Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Rural

Patrulha agrícola começa a preparar terras para o plantio de inverno no município


As atividades da Patrulha Agrícola da Prefeitura de Arroio Grande atende, desde 2014, cerca de 160 famílias de produtores rurais no preparo das propriedades para o plantio de verão e de inverno, nas mais diversas culturas. O objetivo é ajudar, especialmente, os pequenos produtores rurais, que compõem um importante segmento da economia do município, no sentido de viabilizar ganho maior com a respectiva produção, já que muitas propriedades que são atendidas pela patrulha agrícola  movimentam a economia local escoando a produção no próprio município com as feiras-livres.
Para o secretário municipal de Agricultura, Guto Pereira, a patrulha agrícola é uma ferramenta para ajudar o desenvolvimento das atividades do nosso produtor rural. Ele explicou que o Governo Municipal em parceria com a EMATER disponibiliza tratores, implementos agrícolas e operadores, além, de técnicos e veterinário que orientam aos produtores.
A patrulha cumpre um roteiro estabelecido pela secretaria municipal da Agricultura, agrupando as famílias por regiões, mobilizando os produtores através da rádio. Cabe ao produtor buscar na secretaria a autorização para a execução do serviço solicitado na propriedade. Em média a patrulha trabalha 8 horas para cada família e o proprietário paga R$ 38,00/hora como contrapartida pelo serviço prestado. Para o programa de produção leiteira o produtor recebe isenção da contrapartida.
O secretário Guto Pereira avalia como positivo o trabalho desenvolvido pela patrulha agrícola em Arroio Grande. Principalmente, levando em consideração o aumento da procura nos últimos meses pelos serviços executado entre Poder Público Municipal e produtor rural.  “Temos consciência de que a patrulha agrícola agiliza as demandas e, consequentemente, melhora a eficiência produtiva nas propriedades rurais”, comentou Pereira.

As máquinas e implementos estavam a disposição dos produtores desde janeiro para o plantio de pastagem de inverno, mas só foi possível começar as atividades após as chuvas da última semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário