Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PROGRAMA RURAL

Programa de Fomento à Inclusão mobiliza comunidades rurais no município

-Famílias de baixa renda terão acesso aos recursos

Os municípios da Zona Sul do Estado realizaram reuniões para tratar da implantação da segunda fase do Programa de Fomento à Inclusão Social e Produtiva Rural.
Em Arroio Grande o encontro reuniu lideranças, instituições e representantes dos beneficiários, quando foi escolhido o Comitê Gestor que irá atuar no município. O programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, e é complementado pelo RS Mais Igual, do Governo do Estado, objetivando a erradicação da pobreza extrema.
Conforme informações da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Pelotas, as equipes já estão trabalhando na implementação de várias políticas com o público em situação de vulnerabilidade social. No Programa de Inclusão Social e Produtiva, já foram atendidas mais de mil famílias, entre quilombolas, pescadores, agricultores e pecuaristas familiares. Nesta segunda fase serão mais 400 famílias beneficiadas na região. Em Arroio Grande serão 40 famílias selecionadas.
O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva destacou a importância de se formar um comitê democrático e atuante para gerenciar o programa. “O comitê terá a tarefa de pesquisar e selecionar as famílias que estejam enquadradas nos critérios exigidos... O programa comprovadamente vem dando resultados e aqui não será diferente”, salientou o prefeito.
As famílias beneficiadas, depois de selecionadas pelo Comitê Gestor local, receberão assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar. A Instituição também é responsável pela elaboração de um projeto técnico produtivo e fará o acompanhamento para o desenvolvimento do mesmo. O valor do recurso é de R$ 2,4 mil, a ser pago às famílias em três parcelas.

Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Luis Ignácio Jacques, cada município conta no Comitê com a participação de órgãos, entidades e repartições, como Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Ação Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselhos de Assistência Social, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Habitação e representantes de Comunidades Quilombolas, Pescadores e Agricultores Familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário