Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

ESTIAGEM NA ZONA SUL

Arroio Grande em Situação de Emergência
-Governo Estadual homologa pedido em consequência da seca. Prejuízos superam os R$ 46 milhões


O Governador José Ivo Sartori homologou e publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 12, situação de emergência para Arroio Grande. O decreto considera a ocorrência de “danos humanos e ambientais” em toda a área rural do município, bem como “prejuízos econômicos privados”. A estiagem que atinge principalmente a Zona Sul do Estado já provocou decretos de situação de emergência em outras cidades, como Pedro Osório, Cerrito, Pedras Altas, Jaguarão, Canguçu e Herval.
Conforme lauto técnico emitido pela EMATER os prejuízos com a estiagem em Arroio Grande atingem R$ 46.462.800,00, afetando principalmente as culturas da soja (30% da área plantada), milho (50% da produção), bovinocultura leiteira (35%), além da bovinocultura de corte, e as culturas de feijão, melancia, hortaliças com perdas consideráveis.
No último dia 8 de maio os prefeitos integrantes da AZONASUL elaboraram documento solicitando auxílio do Governo Estadual para minimizar as consequências da seca na região. Foi pedido auxilio de combustível para hora/máquina; empréstimo de maquinário para limpeza e desobstrução de pequenos reservatórios de águas; caminhão pipa para distribuição de água as regiões onde falta água para consumo humano e animal e anistia ou prorrogação das dívidas do Programa Troca-Troca.



O prefeito Henrique confirmou que nesta quinta-feira, à tarde, os prefeitos da AZONASUL estarão cumprindo agenda em Porto Alegre. Às 15 horas reunião na Assembleia Legislativa e às 17 horas no Palácio Piratini com o Governador Sartori: a pauta em ambas reuniões é o atendimento das demandas após as homologações de Situações de Emergências na Metade Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário