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quarta-feira, 10 de julho de 2013

PUBLICAÇÕES IMPORTANTES!





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CURSO: Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
 

PÚBLICO-ALVO: Gestores, professores e funcionários da rede pública de Educação Básica

CARGA HORÁRIA: 170H (basicamente a distância – Conhecimentos básicos de informática são essenciais). Os eventuais encontros presenciais acontecerão em Arroio Grande, aos sábados, com exceção do encontro de abertura, que poderá acontecer no 05 de agosto, segunda-feira, (aguardamos confirmação da data pela UFPEL)  sendo INDISPENSÁVEL a presença de todos.

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Dra. Rita de Cássia Moren Cóssio Rodriguez

PROPOSITOR e CERTIFICADOR: Universidade Federal de Pelotas (Como projeto de extensão)

Distribuição das vagaS: Total 100 vagas

ARROIO GRANDE: Escolas Estaduais = 3 vagas por escola

ARROIO GRANDE: Escolas Municipais = 4 vagas por escola

ARROIO GRANDE: APAE = 2 vagas

ARROIO GRANDE: Secretaria Municipal da Educação = 06 vagas

HERVAL = 10 vagas

CERRITO = 10 vagas

PEDRO OSÓRIO = 10 vagas

JAGUARÃO = 10 vagas

Obs. Não há necessidade de preenchimento das vagas oferecidas, portanto é necessário total comprometimento dos cursistas.

OBJETIVOS:
Geral: Proporcionar a formação continuada de gestores e professores da educação básica que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a inclusão de sujeitos com necessidades educativas especiais.
Específicos:
- Subsidiar a gestão dos sistemas e a elaboração/execução de políticas que atendam a diversidade e promovam a inclusão;
- Oportunizar aos gestores das escolas à compreensão das políticas e práticas organizativas que possibilitem à inclusão e as redes de apoio necessárias;
- Capacitar os professores da educação básica nos aspectos gerais e específicos que estabelecem uma educação inclusiva e permitam o atendimento à diversidade;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação especial em um contexto de inclusão;
- Oportunizar aos gestores e professores à construção de estratégias pedagógicas, adaptações curriculares, atendimentos especializados e possibilidades que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de sucesso e avanço educativo aos sujeitos com necessidades especiais;
- Favorecer a caracterização das propostas inclusivas e emancipatórias das escolas, a partir de propostas autônomas e locais que as referenciem;
- Possibilitar a construção de material didático, que referencie as propostas e subsidie as práticas posteriores ao curso.


Turma a distância:
Metodologia:
       A formação será oportunizada através de formação a distância, com momentos de atividades coletivas e individuais, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica para a elaboração e concretização de propostas inclusivas:
- Resolução de problemas a partir de simulações do real; - investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- encontros virtuais de estudo e reflexão;
- realização de atividades nas escolas de atuação dos cursistas;
- postagem de tarefas para realização à distância;
- aulas on line, postadas através do sistema moodle, em vídeo;
- envio de material instrucional para estudo e reflexão;
- participação nos chats e bate-papo virtual;
- tutoria virtual
       No decorrer da formação, os gestores e professores irão elaborar programas inclusivos para os sistemas e escolas, bem como estratégias de gestão, estratégias pedagógicas, adaptações curriculares, etc, que servirão de subsídios para as suas execuções nas escolas.
       Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado  pelos professores e organizadores do curso material didático básico, com indicações de leituras para aprofundamento.


EMENTA DO CURSO:

Reflexão e debates sobre as políticas nacionais de Educação Especial numa perspectiva Inclusiva; caracterização das necessidades educativas especiais transitórias e permanentes; gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva: organização das escolas, projeto político-pedagógico, salas de recursos, laboratórios de aprendizagem, adaptações curriculares, formas de apoio e atendimento especializado; prática pedagógica inclusiva: a sala de aula, as formas de acompanhamento e intervenção, criação de estratégias e recursos pedagógicos, processos avaliativos; a escola especial e as demais instituições apoiadoras: organização, gestão e parcerias.

TEMÁTICAS E DETALHAMENTO DOS MÓDULOS
O trabalho de gestão perpassa a totalidade dos módulos. Os trabalhos entre um e outro módulo se destinam as intervenções na escola, na construção do projeto de inclusão, na reformulação dos PPPs, na construção de estratégias didático-metodológicas que viabilizem a inclusão. Entende-se que, para que a inclusão realmente se concretize, é necessário o trabalho intensivo e gradual no interior das escolas, com a comunidade escolar, estabelecendo as práticas, propostas e organizações que a possibilitem.


- Seminário de Abertura “Inclusão: realidades e perspectivas”.
Total: 10 h/a

- 1º Módulo : Gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva: Políticas nacionais de Educação Especial numa perspectiva inclusiva; O papel do gestor na organização da escola
Turma semi-presenciais: 10 h/a presenciais
Turma a distância: 10 h/a em EAD

- 2º Módulo: Gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva: Caracterização das necessidades educativas especiais transitórias;
Turmas semi-presenciais: 10 h/a presenciais
Turma a distância: 10 h/a em EAD

- 3º Módulo: Gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva: Atividades investigativas nas escolas sobre problemas de aprendizagem e estratégias de intervenção e gestão da escola inclusiva
Turmas semi-presenciais: 10 h/a presenciais e 10 h/a em EAD
Turma a distância 20 h/a em EAD

- 4º Módulo: Gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva: caracterização das necessidades educativas especiais permanentes;
Deficiências Físicas, Auditivas, Visuais, Transtornos de Desenvolvimento; A organização das interfaces sala de recursos, sala inclusiva e a organização escolar
Turmas semi-presenciais:20 h/a presenciais e 10 h/a a distância
Turma a distância: 30 h/a em EAD

- 5º Módulo: Gestão da educação especial numa perspectiva inclusiva: organização das escolas, projeto político-pedagógico, salas de recursos, laboratórios de aprendizagem, adaptações curriculares, formas de apoio e atendimento especializado
Turmas semi-presenciais: 30 presenciais
Turma a distância: 30 h/a em EAD

- 6º. Módulo: prática pedagógica inclusiva: a sala de aula, as formas de acompanhamento e intervenção, criação de estratégias e recursos pedagógicos, processos avaliativos
Turmas semi-presenciais: 10 h/a presencias e 10h/a a distância
Turma a distância: 20 h/a em EAD

- 7º Módulo: A escola especial e as demais instituições apoiadoras: organização, gestão e parcerias; o papel da família no processo de inclusão e desenvolvimento do sujeito com NEE;
Turmas semi-presenciais: 10 h/a presenciais e 10 em EAD
Turma a distância: 20 h/a em EAD

- 8º Módulo :Articulações teórico-práticas nas propostas de educação inclusiva;
- Acompanhamento das atividades desenvolvidas nas escolas e da construção do projeto político-pedagógico para a inclusão.
Turmas semi-presenciais: 10 h/a em EAD
Turma a distância: 10 h/a em EAD

-  Seminário de encerramento : mesa redonda com palestrantes do curso; apresentação das propostas elaboradas e desenvolvidas pelas escolas
Turmas semi-presenciais – 10 h/a presenciais
Turma em EAD – 10 h/a em EAD



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