Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CIDADANIA

MDA entrega documentos



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – autarquia ligada ao MDA – efetuaram a entrega de aproximadamente 1000 documentos confeccionados gratuitamente através do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora e do Trabalhador Rural (PNDTR) em Arroio Grande, na terça e na quarta-feira em Santa Isabel e na quinta-feira no Gabinete do Prefeito.
O programa tem como principal objetivo promover a inclusão social dos trabalhadores rurais por meio da emissão de documentos. Desde que foi criado, em 2004, o PNDTR já beneficiou milhares de cidadãos no Brasil inteiro, mudando a vida de mulheres e homens do campo, assentados da reforma agrária, acampados, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e atingidos por barragens.
Para o prefeito Luis Henrique Pereira, o programa é determinante para muitos arroiograndenses que tiveram a oportunidade de receber sua documentação. “Com essas ações, as pessoas passam a se inserir nos programas sociais, a ter direito ao Bolsa Família, a fazer o CADúnico no município e a existir enquanto cidadão”, declarou o prefeito. Ele acrescentou que este tipo de parceria é que realmente conta. “Após 30 dias de terem feito a solicitação, sem nenhum custo, o cidadão está recebendo o seu documento, isso faz a diferença”, completou Luis Henrique.
Documentos de graça
Criado em 2004, o PNDTR faz um forte trabalho de inclusão social. Com documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de trabalho, as mulheres rurais obtêm a cidadania de maneira formal, além de esclarecer as beneficiárias sobre o uso da documentação. Com isso, as trabalhadoras podem participar de políticas públicas voltadas para sua condição, tais como acesso à terra e créditos produtivos.
Participaram da entrega da documentação Giselda Terezinha Machado e Bruno Ferreira Britz, ambos integrantes do INCRA. Os documentos que não foram entregues ficam a disposição no escritório do SINE, em Arroio Grande. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário