Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

VOTORANTIM ESTÁ PRONTA PARA PRODUZIR CALCÁRIO EM AG

 
Prefeitura pede pressa na liberação de licença operacional
DISTRITO DE PEDREIRAS: Jazida promoverá geração
de empregos diretos e indiretos
Em 5 de março de 2015, o Prefeito Henrique recebeu em seu gabinete os representantes da Votorantim Cimentos, Ricardo Santoro e Nilson da Silva, quando a empresa anunciou a conclusão das obras operacionais da unidade localizada no Distrito de Pedreiras, dependendo somente da licença de operação para dar inicio a extração e produção de calcário município. Para isso, cumpriu todas as etapas exigidas na legislação ambiental, inclusive, retirando árvores das margens da jazida e replantando-as em locais seguros.
Secretário Guto Pereira
Esta semana o secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Guto Pereira, atendendo solicitação do Prefeito Henrique reuniu-se com o Assessor Técnico da Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SADS), Valdemir Goldmeyer, buscando justificativas para a demora na liberação na licença de operação, já que a empresa dispõe da licença provisória. Guto Pereira apresentou dados que comprovam a importância econômica para os produtores do município e da região a partir da produção de calcário na referida jazida. Atualmente, o produto utilizados nas lavouras arroiograndenses é adquirido em Caçapava do Sul, encarecendo a compra do insumo em razão do frete.
A Votorantim investiu cerca de R$ 6,5 milhões no empreendimento em Arroio Grande, empregando 35 funcionários, sendo que 17 deles ligados a própria empresa os demais das empresas terceirizadas. A política foi privilegiar mão de obra local e regional para que o investimento realizado se concentre na própria cidade, gerando receita e recursos para a economia municipal.
A previsão inicial anual é de 100 mil toneladas de calcário produzidos pela unidade do município de Arroio Grande, chegando às 230 mil toneladas num período aproximado de 5 anos. A Votorantim Cimentos atua no mercado de calcário agrícola desde 1970 e consolidou-se como um dos principais grupos deste segmento, tornando-se referência na qualidade dos produtos e no atendimento ao cliente.

Conforme o secretário Guto Pereira, a expectativa é que na primeira quinzena de junho a Votorantim receba a liberação de operação da jazida das Pedreiras. A secretária estadual do SADS, Ana Pellini, declarou que uma série de medidas visando dar mais celeridade e transparência ao trabalho da secretaria e Fepam vão entrar em operação com a ideia de agilizar a tramitação dos processos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário