Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AÇÃO CLIMÁTICA

Defesa Civil visita AG depois dos temporais
-Prefeito está em Porto Alegre e pode decretar Situação de Emergência a qualquer momento  

O município de Arroio Grande foi um dos mais atingidos na metade sul com os temporais e as chuvas das últimas semanas.
Os estragos causados nas zonas urbana e rural foram muitos e os prejuízos podem superar a marca de R$ 2,5 milhões.
No sábado (1º) e no domingo (2), o acumulado atingiu cerca de 150 milímetros, com chuvas rápidas e torrenciais, fato que contribuiu para a dificuldade no escoamento das águas, causando alagamentos nos bairros e no centro da cidade.
Os problemas no interior do município dão conta de que lavouras de soja e de arroz foram atingidas pelo granizo. Além disso, a preocupação com o reparo imediato nas estradas que ficaram em precárias condições de trafegabilidade em consequência da força das águas que ainda destruíram bueiros causando longas extensões de alagamento.
Os fortes ventos causaram destruição na praia do Pontal e na região da Palma. Escolas municipais na zona rural tiveram registro de danos em consequência dos temporais, sendo que a Escola Arlindo Martins, no Distrito da Palma, teve parte do telhado arrancado.
O prefeito Henrique promoveu reuniões com produtores rurais, especialmente, da chamada zona baixa do município, para juntos buscarem uma solução imediata.
-“A parceria da prefeitura com os nossos produtores tem feito a diferença e nos momentos críticos, como o que estamos vivenciando agora, esta união de forças é importante. Entretanto, o que se tem feito são ações paliativas, como conserto de bueiros e esgotamento das águas, mas os danos nas estradas necessitam, principalmente, da colocação de material e isso estamos impedidos de retirar no município porque as jazidas não estão liberadas”, explicou o prefeito.
Outra solução seria a compra do material fora do município o que economicamente está inviabilizado pelos altos custos. “A extensão de estradas é muito grande e a trafegabilidade na grande maioria destas vias está precárias”, completou Henrique.
Como a economia de Arroio Grande é baseada na produção primária, torna-se fundamental a conservação das estradas rurais que servem de acesso ao escoamento das safras. Os números finais do prejuízo causado pelos temporais serão conhecidos no início da próxima semana, quando se esgota o prazo máximo para que o prefeito possa decretar ou não situação de emergência no município.

Na tarde de terça-feira,4, representantes da Defesa Civil estiveram no município atendendo solicitação do prefeito Henrique. O Major Márcio Facin, Coordenador Regional da Defesa Civil, acompanhado do 1º Sarg. Gilson Caldas, tomaram conhecimento da realidade em que se encontra o município. O levantamento oficial ainda está sendo providenciado e o prefeito Henrique está desde quarta-feira em Porto Alegre onde cumpre agenda, tendo como principal pauta medidas para os estragos causados pelas chuvas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário