Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

FEIRA DO LIVRO 2013

"Uma viagem na locomotiva que move o saber"

O cerimonial de abertura oficial da 10ª Feira do Livro de Arroio Grande aconteceu no final da tarde de quinta-feira, 28, com a presença de autoridades municipais, do Patrono da feira, demais escritores, artistas e populares.
Inicialmente, falou a secretária municipal de Cultura, Liziane Duquia, que ao dar as boas vindas ao público, declamou uma poesia do professor Ivan Nunes Gonçalves, com o título “Leitura”.

Na sequência foi apresentada a biografia do Patrono, o escritor Darci Cunha. Ele subiu ao palco para o pronunciamento oficial e bastante emocionado agradeceu as pessoas que se lembraram de seu nome para Patrono da edição de número dez da Feira Municipal do Livro de Arroio Grande.





         Darci ressaltou a importância do Poder Público promover eventos como a feira do livre, onde em muitas cidades isso não acontece, como forma de incentivar novos leitores e proporcionar as crianças e aos jovens, principalmente, a oportunidade de mostrar seus talentos artísticos.
-“O que vocês estão fazendo é algo maravilhoso para mim. É uma honra ser Patrono da Feira do Livro de minha Terra Natal... Obrigado Prefeito Luis Henrique. Obrigado aos meus familiares e amigos que prestigiam este momento ímpar na minha vida”, acrescentou Darci Cunha.
Antes de deixar o palco, o Patrono chamou o Ex-Deputado Estadual Constituinte, Joaquim Moncks, um grande amigo, um incentivador do bom texto, um oficineiro literário incansável, assim definido por Darci Cunha, para que proferisse algumas considerações.
Moncks iniciou dizendo que ao longo de seus 67 anos, toda vez que participa de um evento como a Feira do Livro fica emocionado e o coração dispara. Foi interrompido com palmas quando ressaltou a atitude de uma senhora integrante do coral da Igreja Católica que no momento em que a Banda do Exército não pode executar o Hino Rio-grandense, ela imediatamente começou a cantar o hino.
Apresentou dados demonstrando que o estado do Rio Grande do Sul tem a melhor media nacional de livros lidos por pessoa/ano. Citou o Japão como destaque no mundo em as crianças são motivadas a lerem. Falou da missão dos professores e da necessidade de valorização do magistério e, mais uma vez, foi aplaudido. E finalizou chamando a atenção dos pais para o advento democrático da internet.
-“A internet não dá profundidade. A internet dá horizontalidade, é preciso mergulhar nos livros”.
O prefeito municipal Luis Henrique Pereira da Silva foi o último a falar. Começou homenageando a família da saudosa professora bibliotecária Maira Helena Nalério (Béka). Fez agradecimentos a todos que contribuíram para a realização da Feira do Livro, em especial ao Patrono Darci Cunha que tem sido um instrumento a serviço do Arroio Grande junto ao Governo do estado.
-“Estamos orgulhosos de ter o escritor gaúcho, nosso conterrâneo, Darci Cunha como Patrono da Feira do Livro de Arroio Grande. Pertencemos a uma terra de políticos dignos, de profissionais capacitados que por onde passam deixam sua marca. A exemplo de Mauá, outros tantos ilustres filhos têm nos representado muito bem fora de Arroio Grande. E o Darci Cunha é um deles”, concluiu o prefeito.

Durante os três dias oficiais da 10ª Feira do Livro muitas foram as atrações artísticas e culturais apresentas no palco coberto e no palco alternativo. Destaques para: Grupos de Danças; Invernadas Artísticas; Grupos Teatrais; Sidney Bretanha e Banda com a participação de Márcio Monks, Elton Luís Garcia Bretanha, Lutierri Hernandez (Bolotinha) e Fabrício Pardal Moura; Banda Progressão Parcial; Sarau Fragmentos e a feira encerrou-se com um grande show de nativismo com Jóca Martins. 




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário