foram adotados diversos filhotes e cães adultos. Paralelamente, nas dependências da Câmara de Vereadores aconteceu um encontro para discutir a situação dos animais.













Um projeto, vários sorrisos
                Eram duas as intenções do fotógrafo Fabrício Cruz, membro da equipe da Secretaria de Cultura de Arroio Grande, quando montou o projeto “Meu primeiro livro”: primeiro incentivar as crianças à leitura e segundo colocar em suas mãos o poder da escolha.
            Partindo destas premissas, foi às ruas buscar apoio de empresas privadas e criou o “vale livro”, distribuído às crianças carentes de escolas públicas e entidades de abrigos para menores.
            Trinta e cinco vales foram distribuídos no domingo (14) e as crianças - elas próprias - puderam escolher qual livro, em qual banca, qual o tema preferido. O resultado? Muitos sorrisos e peitos inflados de orgulho pela experiência de poder adquirir um objeto de desejo.
            Para o idealizador o sentimento é de missão cumprida - esse ano - já que a ideia é ampliar o número de participantes no ano que vem. “Nada mais gratificante que receber um abraço de um pequeno dizendo - Tio esse aqui é meu, fui eu que comprei”.

            Fabrício ressalta que neste momento a participação de empresas pioneiras foi importantíssima. “-Compreendemos que é difícil uma empresa apostar num projeto novo que não se sabe o resultado, mas sempre existem aqueles que apostam no futuro, na educação e na cultura como modo de transformação. É o caso destes primeiros parceiros”.






Obra Poética é recordista de vendas

Na semana da 11ª Feira do Livro de Arroio Grande a Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria de Cultura e Gabinete da Primeira e parceiros, desenvolvem programação com sessão de autógrafos, palco com shows musicais e apresentações artísticas com os talentos da terra, além de outros destaques que tem como patrono Juarez Machado de Farias.
Dentre as atrações, aconteceram com êxito o lançamento de duas obras poéticas de Arroio Grande, “Palavras” do conhecido escritor Orides Siqueira e “Adolescente” a primeira obra de sua filha Georgia Siqueira.
Orides é bastante conhecido pelas publicações de seus poemas em sua página virtual onde pode ser conferida toda a qualidade de seus versos retratando a vivência do cotidiano em nossa comunidade.
A juventude da poetisa Georgia Siqueira em “Adolescente” recebeu elogios do público, da direção, de amigos e colegas do Instituto Aimone  Soares Carriconde, onde estuda.
Muita gente compareceu para dar um abraço e levar a mensagem de apreço e admiração pelo Orides e a Georgia, acompanhado da mãe, a incentivadora  professora e diretora Giovana Gonçalves.

O escritor Orides Siqueira foi o recordista de vendas na 11ª Feira do Livro de Arroio Grande, conforme informações do próprio escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário