Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

TRABALHO RECONHECIDO!

Arroio Grande é 
destaque nacional



Prefeito Henrique ao receber o Troféu entrega quadro do pintor arroiograndense José Darci Tavares para a Presidente Dilma Rousseff

-Município entre os quatro vencedores do Prêmio Cidade Pró-Catador


O município de Arroio Grande está entre os quatro vencedores do Prêmio Cidade Pró-Catador que visa reconhecer as iniciativas municipais de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e que promova a inclusão de pessoas de baixa renda.
O cerimonial de entrega da premiação ocorreu durante a Expocatadores, em São Paulo, no Centro de Exposições Anhembi, na quinta-feira, 19 de dezembro, dentro da celebração de Natal com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua e a Presidente Dilma Rousseff.
O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, os secretários da Administração, Adilson Andrade, e da Agricultura, Rafael Christ, e os coordenadores do projeto, Andreos Alves, Rozinei de Lima Barros e Guilherme Nunes e a representante da Cooperativa de Catadores - RECICLAR, Marcia Faria Nobre, integraram a comitiva arroiograndense que foi homenageada na oportunidade.
Na ocasião, a presidenta também assinou um decreto que institui o Programa Nacional de Cooperativas Sociais (Pronacoop Social) com a finalidade de coordenar e executar ações voltadas para cooperativas sociais e empreendedorismo. Foram celebrados, ainda, convênios para capacitação e geração de renda de catadores e população de rua.
Dilma disse que o Brasil está no caminho certo, porque até pouco tempo atrás os catadores e as catadoras de materiais recicláveis não existiam para as políticas de governo. Segundo a presidenta, cabe ao estado brasileiro construir um caminho comum para atender as suas reivindicações.
Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Além de Arroio Grande, os municípios de Bonito de Santa Fé (Paraíba), Crateús (Ceará) e Ourinhos (São Paulo) são os vencedores da primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador.

Investimentos
           
Durante o evento, foram assinados novos convênios entre o Governo Federal, governos estaduais e municipais para implementar unidades de economia solidária, centros de capacitação profissional para catadores e moradores de rua, assim como a aquisição de equipamentos de reciclagem e  instalação de novos centros de triagem de materiais recicláveis.
            Segundo a presidente Dilma, a estimativa é que sejam investidos R$ 200 milhões em ações voltadas para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos próximos três anos. 
Pró-Catador – Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Banco do Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Dos 63 municípios inscritos no Prêmio Cidade Pró-Catador, 10 foram selecionados na primeira etapa. As iniciativas foram avaliadas in loco pela comissão de técnicos do governo federal, que escolheram as quatro que mais se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis. Os critérios utilizados para a seleção foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.
A conquista arroiograndense: O município se destaca por encontrar soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos em conjunto com a inclusão dos catadores.  Anteriormente, o município encaminhava todos os resíduos para um aterro sanitário localizado a 150 km da cidade e havia catadores remanescentes do lixão e de rua que atuavam desorganizados e com baixa renda.
Atualmente, a cooperativa de catadores presta os serviços de coleta mista, coleta seletiva, triagem, compostagem e gerenciamento do aterro sanitário de pequeno porte da cidade, com a contratação e apoio da Prefeitura. Essa mudança na gestão permitiu o aumento de renda significativa para os catadores, melhorias na prestação dos serviços para a população e uma economia para os cofres da Prefeitura.

Prefeitos e Prefeitas dos municípios vencedores do Prêmio Cidade Pró-Catador

Nenhum comentário:

Postar um comentário